Jatiúca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jatiúca
—  Bairro do Brasil  —
Vista panorâmica da Praia de Jatiúca
Vista panorâmica da Praia de Jatiúca
Em vermelho, localização do bairro de Jatiúca em Maceió.
Em vermelho, localização do bairro de Jatiúca em Maceió.
Fonte: Não disponível

Jatiúca é um bairro nobre e uma das praias localizadas em Maceió - Alagoas com população de 33.758 habitantes. A praia possui um próprio resort, o Jatiúca Resort Hotel, um dos mais tradicionais do Brasil.

Suas principais avenidas são: Avenida Júlio Marques Luz (Antiga Av. Jatiúca), Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros (Antiga Av. Amélia Rosa) e Avenida João Davino. Encontram-se ao longo dessas avenidas a predominância dos principais estabelecimentos comerciais do bairro, porém sem deixar de existir a presença de casas e prédios residenciais. Na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, principalmente mais perto da orla, localizam-se os estabelecimentos comerciais mais luxuosos do bairro, que incluem lojas de roupa, restaurantes, pizzarias, bares, lanchonetes, sorveterias, prédios e galerias comerciais

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Jatiúca na língua indígena significa carrapato.

História[editar | editar código-fonte]

Alguns anos atrás era apenas um sítio de coqueiros considerado muito longe da cidade, onde não havia ruas asfaltadas e por isso quase ninguém morava lá.

Hoje apresenta-se como um aprazível bairro com muitos edifícios, avenidas e lojas comerciais. Seu mar calmo, suas águas azuis e o clima tropical fazem do local uma das praias mais famosas da cidade e atraem muitos turistas; muitos deles de outras partes do mundo.

Este bairro além de abrigar uma das mais belas praias da cidade, abriga também importantes hotéis, como o Jatiúca Resort Hotel. Várias lojas, shoppings, galerias, lanchonetes, colégios, academias, praças, restaurantes e edifícios de luxo integram a região.

Muitos apartamentos são vendidos para turistas, que se encantam com a beleza da região, tornando um ótimo negócio para as imobiliárias, que vendem principalmente para italianos, portugueses, espanhóis, alemães, entre outros. Essa região litoranea de Mata Atlântica era habitada por índios e o nome jatiúca para os indios da região faz meção a habitar de carrapato.

Localização[editar | editar código-fonte]

A praia de Jatiúca fica localizada na Av. Álvaro Otacílio, onde encontramos postos de gasolina, condomínios residenciais, lanchonetes, etc. E à beira-mar, temos a linda orla marítima, repleta de restaurantes, bares e lanchonetes.

A Jatiúca é circundada pelos seguintes bairros: Mangabeiras, Pajuçara, Ponta Verde, Santo Eduardo e Poço.

Educação[editar | editar código-fonte]

O bairro possui duas escolas públicas: Escola Estadual Professor Rosalvo Lôbo e a Estadual Professor Mário Broad. Além dessas, tem alguns dos mais bem avaliados colégios privados da cidade como os Colégios Anchieta, Contato e Santa Úrsula. Comporta também as instituições de ensino superior Faculdade de Alagoas (Estácio/FAL) e Faculdade Alagoana de Administração - Instituto de Ensino Superior de Alagoas (FAA/IESA), além da reitoria do Instituto Federal de Alagoas.


Brasão de Maceió Bairros de Maceió Bandeira de Maceió

AntaresBarro DuroBebedouroBenedito BentesBom PartoCanaãCentroChã de BebedouroChã da JaqueiraCidade UniversitáriaClima BomCruz das AlmasFarolFeitosaFernão VelhoGarça TortaGruta de LourdesGuaxumaIpiocaJacarecicaJacintinhoJaraguáJardim PetrópolisJatiúcaLevadaMangabeirasMutangeOuro PretoPajuçaraPescariaPetrópolisPinheiroPitanguinhaPoçoPonta da TerraPonta GrossaPonta VerdePontal da BarraPradoRiacho DoceRio NovoSanta AméliaSanta LúciaSanto AmaroSantos DumontSão JorgeSerrariaTabuleiro do MartinsTrapiche da BarraVergel do Lago

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.