Teresa (telenovela de 2010)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teresa
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 min. cada capítulo
Criador(es) Mimí Bechelani
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Mónica Miguel
Produtor(es) José Alberto Castro
Elenco Angelique Boyer
Aarón Díaz
Sebastián Rulli
Ana Brenda
ver mais
Tema de abertura Esa hembra es mala
Exibição
Emissora de
televisão original
México Canal de las Estrellas
Transmissão original México 2 de agosto de 2010 - 27 de fevereiro de 2011
N.º de episódios 151
Cronologia
Último
Último
Zacatillo: Un Lugar en tu Corazón
Ni contigo ni sin ti
Próximo
Próximo

Teresa é uma telenovela mexicana produzida por José Alberto Castro para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 02 de agosto de 2010 e 27 de fevereiro de 2011.

É um remake da telenovela mexicana homônima "Teresa", escrita por Mimí Bechelani e exibida em 1959.

A trama foi protagonizada por Angelique Boyer, Aarón Díaz e Sebastián Rulli, com atuações estrelares de Cynthia Klitbo, Ana Brenda Contreras, Silvia Mariscal e Daniel Arenas e a primeira atriz Raquel Olmedo.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Teresa Chávez (Angelique Boyer) é uma jovem bela e inteligente que procura desesperadamente sair da pobreza extrema do bairro onde vive. Apesar de ser bela e de ter o apoio e amor que recebe de seus pais, ela vive resentida da vida miserável que a deixou sem sua irmã Rosa (Jéssica Segura), então planeja usar sua beleza como método para entrar no mundo luxuoso ao que tanto quer pertencer. Nem sequer o fato de ter como noivo Mariano (Aarón Diaz), um rapaz pobre da vizinhança que a adora, fazem com que Teresa mude sua maneira de pensar e seu caráter ambicioso e egoísta.

Por isso, estudando no colégio de luxo onde é bolsista, conhece Paulo (Alejandro Nones), um jovem rico e muito popular entre todas as estudantes. Teresa, vendo nele sua grande oportunidade de entrar no mundo de ricos que sempre sonhou, termina com Mariano e, com seus encantos, conquista Paulo de imediato, mas sempre lhe escondendo sua origem humilde e dizendo que na verdade é muito rica. Paulo lhe propõe casamento, mas ao descobrir a mentira de Teresa, termina o compromisso matrimonial mas oferece a ela seguir a seu lado como seu amante, Teresa se nega e então ele fica noivo de Aída (Margarita Magaña), outra estudante do colégio e pior inimiga de Teresa pois tem inveja de ela ser linda e conseguir conquistar todos os homens. Aída também é bela mas é egoísta e superficial.

Paulo e Aída humilham Teresa, exibindo em público sua pobreza e suas mentiras, por isso ela decide se vingar, jura que jamais voltará a ser pisoteada e terá o que deseja, sem se importar de que maneira nem a que custo. Teresa torna-se amiga de seu professor Arturo de la Barrera (Sebástian Rulli), um prestigioso advogado, que propõe pagar a sua carreira por ser a melhor aluna de sua turma e sabendo que ela não tem dinheiro para pagar uma universidade. Agora, ela se dedica a conquistar-lo. No entanto, ao ver que sua amiga Aurora (Ana Brenda Contreras) se apaixonou por Mariano, ela, morta de ciúmes, volta com ele. Simultaneamente, Teresa afasta Arturo de Paloma (Issabela Camil), sua ex-noiva que o abandonou a anos atrás e que agora voltou arrependida disposta a reconquista-lo.

Ao ver que Mariano demorará muito em fazer carreira e dinheiro, decide ficar definitivamente ao lado de Arturo, então mente pra ele dizendo que é muito infeliz ao lado de seus pais. Luisa (Fernanda Castillo), a irmã de Arturo, se compadece dela e a leva para viver em sua casa. Ali finalmente, Teresa enlouquece Arturo de amor.

Teresa termina sua carreira e Arturo a propõe casamento, os dois se casam mas o casamento deles fracassa pois Arturo tem muito ciúme de Mariano e Paloma tenta reconquistar Arturo, motivo pelo qual é infiel a Teresa com Paloma. Paloma descobre que Teresa dormiu com Mariano antes de se casar com Arturo, e marca um encontro com ele para dizer, mas ao chegar ao encontro é atropelada por uma caminhonete e morre no hospital. Teresa descobre a traição de Arturo e eles quase se divorciam, mas Arturo lhe oferece levá-la a Europa e ela aceita, lá ela começa a sentir carinho por Arturo e começa a se esquecer de Mariano.

Passa o tempo e Teresa tem um acidente que a deixa paralisada do corpo para salvar a vida de Arturo. Ela se recupera e Arturo descobre o que teve entre Teresa e Mariano e que ela só o quer por seu dinheiro. Arturo se vê em uma crise econômica, e duvidando do amor de Teresa, a coloca a prova levando ela pra viver na vizinhança de onde saiu; ela descobre sobre a prova e a aceita, pois começou a se apaixonar por Arturo. Cansada da crise, Teresa procura melhorar sua posição econômica, por isso seduz Fernando (Daniel Arenas), o noivo multimilionário de Luísa, quem é um mulherengo, Teresa se aproveita disto e faz que rompa seu compromisso com Luisa dias antes do casamento.

Numa luta entre o que sente e sua incontrolável ambição pelo dinheiro, Teresa deixa-se levar por esta última, fingindo por Fernando um amor que, com toda a claridade, parece não sentir; mas Oriana (Raquel Olmedo), a mãe de Fernando, se opõe constantemente a ela e está decidida a fazer o que seja para separa-los, inclusive tirar a fortuna de seu filho. Teresa inicia os trâmites de seu divórcio com Arturo, para poder se casar com Fernando e ter o dinheiro que sempre quis. Ela consegue que Fernando lhe ceda ações em algumas de suas empresas e à escondidas as vende e quando por fim recebe o dinheiro da venda, deixa Fernando dizendo que não o ama.

Arturo sofre um acidente automobilístico e é auxiliado por um camponês, o qual o leva a seu rancho e lá Arturo se encontra gravemente ferido; Teresa descobre e vai em busca dele. O acha e o transfere ao hospital, aí Teresa percebe que ama Arturo e não pode estar sem ele.

Finalmente, depois de negar suas raízes humildes chegando inclusive a dizer que seus pais tinham morrido, toda sua família e amigos ficam contra ela, a deixando sozinha. Teresa muda sua atitude e decide mudar para ser uma pessoa melhor, doa todo o dinheiro que tirou de Fernando à fundação de Paloma procurando o perdão dele, mas ele se nega. Depois de aceitar que está sozinha, já em sua casa, sobe ao seu quarto e abraça o urso que Arturo lhe deu de presente; depois aparece Arturo, levanta-a do chão, a abraça e beija.

Finais alternativos[editar | editar código-fonte]

Foram apresentados no programa "Hoy" na segunda, 28 de fevereiro de 2011:

  • Final alternativo Nº 1: Já em sua casa, Teresa percebe que ficou completamente só, sobe ao seu quarto e abraça o urso que ganhou de Arturo com muita paixão até que decide ir embora dessa casa e iniciar uma nova vida, dias depois a vemos trabalhando como secretária, a apresentam seu novo chefe, ele diz a ela que a espera em seu escritório, ela desabotoa sua blusa, fazendo que seu decote fique aberto e vai até lá, enquanto diz sua característica frase : "Entre ser, ou não ser, eu sou".
  • Final alternativo Nº 2: Já em sua casa, Teresa percebe que ficou completamente só, sobe ao seu quarto e abraça o urso que ganhou de Arturo com muita paixão até que Fernando chega ao quarto reclamando sua traição e que por sua culpa sua mãe estava doente e que ele havia perdido a mulher que amava, atira nela no abdômen, a bala atravessa seu corpo e Teresa cai e consegue abraçar de novo seu urso, e finalmente morre ante os olhos de Fernando.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Angelique Boyer Teresa Chávez Aguirre
Sebastián Rulli Arturo de la Barrera Azuela
Aarón Diaz Mariano Sánchez Suárez
Ana Brenda Contreras Aurora Alcázar Coronel
Cynthia Klitbo Juana "Juanita" Godoy
Margarita Magaña Aída Cáceres
Silvia Mariscal Refúgio Aguirre de Chávez
Manuel Landeta Ruben Cáceres
Patricio Borghetti Martín Robles
Mar Contreras Lúcia Álvarez Granados
Jéssica Segura Rosa Chávez Aguirre
Margarita Magaña Aída Cáceres
Fernanda Castillo Luisa de la Barrera
Felicia Mercado Genoveva de Alba Castellanos
Juan Carlos Colombo Armando Chávez
Alejandro Ávila Cutberto
Óscar Bonfiglio Héctor Alcázar
Fabiola Campomanes Esperança Medina
Dobrina Cristeva Mayra de Cáceres
Toño Mauri Hernán Ledesma
Luis Fernando Peña Johnny Medina
Issabela Camil Paloma Dueñas
Alejandro Nones Paulo Castellanos
Joana Brito Nachita de Medina
Willebaldo Lopez Pedro Medina
Juan Sahagún Ramón Sánchez
Juan Diego Covarrubias Julio
Daniel Arenas Fernando Moreno
Raquel Olmedo Oriana Guijarro Vda. de Moreno
Eugenia Cauduro Vanessa Coronel
Gloria Aura Patricia "Paty" Nájera Valverde de Gómez
Guillermo Zarur Porfirio Valverde
Juan Sahagún Ramón Sánchez
Rodrigo René Pablito Medina
Monserrat de León Griselda
Hugo Aceves Rodolfo Méndez "Fito"
Saúl Flores Saúl
Felipe Nájera Hugo
Elena Torres Magda
Eduardo Carvajal Darío
María Dolores Oliva Gema
Alejandra Adame Florencia Dueñas y Vélez
María Pía Ivonne
Roberto Romano Raúl
Heidi Balvanera Sasha
Hortensia Gramajo Reina
Sofía Castro Sofía
Toño Infante Fausto
Iván Lomelí Campesino

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Em 1959 é exibida Teresa, escrita por Mimí Bechelani, com Maricruz Oliver como a protagonista.
  • Em 1967 foi realizada telenovela El 4º Mandamiento produção de Valentín Pimstein, protagonizada por Pituka de Foronda e Guillermo Zetina.
  • Em 1989 Lucy Orozco produziu para televisão mexicana novamente com nome Teresa que foi protagonizada por Salma Hayek e Rafael Rojas.

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • Em 1961 a historia de Mimí Bechelani foi adaptada pelo roteirista Edmundo Baez, levando as telas Maricruz Olivier como Teresa novamente, o filme foi dirigido por Alfredo B. Crevenna e conservou a parte do elenco original da telenovela como Alicia Montoya, Beatriz Aguirre, Luis Beristain e José Luis Jiménez.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.