Flavio Colin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Flávio Colin)
Ir para: navegação, pesquisa
Flavio Colin
Nascimento 20 de junho de 1930
Morte 13 de agosto de 2002
Cidadania Brasil

Flavio Colin, de nome completo Flávio Barbosa Mavignier Colin[1] (Rio de Janeiro, 20 de junho de 193013 de agosto de 2002) foi um ilustrador e autor de histórias em quadrinhos brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Entre os artistas que mais influenciaram Colin estão Milton Caniff (Terry e os piratas), Chester Gould (Dick Tracy), Alex Raymond (Flash Gordon), Burne Hogarth (Tarzan) e Harold Foster (O Príncipe Valente), entre outros.

Profissionalmente, Flávio Colin começou a desenhar histórias em quadrinhos aos 26 anos, na Rio Gráfica e Editora (RGE), no Rio de Janeiro, entre o período de 1956 a 1959. Seus primeiros trabalhos foram para as histórias de terror para a revista X-9.[2] Também colaborou com as revistas Enciclopédia em quadrinhos e As aventuras do Anjo, quadrinização de uma série de rádio que fazia muito sucesso na época.

No início dos anos 60, ao lado de Júlio Shimamoto, Getulio Delphim, Renato Canini, João Mottini,[3] Bendatti, Flávio Teixeira e Luiz Saidenberg, torna-se desenhista da CETPA, Cooperativa Editora de Trabalho de Porto Alegre, onde adapta a história de Sepé Tiaraju.[1]


A pedido de Maurício de Sousa criou a tira de jornal Vizunga, após o cancelamento da mesma, passou a trabalhar na TV Rio e logo depois, na agência de publicidade McCann Erickson, onde produzia storyboards, após 12 anos, voltou a trabalhar com quadrinhos, publicando nas editoras Grafipar e Vecchi (revista Spektro).[1]

Chegou a publicar material em vários países como Itália, Bélgica, Uruguai (Histórias Gerais como Tierra de Historias) e Portugal pela Meribérica.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Revistas[editar | editar código-fonte]

Revista Spektro[editar | editar código-fonte]

  • Os Bonecos Africanos (com roteiro de Hélio do Soveral)
  • O Matador de Lobisomens
  • Hotel Nicanor

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Lourenço Mutarelli
Troféu HQ Mix - Melhor desenhista
1994
Sucedido por
Angeli
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.