Campo de futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Um campo de Futebol é uma superfície em relva, natural ou sintética, de forma rectangular onde se pratica um jogo de Futebol.

Dimensões[editar | editar código-fonte]

As medidas permitidas do terreno são de 90 a 120 metros de comprimento e de 45 a 90 metros de largura, mas para partidas internacionais se recomenda as seguintes medidas: entre 100 e 110 metros de comprimento, e entre 64 e 75 metros de largura.

Campo do Maracanã

Marcações do terreno[editar | editar código-fonte]

As duas linhas localizadas ao longo do terreno recebem o nome de linhas laterais, enquanto que as outras são chamadas linhas de fundo. Os pontos no meio de cada linha lateral são unidos por outra linha, a linha de meio. Sobre o centro de cada linha de fundo e adentrando-se no campo ficam a grande área, as pequena área e as balizas.

As grandes áreas são áreas retangulares localizadas no centro dos golos e adentrando-se no campo. As linhas que delimitam a grande área são traçadas a 16,5 metros dos postes verticais, adentrando-se também 16,5 metros ao interior do campo, e unidas por outra linha maior.

O traçado da pequena área e semelhante, mas com uma medida de 5,5 metros.

Balizas[editar | editar código-fonte]

As chamadas balizas, também conhecidas como goleiras, gols ou golos, são constituídas de dois postes verticais (conhecidos como traves) de 2,44 metros de altura localizados a 7,32 metros de distância um do outro e sobre o centro de cada linha de fundo.

As partes superiores dos postes são unidas por outro poste horizontal, conhecido como travessão.