La fiera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Fera)
La Fiera
A Fera (BR)
La fiera
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50min
Criador(es) Inés Rodena
Elenco Victoria Ruffo
Guillermo Capetillo
Nuria Bages
Carlos Cámara
ver mais
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios 230
Produção
Diretor(es) Pedro Damián
Produtor(es) Valentín Pimstein
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Transmissão original 26 de dezembro de 1983 - 9 de novembro de 1984
Cronologia
Bodas de odio
Los años felices

La fiera (no Brasil A Fera) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida entre 26 de dezembro de 1983 e 9 de novembro de 1984.

Foi baseada na telenovela La gata, de Inés Rodena, e adaptada para a Televisa por Valentín Pimstein.

A trama é protagonizada por Victoria Ruffo e Guillermo Capetillo, e antagonizada por Rocío Banquells, Carlos Cámara, Raymundo Capetillo e Lupita Lara (que foi substituída por Nuria Bages).

Produção[editar | editar código-fonte]

O ano era 1983. Valentín Pimstein mal encerrou a produção de Chispita, tremendo sucesso, e lançou mais um clássico: La fiera. Não foi diferente, a novela foi outro sucesso. A história era um remake do clássico La gata, protagonizada por Amparo Rivelles e Juan Ferrara, e apesar de ter sido um êxito, não superou o impacto da versão original, que é considerada até hoje uma obra-prima.

A produção de La fiera era bem simples: pouquíssimas externas e cenários escassos, mas a boa história e a interpretação dos atores serviu de motivação para uma grande telenovela.

Destaques do elenco

Pimstein deu a primeira oportunidade como protagonista a Victoria Ruffo, uma jovem e bela atriz, que soube aproveitar a chance e logo de cara virou uma grande estrela. Victoria marcou como Natalie, a heroína pobre impedida de ficar com seu grande amor pelas armadilhas dos pais do galã. Sua interpretação rendeu-lhe um Prêmio TVyNovelas como Melhor Atriz Jovem. Até agora, é seu único prêmio e sem dúvida o papel que mais lhe marcou.

La fiera, para Guillermo Capetillo, representou sua consagração definitiva. Guillermo virou o galã do momento na Televisa, e foi emendando êxito trás êxito. Juntamente a Victoria Ruffo, foram o par romântico mais querido da época. Até hoje, o que mais é lembrado dessa novela, é o marcante par romântico (Natalie e Victor Afonso).

Ainda vale destacar uma das vilãs mais odiadas das telenovelas, Brenda, em mais uma atuação magistral de Rocío Banquells. Venenosa, ambiciosa e cruel, tentou de tudo para separar Natalie e Victor Afonso.

Outro romance que marcou na novela foi o da melhor amiga de Natalie, a cabareteira conhecida como La Costeña (Angélica Aragón) com Miguel (Leonardo Daniel), irmão de Victor. Angélica Aragón e Leonardo Daniel ainda atuariam juntos em outro grande êxito, Cañaveral de pasiones (1996), porém em lados opostos: enquanto Angélica interpretava a vilã Josefina, Leonardo deu vida a Fausto Santos, pai da protagonista, Julia (Daniela Castro).

Houve duas substituições no elenco de La fiera: Helena, a mãe do galã, era inicialmente vivida por Lupita Lara, mas foi trocada por Nuria Bages. Essa mudança deveu-se a que Lupita decidiu continuar na série cômica Mi secretaria. Alfredo Alegría, intérprete de Lupito, foi substituído por Alfonso Iturralde.

O lado ruim de La fiera é que a ação da novela se concentrou no início, caindo ao longo da história. Depois do casamento de Natalie e Victor Afonso, já não empolgou como antes. Sua versão original, La gata, é considerada superior, pois em La fiera, muitas mudanças aconteceram. A história em La fiera usou e abusou de clichês. Depois do casamento, ela tem gêmeos, fica cega, recupera a visão, se divorcia, fica rica, e depois briga pelo homem que ama com Julie (Edith González). Tudo isso que acontece após a boda dos protagonistas representa o esticamento que a novela teve devido ao seu êxito, e onde colocaram situações que se distanciaram, e muito, de La gata.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Natalie, uma pobre mas bela garota de um bairro humilde, se apaixona e conquista o coração de Victor Afonso, filho da família mais rica da cidade, que foi seu amigo de infância.

Natalie vive com uma velha malvada que a obriga a mendigar para mantê-la, mas também vê nas cartas que “A Fera”, como Natalie é conhecida, conquistará felicidade e riqueza algum dia.

Acreditando que essa felicidade e riqueza estarão ligadas ao Grego, um homem rico que está apaixonado por Natalie, Chona a vende, sem saber que Natalie e Victor Afonso se casaram em segredo antes que ele parta para o estrangeiro, para uma viagem de estudos.

Quando os pais do rapaz ficam sabendo de toda a verdade, desfazem o casamento, sem se importar que “A Fera” esteja grávida do rapaz. Apoiada por sua amiga, uma cabareteira conhecida como “La Costeña” e pelo próprio Grego, Natalie dá a volta por cima e consegue dar à luz gêmeos, mas o que ela não imagina é que o Grego deseja cobrar toda sua generosidade.

Justo aparece na vida de Natalie em um momento de dor e desespero, e ela não entende a razão daquele estranho milionário querer ajuda-la. Mas o que essa “fera” não imagina, é que Justo é, na realidade, seu verdadeiro pai, que por enganos que envolvem a família de Victor Afonso, passou muitos anos na cadeia.

Além disso, há a presença de Brenda, uma mulher bela e maquiavélica que está disposta a tudo para separar Natalie e Victor Afonso, mesmo tendo um amante. Em meio a lágrimas, intrigas e segredos, “A Fera” vai lutar com unhas e dentes pelo amor de Victor Afonso, e assim ser feliz.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Victoria Ruffo Natalie Ramírez
Guillermo Capetillo Victor Afonso Martínez Bustamante
Rocío Banquells Brenda del Villar
Lupita Lara Helena Martínez Bustamante #1
Nuria Bages Helena Martínez Bustamante #2
Luis Daniel Rivera Manuel Pérez Brito
Leonardo Daniel Miguel Martínez Bustamante
Carlos Cámara Lourenço Martínez Bustamante
Angélica Aragón La Costeña
Isabela Corona Dona Elodia
Xavier Marc Zorba "Grego"
Juan Antonio Edwards Eduardo Macías "Chamusgo"
Julieta Bracho Regina López de Mancilla
Fernando Larrañaga Doutor Marcel Urquiza #1
Raymundo Capetillo Doutor Marcel Urquiza #2
Margarita Isabel Lourdes Crespo de Ortega
Pancho Müller El Chistorete
Edith González Julie Ferreira
Alfredo Alegría Lupito #1
Alfonso Iturralde Lupito #2
Nadia Haro Oliva Elisa
Beatriz Moreno Lina
Oscar Bonfiglio Frankie
América Gabriel Tamara
Juan Verduzco Martin
Carlos Rotzinger Joaquim
Enrique Gilabert Lic. Meléndez
Luis Gatica Mario Bustamante
Roxana Saucedo Lourdes Millán "Lulu"
Miguel Angel Ferriz Rogério Aceves #1
Pedro Damián Rogério Aceves #2
Aurora Clavel Irmã Trindade
Eugenio Cobo Dr. Millán
Lucianne Silva Ramona
Graciela Bernardos Bertha
Gabriela Ruffo Carmela
Servando Manzetti Pedro
Maricruz Najera Angelina
Fernando Borges Edmundo Gascon
Ernesto Laguardia Raul
Antonio Brillas Juez
Alejandro Landero Pepe
Antonio Henaine Roberto
Eduardo Borja Diretor da prisão
Arturo Lorca Comissário
Julieta Rosen Enfermeira
Ana Bertha Espín Médica
Oscar Sánchez Mordomo
Álvaro Cervino
Beatriz Ornella
Gerardo Acuña
Ausencio Cruz
Cristián Sigfrido
Alberto Insúa
Julio Urreta
Arturo Guízar
Abraham Stavans Médico
Roberto Ruy Taxista
Eduardo Kastell Recepcionista
Christopher Lago Víctor Alfonso Martínez Bustamante (criança)
Nayelli Zaldívar Natalie Ramírez (criança)
Mariana González Brenda del Villar (criança)

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil, pelo SBT, de 4 de agosto a 2 de novembro de 1992, às 21h,[1] substituindo Alcançar uma estrela II e sendo substituída por Eu compro essa mulher.

A trama veio no embalo do sucesso de Simplemente María (Simplesmente Maria), e já era bem antiga quando foi exibida. Não alcançou o mesmo sucesso da história de Maria Lopes (Victoria Ruffo). Em compensação, no México, Natalie é o papel mais querido e recordado de Victoria Ruffo.

Na época, o SBT costumava editar as aberturas. Algumas delas eram feitas com cenas da original, mas o caso de A Fera foi totalmente diferente, com uma modelo brasileira e a imagem de uma onça sobre seu corpo.

Versões[editar | editar código-fonte]

Em 2000, outra versão da novela é feita, Por un beso. E ainda que o fio central da história fosse o mesmo, não teve o mesmo sucesso que La fiera, e muito menos que La gata. Muitas modificações foram feitas. A mãe do mocinho por exemplo, já não era tão má como Helena, que até o último capítulo tentou prejudicar Natalie. Em Por un beso, a heroína não era selvagem e escandalosa como em La fiera. Na nova versão o elenco original foi substituído por: Natalia Esperón (Victoria Ruffo), Víctor Noriega (Guillermo Capetillo), Mercedes Molto (Rocio Banquells), Enrique Rocha (Carlos Cámara), Luz María Jerez (Lupita Lara/Nuria Bages), Luz Elena González (Angélica Aragón), Raúl Magaña (Leonardo Daniel), Margarita Magaña (Edith González) e Jorge Poza (Juan Antonio Edwards). Curiosamente, os nomes dos personagens centrais de La fiera, Natalie e Victor, foram os mesmos dos atores da telenovela Por un beso, Natalia Esperón e Víctor Noriega.

Em 2004, também inspirada em La gata, o SBT produziu a novela Seus Olhos, protagonizada por Carla Regina. Porém, mesmo se tratando de um remake da radionovela de Inés Rodena, Seus Olhos trouxe abordagem de temas específicos da realidade brasileira, como a questão do trabalho infantil no Brasil e a violência urbana.

Em 2014, a Televisa realizou outra adaptação de La gata, desta vez levada ao ar sob a produção de Nathalie Lartilleux (coincidentemente o mesmo nome da personagem central de La fiera, Natalie) e protagonizada por Maite Perroni e Daniel Arenas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Edição Digital - Folha de S.Paulo - Pg 86». Consultado em 19 de dezembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]