Telecomunicações de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Telesp)
Ir para: navegação, pesquisa
Telesp - Telecomunicações de São Paulo S.A. (Telefónica)
Tipo Empresa de capital aberto (BM&FBovespaVIVT3, NYSE:TSP)
Indústria telecomunicativa
Fundação 12 de abril de 1973[1]
Encerramento Julho de 1998
Sede São Paulo,  São Paulo,  Brasil
Lucro $6.184 bilhões USD (2005)
Sucessora(s) Telefónica (atual Vivo)
Página oficial www.telesp.com.br

Telecomunicações de São Paulo (TELESP) foi a empresa operadora de telefonia do grupo Telebrás no estado brasileiro de São Paulo antes da privatização, em julho de 1998, quando foi adquirida pela Telefónica[2] , empresa da Espanha, que em 2012 adotou a marca Vivo[3] para suas operações de telefonia fixa.

Originou-se da antiga Companhia Telefônica Brasileira[1] (CTB), de capital canadense, que atendia também o Rio de Janeiro. Na década de 1970 incorporou a Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP), empresa estadual formada para atender municípios que não dispunham até aquela época de serviço telefônico.

Incorporou, também, diversas pequenas empresas municipais ou particulares, com reduzido número de terminais. Dentre elas se destacam a Companhia Telefônica de Guarulhos, a Companhia Telefônica Suburbana Paulista (Cotespa), organizada em Osasco pelo Banco Brasileiro de Descontos - Bradesco, e a Companhia Telefônica do Litoral Paulista, em São Vicente e Praia Grande. Por fim, já como operadora do grupo Telebrás, e portanto federal, adquiriu a Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC-Borda do Campo, sem relação com a Companhia de Telecomunicações do Brasil Central, que também utilizava a sigla CTBC) em 1972[1] , empresa particular fundada em 1954 que atendia a região do ABC Paulista e a do Alto Tietê.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Telefónica. Perfil Paulista - histórico paulista pré-Telefónica. Telefónica.net.br. Página visitada em 30 de julho de 2014.
  2. Nossa História. Telefónica/VIVO. Página visitada em 30 de julho de 2014.
  3. GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). Telefônica conclui troca da marca por Vivo. G1. Página visitada em 30 de julho de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.