Saltar para o conteúdo

Abismo de pasión: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 177.101.11.191 para a última revisão de Theys York, de 18h59min de 29 de outubro de 2016 (UTC)
Linha 17: Linha 17:
| emissora orig = [[Canal de las Estrellas]]
| emissora orig = [[Canal de las Estrellas]]
|relacionados = ''[[Cañaveral de pasiones]]''</br>''[[Canavial de Paixões]]''
|relacionados = ''[[Cañaveral de pasiones]]''</br>''[[Canavial de Paixões]]''
|criação original = ''[[Cañaveral de pasiones|Cañaveral de Pasiones]]'' de [[Humberto Zurita]] e [[Christian Bach]]
|criação original = ''[[Cañaveral de pasiones|Cañaveral de Pasiones]]'' de [[Caridad Bravo Adams]]
|fundo =
|fundo =
|img-tam = 250px
|img-tam = 250px
Linha 25: Linha 25:
|num_episódios = 161
|num_episódios = 161
}}
}}
'''''Abismo de pasión''''' (no Brasil, '''''Abismo de Paixão''''') é uma telenovela mexicana escrita por [[Angelli Nesma Medina]] com a colaboração de Maria del Carmen Peña e Cuauthemoc Blanco, para a [[Televisa]] e exibida pelo [[Canal de Las Estrellas]] entre [[23 de janeiro]] a [[2 de setembro]] de [[2012]], sucedendo ''[[Dos hogares]]'' e sendo sucedida por ''[[Amores verdaderos]]''. É um ''remake'' da telenovela ''[[Cañaveral de pasiones]]'', de [[Humberto Zurita]] e [[Christian Bach]], que por sua vez foi baseada em uma história original de [[Caridad Bravo Adams]] e produzida e exibida em [[1996]].<ref>{{cita web |url=http://entretenimiento.terra.com.mx/television/abismo-de-pasion-arranca-grabaciones-en-merida,7d645da7d51d3310VgnVCM20000099f154d0RCRD.html |acessodata=janeiro de 2012 |título=Iniciadas as gravações de'Abismo de Pasión' em Mérida |autor=Terra Mx}}</ref>
'''''Abismo de pasión''''' (no Brasil, '''''Abismo de Paixão''''') é uma telenovela mexicana escrita por [[Angelli Nesma Medina]] com a colaboração de Maria del Carmen Peña e Cuauthemoc Blanco, para a [[Televisa]] e exibida pelo [[Canal de Las Estrellas]] entre [[23 de janeiro]] a [[2 de setembro]] de [[2012]], sucedendo ''[[Dos hogares]]'' e sendo sucedida por ''[[Amores verdaderos]]''.
É um ''remake'' da telenovela ''[[Cañaveral de pasiones]]'', produzidas por [[Humberto Zurita]] e [[Christian Bach]], com a adaptação de [[María del Carmen Peña]] e Cuauhtémoc Blanco, que por sua vez, foi baseada numa história original de [[Caridad Bravo Adams]] e produzida e exibida em [[1996]].<ref>{{cita web |url=http://entretenimiento.terra.com.mx/television/abismo-de-pasion-arranca-grabaciones-en-merida,7d645da7d51d3310VgnVCM20000099f154d0RCRD.html |acessodata=janeiro de 2012 |título=Iniciadas as gravações de'Abismo de Pasión' em Mérida |autor=Terra Mx}}</ref>


<!--NÃO ALTERE ordem do elenco sem apresentar FONTES-->
<!--NÃO ALTERE ordem do elenco sem apresentar FONTES-->

Revisão das 01h15min de 6 de novembro de 2016

Abismo de pasión
Abismo de Paixão (BR)
Abismo de pasión
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Duração 45 minutos
Criador(es) Angelli Nesma Medina
Baseado em Cañaveral de Pasiones de Caridad Bravo Adams
Elenco Angelique Boyer
David Zepeda
Sabine Moussier
Blanca Guerra
Alejandro Camacho
Mark Tacher
Livia Brito
Salvador Zerboni
Altair Jarabo
Sergio Mayer
René Casados
Issabela Camil
Eugenia Cauduro
Eric del Castillo
Raquel Olmedo
ver mais
País de origem  México
Idioma original (espanhol)
Episódios 161
Produção
Diretor(es) Ignacio Alcoron
Tema de abertura "Solo un Suspiro", Oscar Cruz e Alejandra Orosco
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Transmissão original 23 de janeiro2 de setembro de 2012
Cronologia
Programas relacionados Cañaveral de pasiones
Canavial de Paixões

Abismo de pasión (no Brasil, Abismo de Paixão) é uma telenovela mexicana escrita por Angelli Nesma Medina com a colaboração de Maria del Carmen Peña e Cuauthemoc Blanco, para a Televisa e exibida pelo Canal de Las Estrellas entre 23 de janeiro a 2 de setembro de 2012, sucedendo Dos hogares e sendo sucedida por Amores verdaderos.

É um remake da telenovela Cañaveral de pasiones, produzidas por Humberto Zurita e Christian Bach, com a adaptação de María del Carmen Peña e Cuauhtémoc Blanco, que por sua vez, foi baseada numa história original de Caridad Bravo Adams e produzida e exibida em 1996.[1]

Foi protagonizada por Angelique Boyer e David Zepeda, co-protagonizada por Livia Brito e Mark Tacher e antagonizada por Sabine Moussier, Altair Jarabo, Isabela Camil, Sergio Mayer, Salvador Zerboni e Blanca Guerra.

No Brasil foi exibida pelo SBT de 28 de março a 17 de outubro de 2016 em 146 capitulos , substituindo Teresa e sendo substituída por Lágrimas de Amor.

Sinopse

Predefinição:Spoilers Augusto Castañón (Alejandro Camacho) e Estefânia Bouvier de Castañón (Ludwika Paleta) são pais de Elisa. Com eles vive Carmen Bouvier (Sabine Moussier), irmã mais velha de Estefânia e que vai fugir do povoado com Rogério Arango (César Évora), esposo de Almerinda Arango (Blanca Guerra) e pai de Damião (David Zepeda), melhor amigo de Elisa. Almerinda descobre e alerta a Augusto.

Por sua parte, Estefânia tenta impedir Rogério a não abandonar sua família, mas ambos morrem em um acidente de carro. Carmem aproveita o fato para fazer Augusto acreditar que sua esposa era infiel.

Augusto, por despeito, casa-se com Carmem, apesar de não estar apaixonado por ela e nem amá-la. Por sua parte, Almerinda decide mandar a Damião para fora do povoado a estudar para separá-lo de Elisa de quem é muito amigo, amizade que ela não vê com bons olhos.

Anos depois, Damião retorna ao povoado, converteu-se em um adulto e comprometido com Florência (Altair Jarabo), a quem conheceu durante o tempo que esteve estudando em um internato na Itália.

Paulo Landucci (Sergio Mayer), tio de Florência, fica encantado com a beleza de Elisa (Angelique Boyer), mas como ela não se interessa, ele tenta violenta-lá tendo como cúmplice Carmem, que trai Augusto com ele e outros homens. Sem dúvida, quando Paulo vai realizar sua maldade, aparece Damião, que o bate selvagemente e salva Elisa.

Damião se apaixona por Elisa e é correspondido, o que leva seu antigo amigo Gael (Mark Tacher) mudar em seu rival, devido a que ele também ama Elisa desde que era criança.

Augusto descobre a relação que há entre Damião e Elisa, e parado pelos fantasmas da traição de Rogério e Estefânia achando que eles são meio-irmãos, ameaça Elisa para que ela se afaste de Damião. Elisa então para conseguir ficar com seu amado, planeja seu casamento com Damião no civil às escondidas. Augusto descobre e para impedir o casamento aparece com sua arma no local, e por acidente acerta a perna de Damião. Augusto então é preso, Almerinda consegue um bom advogado para que Augusto não consiga sair com habeas corpus de maneira alguma. Damião é internado e inconsciente perde muito sangue, sendo seu sangue raro e ninguém do povoado era compatível. Então Padre Lupe pede para que seja anunciado no rádio a necessidade do sangue, Gael que até então havia ido embora para esquecer Elisa escuta a notícia pelo rádio, e tendo o mesmo sangue volta e salva Damião. Almerinda faz um acordo com Elisa para que seu pai saia da prisão, mas para isso teria que pegar muito dinheiro com Almerinda para pagar a fiança, e para isso também teria que deixar suas terras como garantia e se afastar de Damião para sempre. Elisa aceita e logo seu pai sai da prisão. Damião melhora e vai à procura de Elisa, onde encontra com ela e Gael, Elisa para fazer com que Damião esquecesse ela beija Gael na frente de Damião, que ai embora chorando de raiva, sem entender nada.

Augusto descobre a verdade sobre a traição por meio de fatos passados e confronta Carmem, Carmem mata Augusto com tiro de espingarda e esconde o segredo junto com Horácio, com a morte do marido Carmem torna a vida de Elisa na casa um verdadeiro inferno.

Elisa fica desesperada e decidida a tudo para proteger o homem que ama aceita se casar com Gael para salvar a vida de Damião, apesar de saber a grande dor que causa a sua amiga Paloma González (Livia Brito), pois está sempre esteve perdidamente apaixonada por Gael.

No momento que Gael e Elisa já estão em frente ao altar, entra Damião e leva a jovem, diante da surpresa de todos, particularmente de Gael, que não acredita no que vê.

Gael segue Damião até o monte onde briga com ele. Para evitar uma tragédia, o Padre Guadalupe (René Casados) intervém e revela aos rapazes que são meio-irmãos, ou seja, filhos de Rogério Arango, que antes de casar com Almerinda, teve um caso com Ingrid Navarro,mãe de Gael (Isabela Camil). A surpresa deixa atônitos aos jovens e o padre chega a deter o enfrentamento.

Cármen então decide fugir do povoado junto com Ramiro, mais quando tenta realizar o objetivo, dona Ramona os impede casualmente numa noite chuvosa e a curandeira ao notar que são eles, os detém bloqueando a estrada com sua carruagem, coisa que se ocasiona que o carro se vire de lado tal e como em seu momento sucedeu com Estefânia e Rogério.

Carmen perde uma de suas pernas, Ramiro é preso. Elisa consegue recuperar a herança de seu pai e sua estufa.

Quando descobre que era Carmem e não Estefânia quem ia escapar com Rogério, Almerinda aceita que Elisa se case com Damião.

Produção

  • A trama teve títulos provisório de A flor del piel. Como a TV Azteca já havia produzido uma novela com esse mesmo nome, o título foi mudado para Solo tengo ojos para ti[2]. Porém, mediante votação do público, o nome definitivo foi Abismo de pasión[3].
  • A novela estava prevista para entrar no ar às 19:00[4]. Porém com o cancelamento de A la luz del Ángel, novela que seria produzida por Carla Estrada, Abismo foi remanejada para o horário nobre[5].
  • Altair Jarabo também foi cotada para viver a protagonista[9].Porém ela acabou interpretando uma das vilãs da história[10].
  • Para interpretar o protagonista masculino, estava praticamente confirmado o nome de Sebastián Zurita. Porém o ator foi cortado do elenco. O motivo alegado pela produtora foi a pouca idade que o ator tinha[11]. Em seu lugar ficou David Zepeda[12].
  • A atriz Ludwika Paleta e o ator Cesar Evora fizeram uma participação na trama interpretando Estefânia e Rogério, a mãe da protagonista Elisa e o pai do protagonista Damião. Seus personagens morreram no capítulo 6 da trama[15].

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Angelique Boyer Elisa Castanón Bouvier
David Zepeda Damião Arango Mondragón
Sabine Moussier Carmem Bouvier Castanón
Blanca Guerra Almerinda Mondragón de Arango
Altaír Jarabo Florência Landucci Cantú
Alejandro Camacho Augusto Castanón
Mark Tacher Gael Arango Navarro
Livia Brito Paloma Mendonça González
Salvador Zerboni Ramiro Mendonça
René Casados Padre Guadalupe " Lupe" Mondragón
Raquel Olmedo Ramona González
Eugenia Cauduro Dolores Martins de Chinrios
Sergio Mayer Paulo Landucci
Issabela Camil Ingrid Navarro
Esmeralda Pimentel Kênia Jasso Navarro
Eric del Castillo Lúcio Elizondo
Alberto Agnesi Enrique Tovar
Alexis Ayala Edmundo Tovar
Nailea Norvind Betânia Tovar
Francisco Gattorno Bráulio de Chinrios
Vanessa Arias Antônia Mendonça de Chinrios
Armando Araiza Horácio Ramíres
Isaura Espinoza Malú
Jade Fraser Sabrina Tovar
Dacia González Branca Muriel de Elizondro
Ricardo Dalmacci Guido Landucci
Andrea Molinari Marcela Cantú de Landucci
Lourdes Munguía Carolina Meraz
Adriano Zendejas Vicente Mendonça
África Zavala Remédios González
Gustavo Rojo Bispo

Participações especiais na 1ª fase

Ator/Atriz Personagem
César Évora Rogério Arango
Ludwika Paleta Estefânia Bouvier de Castanón
Briggitte Bozzo Elisa Castanón Bouvier (criança)
Robin Vega Damião Arango Mondragón (criança)
Diego Velázquez Gael Navarro (criança)
Mariliz León Paloma González (criança)

Audiência

No México

Estreou com uma média de 25.4 pontos. Ao longo dos meses, conseguiu manter esse número. Sua menor audiência é 19 pontos, alcançada em 6 de abril de 2012, uma Sexta-Feira Santa. Bateu recorde de audiência no último capítulo, quando alcançou 32.0 pontos[16]. Teve média geral de 26 pontos, um sucesso para o horário. [17]

No Brasil

No Brasil a trama estreou com excelentes índices, cravando 8.8 pontos, superando a estreia da sua antecessora Teresa e garantindo a vice-liderança isolada para o SBT.[18] Sua maior audiência até então, foi no dia 11 de Abril de 2016. A trama alcançou 9.2 pontos com picos de 10 e ficou na vice-liderança. Neste dia teve início a segunda fase e também foi ao ar o último capítulo de sua antecessora, Teresa. [19] Bateu seu recorde de audiência no dia 12 de agosto de 2016 com 9.5 pontos.[20] Na segunda-feira, 15 de agosto de 2016, superou o recorde de três dias atrás e deu 10,7 pontos na Grande SP.[21] Sua menor audiência registrada foi no dia 21 de abril de 2016, um feriado de Tiradentes, registrando 5.5 pontos.[22]

O ultimo capitulo, exibido no dia 17 de outubro marcou 9,1 pontos e 11 de pico, ficando na vice liderança isolada. A novela fechou com a média geral de 8 pontos se tornando um sucesso no horário.[23]

Classificação

No dia 21 de setembro, a novela foi reclassificada de "não recomendada para menores de 10 anos" para "não recomendada para menores de 12 anos", mas continuou sendo exibida normalmente na faixa da tarde do SBT[24] por que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em 31 de agosto de 2016 cancelar a regra do Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro que apoiava os direitos da criança e proibia as emissoras de TV aberta transmitir conteúdo com classificação restrita "para menores de doze anos" ou superior em qualquer horário.[25]

Trilha sonora

  • "Sólo un Suspiro" - Oscar Cruz e Alejandra Orozco
  • "Junto a Ti" - Alex Sirvent com participação de Ximena Herrera
  • "Talismã" - David Zepeda[26]
  • "Com um Suspiro" - Léo Nascimento (Brasil)[27]

Outras versões

Prêmios e indicações

Ano Premiação Categoria Indicado Resultado
2012
Kids' Choice Awards México
Atriz Favorita Angelique Boyer Indicado
Premios Juventud
Chica que me quita el sueño Indicado
Copa Televisa
Novela do Ano Angelli Nesma Medina Venceu
Premios People en Español
Melhor Novela Indicado
Melhor Atriz Angelique Boyer Indicado
Melhor Ator David Zepeda Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Blanca Guerra Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Mark Tacher Indicado
Melhor Ator Antagônico Sergio Mayer Indicado
Melhor Atriz Antagônica Sabine Moussier Indicado
Casal do Ano David Zepeda e Angelique Boyer Indicado
2013
Prêmio TVyNovelas[28][29][30]
Melhor Novela Angelli Nesma Medina Indicado
Melhor Atriz Angelique Boyer Indicado
Melhor Ator David Zepeda Venceu
Melhor Atriz Antagônica Sabine Moussier Indicado
Melhor Ator Antagônico Salvador Zerboni Indicado
Melhor Atriz Juvenil Livia Brito Venceu
Melhor Atriz Co-Estrelar Eugenia Cauduro Indicado
Melhor Ator Co-Estrelar Francisco Gattorno Indicado
Melhor Primeira Atriz Blanca Guerra Venceu
Raquel Olmedo Indicado
Melhor Primeiro Ator Alejandro Camacho Venceu
Melhor Atriz Coadjuvante Raquel Olmedo Venceu
Melhor Ator Coadjuvante Eric del Castillo Indicado
Melhor Atriz Revelação Esmeralda Pimentel Indicado
Melhor Ator Revelação Alberto Agnesi Indicado
Melhor Tema Musical "Solo un Suspiro" por Alejandra Orozco e Oscar Cruz Venceu
Melhor Historia ou Adaptação Juan Carlos Alcalá and Fermín Zúñiga Indicado
Melhor Direção de Cameras Sergio Cataño and Claudio Reyes Indicado
Los Favoritos del Público[31] (por Prêmio TVyNovelas)[32]
Novela Favorita Angelli Nesma Medina Venceu
Vilão Favorito Sabine Moussier Indicado
A Mais Gata Livia Brito Venceu
O Mais Gato David Zepeda Venceu
Final Favorito Angelli Nesma Medina Indicado

Referências

  1. Terra Mx. «Iniciadas as gravações de'Abismo de Pasión' em Mérida». Consultado em janeiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Remake de Cañaveral de Pasiones ya no se llamará A flor de piel sino Solo tengo ojos para ti». TVyEspectáculos. 1 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  3. «Cañaveral de pasiones será ahora 'Abismo de pasión'». Informador. 29 de outubro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  4. «Angelli Nesma no va a horario estelar!». Novela Lounge. 1 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  5. «'A Flor de Piel' entra en Enero 2012». Novela Lounge. 21 de outubro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  6. «Ariadne Díaz protagonista del remake de Cañaveral de Pasiones». TvyEspectaculos. 12 de maio de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  7. «Ofrecen a Aracely Arámbula 'Cañaveral de Pasiones'». Novela Lounge. 7 de agosto de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  8. «Angelique Boyer protagonizará nueva versión de Cañaveral de pasiones». People en Español. 15 de agosto de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  9. «Altair Jarabo y Sebastián Zurita protagonistas del remake de Cañaveral de Pasiones». TvyEspectaculos. 12 de maio de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  10. «Altair Jarabo es villana en la nueva versión de Cañaveral de Pasiones». Starmedia. 23 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  11. «Sacan a Sebastián Zurita de Cañaveral de pasiones». People en Español. 13 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  12. «David Zepeda en la nueva versión de Cañaveral de Pasiones». Starmedia. 23 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  13. «Inician grabaciones de Cañaveral de Pasiones con Angelique Boyer». Zocalo. 17 de outubro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  14. «'Abismo de Pasiones' inicia grabaciones en Yucatán». TV Notas. 14 de novembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  15. «Ludwika Paleta, mamá de Angelique Boyer en nueva telenovela». Starmedia. 18 de outubro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  16. «Registra "Abismo de Pasión" 32 puntos de rating en final». Rádio Fórmula. 3 de setembro de 2012. Consultado em 27 de fevereiro de 2016 
  17. «Reporte de rating "Abismo de pasion"». Fórum Univision. 4 de setembro de 2012. Consultado em 27 de julho de 2015 
  18. «Audiências consolidadas de segunda-feira (28/03) | Bastidores da TV». Bastidores da TV. Consultado em 29 de março de 2016 
  19. «Consolidados: audiência da TV em 11/04/16, segunda-feira (SP)». Registro POP. 12 de abril de 2016. Consultado em 23 de maio de 2016 
  20. «Consolidados de sexta-feira 12-08» 
  21. «Consolidados de segunda-feira» 
  22. «Confira os consolidados desta quinta-feira 21/04/2016». Almanaque Mídia. 22 de abril de 2016. Consultado em 23 de maio de 2016 
  23. «Ultimo capitulo de Abismo de Paixão alcança 11 pontos e consolida o segundo lugar isolado». sobretv.com.br. Consultado em 23 de outubro de 2016 
  24. «Novela do SBT é reclassificada para "maiores de 12 anos" – TV Foco». 22 de setembro de 2016. Consultado em 22 de setembro de 2016 
  25. André Richter (31 de agosto de 2016). «Supremo derruba regra de classificação indicativa na TV». agenciabrasil.ebc.com.br. Consultado em 21 de setembro de 2016 
  26. «Músicas da Trilha Sonora da novela Abismo de Paixão». resumonovelasbr.com.br. Consultado em 24 de março de 2016 
  27. «Léo Nascimento canta tema da novela Abismo de Paixão». Movimento Country. Consultado em 5 de abril de 2016 
  28. [1]
  29. [2]
  30. Lista de ganadores de los Premios TV y Novelas 2013 en México
  31. [3]
  32. NOTA: Estos fueron los Favoritos del público

Ligações externas