Cavalcanti (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cavalcanti
Bairro do Rio de Janeiro
Área 192,41 ha (em 2020)[1]
Fundação 23 de julho de 1910
IDH 0,807(em 2000)[2]
Habitantes 16 141 (em 2010)[1]
Domicílios 5 265 (em 2010)[1]
Limites Vicente de Carvalho, Tomás Coelho,
Piedade, Quintino Bocaiúva, Cascadura,
Engenheiro Leal, Madureira e Vaz Lobo[3]
Distrito Madureira
Região Administrativa XV R.A.(Madureira)
Mapa

Cavalcanti é um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,807, o 83º melhor da cidade.[2]

Faz limites com os bairros de Vicente de Carvalho, Tomás Coelho, Piedade, Quintino Bocaiúva, Cascadura, Engenheiro Leal, Madureira e Vaz Lobo.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Estação Cavalcanti do ramal de Belford Roxo

É servido por uma estação ferroviária que faz parte do ramal de Belford Roxo, que pertence à linha auxiliar. Fica entre as estações Mercadão de Madureira (antiga Magno) e Tomás Coelho. É berço da escola de samba Em Cima da Hora e de algumas celebridades, como o jornalista Sérgio Cabral, o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e o treinador de futebol Jair Pereira. No dia 29 de junho comemora a festa do padroeiro Apóstolo São Pedro, que dura toda a semana. Temos também a Capela Nossa Senhora Aparecida (Primavera) e a Capela Nossa senhora da Guia (Parque Silva Vale). É um bairro essencialmente residencial, não há bancos e tem boas escolas particulares e públicas.

Tem duas academias de ginástica, uma praça com equipamentos de ginástica destinado aos idosos e quadra poliesportiva, feira livre aos sábados, igrejas evangélicas, clínica veterinária com atendimento especializado em cardiologia, oftalmologia, ultrassonografia, cirurgia, banho e tosa, várias lojas de materiais de construção, armarinho, auto-peças, supermercado, farmácia, pet shop e hortifruti.

O bairro é atendido por quatro linhas de ônibus que ligam ao centro da cidade, Madureira, Méier e Bonsucesso. Tem ainda outras linhas de ônibus e metrô no bairro vizinho de Tomás Coelho.

Já foi um bairro industrial servindo para inúmeras metalúrgicas e Publicadora Batista. Hoje ainda restam algumas metalúrgicas, porém com parque industrial reduzido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons