Saltar para o conteúdo

Antônio Houaiss: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LijeBot (discussão | contribs)
clean up - imagem > ficheiro, Replaced: [[Imagem: → [[Ficheiro: (2), utilizando AWB
Meiaponte (discussão | contribs)
Linha 10: Linha 10:


==Pronúncia da palavra Houaiss==
==Pronúncia da palavra Houaiss==
O sobrenome Houaïss é de origem árabe (Líbano) e recebeu esta transliteração por influência do francês. Por isso, deve ser lido seguindo as normas francesas, [‘wajs] ou [‘uajs]. Alternadamente, há ramos desta família que usam a forma aportuguesada simplificada Uais.
Segundo Helena Figueira<ref>[http://linguistica.publico.clix.pt/duvida.aspx?id=2126 Como se lê Houaiss?]</ref>, na seção de dúvidas do site português http://linguistica.publico.clix.pt, o sobrenome Houaiss é pronunciado como [‘wajs] ou [‘uajs]. Sendo o símbolo [w] de som correspondente ao 'u' de 'quase' e o símbolo [u] correspondente ao 'u' da palavra 'nua', enquanto que o [aj] assemelha-se ao 'ai' de 'caixa' e o símbolo [s] ao 'ss' de 'massa'. O símbolo [‘] precede o fonema tônico da palavra.
Em vista disso, é totalmente injustificada a pronúncia à inglesa, como sugerem vários usuários, [hawais].


==[[Ficheiro:Lorbeerkranz.png|40px]] Academia Brasileira de Letras==
==[[Ficheiro:Lorbeerkranz.png|40px]] Academia Brasileira de Letras==

Revisão das 08h49min de 23 de outubro de 2009

Antônio Houaiss (Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1915 – Rio de Janeiro, 7 de março de 1999) foi um intelectual brasileiro.

Houaiss era o quinto de sete filhos de um casal de imigrantes libaneses, Habib Assad Houaiss e Malvina Farjalla, radicados no Rio de Janeiro. Com dezesseis anos, começou a lecionar português, atividade que exerceu durante toda sua vida. Intelectual de destaque, Houaiss foi filólogo, escritor, crítico literário, tradutor e diplomata e Ministro da Cultura.

Ocupou diversos cargos importantes como presidente da Academia Brasileira de Letras, Ministro da Cultura e membro da Academia das Ciências de Lisboa. A revista Veja chegou a defini-lo como o "maior estudioso das palavras da língua portuguesa nos tempos modernos".

Autor de dezenove livros, Houaiss organizou e elaborou as duas enciclopédias mais importantes já feitas no Brasil, a Delta-Larousse e a Mirador Internacional. Publicou dois dicionários bilíngües inglês-português, organizou o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Entre seus trabalhos de tradução está o romance Ulisses de James Joyce.

Em 1986, Houaiss iniciou, com o seu co-autor Mauro de Salles Villar, o mais ambicioso projeto de sua vida — o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa —, assumindo o desafio de publicar o mais completo dicionário da nossa língua, só concluído após a sua morte e levado a cabo pelo grupo chefiado por Mauro Villar, hoje reunidos no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, com sede no Rio de Janeiro, e na Sociedade Houaiss Edições Culturais, sediada em Lisboa.

Pronúncia da palavra Houaiss

O sobrenome Houaïss é de origem árabe (Líbano) e recebeu esta transliteração por influência do francês. Por isso, deve ser lido seguindo as normas francesas, [‘wajs] ou [‘uajs]. Alternadamente, há ramos desta família que usam a forma aportuguesada simplificada Uais. Em vista disso, é totalmente injustificada a pronúncia à inglesa, como sugerem vários usuários, [hawais].

Academia Brasileira de Letras

Houaiss foi o quinto ocupante da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 1 de abril de 1971 na sucessão de Álvaro Lins. Foi recebido pelo acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco em 27 de agosto de 1971, e recebeu os acadêmicos Antonio Callado e Sergio Paulo Rouanet.

Foi presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1996.

Notas e referências

Ligações externas

Precedido por
Beni Carvalho
ABRAFIL - cadeira 14
19601999
Sucedido por
Mauro de Salles Vilar
Precedido por
Álvaro Lins
ABL - cadeira 17
19711999
Sucedido por
Affonso Arinos de Mello Franco
Precedido por
Sérgio Paulo Rouanet
Ministro da Cultura do Brasil
19921993
Sucedido por
José Jerônimo Moscardo de Sousa