Saltar para o conteúdo

Catarina (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Catarina
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Catarina
Bandeira
Brasão de armas de Catarina
Brasão de armas
Hino
Gentílico catarinense
Localização
Localização de Catarina no Ceará
Localização de Catarina no Ceará
Localização de Catarina no Ceará
Catarina está localizado em: Brasil
Catarina
Localização de Catarina no Brasil
Mapa
Mapa de Catarina
Coordenadas 6° 07′ 51″ S, 39° 52′ 40″ O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Municípios limítrofes Mombaça, Saboeiro, Acopiara e Arneiroz
Distância até a capital 394 km
História
Fundação 25 de maio de 1957 (67 anos)
Administração
Prefeito(a) Thiago Paes de Andrade Rodrigues (MDB, 2021–2024)
Características geográficas
Área total [1] 486,859 km²
População total (IBGE/2010[2]) 18 745 hab.
Densidade 38,5 hab./km²
Clima Tropical quente semiárido (BSh)
Altitude 580 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,58 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 44 776,195 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 2 516,36

Catarina é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microrregião do Sertão de Inhamuns, microrregião dos Sertões Cearenses. Sua população em 2023 é de 10,243 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.[5] Segundo o censo, foi a cidade que teve proporcionalmente a maior redução proporcionalmente do país, entre 2010 e 2023, reduzindo quase pela metade o número de habitantes.[6]

O topônimo Catarina é uma homenagem a devoção à Santa Catarina. Esta devoção era bastante difundida em época remota da povoação, portanto o seu uso generalizou-se devido à veneração da santa católica.[7] Sua denominação original era Santa Catarina, depois Sítio Catarina e desde 1938, Catarina.

A história de Catarina mistura-se com primeiros habitantes da região os índios Jucá,[8] e a chegada de novos habitantes oriundos de Pernambuco, que tinha como intuito a implantação da pecuária do Ceará, a partir do século XVIII.[9]

A administração municipal localiza-se na sede: Catarina.

Hino de Catarina

[editar | editar código-fonte]

Catarina, lá no topo da serra estás, Se encontrando com o céu azul de anil Mostrando a beleza em ti presente, Se erguendo aos outros com encantos mil Altiva e graciosa como o sol nascente.

Ah Catarina! Com és bela e altaneira E tua história é de luta e grandeza. Quantas serras te guardam imponente; Quantos lugares das alturas tu espreitas, Exibindo teu futuro crescente!

Ó Catarina, minha Catarina Terra sol, terra luz Perto do céu fez ninho. Teu clima seduz E teu povo hospitaleiro A todos fascina.

Teus pioneiros Nos orgulha, Com feitos, Guerreiros. Bravos lutadores Que do além-mar vieram. Geraram raças firmes E aqui fincaram.

Terra querida! Nunca temestes a lida E bem cedo aprendestes a enfrentar As grandes secas atrozes da vida, Mandando teus filhos a qualquer lugar, Como vencedores e não como vencidos.

Quantos filhos ilustres emprestastes Para crescerem outras plagas distantes! E com orgulho não te deixam em pensamento, Nem dias, nem horas e nem instantes, Enchendo de glória o teu nome sempre.

Não se negastes de ir com a tropa, Quando ainda pequenina era E a serviço do solo gentil Um filho teu mandastes à guerra, Para defender a Pátria amada Brasil.

Catarina vamos aumentar teus feitos Enaltecendo teu brasão trabalhador, Fazer teu povo se orgulhar de tua história, Resgatando os teus heróis de valor Para servirem de culto e de glória.

Ó Catarina! O teu passado será espelho Na luta dos homens aqui presentes, Com nossa juventude crescendo sadia Se espelhando nos teus ausentes, Para construir o teu futuro um dia.

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 662,8 mm[10] com chuvas concentradas de janeiro a abril.[11]

Hidrografia e recursos hídricos

[editar | editar código-fonte]

As principais fontes de água são: riachos Condado e Caiçara, nascentes do rio Truçu, açude Rivaldo de Carvalho.

Relevo e solos

[editar | editar código-fonte]

As principais elevações são: Chapada de Santa Catarina compostas das serras do Colombi, da Cangatinga, do Carcará, do Espigão, do Funil, do Macaco e do Poço da Cruz.

Composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.

O setor agrícola emprega grande parte da mão de obra e é principal setor de atividades na produção de algodão arbóreo e herbáceo, banana, mamona, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Indústrias: 3 (duas de produtos alimentares e uma do mobiliário).

Tem como principal cultura os eventos festivos anuais de São José que é comemorada no dia 19 de março.

São José é padroeiro de Catarina porque a primeira missa celebrada por Padre José Francisco de Oliveira numa pequena capela até então sem padroeiro e por ele orientada foi exatamente no dia 19 de março de 1914. A partir daí foi atribuído à São José padroeiro da vila Santa Catarina atualmente Cidade de Catarina.

Padre José Francisco de Oliveira - esta foto se encontra nos arquivos da Paróquia São José de Catarina.

Fonte: Histórias e Estórias de Catarina – Iran Paes de Andrade

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome IBGE_Pop
  6. «Cidade de Catarina perdeu quase metade da população e tem maior queda de habitantes do país». G1. 28 de junho de 2023 
  7. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/catarina.pdf
  8. Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974
  9. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/saboeiro.pdf
  10. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
  11. Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.