Vicente de Paulo Dale Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vicente de Paulo Dale Coutinho
Nascimento 5 de novembro de 1910 Taubaté
Morte 24 de maio de 1974 (63 anos) Brasília
País  Brasil
Força Exército
Hierarquia General do Exército.gif
General de exército
Comandos
Batalhas II Guerra Mundial
Honrarias "Silver Star" americana

Vicente de Paulo Dale Coutinho (Taubaté, 5 de novembro de 1910Brasília, 24 de maio de 1974) foi um general-de-exército brasileiro, ministro do Exército durante os primeiros meses do Governo Ernesto Geisel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial na Itália. Durante o conflito, foi condecorado por bravura com a "Silver Star" americana.

Foi o primeiro paulista a atingir o posto de general-de-exército, sendo promovido a esse posto em julho de 1971, durante o governo Emílio Garrastazu Médici. Nesta ocasião, deixou a chefia do Estado-Maior do II Exército, em São Paulo, para assumir o comando do IV Exército, em Recife, cargo que exerceu até o final do mandato do presidente Médici.

Foi escolhido pelo presidente Geisel para o cargo de ministro do Exército. No entanto, faleceu pouco mais de dois meses após assumí-lo, sendo sucedido pelo general Sylvio Frota.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Um dos pavilhões de salas de aula da Academia Militar das Agulhas Negras possui, em sua homenagem, o nome de Pavilhão General Dale Coutinho.


Precedido por
Orlando Geisel
Ministro do Exército do Brasil
1974
Sucedido por
Sílvio Frota


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.