Merval Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merval Pereira Academia Brasileira de Letras
Nascimento 24 de outubro de 1949 (67 anos)
Rio de Janeiro,Rio de Janeiro1908.gif Distrito Federal
Nacionalidade  Brasileiro
Ocupação Jornalista e escritor

Merval Pereira Filho (Rio de Janeiro, 24 de outubro de 1949) é um jornalista e escritor brasileiro, funcionário das Organizações Globo e membro da Academia Brasileira de Letras. É neto pelo lado materno do ex-senador Clodomir Cardoso.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tendo ocupado diversos cargos nas Organizações Globo ao longo da carreira, Merval é colunista do jornal O Globo bem como comentarista político da rede CBN e do canal a cabo GloboNews.

É conselheiro do Centro de Estudos da América da Universidade Candido Mendes e membro do Board of Visitors do John S. Knight Fellowships da Universidade Stanford[1].

Em 2009 recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade Columbia nova-iorquina concedido todos os anos pela escola de Jornalismo da Universidade de Columbia às coberturas informativas na América Latina e no Caribe. [2].

Lorbeerkranz.pngMembro da Academia Brasileira de Letras[editar | editar código-fonte]

Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2 de junho de 2011 para a cadeira 31,[3][4]a qual assumiu em 23 de setembro do mesmo ano.[5]

À época, sua eleição reacendeu as discussões sobre quem merece entrar na ABL e quais seriam os requisitos para de ingresso. Segundo o crítico literário Fábio Lucas, membro das academias Paulista e Mineira de Letras e candidato derrotado à ABL em 2008, "as academias [a ABL e as estaduais] estão reunindo mais notáveis de outras áreas do que da literatura. É justo que aspiremos um maior número de escritores." Merval tinha então apenas dois livros publicados (um deles é uma reunião de artigos seus; o outro é uma série de reportagens, em coautoria).[6][7]

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Mensalão, o dia a dia do maior julgamento da história da política do Brasil, Editora Record, 2013
  • O Lulismo no Poder, Editora Record, 2010
  • A segunda guerra: sucessão de Geisel, Brasiliense, 1979 - com André Gustavo Stumpf

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Moacyr Scliar
Lorbeerkranz.png ABL - oitavo acadêmico da cadeira 31
2011 — atualidade
Sucedido por


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.