Placas de identificação de veículos na Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um ônibus com a repetição da placa em caracteres grandes na parte traseira.

As placas de identificação de veículos na Rússia indicam o registro dos veículos a motor no país bicontinental através de um código numérico regional à direita e uma combinação alfanumérica.

Formato[editar | editar código-fonte]

Placa de motocicleta
Placa de veículo particular

O formato atual para veículos em geral usa uma letra seguida por três dígitos e mais duas letras. Para melhorar a legibilidade dos números de carros russos no exterior, apenas um pequeno subconjunto de caracteres cirílicos que se parecem com caracteres latinos é usado, num total de 12 letras: А, В, Е, К, М, Н, О, Р, С, Т, У. Existe também um código numérico para indicar a região, embora certas regiões possam ter mais de um código e códigos de três dígitos, tais como 77, 97, 99, 177, 197, 199, 777 e 799, usados em Moscou; e 78, 98, 178 e 198 que são usados em São Petersburgo, etc. e o código internacional RUS estão incluídos, assim como a bandeira nacional (no entanto, a bandeira não foi usada em algumas das placas mais antigas deste formato, por volta de 1993, 1994). Existe um formato diferente para reboques (duas letras e quatro dígitos). As placas para motocicletas, ciclomotores e motonetas são quadradas e seu formato possui quatro dígitos na parte superior e duas letras na parte inferior. Essas placas não possuem a bandeira nacional.

O tamanho padrão da placa é de 520 por 112 milímetros.

Os veículos utilizados por certas organizações ou categorias de pessoas carregam placas especiais:

Placa Descrição
As forças policiais têm números especiais em placas de fundo azul e o formato possui uma letra e quatro dígitos. A letra significa o ramo da força policial, e seu significado pode mudar de cidade para cidade; por exemplo, em Moscou, A 1234 99 rus significa polícia de trânsito, У 1234 99 rus para radiopatrulha, O 1234 99 rus para serviço do canil da polícia etc.
Os carros diplomáticos têm caracteres brancos sobre fundo vermelho. Os três primeiros dígitos da placa são um código que identifica a embaixada à qual pertencem, atribuídos em ordem com base na data em que esse país estabeleceu relações diplomáticas com a Rússia ou sua antecessora, a União Soviética. Por exemplo, o Reino Unido é 001, os Estados Unidos são 004, o Brasil é 025, Portugal é 081 e o Sudão do Sul é 168. Os números acima de 500 identificam organizações internacionais: 505, por exemplo, indica o FMI . Nos carros dos embaixadores, esse código é seguido por CD e um dígito (004 CD 1 77 rus), enquanto os carros atribuídos a diplomatas comuns têm esse código seguido por D e três dígitos (por exemplo, 004 D 108 77 rus) . O pessoal administrativo e técnico das embaixadas, consulados ou organizações internacionais, sem status diplomático, possui formato de placa próprio (004 T 001 77 rus).
As placas militares têm caracteres brancos em fundo preto, com formato é NNNN LL para veículos em geral e LL NNNN para reboques. Nesse caso, os dois dígitos à direita não são um código regional, mas um código para o distrito militar, ramo ou serviço das forças armadas ou órgão executivo federal onde o serviço militar é exigido por lei. Por exemplo, NNNN LL 14 rus é um veículo pertencente às tropas ferroviárias, NNNN LL 18 rus denota o Ministério de Situações de Emergência, NNNN LL 23 rus é para as forças estratégicas de mísseis, NNNN LL 21 rus para o Distrito Militar do Sul etc. Ao contrário de todas as outras categorias, as matrículas militares não são refletivas.
Os veículos de transporte público (como ônibus, táxis licenciados e táxis compartilhados licenciados) têm caracteres pretos em fundo amarelo e com formato LL NNN. Como esses veículos são relativamente poucos, o código da região não muda com frequência; em Moscou, por exemplo, placas amarelas de "transporte público" ainda recebiam o código 77 em dezembro de 2009. (Nota: este tipo não deve ser confundido com as placas amarelas de aparência semelhante agora extintas, com o formato LL NNN L, que foram emitidas antes de 2002 para carros registrados para empresas estrangeiras que operam na Rússia; o último tipo fo retirado de circulação)
As placas para reboques e semirreboques têm cores muito semelhantes aos veículos de passageiros normais, mas com o formato LL NNNN. Até julho de 2008, essas placas tinham que ser duplicadas na superfície traseira do trailer, em letras grandes.
Placas de trânsito temporário. Feitas de papel laminado brilhante com adesivo holográfico no canto superior esquerdo.
Placas temporárias de exportação possuem um Т na parte esquerda da placa.

Placas especiais nas categorias acima nunca exibem a bandeira russa, exceto para reboques.

Existem séries especiais (geralmente começando com A) reservadas para funcionários do governo (por exemplo, A 001 AA geralmente pertence ao governador da região). As placas dos funcionários do governo federal originalmente tinham uma bandeira maior em vez do código regional, mas agora esse tipo também foi retirado de circulação.

Homens de negócios ricos, políticos importantes e senhores do crime costumam usar placas especiais (para governo ou polícia) adquiridas ilegalmente para obter tratamento preferencial da polícia de trânsito como símbolo de status. Geralmente, isso é usado em conjunto com uma sirene piscando. A Sociedade das Sirenes Azuis é um movimento de protesto que se opõe a essa tendência. [1]

A partir de 2014, existem novos códigos para chapas russas; número 82 para a República da Crimeia e 92 para Sebastopol. A Federação Russa anexou a Crimeia, até então parte da Ucrânia e agora a administra como duas unidades federativas russas: a República da Crimeia e a cidade federal de Sebastopol. A Ucrânia, apoiada pela maioria da comunidade internacional, recusa-se a aceitar a anexação e continua a afirmar seu direito sobre a península. Os veículos com essas placas podem ter dificuldade em entrar nos países que reconhecem a Crimeia como território ucraniano e que, portanto, consideram inválidos os documentos emitidos pela Federação Russa na Crimeia.

Problema de esgotamento[editar | editar código-fonte]

Conforme disposição governamental, apenas 1.726.272 combinações podem ser emitidas dentro de uma unidade de administração (dígitos 000 não são permitidos). Em certas regiões, o número de veículos excede esse número e a combinação não pode ser reutilizada após a retirada do veículo do registro. Tudo isto cria um problema de esgotamento de combinações.

Uma solução de curto prazo foi a introdução de mais códigos para essas regiões. Assim, algumas regiões possuem dois ou três códigos emitidos, a cidade de São   Petersburgo tem quatro, o oblast de Moscou tem seis e a capital federal, Moscou, tem nove códigos. Mas isso não resolve completamente o problema, pois as autoridades podem acabar ficando sem códigos regionais de três números, e um quarto dígito não caberá sem alterar o layout padronizado da placa. Desde outubro de 2013, quando um veículo é registrado para um novo proprietário, a placa de registro pode permanecer no veículo e um novo número de registro não é necessário, mesmo se o veículo estiver registrado em outra região.

Códigos regionais[editar | editar código-fonte]

Códigos de matrícula de veículos regionais russos

Os códigos regionais de matrícula de 01 a 89 correspondiam originalmente à ordem numérica das divisões federais da Rússia, conforme listado no artigo 65 da Constituição russa no momento da criação da norma, em 1993. Nos anos seguintes, alguns códigos foram reatribuídos ou descontinuados (por exemplo, o número de código 20 da República Chechena: para impedir registros ilegais, todos os veículos da Chechênia foram registrados novamente). À medida que as regiões populosas começaram a ficar sem combinações de placas, também foram atribuídos novos códigos após o código 89. Códigos de três dígitos adicionais foram criados adicionando "1" ou "7" ao código regional existente (por exemplo, 02 e 102 para o Bascortostão ou 16, 116 e 716 no Tartaristão).[2] O novo número mais recente a ser emitido foi o código 761 para o oblast de Rostov depois que o código 161 ficou sem todas as combinações possíveis em 19 de janeiro de 2019. As regiões com um asterisco (*) ao lado estiveram envolvidas em fusões com outras regiões e têm seus códigos listados com um asterisco com a região da qual agora fazem parte.

Em junho de 2014, o código 82 (anteriormente registrado no Distrito Autônomo de Koryak) passou a ser usado para indicar registros na República da Crimeia, enquanto Sebastopol adotou um novo código, 92. O motivo da decisão de usar o código 82 foi porque, entre o início desse formato de placa e a fusão do distrito, o distrito autônomo de Koryak registrou apenas 1548 placas de automóveis civis (começando com A001AA/82 e terminando em B549AA/82) e ainda menos de outros tipos (alguns tipos, tais como as placas de veículos do transporte público, nunca foram emitidas na região).

Código(s) Região da Federação Russa
01 República da Adigueia
02, 102, 702 República do Bascortostão
03 República da Buriácia
04 República de Altai
05 República do Daguestão
06 República da Inguchétia
07 Répública da Cabárdia-Balcária
08 República da Calmúquia
09 Républica de Carachai-Circássia
10 República da Carélia
11 República de Komi
12 República de Mari El
13, 113 República da Mordóvia
14 República de Sakha
15 República da Ossétia do Norte–Alânia
16, 116, 716 República do Tatarstão
17 República de Tuva
18 República da Udmúrtia
19 República da Cacássia
(20), 95 República da Chechênia
21, 121 República da Chuváchia
22, 122 Krai de Altai
23, 93, 123, 193 Krai de Krasnodar
24, 84*, 88*, 124 Krai de Krasnoyarsk
25, 125 Krai do Litoral
26, 126 Krai de Stavropol
27 Krai de Khabarovsk
28 Oblast de Amur
29 Oblast de Arcangel
30 Oblast de Astracã
31 Oblast de Belgorod
32 Oblast de Bryansk
33 Oblast de Vladimir
34, 134 Oblast de Volgogrado
35 Oblast de Vologda
36, 136 Oblast de Voronezh
37 Oblast de Ivanovo
38, 85*, 138 Oblast de Irkutsk
39, 91 Oblast de Kaliningrado
40 Oblast de Kaluga
41, 82* Krai de Kamchatka
42, 142 Oblast de Kemerovo
43 Oblast de Kirov
44 Oblast de Kostroma
45 Oblast de Kurgan
46 Oblast de Kursk
47, 147 Oblast de Leningrado
48 Oblast de Lipetsk
49 Oblast de Magadan
50, 90, 150, 190, 750, 790 Oblast de Moscou
51 Oblast de Murmansk
52, 152 Oblast de Nijni Novgorod
53 Oblast de Novgorod
54, 154 Oblast de Novosibirsk
55 Oblast de Omsk
56, 156 Oblast de Oremburgo
57 Oblast de Oriol
58 Oblast de Penza
59, 81*, 159 Oblast de Perm
60 Oblast de Pskov
61, 161, 761 Oblast de Rostov
62 Oblast de Ryazan
63, 163, 763 Oblast de Samara
64, 164 Oblast de Saratov
65 Oblast de Sacalina
66, 96, 196 Oblast de Sverdlovsk
67 Oblast de Smolensk
68 Oblast de Tambov
69 Oblast de Tver
70 Oblast de Tomsk
71 Oblast de Tula
72 Oblast de Tiumen
73, 173 Oblast de Ulianovsk
74, 174, 774 Oblast de Tcheliabinsk
75, 80* Krai da Transbaicália
76 Oblast de Iaroslavl
77, 97, 99, 177, 197, 199, 777, 797, 799 Moscou
78, 98, 178, 198 São Petersburgo
79 Oblast autônomo Judaico
80* Okrug de Agin-Buryat
81* Okrug de Komi-Permyak
82 República of Crimeia
83 Okrug autônomo da Nenétsia
84* Okrug autônomo de Taymyria
85* Okrug de Ust-Orda Buryat
86, 186 Okrug autônomo de Khânia-Mânsia
87 Okrug autônomo de Tchukotka
88* Okrug autônomo de Evenkia
89 Yamalo-Nenets Autonomous Okrug
92 Sebastopol
94 Territórios externos à Rússia, com administração russa, tais como Baikonur

Códigos dos escritórios de representação diplomática e organizações internacionais[editar | editar código-fonte]

014 é o código atribuído à Noruega na Rússia

De acordo com a Ordem 282 do Ministério do Interior, de 28 de março de 2002:[2]

Código País / organização internacional
001  United Kingdom
002  Germany
003  Canadá
004  Estados Unidos
005  Japão
006  Espanha
007  França
008  Bélgica
009  Grécia
010  Dinamarca
011  Itália
012  Luxemburgo
013  Países Baixos
014  Noruega
015  Turquia
016  Austrália
017  Áustria
018  Argélia
019  Egito
020  Ruanda
021  Argentina
022  Afeganistão
023  Birmânia
024  Bolívia
025  Brasil
026  Burundi
027  Gana
028  Bangladesh
029  Guiné
030  Zâmbia
031  Peru
032  Índia
033  Indonésia
034  Jordânia
035  Iraque
036  Irã
037  Irlanda
038  Islândia
039  Camboja
040  Quênia
041  Chipre
042  República do Congo
043  Costa Rica
044  Kuwait
045  Laos
047  Líbano
048  Líbia
049  Mali
050  Marrocos
051  México
052    Nepal
053  Nigéria
054  Venezuela
055  Nova Zelândia
056  Paquistão
057  Burkina Faso
058  Senegal
059 N/A[a]
060  Somália
061  Sudão
062  Serra Leoa
063  Tailândia
064  Tanzânia
065  Tunísia
066  Uganda
067  Uruguai
068  Filipinas
069  Finlândia
070  Sri Lanka
071  Chade
072   Suíça
073  Suécia
074  Equador
075  Etiópia
076  Angola
077  República Democrática do Congo
078  Colômbia
079  Camarões
080  Guiné-Bissau
081  Portugal
082  Bulgária
083  Hungria
084 N/A
085 N/A
086  Polônia
087  Coreia do Norte
088  Cuba
089  Mongólia
090  China
091  Romênia
092 N/A[b]
093  Sérvia
094  Benim
095  Gabão
096  Guiana
097  Mauritânia
098  Madagascar
099  Malásia
100  Níger
101  Singapura
102  Togo
103  República Centro-Africana
104  Jamaica
105  Iêmen
106 N/A[c]
107  Palestina
108  Nicarágua
109  Moçambique
110  Guiné Equatorial
111 Ordem Militar Soberana de Malta[d]
112  Malta
113  Cabo Verde
114 N/A
115  Zimbábue
116  Emirados Árabes Unidos
117  Costa do Marfim
118  Namíbia
119 N/A[e]
120  Omã
121  Catar
122 N/A[f]
123 N/A[g]
124  Coreia do Sul
125  Chile
126  Panamá[h]
127  Israel
128  Macedônia do Norte[i]
129  Albânia
130 N/A[j]
131  Cidade do Vaticano
132  Lituânia
133  Síria
134  Estônia
135  Letônia
136  Bahrein
137  África do Sul
138  Armênia
139 N/A[k]
140  Arábia Saudita
141  Eslovênia
142  Usbequistão
143  Quirguistão
144  Croácia
145  Azerbaijão
146  Ucrânia
147  Moldávia
148  República Tcheca
149  Eslováquia
150  Bielorrússia
151  Tajiquistão
152  Turcomenistão
153  Cazaquistão
154  Guatemala
155  Bósnia e Herzegovina
156  Eritreia
157  Paraguai
158  Geórgia
159  Brunei
160  Gâmbia
161  Vietnã
162  Maurícia
163  República Dominicana
164  Montenegro
165  Ossétia do Sul
166  Abecásia
167  Djibouti
168  Sudão do Sul
169  El Salvador
499 Comissão Europeia
500 Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento
501 N/A[l]
502 N/A[m]
503 Liga Árabe
504 Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento
505 Fundo Monetário Internacional
506 Organização Internacional de Migração
507 Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
508 Comitê Internacional da Cruz Vermelha
509 Corporação Financeira Internacional
510 Nações Unidas Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO)
511  Nações Unidas
512 UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
514 Banco Internacional para a Complementação Econômica
515 Banco Internacional de Investmentos
516 Intersputnik - Organização Internacional de Comunicações Espaciais
517 Centro Internacional de Informação Científica e Técnica
518 Centro Técnico e Científico Internacional
520 OrganizaçãoInternacional do Trabalho
521 Interelectrode - Organização Internacional para a Cooperação Econômica, Científica e Técnica na Indústria Elétrica
522 Centro de Coordenação da Comissão Intergovernamental para Cooperação Maquinário de Computação
523 Comunidade dos Estados Independentes Comitê Executivo da Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
524 Agência Espacial Europeia
525 Organização de Patentes Eurasiáticas
526 Antiga Comissão de Coordenação Taipé-Moscou para Cooperação Econômica e Cultural
527 Comunidade dos Estados Independentes Sede da Coordenação de Cooperação Militar dos países-membros da Comunidade dos Estados Independentes
528 Interstate Bank
529 Comunidade Econômica Eurasiática
530 Instituto Internacional de Pesquisa de Problemas de Gerenciamento
531 Organização do Tratado de Segurança Coletiva
532 Comunidade dos Estados Independentes Comitê Estatístico Intergovernamental da CEI
533 Comunidade dos Estados Independentes Secretaria do Conselho da Assembleia Interparlamentar dos estados-membros da CEI
534 Banco de Desenvolvimento Eurasiático
535 Comunidade dos Estados Independentes Fundação Intergovernamental para a Cooperação Educacional da CEI
555 Comissão Econômica Eurasiática
556 Escritório do Conselho Europeu na Rússia
557 Comunidade dos Estados Independentes Centro Antiterrorismo dos países-membros da CEI
900 Cônsules honorários

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. O código 059 é o código anterior para a Síria. O código atual desse país é 133.
  2. O código 092 é o antigo código da Tchecoslováquia. Atualmente, os códigos para a República Tcheca e a Eslováquia são respectivamente 148 e 149.
  3. O código 106 era o antigo código da República Centro-Africana. O código atual do país é 103.
  4. Anteriormente, o código 111 era atribuído ao Conselho para Assistência Econômica Mútua, substituído pela Ordem Militar Soberana de Malta.
  5. O código 119 é o antigo código da África do Sul. O código atual desse país é 137.
  6. O código 122 é o antigo código da Liga Árabe, que atualmente usa o código 503.
  7. O código 123 era usado por Liechtenstein.
  8. Anteriormente, o código 126 era usado pela UNESCO, que passou ao código 512.
  9. Anteriormente, o código era usado pela União Europeia, que representada pela Comissão Europeia, agora utiliza o código 499.
  10. O código 130 era utilizado por organizações internacionais em geral.
  11. O código 139 era o antigo código da Geórgia, que atualmente usa o código 158.
  12. O código 501 era usado pelo Centro Internacional das Nações Unidas.
  13. O código 502 era usado pela Comissão Europeia, que atualmente emprega o código 499.

Referências