Luiz Dulci

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Luiz Dulci
Luiz Dulci
Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil
Período 2003-2011
Presidente Luis Inácio Lula da Silva
Antecessor(a) Euclides Scalco
Sucessor(a) Gilberto Carvalho
Vida
Nascimento 7 de janeiro de 1956 (61 anos)
Santos Dumont, Minas Gerais
Dados pessoais
Partido PT

Luiz Soares Dulci GCIH (Santos Dumont, 7 de janeiro de 1956) é um professor, sindicalista e político brasileiro.

Foi o secretário-geral da Presidência da República no governo Lula. Foi um dos fundadores do PT, em 1980. Coordenou, ao lado de Lula e de outros sindicalistas, o movimento que levou à formação do partido.

Dulci se formou em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1974 começou a lecionar literatura e português, com ênfase em educação de adultos.

Tornou-se um militante do movimento sindical dos professores no Rio e em Minas Gerais, coordenando as primeiras grandes greves dos trabalhadores do Ensino Público. Também ajudou a fundar a CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 1983. Dulci integrou a executiva nacional do PT desde a fundação até assumir a Secretaria Geral da Presidência da República, no governo Lula. O último cargo por ele ocupado no partido tinha sido a secretaria-geral.

Dulci foi deputado federal na primeira bancada do partido na Câmara dos Deputados, a partir de 1982. Trabalhou na prefeitura de Belo Horizonte nas gestões de Patrus Ananias e Célio de Castro.

Presidiu também a Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, entre 1996 e 2003. Foi um dos coordenadores da campanha de Lula à presidência em 2002, e é amigo pessoal do ex-presidente.

A 23 de Julho de 2003 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.[1]

Referências

  1. «Cidadãos Estrangeiras Agraciados com Ordens Nacionais». Resultado da busca de "Luiz Dulci". Presidência da República Portuguesa (Ordens Honoríficas Portuguesas). Consultado em 1 de março de 2016 
Precedido por
Euclides Scalco
Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil
2003 — 2011
Sucedido por
Gilberto Carvalho