Resende Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de Resende Costa
"Berço dos Inconfidentes"
"Terra do Artesanato Têxtil"
Resende Costa vista do alto

Resende Costa vista do alto
Bandeira de Resende Costa
Brasão de Resende Costa
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 2 de junho de 1912 (105 anos)
Gentílico resende-costense
Prefeito(a) Aurélio Suenes (PSD)
(2017–2020)
Localização
Localização de Resende Costa
Localização de Resende Costa em Minas Gerais
Resende Costa está localizado em: Brasil
Resende Costa
Localização de Resende Costa no Brasil
20° 55' 19" S 44° 14' 16" O20° 55' 19" S 44° 14' 16" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Campo das Vertentes IBGE/2008[1]
Microrregião São João Del Rei IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes São Tiago, Ritápolis, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Oliveira, Passa Tempo, Coronel Xavier Chaves.
Distância até a capital 186 km
Características geográficas
Área 631,561 km² [2]
População 11 569 hab. Est. IBGE/2017[3]
Densidade 18,32 hab./km²
Altitude 1140 m
Clima Tropical de altitude
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,736 elevado PNUD/2000[4]
PIB R$ 72 311,454 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 6 637,73 IBGE/2008[5]
Página oficial

Resende Costa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em julho de 2017 era de 11 569 habitantes.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Casa do Inconfidente José de Resende Costa, em Resende Costa, Minas Gerais.

A história do município de Resende Costa se inicia no ano de 1749, com a construção de uma capela, aonde atualmente se encontra a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, tendo em volta oito casas, pertencentes às primeiras famílias do Arraial, como a dos inconfidentes José de Resende Costa pai e filho e a casa do Padre Toledo.[6]

No ano de 1840, mais precisamente no dia 1º de setembro, foi desmembrada da Paróquia de Santo Antônio de Lagoa Dourada. Com isso, foi elevada à paróquia, tendo como primeiro pároco o padre resende-costense Joaquim Carlos de Resende Alvim. Além disso, foi elevado a distrito do município de São José del-Rei, hoje Tiradentes, e emancipou-se pela lei estadual nº 556, sancionada pelo governador Bueno Brandão, de 30 de agosto de 1911 com a denominação de Vila de Resende Costa. No dia 2 de junho do ano seguinte, a sua emancipação político-administrativa foi oficializada, tendo como primeiro administrador municipal o presidente da Câmara Francisco Mendes de Resende.

Desde 1923 o município passou a denominar-se simplesmente Resende Costa.[7]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Bairros[editar | editar código-fonte]

  • Bela Vista
  • Canela
  • Centro
  • Expedicionários
  • Horto
  • Jardim
  • Mendes
  • Nossa Senhora Aparecida
  • Nossa Senhora da Penha
  • Nova Resende
  • Novo Horizonte
  • Pôr do Sol
  • Santa Terezinha
  • Santo Antônio
  • São José
  • Tijuco
  • Várzea
  • Zé Padeiro

Distritos[editar | editar código-fonte]

Pôr do sol visto da Laje de Cima. Do lado esquerdo, parte da serra em Ritápolis.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Drenado pelos rios Pará, Santo Antônio, Peixe e Brumado que pertencem às bacias do São Francisco e Rio Grande, o município apresenta ao longo dos cursos desses rios, muitas galerias ou ciliares que, juntamente com os cerrados, completam a cobertura vegetal de Resende Costa.

Economia[editar | editar código-fonte]

O artesanato é a principal atividade econômica do município, fortalecendo não só a economia, mas também o turismo de Resende Costa.[8] A segunda maior atividade de Resende Costa é a agricultura e a pecuária leiteira.

Exposição agropecuária[editar | editar código-fonte]

Há mais de trinta anos realiza-se em meados do mês de Julho a Exposição Agropecuária de Resende Costa que conta com diversos eventos como concurso leiteiro, mostras do artesanato local, concurso de marcha, rodeios e shows. O evento finaliza, sempre em um domingo, com um tradicional desfile pelas ruas da cidade com dezenas de carros de boi, seguido de rodeio e shows até o final da noite. A cidade possui um local público, denominado Parque do Campo, cuja fundação deu-se sob a liderança dos irmãos e Professores Geraldo Magela e Ênio Resende.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Imagem de Nossa Senhora da Penha de França, venerada em Resende Costa

Religião[editar | editar código-fonte]

A maior parte da população resende-costense é composta por fiéis católicos. Os católicos tem como padroeira do município Nossa Senhora da Penha de França, que é festejada por eles no dia 1º de setembro, data em que foi instalada a paróquia. As homenagens à santa começam no dia 23 de agosto de cada ano, com o início da novena à padroeira do município, rezada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, que conta com a participação de escolas, povoados, movimentos pastorais entre outros. No dia da padroeira, as festividades começam às 00:00h com repique de sinos e queima de fogos, assim como às 05:00h e às 12:00h. São celebradas missas pela manhã e o encerramento da festa acontece com a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano sucedida por uma procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas do município rochedo.

Igreja do Rosário, em Resende Costa

Outras festas católicas de destaque do município são a sua Semana Santa e a festa de Nossa Senhora do Rosário, que conta com a participação de várias bandas de Congado. A Semana Santa em Resende Costa conta com a atuação das Irmandades, da Banda Santa Cecília e do Coral e Orquestra Mater Dei, que executam obras de compositores locais e regionais, como Joaquim Pinto Lara, João Francisco da Matta, Pe. José Maria Xavier, Martiniano Ribeiro Bastos entre outros. Além disso, a Semana Santa é realizada com mais um dia, na segunda-feira de Páscoa, em que os fiéis saem às ruas com a imagem de Nossa Senhora das Dores vestida de branco.

O município possui vários templos católicos. Na cidade há a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França (Bairro Centro), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Centro), e as capelas de Santo Antônio (S. Antônio), São Judas Tadeu (Várzea), Nossa Senhora de Fátima (Bela Vista) e Nossa Senhora Aparecida (2 de Junho) e a Capela Nossa Senhora da Conceição (Tejuco). Também existem ainda várias igrejas e capelas nos povoados rurais.

O atual pároco do município é o Pe. Fábio Rômulo Reis, natural da cidade. O dorense Pe. Rodrigo Coimbra Ladeira é o vigário paroquial.

Além do catolicismo, é grande o número de protestantes que participam das mais diversas denominações, como a Congregação Cristã no Brasil, Assembleia de Deus e Comunidade Evangélica de Resende Costa entre outras. Também é relevante o número de espíritas kardecistas no município.

Música[editar | editar código-fonte]

Resende Costa também conta com diversos grupos musicais, como as duas corporações musicais centenárias da cidade, a Banda de Música Santa Cecília (fundada entre os anos de 1860 e 1870) e o Coral e Orquestra Mater Dei (fundado com o nome de Orquestra Santa Cecília em meados de 1900). Além disso possui várias bandas de rock, grupos de música sertaneja raiz e universitária, corais e grupos de congado.

As duas coletividades centenárias, Banda Santa Cecília e a Orquestra Mater Dei, são as principais instituições que ensinam música na cidade, colaborando para a formação de músicos que atualmente tocam em bandas militares e orquestras de várias regiões do estado e do país. A Banda Santa Cecília abrilhanta as festas religiosas e cívicas da cidade, além de realizar retretas e concertos. Já o Coral e Orquestra Mater Dei participa das cerimônias religiosas da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, em especial as da Semana Santa e da Festa da Padroeira. Nestas celebrações são executadas obras sacras de compositores mineiros dos séculos XVIII, XIX e XX, mantendo uma tradição centenária.

Já no distrito de Jacarandira, há a presença da Banda Lira São Sebastião, fundada no fim dos anos 1960, que durante muitos anos esteve sob a regência do clarinetista Geraldo Nery Gouveia, falecido em 2011. Esta banda abrilhanta não só as festas religiosas do distrito, mas também as festas dos povoados vizinhos, além de participar de festivais em cidades e localidades próximas.

A música sacra e de banda deu a Resende Costa poucos compositores no final do século XIX e início do século XX, como os maestros Cristóvão Gonçalves Pinto e Joaquim Pinto Lara, que escreveram missas, Te Deum, marchas fúnebres, marchas festivas etc. Já o compositor mineiro Manoel Dias de Oliveira residiu na localidade, no século XVIII, como Capitão dos Homens Pardos do Arraial da Lage (atual Resende Costa), possivelmente compondo várias obras no antigo Arraial. Durante o século XX várias pessoas colaboraram para a Hi

Em setembro de 2010, surgiu um grupo de músicos que se denominaram Movimento Arena Cultural. O MAC tem realizado vários eventos juntando todos os estilos musicais com teatro e dança. Também realiza movimentos de engajamento social. Além disso, foi criada em 2012 a Escola de Música Vibratos, com o intuito de se ensinar música popular aos habitantes de Resende Costa.

Esportes[editar | editar código-fonte]

O torneio de futsal Torneio de Inverno acontece todos os meses de julho e conta com times amadores da cidade e da região. Destaque para os times locais do Rosário, Parma, Íbis, Nem Óio, Bagaceira e Matsubara.

No futebol, Resende Costa possui dois times com tradição nos campos da cidade e região. Os times do Boca Júniors e Expedicionários, além da Escola de Futebol Galaxy.

Carnaval[editar | editar código-fonte]

O Carnaval de Resende Costa é uma das principais festas da cidade. Ele sempre tem seu início cerca de uma semana antes do carnaval oficial através da realização de blocos caricatos.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Comunicação[editar | editar código-fonte]

A Rádio Inconfidentes FM foi fundada em 2 de junho de 2003, dia do aniversário da cidade, pelo presidente da Acradatec, Dr. Joaquim de Sousa Lima. Funcionou, em seu inicio, na frequência 104.9 MHz . Atualmente, funciona na frequência 87,9. É um dos principais divulgadores da cultura da cidade e entretenimento. Além disso, a cidade conta com o Jornal das Lajes, periódico mensal que retrata os principais fatos ocorridos na cidade e região durante o mês anterior, além de divulgar a cultura da cidade e suas personalidades.

Naturais de Resende Costa[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. a b «Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 30 de agosto de 2017. Consultado em 25 de setembro de 2017 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. RESENDE, João Carlos (9 de outubro de 2016). «Comércio de gado na crise do escravismo no distrito da Lage: o caso do Tenente Coronel Geraldo Pinto de Rezende» (PDF). CEDEPLAR - UFMG. Consultado em 15 de maio de 2017 
  7. «Resende Costa - Histórico» (PDF). biblioteca.ibge.gov.br. Consultado em 20 de junho de 2012 
  8. «Cidades Históricas Brasileiras: Resende Costa». cidadeshistoricas.art.br. Consultado em 20 de junho de 2012 
  9. Brasil, CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação História Contemporânea do. «PENIDO, VICENTE | CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil». CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Consultado em 21 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Hino de Resende Costa
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.