Saltar para o conteúdo

Abismo de pasión: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Exibição: Abismo de pásion seria reprisada em seu canal de origem, mas mudaram de opinião por no mesmo período ser exibida um novela inédita da Boyer, Império de Mentiras.
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 179: Linha 179:


==Exibição ==
==Exibição ==

===No México===
Será reprisada em seu canal de original partir de [[16 de março]] de [[2020]], substituindo ''[[La que no podía amar]]'', às 15h30 p.m mx. <ref>{{Citar web|titulo=Direto Do México|url=https://www.facebook.com/paginadiretodomexico/posts/2532335273673944|obra=www.facebook.com|acessodata=2020-02-15|lingua=pt}}</ref>


===No Brasil===
===No Brasil===

Revisão das 16h58min de 3 de março de 2020

Abismo de pasión
Abismo de Paixão (AO/BR/MZ)'
Abismo de pasión
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 45 minutos
Estado Finalizada
Criador(es) Caridad Bravo Adams (argumento original)
María del Carmen Peña e José Cuauhtémoc Blanco (versão original)
Juan Carlos Alcalá (adaptação)
Baseado em Cañaveral de pasiones de Humberto Zurita & Christian Bach
Elenco Angelique Boyer
David Zepeda
Livia Brito
Mark Tacher
Sabine Moussier
Altair Jarabo
Issabela Camil
Sergio Mayer
Salvador Zerboni
Blanca Guerra
Alejandro Camacho
Armando Araiza
Eugenia Cauduro
Raquel Olmedo
René Casados
Ludwika Paleta
César Évora
Eric del Castillo
Francisco Gattorno
Alexis Ayala
Nailea Norvind
ver mais
País de origem México
Idioma original (em castelhano)
Temporadas 1
Episódios 161 (162 versão internacional)
Produção
Diretor(es) Ignacio Alcoron
Produtor(es) Angelli Nesma Medina
Câmera Multicâmera
Tema de abertura México «Solo un Suspiro» por Oscar Cruz e Alejandra Orosco
Brasil «Com um Suspiro» por Léo Nascimento
Empresa(s) produtora(s) Televisa
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Distribuição Televisa
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 23 de janeiro2 de setembro de 2012
Cronologia
Programas relacionados Cañaveral de pasiones (1996)
Canavial de Paixões (2003)

Abismo de pasión (Brasil: Abismo de Paixão ) é uma telenovela mexicana produzida por Angelli Nesma Medina, com a adaptação de Juan Carlos Alcalá, para a Televisa e exibida pelo canal Las Estrellas entre 23 de janeiro a 2 de setembro de 2012, sucedendo Dos hogares e antecedendo Amores verdaderos.

É um remake da telenovela Cañaveral de pasiones, produzidas por Humberto Zurita e Christian Bach, com a adaptação de María del Carmen Peña e José Cuauhtémoc Blanco, que por sua vez, foi baseada numa história original de Caridad Bravo Adams e produzida e exibida em 1996.[1]

Foi protagonizada por Angelique Boyer e David Zepeda, co-protagonizada por Livia Brito e Mark Tacher, antagonizada por Sabine Moussier, Altair Jarabo, Issabela Camil, Sergio Mayer, Salvador Zerboni, Armando Araiza e Blanca Guerra, com a participação especial de Alejandro Camacho, Raquel Olmedo, René Casados, Eugenia Cauduro, Francisco Gattorno, Alexis Ayala, Nailea Norvind, Eric del Castillo, Ludwika Paleta e César Évora e com a participação juvenil de Esmeralda Pimentel, Jade Fraser, Alberto Agnesi e Adriano Zendejas.

Sinopse

Augusto Castañón (Alejandro Camacho) e Estefânia Bouvier de Castañón (Ludwika Paleta) são pais de Elisa (Angelique Boyer). Com eles vive Carmen Bouvier (Sabine Moussier), irmã mais velha de Estefânia e que vai fugir do povoado com Rogério Arango (César Évora), esposo de Almerinda Arango (Blanca Guerra) e pai de Damião (David Zepeda), melhor amigo de Elisa. Almerinda descobre e alerta a Augusto.

Por sua parte, Estefânia tenta impedir Rogério a não abandonar sua família, mas devido ao intempérie da chuva, ambos morrem em um acidente de carro. Carmem aproveita o fato para fazer Augusto acreditar que sua esposa era infiel.

Augusto, por despeito, casa-se com Carmem, apesar de não estar apaixonado por ela e nem amá-la. Carmem está grávida de Rogério, mas mente para Augusto, dizendo que o filho é dele. Querendo bater em Elisa, Carmem escorrega e cai na piscina da casa, causando morte súbita ao bebê. Por sua parte, Almerinda decide mandar a Damião para fora do povoado a estudar para separá-lo de Elisa de quem é muito amigo, amizade que ela não vê com bons olhos, após inocentemente os dois fugirem juntos.

Anos depois, Damião retorna ao povoado, converteu-se em um adulto e comprometido com Florência (Altair Jarabo), a quem conheceu durante o tempo que esteve estudando em um internato na Itália.

Paulo Landucci (Sergio Mayer), tio de Florência, fica encantado com a beleza de Elisa, mas como ela não se interessa, ele tenta violenta-lá tendo como cúmplice Carmem, que trai Augusto com ele e outros homens. Sem dúvida, quando Paulo vai realizar sua maldade, aparece Damião, que o bate selvagemente e salva Elisa. Paulo engravida Sabrina (Jade Fraser) e por ela ser menor de idade, ele é preso. Mas quando sai da cadeia, ele violenta Carmem, que manda os capangas de Ramiro (Salvador Zerboni) o matar.

Damião se apaixona por Elisa e é correspondido, o que leva seu antigo amigo Gael (Mark Tacher) mudar em seu rival, devido a que ele também ama Elisa desde que era criança.

Augusto descobre a relação que há entre Damião e Elisa, e parado pelos fantasmas da traição de Rogério e Estefânia achando que eles são meio-irmãos, ameaça Elisa para que ela se afaste de Damião. Elisa então para conseguir ficar com seu amado, planeja seu casamento com Damião no civil às escondidas. Augusto descobre e para impedir o casamento aparece com sua arma no local, e por acidente acerta a perna de Damião. Augusto então é preso, Almerinda consegue um bom advogado para que Augusto não consiga sair com habeas corpus de maneira alguma. Damião é internado e inconsciente perde muito sangue, sendo seu sangue raro e ninguém do povoado era compatível. Então Padre Lupe (René Casados) pede para que seja anunciado no rádio a necessidade do sangue, Gael que até então havia ido embora para esquecer Elisa escuta a notícia pelo rádio, e tendo o mesmo sangue volta e salva Damião. Almerinda faz um acordo com Elisa para que seu pai saia da prisão, mas para isso teria que pegar muito dinheiro com Almerinda para pagar a fiança, e para isso também teria que deixar suas terras como garantia e se afastar de Damião para sempre. Elisa aceita e logo seu pai sai da prisão. Damião melhora e vai à procura de Elisa, onde encontra com ela e Gael, Elisa para fazer com que Damião esquecesse ela beija Gael na frente de Damião, que ai embora chorando de raiva, sem entender nada. Vendo a tristeza de Augusto, Kênia (Esmeralda Pimentel) se aproxima dele e os dois começam um relacionamento. Kênia também descobre que Carmem era a verdadeira amante de Rogério Arango e para não evitar que todos descobrissem a verdade e para separar ela de seu marido, Carmem a mata afogada.

Augusto faz um teste de DNA, no qual comprova que Elisa é realmente sua filha. Ele pede perdão a ela e diz que não vai interferir mais na relação entre ela e o Damião. Dona Ramona (Raquel Olmedo), revela a Augusto que a amante de Rogério era Carmem, que ao chegar em casa, é agredida por ele, por difamar a irmã durante tantos anos. Os dois discutem fortemente e quando Augusto ameaça arrastá-la até a praça para contar a verdade a todos, Carmem mata ele com tiro de espingarda, que lhe acerta bem no coração fazendo todo mundo acreditar que Augusto se suicidou. E esconde o segredo junto com Horácio (Armando Araiza), que sem escolha é ameaçado por Carmem devido ao seu passado criminoso, pois ele matou Branca (Dacia González), a madrinha de Elisa. Com a morte do marido, Carmem torna a vida de Elisa na casa um verdadeiro inferno.

Elisa fica desesperada e decidida a tudo para proteger o homem que ama aceita se casar com Gael para salvar a vida de Damião, apesar de saber a grande dor que causa a sua amiga Paloma González (Livia Brito), pois esta sempre esteve perdidamente apaixonada por Gael.

No momento que Gael e Elisa já estão em frente ao altar, entra Damião e leva a jovem, diante da surpresa de todos, particularmente de Gael, que não acredita no que vê. Damião leva Elisa à uma praia onde os dois se entregam apaixonados.

Ao voltarem pro povoado, Elisa conta tudo o que aconteceu e deixa Gael irritado com Damião. Ele segue Damião até o monte onde o agride e ameaça lhe matar com uma pedra na cabeça. Para evitar uma tragédia, o Padre Lupe intervém e revela aos rapazes que são meio-irmãos, ou seja, filhos de Rogério Arango, que antes de casar com Almerinda, teve um caso com Ingrid Navarro (Isabela Camil), mãe de Gael. A surpresa deixa atônitos aos jovens e o padre chega a deter o enfrentamento, mas por se tratar de um segredo de confissão, o bispo excomunga o padre. Lupe decide revelar a verdade a Elisa e Damião, mas Carmem descobre seu plano e o mata a facadas.

Ingrid também teve um final trágico, pois após atirar em Ramiro, ela foi enterrada viva por ele. Mas junto com ela, também foi enterrado sua bolsa, onde está guardado as passagens de avião de Rogério Arango e Carmem.

Elisa vai aos registros públicos da cidade e descobre que a casa, que fica fora do povoado, é da Carmem e do Rogério. Ela vai tirar satisfações com a tia, que nega tudo. Querendo ver a felicidade do filho, Almerinda decide permitir que Elisa e Damião se casem. Carmem tenta estragar a festa deles, mas é desmascarada diante de todo o povoado e passa a ver fantasmas de Estefânia, Branca, Augusto, Ingrid, Kênia, Rogério, Paulo e Padre Lupe. Carmem então decide fugir do povoado junto com Ramiro, mais quando tenta realizar o objetivo, dona Ramona os impede casualmente numa noite chuvosa e a curandeira ao notar que são eles, os detém bloqueando a estrada com sua carruagem, coisa que se ocasiona que o carro se vire de lado tal e como em seu momento sucedeu com Estefânia e Rogério.

Carmen é amputada e confessa a Elisa que matou Augusto, o único homem que ela amou e que a odeia por ser fruto do amor de Augusto e Estefânia, logo em seguida corta a veia do braço e morre. Ramiro é preso. Elisa consegue recuperar a herança de seu pai e sua estufa. Gael finalmente vê que Elisa não lhe corresponde e decide ficar com a Paloma.

Almerinda pede perdão a Elisa por toda a injustiça que lhe causou. Damião e Elisa se casam e juntos constroem uma nova família.

Produção

  • A trama teve títulos provisório de A flor del piel. Como a TV Azteca já havia produzido uma novela com esse mesmo nome, o título foi mudado para Solo tengo ojos para ti[2]. Porém, mediante votação do público, o nome definitivo foi Abismo de pasión[3].
  • A novela estava prevista para entrar no ar às 19:00[4]. Porém com o cancelamento de A la luz del Ángel, novela que seria produzida por Carla Estrada, Abismo foi remanejada para o horário nobre[5].
  • Para interpretar a protagonista Elisa, inicialmente foi cotado o nome de Ariadne Díaz[6]. A personagem também foi oferecida para Aracely Arámbula, porém ela recusou, alegando estar focada em outros trabalhos[7]. A personagem ficou com Angelique Boyer[8].
  • Altair Jarabo também foi cotada para viver a protagonista[9].Porém ela acabou interpretando uma das vilãs da história[10].
  • Para interpretar o protagonista masculino, estava praticamente confirmado o nome de Sebastián Zurita. Porém o ator foi cortado do elenco. O motivo alegado pela produtora foi a pouca idade que o ator tinha[11]. Em seu lugar ficou David Zepeda[12].
  • As gravações iniciaram em 17 de outubro de 2011[13]. A partir do dia 14 de novembro, a trama começou a ser gravada em Yucatán[14].
  • A atriz Ludwika Paleta e o ator Cesar Evora fizeram uma participação na trama interpretando Estefânia e Rogério, a mãe da protagonista Elisa e o pai do protagonista Damião. Seus personagens morreram no capítulo 6 da trama[15].
  • O ator César Évora fez o mesmo personagem que fez em Cañaveral de pasiones

Elenco

Ator/Atriz Personagem
Angelique Boyer Elisa Castañón Bouvier
David Zepeda Damião Arango Mondragón
Livia Brito Paloma González
Mark Tacher Gael Arango Navarro
Alejandro Camacho Augusto Castañón
Blanca Guerra Almerinda Mondragón de Arango
Sabine Moussier Carmem Bouvier de Castañón
Altaír Jarabo Florência Landucci Cantú
Salvador Zerboni Ramiro Mendonça
René Casados Padre Guadalupe "Lupe" Mondragón
Raquel Olmedo Ramona González
Eugenia Cauduro Dolores "Lolita" Martinez
Sergio Mayer Paulo Landucci
Issabela Camil Ingrid Navarro
Esmeralda Pimentel Kênia Jasso Navarro
Eric del Castillo Lucio Elizondo
Alberto Agnesi Henrique Tovar
Alexis Ayala Edmundo Tovar
Nailea Norvind Betânia de Tovar
Francisco Gattorno Bráulio Chinrios
Vanessa Arias Antônia "Toña" de Chinrios
Armando Araiza Horácio Ramirez
Isaura Espinoza Malu
Jade Fraser Sabrina Tovar
Dacia González Branca Muriel de Elizondo
Ricardo Dalmacci Guido Landucci
Lourdes Munguía Sarito Meraz
Adriano Zendejas Vicente Mendonça Chinrios
Alejandro Ávila Dr. Manrique
Gustavo Rojo Bispo
Maricarmen Vela Edwiges Beltrán
África Zavala Remédios González
Fernando Gálvez Dr. Miguel Chacón
Polly Amiga de Almerinda
Rafael Amador Empresário
Benjamín Islas Investigador

Participações especiais na 1ª fase

Ator/Atriz Personagem
César Évora Rogério Arango
Ludwika Paleta Estefânia Bouvier de Castañón
Briggitte Bozzo Elisa Castañón Bouvier (criança)
Robin Vega Damião Arango Mondragón (criança)
Diego Velázquez Gael Arango Navarro (criança)
Mariliz León Paloma González (criança)

Exibição

No Brasil

No Brasil foi exibida pelo SBT de 28 de março a 17 de outubro de 2016 em 146 capítulos, sucedendo Teresa e antecedendo Lágrimas de Amor.[16]

Foi reprisada pelo SBT de 27 de agosto de 2019 a 11 de fevereiro de 2020 em 121 capítulos, substituindo a reprise de A Dona e sendo substituída por Betty, a Feia em NY.

Anteriormente, o SBT já tinha produzido uma versão dessa mesma história, Canavial De Paixões, com Bianca Castanho e Gustavo Haddad nos papéis que nessa versão foram de Angelique Boyer e David Zepeda.

Audiência

No México

Estreou com uma média de 25.4 pontos. Ao longo dos meses, conseguiu manter esse número. Sua menor audiência é 15 pontos, alcançada em 6 de abril de 2012, uma Sexta-Feira Santa. Bateu recorde de audiência no último capítulo, quando alcançou 32 pontos[17]. Teve média geral de 26 pontos.[18]

No Brasil

Exibição Original

No Brasil a trama estreou com excelentes índices, cravando 8,8 pontos, superando a estreia da sua antecessora Teresa e garantindo a vice-liderança isolada para o SBT.[19] Sua maior audiência até então, foi no dia 11 de Abril de 2016. A trama alcançou 9,2 pontos com picos de 10 e ficou na vice-liderança. Neste dia teve início a segunda fase e também foi ao ar o último capítulo de sua antecessora, Teresa.[20] Bateu seu recorde de audiência no dia 12 de agosto de 2016 com 9,5 pontos.[21] Na segunda-feira, 15 de agosto de 2016, superou o recorde de três dias atrás e deu 10,7 pontos na Grande SP.[22] Sua menor audiência registrada foi no dia 21 de abril de 2016, um feriado de Tiradentes, registrando 5,5 pontos.[23]

O último capítulo, exibido no dia 17 de outubro marcou 9,1 pontos e 11 de pico, ficando na vice liderança isolada. A novela fechou com a média geral de 8.5 pontos, se tornando um fenômeno de audiência e o maior sucesso das novelas da tarde desde a retomada (2010), liderando o ranking de novelas mais assistidas.[24]

Reprise

Apesar de ter sido escalada de ultima hora durante o fim da antecessora A Dona com direito a uma divulgação às pressas no dia anterior (26 de agosto de 2019), a novela reestreou com 6,6 pontos, com picos de 7,6 pontos. Mesmo com os índices aceitáveis para a faixa, a trama não alterou o público das Novelas da Tarde.[25] O segundo capítulo manteve a estabilidade com 6,1 pontos.[26]Em 12 de setembro de 2019, registrou 5,6 pontos.[27]Em 27 de setembro, registrou 4,9 pontos, sua menor audiência até então.[28]Em 23 de setembro de 2019, registrou 7,2 pontos.[29]Em 6 de novembro, bateu recorde marcando 7,5 pontos.[30]Registrou a mesma média em 16 de janeiro de 2020.[31]Em 25 de dezembro de 2019, registrou 4,2 pontos, sua pior audiência.[32]Em 21 de janeiro de 2020, bateu recorde e alcançou 7,8 pontos.[33]No dia seguinte, bateu novo recorde e alcançou 8,1 pontos.[34]Marcou a mesma média no dia 28 de janeiro de 2020.[35]Em 30 de janeiro, bateu recorde e marcou 8,5 pontos.[36]Em 4 de fevereiro, alcançou 8,7 pontos e batendo novo recorde.[37]Já em seu penúltimo capítulo exibido no dia 10 de fevereiro, a novela cravou 8,9 pontos, sendo essa a sua maior audiência.[38]O último capítulo registrou 8,7 pontos. Fechou com a média geral de 6,5 pontos.[39]

Classificação

No dia 21 de setembro, a novela foi reclassificada de "não recomendada para menores de 10 anos" para "não recomendada para menores de 12 anos", mas continuou sendo exibida normalmente na faixa da tarde do SBT[40] por que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em 31 de agosto de 2016 cancelar a regra do Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro que apoiava os direitos da criança e proibia as emissoras de TV aberta transmitir conteúdo com classificação restrita "para menores de doze anos" ou superior em qualquer horário.[41]

Segundo a análise feita pelo Ministério da Justiça e Cidadania, a telenovela contém consumo de drogas lícitas, ato violento, agressão verbal, presença de sangue, lesão corporal, descrição de violência, morte intencional, exposição ao perigo e suicídio. Na época da reclassificação foi constatado também que o SBT estava transmitindo outras atrações em horário impróprio.[42]

Trilha sonora

Outras versões

Prêmios e indicações

Ano Premiação Categoria Indicado Resultado
2012
Kids' Choice Awards México
Atriz Favorita Angelique Boyer Indicado
Premios Juventud
Chica que me quita el sueño Indicado
Copa Televisa
Novela do Ano Angelli Nesma Medina Venceu
Premios People en Español
Melhor Novela Indicado
Melhor Atriz Angelique Boyer Indicado
Melhor Ator David Zepeda Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Blanca Guerra Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Mark Tacher Indicado
Melhor Ator Antagônico Sergio Mayer Indicado
Melhor Atriz Antagônica Sabine Moussier Indicado
Casal do Ano David Zepeda e Angelique Boyer Indicado
2013
Prêmio TVyNovelas[45][46][47]
Melhor Novela Angelli Nesma Medina Indicado
Melhor Atriz Angelique Boyer Indicado
Melhor Ator David Zepeda Venceu
Melhor Atriz Antagônica Sabine Moussier Indicado
Melhor Ator Antagônico Salvador Zerboni Indicado
Melhor Atriz Juvenil Livia Brito Venceu
Melhor Atriz Co-Estrelar Eugenia Cauduro Indicado
Melhor Ator Co-Estrelar Francisco Gattorno Indicado
Melhor Primeira Atriz Blanca Guerra Venceu
Raquel Olmedo Indicado
Melhor Primeiro Ator Alejandro Camacho Venceu
Melhor Atriz Coadjuvante Raquel Olmedo Venceu
Melhor Ator Coadjuvante Eric del Castillo Indicado
Melhor Atriz Revelação Esmeralda Pimentel Indicado
Melhor Ator Revelação Alberto Agnesi Indicado
Melhor Tema Musical "Solo un Suspiro" por Alejandra Orozco e Oscar Cruz Venceu
Melhor Historia ou Adaptação Juan Carlos Alcalá and Fermín Zúñiga Indicado
Melhor Direção de Cameras Sergio Cataño and Claudio Reyes Indicado
Los Favoritos del Público[48] (por Prêmio TVyNovelas)[49]
Novela Favorita Angelli Nesma Medina Venceu
Vilão Favorito Sabine Moussier Indicado
A Mais Gata Livia Brito Venceu
O Mais Gato David Zepeda Venceu
Final Favorito Angelli Nesma Medina Indicado

Referências

  1. Terra Mx. «Iniciadas as gravações de 'Abismo de Pasión' em Mérida» 
  2. «Remake de Cañaveral de Pasiones ya no se llamará A flor de piel sino Solo tengo ojos para ti». TVyEspectáculos. 1 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  3. «Cañaveral de pasiones será ahora 'Abismo de pasión'». Informador. 29 de outubro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  4. «Angelli Nesma no va a horario estelar!». Novela Lounge. 1 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  5. «'A Flor de Piel' entra en Enero 2012». Novela Lounge. 21 de outubro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  6. «Ariadne Díaz protagonista del remake de Cañaveral de Pasiones». TvyEspectaculos. 12 de maio de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  7. «Ofrecen a Aracely Arámbula 'Cañaveral de Pasiones'». Novela Lounge. 7 de agosto de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  8. «Angelique Boyer protagonizará nueva versión de Cañaveral de pasiones». People en Español. 15 de agosto de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  9. «Altair Jarabo y Sebastián Zurita protagonistas del remake de Cañaveral de Pasiones». TvyEspectaculos. 12 de maio de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  10. «Altair Jarabo es villana en la nueva versión de Cañaveral de Pasiones». Starmedia. 23 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  11. «Sacan a Sebastián Zurita de Cañaveral de pasiones». People en Español. 13 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  12. «David Zepeda en la nueva versión de Cañaveral de Pasiones». Starmedia. 23 de setembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  13. «Inician grabaciones de Cañaveral de Pasiones con Angelique Boyer». Zocalo. 17 de outubro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  14. «'Abismo de Pasiones' inicia grabaciones en Yucatán». TV Notas. 14 de novembro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
  15. «Ludwika Paleta, mamá de Angelique Boyer en nueva telenovela». Starmedia. 18 de outubro de 2011. Consultado em 26 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  16. «Inédita, novela "Abismo de Paixão" substituirá "Teresa" nas tardes do SBT». BOL. 23 de março de 2016. Consultado em 1 de dezembro de 2016 
  17. «Registra "Abismo de Pasión" 32 puntos de rating en final». Rádio Fórmula. 3 de setembro de 2012. Consultado em 27 de fevereiro de 2016 
  18. «Reporte de rating "Abismo de pasion"». Zetaboards. 3 de setembro de 2012. Consultado em 3 de setembro de 2017 
  19. «Audiências consolidadas de segunda-feira (28/03) | Bastidores da TV». Bastidores da TV. Consultado em 29 de março de 2016 
  20. «Consolidados: audiência da TV em 11/04/16, segunda-feira (SP)». Registro POP. 12 de abril de 2016. Consultado em 23 de maio de 2016. Arquivado do original em 17 de junho de 2016 
  21. «Consolidados de sexta-feira 12-08» 
  22. «Consolidados de segunda-feira» 
  23. «Confira os consolidados desta quinta-feira 21/04/2016». Almanaque Mídia. 22 de abril de 2016. Consultado em 23 de maio de 2016. Arquivado do original em 22 de abril de 2016 
  24. «Ultimo capitulo de Abismo de Paixão alcança 11 pontos e consolida o segundo lugar isolado». sobretv.com.br. Consultado em 23 de outubro de 2016. Arquivado do original em 24 de outubro de 2016 
  25. «Com Iza como técnica, The Voice Brasil tem melhor primeiro mês da história». Notícias da TV. Consultado em 28 de agosto de 2019 
  26. «Sem decadência, Globo é líder absoluta no Ibope; confira os consolidados de quarta-feira, 28/08/19». O Canal. Consultado em 29 de agosto de 2019 
  27. «Na primeira semana, Kovalick dá mais ibope do que Monalisa no Hora 1». Notícias da TV. Consultado em 13 de setembro de 2019 
  28. «SBT e Record têm sexta difícil e não conseguem passar dos 10 pontos». Notícias da TV. 30 de setembro de 2019. Consultado em 30 de setembro de 2019 
  29. «Por Amor cola em Senhora do Destino como melhor reprise em dez novelas». Notícias da TV. 24 de setembro de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  30. TV, Notícias da (7 de novembro de 2019). «A Dona Do Pedaço bate recorde, mas futebol na Globo tem pior quarta em um mês». Notícias da TV. Consultado em 7 de novembro de 2019 
  31. «Amor Sem Igual tem melhor capítulo desde a primeira semana e supera Balanço Geral». Notícias da TV. Consultado em 17 de janeiro de 2020 
  32. «Em crise no Ibope, Amor de Mãe fica cinco dias consecutivos fora do topo na Globo». Notícias da TV. Consultado em 26 de dezembro de 2019 
  33. TV, Notícias da (22 de janeiro de 2020). «Com famosos 'desconhecidos', estreia do BBB20 supera vexame de 2019». Notícias da TV. Consultado em 22 de janeiro de 2020 
  34. TV, Notícias da (23 de janeiro de 2020). «Na última semana de Bom Sucesso, novelas da Globo batem recorde de ibope». Notícias da TV. Consultado em 23 de janeiro de 2020 
  35. Redação (29 de janeiro de 2020). «De manhã, Ana Maria Braga é mais sintonizada do que Globo Esporte e Jornal Hoje». Notícias da TV. Consultado em 29 de janeiro de 2020 
  36. TV, Notícias da (31 de janeiro de 2020). «Líder, A Hora da Venenosa tem 50% mais público do que o Se Joga». Notícias da TV. Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  37. TV, Notícias da (5 de fevereiro de 2020). «Com casamento e derrocada de Álvaro, Amor de Mãe tem melhor ibope desde a estreia». Notícias da TV. Consultado em 5 de fevereiro de 2020 
  38. Redação (11 de fevereiro de 2020). «Com caos em São Paulo, novelas e jornais da Globo batem recorde no Ibope». Notícias da TV. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  39. Redação (12 de fevereiro de 2020). «Globo perde 400 mil telespectadores em um minuto assim que o Se Joga começa». Notícias da TV. Consultado em 12 de fevereiro de 2020 
  40. «Novela do SBT é reclassificada para "maiores de 12 anos" – TV Foco». 22 de setembro de 2016. Consultado em 22 de setembro de 2016 
  41. André Richter (31 de agosto de 2016). «Supremo derruba regra de classificação indicativa na TV». agenciabrasil.ebc.com.br. Consultado em 21 de setembro de 2016 
  42. Diário Oficial da União (21 de setembro de 2016). «Página 39• Seção 1• 21/09/2016• DOU». Justiça do Brasil. www.jusbrasil.com.br. Consultado em 14 de novembro de 2016 
  43. «Músicas da Trilha Sonora da novela Abismo de Paixão». resumonovelasbr.com.br. Consultado em 24 de março de 2016 
  44. «Léo Nascimento canta tema da novela Abismo de Paixão». Movimento Country. Consultado em 5 de abril de 2016 
  45. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.tvynovelas.com. Consultado em 27 de outubro de 2013. Arquivado do original em 5 de setembro de 2013 
  46. «Título ainda não informado (favor adicionar)». novelasyseries.univision.com 
  47. «Lista de ganadores de los Premios TV y Novelas 2013 en México». entretenimiento.starmedia.com. Consultado em 27 de outubro de 2013. Arquivado do original em 22 de junho de 2015 
  48. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.tvynovelas.com. Consultado em 27 de outubro de 2013. Arquivado do original em 4 de setembro de 2013 
  49. «NOTA: Estos fueron los Favoritos del público». www.tvynovelas.com. Consultado em 27 de outubro de 2013. Arquivado do original em 3 de julho de 2013 

Ligações externas