Usuário:Renato de Carvalho Ferreira/Arquivo/2017

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Discussão de bloqueio de Foreverman[editar | editar código-fonte]

Voltei....[editar | editar código-fonte]

....e ainda me divirto quando cada edição tua em Família Ducas gera 7 avisos diferentes pra mim! Sei que é notícia velha, mas tô arrasado com a morte da Luiza. Perdi alguma coisa que você ache importante eu me envolver? Quero voltar a escrever urgente. Passei quase quatro meses carregando imagens e estou com o saco cheio do Commons... José Luiz disc 00h14min de 3 de janeiro de 2017 (UTC)

Maravilha que você voltou. É bom vê-lo de volta.--Rena (discussão) 01h05min de 3 de janeiro de 2017 (UTC)
E sim, realmente é triste. É triste pela morte dela em si, mas também pela perda de mais uma editora competente frente a um mar de pseudo-editores que povoam essas bandas.--Rena (discussão) 01h13min de 3 de janeiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Orai Sebastião Jr[editar | editar código-fonte]

Mapa[editar | editar código-fonte]

Quando puder, dá uma olhada neste mapa? (i) Está escrito "Siracura" e não "Siracusa"; (ii) A Batalha de Útica foi realizada em 203 a.C. e não em 259 a.C.; Boas! José Luiz disc 21h48min de 5 de janeiro de 2017 (UTC)

Bem observado José Luiz! Rena, aproveita e corrige também na mesma linha de Siracusa onde está en em vez de em. E aí viaja até os Alpes e troca "Tessino" por "Ticino". Pedrassani (discussão) 22h31min de 5 de janeiro de 2017 (UTC)
Eu já corrigi, mas não identifiquei o erro em Siracusa.--Rena (discussão) 01h06min de 6 de janeiro de 2017 (UTC)
Na legenda, ao lado do quadradinho amarelo está escrito "Siracura". José Luiz disc 11h39min de 6 de janeiro de 2017 (UTC)

Simeonte[editar | editar código-fonte]

Olá Rena,

Como você é notória e polemicamente o principal editor dessa parte, será que você poderia por favor me confirmar a tradução do grego "Simóeis", do artigo supracitado, como "Simeonte"? O Google Acadêmico não me retorna nada e o Books traz apenas uma tradução de um poema de Baudelaire, lançada em 2013 sendo que o artigo é de 2012. Acredito que esteja correta, até porque acho difícil inventarem nomes assim, mas o artigo não tem fontes e uma opinião mais adequada que a minha seria bem vida. Desde já agradeço. - Épico (disc)/(contrib) 08h37min de 6 de janeiro de 2017 (UTC)

Épico D​ C​ E​ F, você corrigiu para a forma acertada do nome. Não haveria como, a meu ver, o nome ser transcrito em português trocando a ordem das vogais "oe" para "eo" e me parece que quem o fez anos atrás se baseou no nome Simeão (que grafa-se como Simeon nas transliterações) ou qualquer coisa do gênero para preferir colocar o "e" antes do "o". Dito isto, o "is" é um tanto complicado ali. Os nomes gregos terminados em "is", ao menos no grego clássico, dificilmente ou nunca tem alterações como em Adônis, Britomartis, etc. Apesar de até haver fonte para a forma com "nte", ela é ignorada pelos dicionários de mitologia, que preferem chamá-lo "Simóis", preservando o acento grego e removendo o ditongo "oe" que é mudo para todos os efeitos.--Rena (discussão) 21h25min de 6 de janeiro de 2017 (UTC)
Entendo. Agradeço muitíssimo pela sua valiosa contribuição. - Épico (disc)/(contrib) 21h42min de 6 de janeiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio:Gustavopédia[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Gustavopédia[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Detetive Zero 3[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Gustavo C.[editar | editar código-fonte]

Revolta Ibérica de 197-195 a.C.[editar | editar código-fonte]

Não consigo arrumar as "harvref"s desse artigo. Me ajuda? Boas! José Luiz disc 01h02min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

Thx. Dei um tapa e consegui fazer os números das páginas aparecerem! José Luiz disc 23h28min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)
Os números estão funcionando, mas parece que ainda tem que ser verificada bibliografia porque o harv não está funcionando. Quando você clica em vários dos hiperlinques eles não redirecionam para o livro/artigo correspondente. Eu vou olhar com calma hoje ou amanhã.--Rena (discussão) 00h34min de 11 de janeiro de 2017 (UTC)

Compartilhe suas experiências e comentários como wikimedista na nossa nova pesquisa[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Essa pesquisa foi projetada para receber comentários sobre o trabalho atual da WMF, não sobre sua estratégia a longo prazo.
  2. Por questões legais: nenhuma compra necessária. Deve ser maior de idade para participar. Patrocínio pela Fundação Wikimedia, localizada em 149 New Montgomery, São Francisco, CA, EUA, 94105. Válido até 31 de janeiro de 2017. Nulo onde esteja proibido. Clique aqui para ver as regras do concurso.(em inglês).

Guerra contra Nábis[editar | editar código-fonte]

Opa! Chato-mor novamente! Tudo bem? Acabei o artigo acima, destacado em várias wikis, mas estou bem inseguro com algunstodos os nomes próprios (especialmente en:Philopoemen). Prato cheio pra uma das suas grandes revisões.... José Luiz disc 23h30min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

Gythium aparece como "Gítio" em Lúcio Quíncio Flaminino e "Giteio" em Tito Quíncio Flaminino...
Gorgopas aparece com e sem acento em vários artigos. É um problema para vários dos nomes ali.

José Luiz disc 23h56min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)

Campânia[editar | editar código-fonte]

Caro colegas. Antes de tudo, um pouco mais de polidez no trato com os outros usuários ajudaria. Isso posto, queria lhe pedir qual seria o erro que cometi ao acrescentar aquela frase em italiano. Uma rápida pesquisa levaria você a se dar conta que estou certo. Esclarecendo: o regime constitucional italiano não prevê capitais regionais. A única capital é Roma. As outras, nas regiões, são justamente Capoluogo di Regione, Como fica difícil traduzir corretamente essa expressão, podemos deixar capital, mas para sermos rigorosos e precisos temos que acrescentar a expressão correta. Qualquer dúvida estou aqui. Anarchiste nihiliste (discussão) 13h59min de 12 de janeiro de 2017 (UTC)

Anarchiste nihiliste D​ C​ E​ F, não estou questionando a precisão da informação, só estou sendo enfático a dizer que a forma como aquela frase está escrita não passa a mensagem que você quer com a frase em italiano. Se o problema é "capital" então aquilo precisa ser substituído por alguma coisa correspondente que se aproxime do que o italiano quer fazer crer, como "sede regional" ou algo do gênero ou pelo menos alguma nota explicativa tem que ser adicionada. Simplesmente jogar ali não vai auxiliar em nada, fora que é o único artigo que tem a dita frase dentre todas as regiões italianas. Além disso, o que me levou a reverter sua edição foi porque você inadvertidamente reverteu minha edição e mais coisas foram perdidas no processo. Att.--Rena (discussão) 14h11min de 12 de janeiro de 2017 (UTC)

Caro colega. Entendi, obrigado pelos esclarecimentos. Vou colocar uma nota. Quanto ao fato que você menciona: sim, é verdade. Por isso todos os artigos sobre regiões e províncias da Itália deveriam ser corrigidos explicando que não se trata de capitais mas sim de Capoluogo de Região e de Capoluogo de Provincia. Boas edições. Anarchiste nihiliste (discussão) 14h50min de 12 de janeiro de 2017 (UTC)

Café dos administradores[editar | editar código-fonte]

Prezado(a) administrador(a),

Um tópico recentemente aberto no café dos administradores requer a sua atenção. Por favor, caso tenha disponibilidade, acesse a discussão aqui.

Agradeço antecipadamente a sua atenção, RadiX, usando o recurso MassMessage. 01h20min de 15 de janeiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Armagedon2000[editar | editar código-fonte]

Convite[editar | editar código-fonte]

Caro Renato, gostaria de convidá-lo a participar desta votação, que tem registrado muitos a favor da promoção de um artigo a destacado, sem que este tenha quaisquer chances de ser eleito. Como as solicitações do proponente têm mostrado efeito (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7), pensei em revidar com a mesma moeda, mas desta vez convidando editores que realmente leem os artigos. Certamente, és um deles. Raul Caarvalho (discussão) 22h07min de 17 de janeiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Rodrigo Padula[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de José Brasileiro[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Censores romanos[editar | editar código-fonte]

Fala aí, Rena! Tudo bem? Vou arrumar esta semana o artigo censor romano e passei os olhos neste template que você criou uns anos atrás. Creio que os nomes estão corretos agora, mas acho que seria melhor transformar tudo em uma lista, até pra facilitar a consulta e a conciliação. Colocar esse monstrengo nas páginas vai bagunçar completamente a lista de afluentes dos mais de 150 censores conhecidos.... Animado? José Luiz disc 16h57min de 24 de janeiro de 2017 (UTC)

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar | editar código-fonte]

Reis nórdicos[editar | editar código-fonte]

HCa D​ C​ E​ F, você já certamente percebeu o quanto eu alterei as edições que fez nos artigos recém-criados de muitos dos reis nórdicos. O trabalho está no caminho, mas vejo que há um problema. Como você está se orientando para organizar a linha sucessória dos reis? Está seguindo algum autor específico ou está seguindo a forma como as demais wikipédias estão organizando? Por exemplo se nos guiarmos pela fonte História de todos os reis dos Godos e dos Suíones a sucessão fica totalmente confusa e os nomes não batem na ordem, com alguns vindo antes de outros quando, pela lista que você adicionou, deveriam vir depois.--Rena (discussão) 22h18min de 6 de fevereiro de 2017 (UTC)

Olá Renato! Na realidade é impossível fazer uma lista exata e perfeita destes reis, devido às fontes referirem listagens diferentes, incluindo reis diferentes, e referências dessemelhantes e até contraditórias. Ao fim e ao cabo, são personagens mais imaginárias do que históricas. Neste mesmo momento, tenho em cima da mesa a "Svensk historia" de Alf Henrikson e a "Från Oden till Vasa" de Lars Ulwencreutz, e procuro ordem e estrutura na dinastia Casa de Ivar Braço Longo. Segundo um, Ósteno, o Barrigudo precedeu Ragnar Calças Peludas, segundo o outro foi o contrário. Segundo um, a dinastia tem 8 reis, segundo o outro 23. O próprio título de rei, pode designar um soberano absoluto ou um soberano vassalo. A História de todos os reis dos Godos e dos Suíones é mais um contributo para a tarefa de escrever a "lista dos reis suecos" (svenska kungalängden). Seguindo o critério da verificabilidade, e apoiando o texto nas diversas fontes disponíveis, inclino-me mais neste momento para listas das dinastias lendárias e/ou proto-históricas sem caráter completamente sequencial, tendo as indicações de datas um cunho auxiliar, nem sempre congruente.
Nos artigos por mim redigidos, recorro a fontes originais como a Lista dos Inglingos (do poeta norueguês Tiodolfo de Hvinir do século IX), a Saga dos Inglingos (do historiador islandês Esnorro Esturleu do século XIII), a História da Noruega (de anónimo do século XII), a Feitos dos Danos (do historiador dinamarquês Saxão Gramático do século XII), a Livro dos Islandeses (do historiador islandês Ari, o Sábio do século XII), e o poema anglo-saxão Beovulfo (do século XI), assim como obras modernas como a "Sveriges historia" de Jan Melin, o "Sverigeboken" de Olof Thaning, e a "Svensk historia" de Alf Henrikson. Entre os sítios da Internet que utilizo mais, estão o "Dicionário Biográfico Sueco", o "Tacitus.nu", e o "Bengans historiasidor". Costumo igualmente consultar a Wikipédia sueca, norueguesa, dinamarquesa, inglesa, francesa, espanhola e italiana.HCa (discussão) 07h53min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC)
HCa D​ C​ E​ F, agradeço a resposta. Outra coisa, quando você cita os livros ao fim do último parágrafo eles estão referenciando o último parágrafo ou o texto todo? Se for o texto todo você precisa citá-lo antes e colocar onde está <ref> no início de cada livro o complemente "name=", ou seja, se você vai citar a página 50 do Tiodolfo você coloca <ref name=Tjod50>{{citar livro... Ai quando você quiser repetir essa citação você pega somente a partícula ref e repete adicionando "/", ou seja, ref name=Tjod50 />. Isso automaticamente vai fazer com que o sistema reconheça que são a mesma fonte.--Rena (discussão) 19h03min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de LeoFaria[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar | editar código-fonte]

Arqueologia[editar | editar código-fonte]

Oi, como vai? Tem esse artigo na anglófona, Sherd, e parece ser sobre arqueologia. Sabe como se traduz isso para o português? Eu traduzi como "caco", mas não sei se está bom. Desculpe, não sei nada sobre arqueologia. Sdç. --Zoldyick (Discussão) 03h08min de 9 de fevereiro de 2017 (UTC)

sherd é inglês pra caco ou fragmento, mas como ali o texto está falando somente de cerâmica (tem até potsherd na primeira linha) então traduza como caco.--Rena (discussão) 03h11min de 9 de fevereiro de 2017 (UTC)
E não estranhe ter dificuldade em conseguir achar termos apropriados em português para os "termos" (que às vezes nem são bem termos como é aqui o caso) arqueológicos. A maioria, pra não dizer todos, tem algum tipo de correspondência, mas nem sempre é facilmente perceptível ou acessível aos que não estão familiarizados. Arquitetura também é outra área que complica muito saber os nomes em português quando você não tem certo domínio ou noção do que está querendo dizer.--Rena (discussão) 03h15min de 9 de fevereiro de 2017 (UTC)
Obrigado. Então, já que você deve estar fazendo colação de grau, já deve estar pensando numa iniciação, certo? Pensa em algum programa? Assiriologia ou estudos orientais parece ser sua cara. --Zoldyick (Discussão) 03h38min de 9 de fevereiro de 2017 (UTC)
Eu ainda não estou fazendo colação de grau, mas na verdade estou fazendo iniciação (começando pelo menos) sobre a diplomacia durante o Período de Amarna entre o Império Novo e os Estados do Oriente Médio (Alaxia, Império Hitita, Babilônia, Assíria e Mitani). Meu orientador está lendo novamente meu projeto e se ele concordar que está bom eu já vou submetê-lo à avaliação da FAPESP para iniciar a pesquisar.--Rena (discussão) 03h42min de 9 de fevereiro de 2017 (UTC)

Referências em trecho de texto[editar | editar código-fonte]

Olá Renato! Gostaria de perguntar se há alguma diretiva ou ideia no que respeita a referências num trecho de um texto. No caso concreto do artigo sobre Johannes Bureus, há uma referência no interior de uma frase e duas referências no final do parágrafo. A minha questão é se não seria mais equilibrado ter as três referências no final do parágrafo?--HCa (discussão) 07h44min de 9 de fevereiro de 2017 (UTC)

HCa D​ C​ E​ F, você pode por onde quiser, desde que a fonte citada esteja no fim da informação citada. Exemplo esdrúxulo: "Maria foi a feira". Você pega dois livros, um que só fala da Maria e outro que só fala que uma mulher foi a feira. Você vai por o primeiro perto da Maria e o segundo perto da feira. Nunca deixa linhas sem referenciar. Pegue Dinastia dos Baltos como exemplo.--Rena (discussão) 07h54min de 9 de fevereiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Shgür Datsügen[editar | editar código-fonte]

Gotlândia Ocidental[editar | editar código-fonte]

Olá Renato! Acerca da sua alteração do texto da Lei da Gotlândia Ocidental, em que substituiu Västgötalagen por Lei da Gotlândia Ocidental, eu gostaria de desenvolver um raciocínio consigo sobre as transposições de Västergötland para Gotlândia Ocidental face a Gotland para Gotlândia: -Gotlândia Ocidental refere a parte ocidental da ilha da Gotlândia (designada aqui na Suécia por Västra Gotland). Västergötland é um termo histórico indicando a parte ocidental da Götaland, não da Gotland. Numa perspetiva de aportuguesamento dos nomes geográficos suecos, talvez fosse melhor fazer corresponder Västergötland a Gotalândia Ocidental, Östergötland a Gotalândia Oriental, assim como Götaland a Gotalândia e Gotland a Gotlândia. Qual é a sua opinião?--HCa (discussão) 12h12min de 11 de fevereiro de 2017 (UTC)

Olá HCa D​ C​ E​ F, em essência não vejo mal algum que se queira usar "Gotalândia" no lugar de Götaland, que em essência seria o caminho mesmo. Inclusive há fonte corroborando isso. Agora quanto a Västergötland e Östergötland eu ainda acho que "Gotlândia" é bem viável, pois é a forma registrada em referências de grande peso na literatura lusófona especializada. Além disso, os próprios termos suecos optam por fazer uso de götland, omitindo o "a" entre o "t" e o "l", escrevendo portando exatamente do mesmo modo que o nome da ilha. Além disso você felizmente trouxe outro dado crucial, quando falam em porção ocidental para a ilha usam Västra e não Väster + götland. Como você está me solicitando uma resposta eu vou fazer uma investigação e o mais rápido possível darei-lhe uma resposta quanto a isso. Por favor fique no aguardo.
Olá Renato! Só um pequeno detalhe: Gotland (/gót-land/; palavra designando uma ilha sueca) é uma palavra diferente de Götland (/iêt-land/; morfema nas palavras Väster-götland e Öster-götland). Um paralelo em português são as palavras goma e gema. Na língua sueca, as vogais /o/ e /ö/ são dois fonemas tão diferentes como /o/ e /e/ em português. Enquanto /o/ é uma vogal dura, /ö/ é uma vogal suave, influenciando a pronúncia da consoante antecedente de formas diferentes. Por isso /go/ é pronunciado /go/ e /gö/ é pronunciado /iê/. No caso português, goma - gô - ô, em contraste com gema - gê - ê. Do ponto de vista etimológico, Gotland vem de gut- (/gut/; habitante da Gotland) e Götaland vem de göta (/iêta/; habitante da Götaland).--HCa (discussão) 20h16min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC)
Essa informação toda deveria estar no artigo, pois facilita muito para os leitores identificarem a forma como os topônimos são pronunciados. Se você tiver tempo para fazê-lo e puder adicionar alguma fonte linguística ao lado ficaria muito agradecido. Uma nota de rodapé com tudo isso também. Caso você não saiba como fazer uma nota de rodapé me avise que eu te mostro.--Rena (discussão) 20h35min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC)
Olá Renato! Completei a entrada do artigo sobre a Gotlândia com "(pronúncia aproximada /gót-land/)" e da Gotalândia com "(pronúncia aproximada /iêta-land/)". Posso completar mais artigos com estas informações. Quanto a notas de rodapé, confesso que não sei qual é a sintaxe redacional, mas parece uma boa ideia. Ficaria muito grato se você me ajudasse.--HCa (discussão) 08h42min de 15 de fevereiro de 2017 (UTC)

Parlamento Sámi[editar | editar código-fonte]

Olá Renato! A antiga designação lapão é geralmente considerada pejorativa. As organizações do povo sámi, querem que se use o nome dado por este povo a si próprio, e não o nome depreciativo dado pelos colonizadores, tal como no caso dos Inuítes, dos Khoisan, dos Mapuches, dos Mbiás, etc... Hoje em dia na Suécia, é compacto o uso de sámi em vez de lapão. O nome dado pelos sámis ao seu parlamento é Sámediggi, Sámedigge, Saemiedigkie, Saemiedigkie, Sää´mte´ğğ, em sueco e norueguês Sametinget, e em finlandês Saamelaiskäräjät. Em inglês é usado Sami Parliament of Sweden, em francês Parlement saami de Suède, em russo Саамский парламент Швеции. Sugiro que o título do artigo seja reposto como Parlamento Sami da Suécia. Saudações redatoriais--HCa (discussão) 17h08min de 11 de fevereiro de 2017 (UTC)

HCa, entendo esse ponto também. Mas é importante frisar que nossa audiência é lusófona e não saami. No português em todas as suas variantes o povo ainda é designado "lapão" mediante sua latinização e o termo está inclusive dicionarizado. Por conta disso, tudo que se remete a saami deveria ser aportuguesado para lapão e suas variantes e quando for necessário pode ser adicionada uma nota explicando essa questão do nome, mas nunca perdendo de vista para qual audiência estamos transmitindo a informação. Aliás o português tem outros casos semelhantes a este. Os muçulmanos optam por querer chamar seu profeta Muhammad ou qualquer das possíveis variantes do nome quando já existe a forma consagrada "Maomé". Se você ler a discussão dessa referida personagem verá quanto tempo foi gasto com o nome desse indivíduo justamente por essa questão de respeito ao nome original por razões culturais.--Rena (discussão) 17h53min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC)
Olá Renato! Compreendo o seu ponto vista e aceito a sua decisão, embora não concorde completamente. É realmente um problema linguístico-político-cultural complicado. Eu próprio continuo a usar Pequim em vez de Beijing e Bombaim em vez de Mumbai.--HCa (discussão) 20h23min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC)
Felizmente o bom senso imperou na lusofonia e "Pequim" e "Bombaim" ainda estão em pleno uso, porém vários outros nomes, sobretudo topônimos, constantemente são ameaçados pelo mal uso de formas oriundos da anglofonia. E essa disseminação ocorre principalmente por influência dos jornais que optam mais por transmitir ipsis litteris o que veem lá fora do que se preocuparem em usar aquilo que o português é capaz de fornecer. Enfim...--Rena (discussão) 20h35min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio:Vitinhomouralaffadin[editar | editar código-fonte]

Aportuguesamentoa abusivos[editar | editar código-fonte]

Peço-lhe mais uma vez que não invente palavras portuguesas. No caso do sueco, as palavras nem sequer soam da forma como as escreveu. Está a empobrecer o projecto e prestar um péssimo serviço aos utilizadores da Wikipédia. A nossa língua já é suficientemente rica: dispensamos palavras inventadas para topónimos que conhecemos pelos seus nomes nativos. Cumprimentos Angrense (discussão) 00h07min de 15 de fevereiro de 2017 (UTC)

Angrense D​ C​ E​ F, não estou inventando absolutamente nada. já havia fonte registrando essa forma no próprio artigo do topônimo e é possível achar outras fontes corroborando. A minha reversão deveu-se ao fato de as categorias precisarem convergir quanto ao nome dos artigos e mesmo ciente de que o sueco vai invariavelmente pronunciar de forma diferente os topônimos isso não priva o português de adaptar os nomes à sua maneira como já feito com Estocolmo e Gotemburgo.--Rena (discussão) 00h11min de 15 de fevereiro de 2017 (UTC)

Pois é...[editar | editar código-fonte]

É assim, mas vai ser difícil manter o ritmo que estou muito ocupado. Veremos... Abz --Fulviusbsas (discussão) 12h31min de 15 de fevereiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Antero de Quintal[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Rodrigo Padula[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Chico Venancio[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar | editar código-fonte]

Seus comentários importam – Lembrete final para realizar a pesquisa global da Wikimedia[editar | editar código-fonte]

langx[editar | editar código-fonte]

Stegop D​ C​ E​ F, aproveitando meu pedido para criarmos uma infocaixa para os assentamentos da Suécia, você não teria fôlego para me explicar como criar novos padrões linguísticos para as predefinições lang e langx? Quero dizer, seguindo a ISO 639, o projeto ainda carece dos padrões para várias línguas (a citar o nórdico antigo) e quando tentamos utilizar em uma ou outra predefinição dá erro por não ser reconhecida a sigla.--Rena (discussão) 20h22min de 19 de fevereiro de 2017 (UTC)


Convite ao projeto Arqueologia[editar | editar código-fonte]

Percebemos seu interesse em arqueologia, então gostaríamos de convida-lo(a) a participar do Projeto Arqueologia.

Interessado em desvendar os resquícios das civilizações antigas? Preparado em aventurar-se nos segredos dos pilares da história da humanidade? Tem curiosidade sobre os sumérios, babilônios e assírios? Pronto para desvendar as artes dos antigos gregos e egípcios? Quer compreender as dinastias chinesas e japonesas? Então seu lugar é aqui, venha escavar conosco!


Hume42 17h03min de 21 de fevereiro de 2017 (UTC)

Anundo ou Amundo?[editar | editar código-fonte]

O príncipe sueco, filho do rei Emundo, o Velho, é conhecido na Suécia como Anundo, não Amundo. Anund é um velho nome nórdico, posivelmente originado no nórdico antigo Anda-wanduR. Outros Anundos conhecidos são o Anundo das Estradas (Bröt-Anund; rei lendário sueco do século VII), o Anund (Anoundus; rei sueco do século IX, segundo Rimbert), o Anundo de Uppsala (Anund Uppsale; rei sueco do século IX), o Anundo Jacó (Anund Jakob; rei sueco do século XI), o Anund Gårdske (Anund Gårdske; rei sueco do século XI), o Anundo Emundsson (Anund Emundsson; príncipe sueco do século XI), o Anund (bispo de Strängnäs do século XIII), o Anund Haraldsson (grande senhor do século XIII), o Anund Tunesson (revoltoso do século XIII), etc... Em Västerås existe um monte funerário chamado "Anunds hög" (Monte de Anundo), conhecido na Idade Média como "Anunda Högh". Em nenhuma das obras históricas por mim consultadas, encontrei o nome Amund aplicado a estas personalidades. Apenas em duas pedras rúnicas encontri uma referência a um Amund desconhecido.

Não consegui encontrar Amundus, mas sim Anundus no Capitulum 23. do texto em latim da Gesta Hammaburgensis ecclesiae pontificum do historiador alemão Adão de Brema. Na tradução sueca de Emanuel Svenberg, apenas ocorre Anund, e não Amund.

Adão de Brema nunca visitou a Suécia, sendo as suas informações recolhidas em segunda e terceira mão. Os seus relatos têm um valor histórico variável, contendo contradições, e sendo muito coloridos pelo fervor religioso, e influenciados por trechos bíblicos. Alguns episódios evidenciam falta de conhecimento concreto, como seja a descrição de certos habitantes da Escandinávia: Amazonas, pessoas com cabeça de cão, pessoas com um só olho, pessoas com uma só perna, pessoas que comem pessoas, pessoas pequenas que atacam os suecos de três em três anos. O facto de ele eventualmente ter usado Amundus, não retira a lógica de se usar o termo consagrado Anund ou Anundo.

Tendo em conta estas circunstâncias, proponho que o texto volte a incluir o nome Anund/Anundo, e não Amundo. Caso você tenha outros argumentos, ficaria muito grato se os pudesse apresentar. Nesse caso, poderia haver razão para mais uma rodada no raciocinar sobre este assunto.

Anundo, filho de Emundo

Anundo (conhecido na Suécia como Anund Emundsson) foi um príncipe herdeiro da Suécia no século XI, filho do rei Emundo, o Velho (Emund gamle). A única menção a Anundo foi feita por Adão de Brema: teria sido enviado pelo pai numa expedição guerreira ao "país das mulheres" (Kvänland confundida com Kvinnoland?), durante a qual teria morrido ao beber água envenenada pelas habitantes do país (as amazonas). Com sua morte, seu pai morreu sem descendência masculina, e assim acabou a Casa de Munsö. O rei seguinte foi o seu genro Estenquilo (Stenkil).

--HCa (discussão) 23h57min de 22 de fevereiro de 2017 (UTC)

Anundo ou Amundo?[editar | editar código-fonte]

O príncipe sueco, filho do rei Emundo, o Velho, é conhecido na Suécia como Anundo, não Amundo. Anund é um velho nome nórdico, posivelmente originado no nórdico antigo Anda-wanduR. Outros Anundos conhecidos são o Anundo das Estradas (Bröt-Anund; rei lendário sueco do século VII), o Anund (Anoundus; rei sueco do século IX, segundo Rimbert), o Anundo de Uppsala (Anund Uppsale; rei sueco do século IX), o Anundo Jacó (Anund Jakob; rei sueco do século XI), o Anund Gårdske (Anund Gårdske; rei sueco do século XI), o Anundo Emundsson (Anund Emundsson; príncipe sueco do século XI), o Anund (bispo de Strängnäs do século XIII), o Anund Haraldsson (grande senhor do século XIII), o Anund Tunesson (revoltoso do século XIII), etc... Em Västerås existe um monte funerário chamado "Anunds hög" (Monte de Anundo), conhecido na Idade Média como "Anunda Högh". Em nenhuma das obras históricas por mim consultadas, encontrei o nome Amund aplicado a estas personalidades. Apenas em duas pedras rúnicas encontri uma referência a um Amund desconhecido.

Não consegui encontrar Amundus, mas sim Anundus no Capitulum 23. do texto em latim da Gesta Hammaburgensis ecclesiae pontificum do historiador alemão Adão de Bremen. Na tradução sueca de Emanuel Svenberg, apenas ocorre Anund, e não Amund.

Adão de Bremen nunca visitou a Suécia, sendo as suas informações recolhidas em segunda e terceira mão. Os seus relatos têm um valor histórico variável, contendo contradições, e sendo muito coloridos pelo fervor religioso, e influenciados por trechos bíblicos. Alguns episódios evidenciam falta de conhecimento concreto, como seja a descrição de certos habitantes da Escandinávia: Amazonas, pessoas com cabeça de cão, pessoas com um só olho, pessoas com uma só perna, pessoas que comem pessoas, pessoas pequenas que atacam os suecos de três em três anos. O facto de ele eventualmente ter usado Amundus, não retira a lógica de se usar o termo consagrado Anund ou Anundo.

Tendo em conta estas circunstâncias, proponho que o texto volte a incluir o nome Anund/Anundo, e não Amundo. Caso você tenha outros argumentos, ficaria muito grato se os pudesse apresentar. Nesse caso, poderia haver razão para mais uma rodada no raciocinar sobre este assunto.

Quando estava pensando na forma "Amundo" tinha em mente "História de todos os reis dos Godos e dos Suíones" que registra "Amundo" e não Anundo para a forma latina do nome. Mas se há uma tendência para o uso de "Anundo" vejo mal algum que se use essa forma.--Rena (discussão) 00h28min de 23 de fevereiro de 2017 (UTC)
Anundo, filho de Emundo

Anundo (conhecido na Suécia como Anund Emundsson) foi um príncipe herdeiro da Suécia no século XI, filho do rei Emundo, o Velho (Emund gamle). A única menção a Anundo foi feita por Adão de Brema: teria sido enviado pelo pai numa expedição guerreira ao "país das mulheres" (Kvänland confundida com Kvinnoland?), durante a qual teria morrido ao beber água envenenada pelas habitantes do país (as amazonas). Com sua morte, seu pai morreu sem descendência masculina, e assim acabou a Casa de Munsö. O rei seguinte foi o seu genro Estenquilo (Stenkil).

--HCa (discussão) 23h57min de 22 de fevereiro de 2017 (UTC)

Ataúlfo[editar | editar código-fonte]

Rena
Só para começar, você sabe que tenho quase um TOC por organização e padronização (rs...). No caso em questão, por padronização dos nomes. Penso que em citações em outros artigos, cada personagem deve ser citado pelo nome que consta em seu artigo específico. Lá no artigo do personagem sim, devem-se citar todas as variantes, epítetos, etc. Se há divergência considerável, discute-se a troca do nome do artigo. Assim, pergunto: Qual a forma preferencial, Alarico I, ou simplesmente Alarico?
Pedrassani (discussão) 12h07min de 23 de fevereiro de 2017 (UTC)

Na prática o certo é Alarico I, pois há o Alarico II. Apesar do título estar sem o numeral romano (como em Teodósio I), o ideal (que nem sempre é seguido) é enviar o nome Alarico/Teodósio para uma desambiguação e deixar todos os personagens com os numerais (tanto o Alarico II como o Teodósio II são muito famosos).--Rena (discussão) 15h39min de 23 de fevereiro de 2017 (UTC)

Repetições de links: Se prefere assim, tudo bem. Eu acho conveniente que a cada seção sejam lincados os nomes dos personagens, a menos que sejam amplamente conhecidos pelo público leigo. Pedrassani (discussão) 23h05min de 26 de fevereiro de 2017 (UTC)

Eu tenho nenhum problema que seja lincado, apenas julguei que estava sendo lincado em demasia num artigo que nem tem tanto texto assim. Mas se julgar conveniente citar não me oporia.--Rena (discussão) 23h13min de 26 de fevereiro de 2017 (UTC)
Não, imagina. Eu só quis explicar meu critério. De fato é mais necessário em artigos grandes, e esse é pequeno. De resto, salvo os links vermelhos, já está bom para destaque. Pedrassani (discussão) 23h45min de 26 de fevereiro de 2017 (UTC)

Batalha de Marcianópolis[editar | editar código-fonte]

Olá Renato! Encontrei três referências interessantes à Batalha de Marcianópolis:

Discussão de bloqueio de O Sem Autoridade[editar | editar código-fonte]

Topônimos da Federação Russa[editar | editar código-fonte]

Vamos lá:

  1. Não vejo o mesmo padrão de aportuguesamento ocorrido com a Buriácia no caso da Udmúrtia.
  2. Tartaristão nada mais é que Tartária + "-stão". A primeira forma respeita mais a forma atual usada na Federação Russa.
  3. Circássia é topônimo antigo existente na literatura, não vejo por que não utilizá-lo em detrimento de Cherquéssia que é um aportuguesamento por transliteração direta.
  4. No caso de Bascortostão vs. Baquíria não tenho nenhuma informação para oferecer. Seria necessário pesquisar.
  5. Adiguésia, se não me falha a memória, é também topônimo registrado nalgum lugar. Infelizmente não tenho confirmá-lo neste momento. Adigueia, todavia, parece-me aceitável.
  6. Eu usaria a forma Komi e não aportuguesamentos artificiais demais.

Um abraço cordial, Dantadd (α—ω) 04h14min de 27 de fevereiro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Jame Rui[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Érico e Belanidia[editar | editar código-fonte]

Por que a minha edição na página Bárbaros estava errada?[editar | editar código-fonte]

Por que a minha edição na página Bárbaros estava errada?

Por mais que o termo bárbaro é politicamente incorreto atualmente, o pensamento da época do Império Romano é diferente da atualidade. - 189.100.80.196 (discussão) 10h38min de 14 de março de 2017 (UTC).

Discussão de bloqueio de Járbio Mulhovo[editar | editar código-fonte]

Reversão em Tiago de Molay[editar | editar código-fonte]

Olá! Gostaria de saber o motivo da reversão da minha edição na página Tiago de Molay, por favor! Eu fiz uma edição semelhante anteriormente, e ela foi revertida...pensei que era um erro, mas agora vejo que posso estar fazendo algo errado! O que eu fiz: Adicionei uma referência e substituí a predefinição de referência através do editor visual (por algum motivo, a referência que eu estava criando não aparecia em referências), além de ter adicionado novos tópicos à seção "Ver Também"! Desde já, grato. Ellduino Eu-Falei! 17h25min de 19 de março de 2017 (UTC)

@Renato de carvalho ferreira: Olá. Agora que explicastes o motivo da tua reversão, venho me desculpar e reconhecer meu erro. Eu adicionei a fonte do site da ordem DeMolay, porém, por algum motivo, ela não estava aparecendo na predefinição de referenciação usada (por isso eu mudei a forma de referenciação). Eu não sabia que não devia adicionar links já citados no corpo do artigo ao "Ver Também". De qualquer forma, agradeço por ter explicado o motivo da reversão. – Ellduino Eu-Falei! 02h47min de 20 de março de 2017 (UTC)

Notoriedade de artigos criados[editar | editar código-fonte]

Não havia reparado que você era administrador. Enfim, você pode reverter meus pedidos de EM, mas poxa, essas pessoas não têm a menor relevância. Aliás, dizer que fulana "talvez" tenha se casado não é nada enciclopédico.

"Nada se sabe sobre ela além de seu parentesco" é um trecho retirado do artigo Placídia (filha de Anastácio). Não vais me dizer que essa pessoa é notória, vais? Holy Goo (discussão) 20h50min de 20 de março de 2017 (UTC)

Holy Goo D​ C​ E​ F, existe uma diferença gritante entre você querer avaliar a notoriedade de um, sei lá, jogador de futebol que é citado esporadicamente em um tabloide de esportes sem relevância, e uma pessoa do fim da Antiguidade que quase nada se sabe, mas que aparece em uma coleção de prosopografias vista no meio acadêmico como de extrema relevância. Se os autores se deram ao trabalho de averiguar a informação existente e computar na obra, não vejo razão para nós estarmos privados de adicionar essa informação Aqui. Além disso, o que o fato de haver um "talvez" aqui ou acolá no artigo faz dele não notório? Se ler bem verá que eles ali estão porque vários parentescos são incertos e muitos são propostas dos próprios prosopógrafos.--Rena (discussão) 21h04min de 20 de março de 2017 (UTC)
E veja, o reverti não porque sou administrador. Poderia ser o papa e ainda isso não seria motivo. Assim o fiz por julgar sua edição improcedente por basear-se numa má interpretação do que seria ou não notório, coisa que aliás qualquer um poderia fazer.--Rena (discussão) 21h21min de 20 de março de 2017 (UTC)

Eu entendo que tenho uma certa parcela de culpa. Eu deveria ter tomado mais cuidado ao sair por aí marcando vários artigos para a eliminação.

Mesmo assim, continuo achando que essas pessoas não têm notoriedade alguma. Em primeiro lugar, notoriedade não se TRANSMITE. Portanto, se essas pessoas podem vir a ter parentesco distante com alguém que foi notável, tenho certeza que essa pessoa pode ser mencionada no artigo da pessoa notável. Talvez em forma de árvore genealógica.

Segundo, creio que artigos como os que tu criaste devem ser evitados por causa que são Wikipédia:UMA FRASE.

Também me parece que você só cita uma única fonte, o que prejudica a notabilidade.

Você falou também sobre jogadores de futebol. Sabe... Tanto aqui na pt wiki quanto na en wiki, parece que atletas são automaticamente pessoas de relevância. Usuários como o Ceresta estão incansavelmente criando ou traduzindo artigos sobre atletas que simplesmente não têm notoriedade, e ninguém questiona isso. Se dependesse de mim, eu apagaria todos.

Tenho uma sensação que alguns usuários pouco estão preocupados com a qualidade da Wikipédia, mas querem na verdade é que a pt wiki alcançe a marca de 1 milhão de artigos. Me parece que há uma certa "encheção de linguiça". Vejo que você tem interesse em assuntos relacionado à antiguidade, o que é bacana. Acontece que certas pessoas que viveram na antiguidade são notáveis para você que se interessa no assunto. Desculpa, mas a Placídia não é notável. Abraço. Holy Goo (discussão) 03h49min de 21 de março de 2017 (UTC)

Holy Goo D​ C​ E​ F, Atletas em geral provavelmente provavelmente serão o assunto mais controverso do projeto, justamente por haver centenas de esportistas irrelevantes que volte e meia ganham artigos aqui. Se você vasculhar no histórico de eliminação do projeto verá que sempre tem biografias do gênero sendo eliminadas, sobretudo de futebolistas, simplesmente pelo fato de não se ter relevância alguma o(a) fulano(a) já que ele(a) é citado(a) em, quando muito, um tabloide genérico sem relevância. Você está fazendo confusão total ao querer contrapor esse tipo de "fonte" e a melhor prosopografia para o fim da Antiguidade e começo da Idade Média na Europa mediterrânica. Em momento algum afirmei que há transmissão de notoriedade de fulano x para fulano y, disse, ao contrário disso, que se os autores da prosopografia fazem menção a essas pessoas todas e não vejo razão alguma para sermos obrigados a não criar estes artigos, mesmo que os artigos fiquem pequenos. Você evocou Wikipédia:UMA FRASE, porém leia bem que o artigo em questão fala sobre assuntos sobre os quais certamente há mais informação, mas alguém deu-se o trabalho de criar apenas uma linha para dizer que criou. O caso aqui não é esse. Essas pessoas tem pouca informação sobre e se houvesse mais eu já teria adicionado. Se você tivesse visto minhas contribuições ao projeto não teria criado esse raciocínio tolo. Nos extremos daria para agregar um ou outro no mesmo artigo, mas vários ainda dependeriam de artigos próprios por não se conhecer parentes para os quais se poderia redirecionar. Além disso, você fala como se me conhecesse o suficiente para assumir que estou querendo "encheção de linguiça" por estar querendo que cheguemos ao 1 milhão de artigos. Por mim que continuássemos com 100 mil eternamente que isso continua sendo irrelevante. O tempo que você está perdendo tentando achar motivos para eliminar esses artigos você poderia estar tentando achar fontes para as centenas de milhares (e aqui não faço uso de eufemismo) de artigos ridículos que nos "vangloriamos" de ter. Esses sim deveriam ser todos eliminados para serem dignamente escritos. Só para os artigos de história, circunscrevendo minha área, chegamos fácil às dezenas de milhares.--Rena (discussão) 05h58min de 21 de março de 2017 (UTC)

Herdeiro[editar | editar código-fonte]

Rena
Será que você poderia dar sua opinião aqui? Pedrassani (discussão) 21h42min de 20 de março de 2017 (UTC)

Convite para participar da discussão de Estratégia do Movimento[editar | editar código-fonte]

Saudações Renato de carvalho ferreira, tudo bem?

Eu estou incumbido de coordenar a discussão de Estratégia do Movimento nas comunidades lusófonas, talvez tenha percebido o tópico que criei na esplanada. Venho aqui lhe convidar a participar por seres o(a) 15° usuário(a) mais ativo(a) nos últimos 30 dias com 3 130 edições nesse período.

Nesse momento estamos no primeiro ciclo de discussão e é esperado que apresentemos temas importantes para chegarmos a direção que devemos seguir no movimento até 2030. Espero contar com a sua voz nesse processo.

Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para me procurar.

Saudações, Chico Venancio (WMF) (discussão) 19h33min de 21 de março de 2017 (UTC)

Wikipédia:Administradores/Pedidos de remoção/Érico/2[editar | editar código-fonte]

Olá! Como você participou de alguma das discussões listadas abaixo, talvez seja do seu interesse saber que foi aberto um pedido de remoção do estatuto de administrador de Érico em Wikipédia:Administradores/Pedidos de remoção/Érico/2.

Saudações. Oxe (discussão) 15h20min de 30 de março de 2017 (UTC)

Remoção do estatuto de administrador do usuário Érico[editar | editar código-fonte]

Surena (marzobam)[editar | editar código-fonte]

Caro Renato, mil perdões pelo meu engano cometido no artigo e obrigado pela reversão. Abraços! PViz (discussão) 17h37min de 5 de abril de 2017 (UTC)

PViz D​ C​ E​ F, não é necessário se desculpar. Todos erram.--Rena (discussão) 17h39min de 5 de abril de 2017 (UTC)

Quarta discussão de bloqueio de Detetive Zero[editar | editar código-fonte]

Caro usuário(a), foi iniciado um pedido de revisão de bloqueio do usuário Detetive Zero.
A discussão está ocorrendo na seguinte página: Wikipédia:Pedidos a administradores/Discussão de bloqueio/Detetive Zero/4.
Lembre-se de que a sua análise do bloqueio deve ocorrer, obrigatoriamente, ao abrigo das políticas e recomendações do projeto e da política de bloqueio, incluindo, na medida do possível, uma síntese cuidadosa dos argumentos expostos.
Sua participação é importante. Grato. Francisco Leandro, usando o recurso MassMessage.

15h12min de 6 de abril de 2017 (UTC)


Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome da lista.

Discussão de bloqueio de Juniorpetjua (4)[editar | editar código-fonte]

Revisão de bloqueio do usuário Gustavopédia[editar | editar código-fonte]

Votação para Administrador em andamento[editar | editar código-fonte]

Aviso de votação para Oversight em andamento[editar | editar código-fonte]

Votação para administrador em andamento[editar | editar código-fonte]

Riebeckite ou riebeckita?[editar | editar código-fonte]

Um pouco mais de cuidado na hora de fazer coisas como esta. Não é anglicismo, em português europeu normalmente não se usa a terminação -ita para os minerais. Saudações. João Sousa DC 18h00min de 19 de abril de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Spartacus VT[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Antero de Quintal[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Josiel2003[editar | editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Zoldyick[editar | editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de burocrata do usuário Érico[editar | editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Tuga1143[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar | editar código-fonte]

Uma medalha![editar | editar código-fonte]

Medalha pelo trabalho em equipe
A quem possa interessar: O Renato e' um editor super gente boa, meu! Artigos descados existem por conta dele. Dr. LooFale comigo 23h16min de 27 de abril de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Oxe[editar | editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador do Chicocvenancio[editar | editar código-fonte]

Runcões?[editar | editar código-fonte]

Olá Renato. Consegue determinar qual o termo mais usado para este povo em língua portuguesa? Quintal 02h40min de 1 de maio de 2017 (UTC)

Antero D​ C​ E​ F, a busca tanto por runcões como por rucões gera número de resultados semelhante. Qualquer estaria bom.--Rena (discussão) 02h48min de 1 de maio de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio do usuário Braz Leme[editar | editar código-fonte]

WikiJogos 2[editar | editar código-fonte]

Olá Renato de carvalho ferreira,

Convidamos você a participar da segunda edição do WikiJogos, uma competição que visa aumentar a quantidade de conteúdo destacado na Wikipédia lusófona. Na edição anterior, o concurso ajudou a destacar 38 artigos. Nossa meta para este ano é aumentar ainda mais essa quantidade!

As inscrições já estão abertas. Se deseja participar, acesse Wikipédia:WikiJogos/2/Inscrição e siga as instruções. Você poderá escolher em qual tipo de conteúdo desejará trabalhar. A competição ocorrerá entre 1 de julho de 2017 e 31 de agosto de 2017. Todos os trabalhos devem ser mandados para avaliação dentro desse período para serem contabilizados. Note que para poder participar da competição, você precisará já ter 500 edições válidas no domínio principal, 3 meses de registro e um artigo ou lista avaliado como bom ou destacado.

Para saber os critérios de pontuação, veja a página das regras. Se tiver alguma dúvida, pergunte na página de discussão do concurso ou para um dos organizadores. As inscrições se encerrarão às 23:59 (UTC) de 25 de junho de 2017.

Boa sorte! MediaWiki message delivery (discussão) 01h50min de 2 de maio de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Juniorpetjua (5)[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Conde Edmond Dantès[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de FelipeOCouto[editar | editar código-fonte]

Desambiguação[editar | editar código-fonte]

Bom dia, amigo Renato. Me parece claro que as páginas de desambiguação (como no caso desta), devem servir também para esta listagem. Aconteceu comigo agora mesmo, quando buscava o verbete do goleiro Cássio Ramos e fui direcionado até lá. Se não está naquela lista, torna muito menos prática a busca de quem usa o site, tendo de ir à busca manual. Se foi decidido desta forma, pode me dizer onde? Saudações! Nistelrooy (discussão) 04h14min de 9 de maio de 2017 (UTC)

Artaxiad[editar | editar código-fonte]

Boas Rena. Já viu isso???! E você, ? Abç. --Stegop (discussão) 15h10min de 11 de maio de 2017 (UTC)

Stegop D​ C​ E​ F, resolvido.--Rena (discussão) 18h20min de 11 de maio de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Oxe (2)[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Ayumi Taba[editar | editar código-fonte]

Galícia[editar | editar código-fonte]

Sabe qual o gentílico para quem nasce neste lugar? Tentei pesquisar mas não achei nada na Europa central, só terras hispânicas. Sdç. --Zoldyick (discussão) 05h17min de 28 de maio de 2017 (UTC)

Zoldyick D​ C​ E​ F, Não sei com precisão, mas arriscaria dizer que é "galício" e "lodomério". Julgo interessante você tentar consultar o Ciberdúvidas. É quase certo que você conseguirá alguma resposta.--Rena (discussão) 15h59min de 28 de maio de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Oxe (3)[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Guilherme151097[editar | editar código-fonte]

Iraq after the Muslim conquest[editar | editar código-fonte]

Hey Renato, were you able to open the 'Iraq after the Muslim conquest' file? I had some issues sending it. --HistoryofIran (discussão) 13h30min de 1 de junho de 2017 (UTC)

HistoryofIran D​ C​ E​ F, Yeah, I did it! Thanks a lot for sharing the book.--Rena (discussão) 14h45min de 1 de junho de 2017 (UTC)

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar | editar código-fonte]

Pedido de confirmação de CheckUser para o usuário RadiX[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Detetive Zero (5)[editar | editar código-fonte]

Translate[editar | editar código-fonte]

Hello. Can you help me translate en:List of football clubs in Cyprus? Lista de clubes de futebol do Chipre I can translate all the links and sources but I need help with some phrases. Usuário(a):Xaris333/Testes

Xaris333 (discussão) 23h17min de 3 de junho de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de MadeinChina[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Skartaris[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Humor Negro[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Biologo32[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de FRGHD215[editar | editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador para o usuário Chicocvenancio[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio:Dornicke/7[editar | editar código-fonte]

Charia[editar | editar código-fonte]

Boas.

Veja o aconteceu nesta sua edição [1].

Abç. --Stego (discussão) 10h12min de 20 de junho de 2017 (UTC)

Capital gassânida[editar | editar código-fonte]

Boas Rena.

Nesta edição de Gabita, substituiu Bosra por Baçorá como capital gassânida. Está certo isso? Os gassânidas não era da Síria?

Abç. --Stegop (discussão) 10h52min de 20 de junho de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Juniorpetjua (6)[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário OnlyJonny[editar | editar código-fonte]

Carino (desambiguação)[editar | editar código-fonte]

Boas.

Quando só há dois títulos e um deles é claramente mais noório, não se cria desambig, pois é obrigar o leitor a passar desnecessariamente por uma página adicional (a desambig) para chegar onde quer. Se não há mais Carinos, basta colocar em Carino {{Ver desambig|o nobre bizantino do século VI|Carino (amigo de Hipácio)}}.

Abç. --Stegop (discussão) 12h52min de 23 de junho de 2017 (UTC)

Stegop D​ C​ E​ F, eu criei porque há outros. Só não tive tempo de fazer isso ontem.--Rena (discussão) 16h29min de 23 de junho de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Antero de Quintal (7)[editar | editar código-fonte]

Menandro de Corinto[editar | editar código-fonte]

Por favor, não retire a marcação de eliminação, ainda mais sendo o criador da página. Ela deverá ser avaliada por algum eliminador para ver se é válida ou não. Se for, o verbete deverá ser excluído, se não for, o verbete continuará. Ademais, gostaria que me apontasse qual a relevância da pessoa retratada no artigo, pois pra mim é só um esboço falando que ela (a pessoa) foi alguém que viveu em algum tempo, sem nenhum fato notório. Ederporto (discussão) 03h58min de 24 de junho de 2017 (UTC)

Ederporto D​ C​ E​ F, veja eu posso sim eliminar a marcação e o motivo é simples: você "acha" que ele é irrelevante, mas não provou absolutamente nada quanto a isso. Eu posso dizer até que Einstein foi irrelevante, mas cabe a mim provar o porque de achar isso. Eu criei o artigo porque o biografado é citado numa fonte de extrema reputação e isso já basta para que seu artigo exista. Não preciso acrescentar que ele achou a cura do câncer. Basta que haja algo a se dizer sobre ele. Acho ridícula essa e outras tentativas de eliminar artigos pequenos só porque são pequenos sem dar-se ao trabalho de apresentar algo minimamente justo para excluir o artigo. Se preocupa-se tanto com isso, vá criar artigos relevantes e não destrua o trabalho, custoso, dos outros.--Rena (discussão) 16h54min de 25 de junho de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Farinha de Trigo‎[editar | editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Pedrohoneto[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Oxe (4)[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Joalpe[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Tópicos da Suécia[editar | editar código-fonte]

Olá Renato! Deparei com a Predefinição:Tópicos da Suécia, e notei vários pormenores que precisam de ser retocados, como por exemplo, os "Paridos políticos" ou a "Força Aérea sueca (página não existe)". Como observei pelo seu comentário a esta "bagunça", parecemos partilhar uma preocupação comum de afinar este artigo. Comecei hoje mesmo a dar um contributo para tratar deste assunto. Saudações editoriais.--HCa (discussão) 07h32min de 3 de julho de 2017 (UTC)

Tópicos da Suécia: União de Kalmar[editar | editar código-fonte]

Olá Renato! Ao examinar os itens da Predefinição:Tópicos da Suécia, encontrei mais inconsequências e erros premeditados inseridos no artigo União de Kalmar. As datas do início e fim deste período foram alteradas pelo editor 189.79.148.16, de forma errada. A União de Kalmar não teve início em 1523, nem terminou em 1911. Comecei a fazer um recuperação do artigo.--HCa (discussão) 07h32min de 4 de julho de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de MisterSanderson (11)[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Gustavopédia (3)[editar | editar código-fonte]

Proposição de página para eliminação[editar | editar código-fonte]

Dadas as suas edições no artigo Afonso Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, informo que propus a sua eliminação. Peço que, se lhe interessar, colabore com a discussão.

Abraços e boas edições. Gabriel C 19h37min de 10 de julho de 2017 (UTC)

Carlos Tasso[editar | editar código-fonte]

Olá, Renato. Peço-lhe que retire as palavras desagradáveis que escreveu sobre o pai do biografado. Ninguém merece ser tratado assim, nem em fóruns de Internet, quanto mais num projecto como este.-- Darwin Ahoy! 08h41min de 13 de julho de 2017 (UTC)

Darwinius D​ C​ E​ F, eu não fui ofensivo com ninguém, tampouco destratei o indivíduo. Veja pela própria biografia do biografado, ele tem 85 anos, pelas ordem natural da vida ele vai morrer logo, somente se ele se tornar um centenário. Não sei como se diz em Portugal, mas no Brasil dizer "bater as botas" não é algo indecoroso.
PS: Aproveito a ocasião pra expressar meu repúdio às movimentações feitas com relação a península Ibérica. "Ibérica" é um nome próprio, o que nos obriga a grafar em maiúscula, mas "península" não. A primeira palavra somente indica que tipo de acidente geográfico estamos fazendo referência como "rio", "montanha", "cordilheira"... Por mais que se ache autores que prefiram utilizar o termo em maiúscula, a verdade é que é em minúscula, como qualquer outra península que existe pelo mundo.--Rena (discussão) 12h12min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Escrever que o pai de alguém deve estar prestes a bater as botas porque tem 85 anos é tudo menos respeitoso, e é indigno de um espaço como este.
E pode repudiar-se quanto quiser, Peninsúla Ibérica não é questão de preferência. Escrever com minúscula um topónimo bem estabelecido como esse é um erro ortográfico tão atroz quanto escrever "rio de Janeiro". Essas malditas "normalizações" que se metem para aí a fazer sem critério nem estudo prévio, causaram a propagação desse erro por muitas centenas de verbetes, notoriamente em 2013. E Península Itálica está exactamente na mesma situação, tratarei dessa depois.-- Darwin Ahoy! 12h36min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Removido o comentário que causou estranhamento. Agora quanto ao caso em questão, espero que sua fala não seja algo direcionado a mim, pois nem em 2013 nem em 1 a.C. eu me envolvi em qualquer normalização desse tipo de maiúsculas/minúsculas. Chamo a atenção para o caso porque antes do Pedrassani D​ C​ E​ F empenhar-se em tentar resolver esse problema, a Wikipédia estava uma completa salada com relação a isso. Península Ibérica pode ser uma exceção, como de fato confirmei que é (aqui, aqui e aqui), mas isso não resolve a questão das maiusculites. Eu tenho certeza que usei muitas vezes a forma em minúscula, mas também nunca havia procurado me informar sobre isso.--Rena (discussão) 13h28min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Não é nada contra você, nem contra o Pedrassani especificamente, que aliás eu já vi que está trabalhando melhor o caso daquela regra que eu removi do LE. É só um desabafo contra essas "normalizações" maciças que às vezes acabam dando mais estrago que conserto. O caso de Península Ibérica é semelhante ao do Rio de Janeiro, Cabo Verde, Rio Tinto, Bahia, e muitos outros em que os acidentes geográficos se constituíram em verdadeiros topónimos. A regra geral realmente parece ser a de usar o acidente geográfico em minúsculas, o que até me soa bem, mas realmente não dá para colocar isso como norma sem salvaguardar o caso dos topónimos.-- Darwin Ahoy! 14h22min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Quem está a fazer uma "normalização maciça" agora mesmo é você Darwinius! Por mim tanto me faz e pelas fontes que consultei, ambas as formas estão corretas, mas porque carga de água é que você há-de ser mais dono da verdade do que os outros editores que ao longo de anos têm vindo a usar com minúscula? Um caso destes devia ser discutido antes de desatar a "corrigir" centenas de artigos! De resto, aplaudo a sua paciência — raramente faz edições de monta mas tem horas e horas para estar no AWB a corrigir um detalhe. Se gosta disso, eu posso passar-lhe umas quantas tarefas que ando para fazer ou ando a fazer aos bocadinhos há vários anos. --Stego (discussão) 15h18min de 13 de julho de 2017 (UTC)
@Stego: Qual foi a fonte que consultou que lhe disse que "península Ibérica" estava correcto? A sua cabeça? Eu não estou a fazer "normalização" nenhuma, estou a corrigir um erro ortográfico, bastante óbvio até. Eu não gosto disso, tal como não gosto de aturar a sua falta de educação, nem a sua constante trollagem e provocações. Faço isto como trabalho voluntário. As tarefas, guarde-as para si, para se dedicar a elas quando achar que a sua vidinha não lhe chega, como parece ser o caso agora.-- Darwin Ahoy! 15h35min de 13 de julho de 2017 (UTC)
A versão escolar da Britannica também tem "erros ortográficos bastante óbvios"? JMagalhães (discussão) 15h40min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Pode-se saber desde quando é que conteúdos à toa da "versão escolar da Britannica" são usados para definir o que é e não é escrito em caixa alta em língua portuguesa? De repente esqueceu-se do que é uma fonte fiável?-- Darwin Ahoy! 15h43min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Enciclopédias não são fontes fiáveis? Que patusco. JMagalhães (discussão) 15h47min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Tenha paciência, mas uma versão da Britannica para crianças, com artigos de conteúdo mínimo, ainda para mais em português brasileiro - que foi tudo o que você conseguiu achar para me contradizer, que parece ser o seu único objectivo aqui - não chega para contrariar as várias opiniões de especialistas e fontes linguísticas que estão patentes nos esclarecimentos do Ciberdúvidas. Vá procurar qualquer coisa de jeito e, achando, volte com isso.-- Darwin Ahoy! 15h54min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Alguém que escreve que a Enciclopédia Britannica "não é uma fonte de jeito" não tem manifestamente capacidade para editar uma enciclopédia. JMagalhães (discussão) 15h58min de 13 de julho de 2017 (UTC)

───────────────────────── @JMagalhães: Basta-me perguntar-lhe isto: Menções numa enciclopédia infantil para crianças brasileiras servem de fonte lexicográfica para topónimos seja do que for, e em particular para um topónimo português de uso bem estabelecido e devidamente regrado em vários tratados linguísticos? Chega até a ser caricato, ver você fazendo esse tipo de alegações bizarras sobre topónimos, ao menos por uma vez, no lugar dos suspeitos do costume. Estamos entendidos, não? -- Darwin Ahoy! 16h43min de 13 de julho de 2017 (UTC)

Quem acha que a versão da Enciclopédia Britannica para público escolar é escrita por crianças não tem capacidade para editar uma enciclopédia. JMagalhães (discussão) 16h47min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Quem diz que isso é equivalente à famosa Enciclopédia Britannica é você. Se é escrita por crianças ou não, não sei nem me interessa. Eu perguntei-lhe menções avulsas a "península Ibérica" numa enciclopédia destinada a crianças brasileiras da instrução primária são fonte lexicográfica seja para o que for. Vai responder ou não?-- Darwin Ahoy! 17h02min de 13 de julho de 2017 (UTC)
Poderia explicar essa afirmação: "no lugar dos suspeitos do costume"?--Rena (discussão) 17h06min de 13 de julho de 2017 (UTC)
@Renato de carvalho ferreira: Como você sabe, nós por vezes discordamos bastante em algumas coisas, mas sempre o tive na melhor conta no que toca ao respeito pelas fontes lexicográficas, logo é evidente que não me estou referindo nem a você, nem ao "lado" em que geralmente se encontra. :) -- Darwin Ahoy! 17h10min de 13 de julho de 2017 (UTC)

@Renato de carvalho ferreira: Já agora, Renato, se viu os links do Ciberdúvidas, e as fontes que se referem lá, qual a sua opinião sobre isso? Posso continuar com as correcções, ou precisamos esperar que apareçam mais enciclopédias infantis, jornais de vilarejo e blogues dando notícia do uso de "península Ibérica"?-- Darwin Ahoy! 17h16min de 13 de julho de 2017 (UTC)

Neste caso em particular eu não me oponho em usar Península Ibérica do jeito que as correções foram feitas, pois as fontes consultadas pelo Ciberdúvidas são claro indicativo disso (sobretudo pela existência da forma abreviada Península, que é daí que nasceu o uso da maiúscula), agora para eventuais alterações em qualquer outra península eu acho que uma discussão mais profunda será necessária antes de qualquer edição, mesmo para a Italiana. Para dar um exemplo, o Priberam, no verbete península, cita Península Ibérica, mas cita península balcânica (com tudo em minúsculo).--Rena (discussão) 17h31min de 13 de julho de 2017 (UTC)
@Renato de carvalho ferreira: A Península Itálica parecia-me estar na mesma situação, mas a Infopédia (que supostamente usa o VOLP da Porto Editora) tem resultados variados, pelo que à primeira vista parece admitir ambas as formas. Essa balcânica parece ser um caso semelhante, de modo que penso que essas é melhor deixar quietas na forma com que são criadas, nem mudar para um lado, nem para outro.-- Darwin Ahoy! 17h39min de 13 de julho de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Joaopaulodasilvapoquiviqui[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Raimundo57br (19)[editar | editar código-fonte]

Código da língua malaia[editar | editar código-fonte]

Boas Rena.

De onde tirou o código mal para o malaio. Ele não consta do artigo da língua. Será que o mal não corresponde a outra língua?

PS: em relação à bandeia chola, será que não é o mesmo caso da outra que repôs noutro artigo? Julgo que aquele tigre também aparece algures, da mesma forma que o símbolo da outra aparecia em moedas mas não há provas de ter havido bandeira.

Abç. --Stego (discussão) 02h12min de 19 de julho de 2017 (UTC)

Se for isso, eu fui no chute, então pode colocar, mas acho que pega "mal" dizer que é "ficcional", pois se o artigo é sobre fatos, não pode constar um dado desse tipo ficcional. No caso da bandeira da Armênia (acho que foi ali), eu sei que de fato aquele é um símbolo que representava a casa reinante e não acho difícil que os estandartes do país tivessem aquele símbolo se até aparecia na coroa dos reis (Imagem:Tigran Mets.jpg). Da língua de fato foi erro meu, quando eu li o iso-639 confundi o malaiala com o malaio.--Rena (discussão) 02h21min de 19 de julho de 2017 (UTC)

sfn, harvref, fmtn e formatnum[editar | editar código-fonte]

Boas Rena,

Apenas uns detalhes: {{sfn}} e {{HarvRef}} agora são a mesma coisa, pelo que não vale a pena substituir. Aliás, talvez para os mais "puristas" se deva usar apenas a segunda, porque a primeira é redir para ela. Mas, mais importante, ainda que só um detalhe, quando não há nada a seguir ao número, não faz sentido substituir {{formatnum:}} por {{fmtn}} pois nesses casos fmtn limita-se a chamar formatnum, sobrecarregando ligeiramente o processador sem necessidade.

Entretanto, ultimamente tenho vindo a "esconder links vermelhos nos casos em que me parece haver pouca probabilidade dos artigo virem a ser criados, usando {{ilink condicional}} em vez de ilc. Exemplos: {{ilink condicional|Baanes (general de Heráclio)|lktxt=Baanes}} e {{ilink condicional|lktxt=Jabalá ibne Alaiam|pag1=Jabalá ibne Alaiam|pag2=Jabalá ibne Aiam|pag3=Jabalah ibn al-Aiham|pag4=Jabla bin al Aiham|pag5=Jabla bin al-Aiham}}. Ambos os casos funcionam como ilc, mas só há link quando há artigos. Estou a pensar ver se há forma de fundir essas duas predefs, pois a ilink condicional é mais complicada de usar. Não estou a sugerir que faça o mesmo que eu, pois é uma questão de preferência pessoal ou de avaliação da importância de ter ou não um link vermelho.

Abç. --Stegop (discussão) 22h41min de 19 de julho de 2017 (UTC)

Eu coloquei o linque porque eu vou criar o artigo hoje, do Baanes pelo menos. O Jabalá eu ainda preciso mobilizar as fontes. Eu estou pegando vários livros na biblioteca da faculdade e estou fazendo a digitalização completa pra colocar no Library Genesis tão logo quanto possível, e muitos deles serão bem úteis pra esses artigos sobre o mundo bizantino. Eu tenho por hábito sempre deixar tudo lincado, mesmo os artigos improváveis. Caso eu veja, depois de fazer uma busca profunda, que não é possível criar um artigo, então eu removo o linque; os vermelhos servem mais pro meu controle pessoa do que pra indicar ao leitor que há coisas a serem criadas e funciona bem comigo. Quanto ao seu comentário anterior eu não sabia que "fmtn" causava isso no sistema, se gera problemas desse tipo acho possível deixar de usar então. Eu estive mudando em vários artigos que me propus a revisar (sobretudo artigos meus), pois notei que economiza-se um espaço absurdo ao usar "sfn" no lugar de "harvref" que eventualmente pode ser necessário em posteriores mudanças no artigo. Mas acho que é uma questão de gosto não sei.--Rena (discussão) 23h23min de 19 de julho de 2017 (UTC)
O fmtn não "causa problemas", pois o overhead há-de ser ultra-mínimo e de qualquer forma o conselho dos técnicos é que não nos devemos preocupar com performance; se houver problemas eles avisam. Como disse antes, é apenas um detalhe e os meus reparos não tinham intenção de criticar ou sugerir, mas apenas chamar a atenção. Abç. --Stegop (discussão) 23h41min de 19 de julho de 2017 (UTC)
Não encarei como crítica =). Aliás uma pergunta, você mora em Lisboa? (Não precisa responder aqui)--Rena (discussão) 23h44min de 19 de julho de 2017 (UTC)
Sim, moro. Porquê? Vai passar por cá? Não precisa responder aqui. --Stego (discussão) 00h26min de 20 de julho de 2017 (UTC)
Vou fazer um intercâmbio de seis meses na Universidade Autónoma de Lisboa (embora estou pleiteando conseguir uma vaga na Nova).--Rena (discussão) 00h29min de 20 de julho de 2017 (UTC)
muito bom ! Fico à espera de nos encontrarmos por cá! --Stegop (discussão) 01h26min de 20 de julho de 2017 (UTC)

Surauardi[editar | editar código-fonte]

Verifiquei que você traduziu o nome do místico como "Xaabe Aldim Surauardi". Vendo que você trabalha com traduções e o mundo islâmico, gostaria de saber se você reescreveu usando algum parâmetro de tradução estabelecido ou simplesmente adaptou. Edmundo Soares (discussão) 22h50min de 22 de julho de 2017 (UTC)

Edmundo Soares D​ C​ E​ F, sim, eu adotei o que vários dicionários indicam. Por exemplo, o Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa traz um acervo muito extenso de palavras árabes em português. E se você vai procurando sempre acha outras fontes que também trazem formas aportuguesadas nas transliterações dos termos árabes. E ás vezes quando se dá sorte outras línguas registram formas que assemelham-se ao esperado no português. Por exemplo, o último nome desse místico aparece como Suravardi em resultados em várias línguas diferentes], inclusive no inglês. Aldim e Xaabe eu já vi mais de uma vez nessas fontes que acabei de descrever (Aldim está registrado no dicionário).--Rena (discussão) 23h06min de 22 de julho de 2017 (UTC)
Obrigado! Edmundo Soares (discussão) 23h11min de 22 de julho de 2017 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 1[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 1

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (15 a 22 de julho):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Listas boas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 00h38min de 23 de julho de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Pedro Fernando Manuel[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Detetive Zero[editar | editar código-fonte]

Aúde[editar | editar código-fonte]

Boas Rena.

Tem a certeza de que tal nome teve algum uso relevante (maior do que Oude, por exemplo)? Eu não encontrei nada via Google scholar e Google books, inclusivamente na tal enciclopédia de 1936, que trouxe do artigo Aúde original, e ponderei seriamente nem sequer mencionar tal termo.

Abç. --Stego (discussão) 16h31min de 28 de julho de 2017 (UTC)

Você está certíssimo. Eu confundi as coisas. Embora até ache possível que ele exista, eu também não achei fontes (apesar de não entender porque omitir o segundo "a"). Dito isso, "Oude", que seria a adaptação de "Oudh", tem bom uso. Só na Grande enciclopédia tem 9 resultados e em outras enciclopédias aparece na mesma situação, inclusive na Barsa (1). Vou corrigir.--Rena (discussão) 17h08min de 28 de julho de 2017 (UTC)

Estados extintos[editar | editar código-fonte]

Boas Rena.

Já deve ter reparado que ultimamente ando feito WikiFada de volta de estados extintos, mas estou sem alento para grandes verificações, nomeadamente em fontes, limitando-me basicamente a analisar a coerência do que encontro por nas wikis. Uma das minhas grandes dificuldades é no estabelecimento das datas de início e fim e nos estados antecessores e predecessores. Agradeço que, se puder, vá ficando de olho nas minhas edições, não hesitando em corrigir aquilo que lhe parecer duvidoso.

Abç. --Stego (discussão) 19h26min de 28 de julho de 2017 (UTC)

Sem problema. Você também deve ter percebido que eu aproveitei o bonde e estou traduzindo os mapas, coisa que eu abandonei pelo mesmo problema que você. Mas vamos nos ajudando.--Rena (discussão) 19h28min de 28 de julho de 2017 (UTC)

Stegop D​ C​ E​ F/Stego D​ C​ E​ F, aproveitando o comentário, você sabe me dizer porque a imagem da infocaixa em Guerra Gótica (376–382)?

Aproveitando de novo, você acha que há alguma utilidade no artigo Lista de mudanças no mapa-múndi? Quero dizer, uma cidade que muda de um país para outro é uma mudança no mapa-múndi. É humanamente impossível fazer uma listagem minimamente aceitável de todas as mudanças no mapa-múndi.--Rena (discussão) 23h05min de 30 de julho de 2017 (UTC)

Não sei qual seria o problema de Guerra Gótica (376–382). Entretanto, Info/Guerra está obsoleta, deve usar-se Info/Conflito militar. Já corrigi.

Quanto ao mapa-múndi, é mais um produto da corrente dos "amigos das pseudo-curiosidades instantâneas". Para mim é WP:RDI e está condenada a estar sempre incompleta, nem que tenha 200 megabytes. Envie para PE, para não ser sempre eu a encher as PE's com coisas dessas. --Stego (discussão) 00h28min de 31 de julho de 2017 (UTC)

Stegop D​ C​ E​ F, sem querer te dar mais um trabalho, quando você estiver mudando as infocaixas dos Estados Extintos, você não quer, se possível adicionar os mapas que ainda não foram traduzidos aqui. Você viu que estou tentando acompanhar sua velocidade, mas tem horas que não consigo. Acho que assim conseguiríamos unir esforços mais habilmente.--Rena (discussão) 04h01min de 3 de agosto de 2017 (UTC)

muito bom ! Vou ver se não me esqueço. São tantos detalhes... Por vezes até me esqueço do que queria fazer, quando me meto a corrigir outros artigos e as mal fadadas categorias. Há algumas bagunças bem grandes. --Stegop (discussão) 04h04min de 3 de agosto de 2017 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 2[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 2

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (23 a 29 de julho):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Revalidação:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 00h17min de 30 de julho de 2017 (UTC)

Discussões de bloqueio de Editor D.S e Raimundo57br (20)[editar | editar código-fonte]

Editor D.S[editar | editar código-fonte]

Raimundo57br (20)[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Holy Goo[editar | editar código-fonte]

Boletim dos conteúdos destacados nº 3[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 3

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (30 de julho a 5 de agosto):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Listas boas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 00h50min de 6 de agosto de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Darwinius (2)[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de vários editores em GE em Olavo de Carvalho[editar | editar código-fonte]

Boletim dos conteúdos destacados nº 4[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 4

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (6 a 12 de agosto):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Listas boas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 14h14min de 13 de agosto de 2017 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 5[editar | editar código-fonte]



Boletim dos conteúdos destacados n.º 5

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (13 a 19 de agosto):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 14h20min de 20 de agosto de 2017 (UTC)

Fungus Rock[editar | editar código-fonte]

As línguas oficiais em Malta são o maltês e o inglês. O redirect estava correcto. O que não estava correcto era essa abominação da "Rocha Fungus", que só existia aqui na Wikipédia, mas que já está sendo corrigida e erradicada daqui.-- Darwin Ahoy! 12h07min de 27 de agosto de 2017 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 6[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 6

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (20 a 26 de agosto):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Listas boas:

Portais destacados:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 14h20min de 27 de agosto de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio:FRANTAVA[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio:Juniorolvr50[editar | editar código-fonte]

Boletim dos conteúdos destacados nº 7[editar | editar código-fonte]

Boletim dos conteúdos destacados n.º 7

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (27 de agosto a 2 de setembro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Listas boas:

Tópicos destacados:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 21h20min de 3 de setembro de 2017 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 8[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 8

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (3 a 9 de setembro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 01h04min de 12 de setembro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Shgür Datsügen[editar | editar código-fonte]

Boletim dos conteúdos destacados nº 9[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 9

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (10 a 16 de setembro):

Artigos bons:

Listas destacadas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 21h22min de 17 de setembro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio:Editor D.S (2)[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Tuga1143[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de FRGHD215[editar | editar código-fonte]

Discussão de bloqueio de Guga1248 (3)[editar | editar código-fonte]

Convite para pesquisa[editar | editar código-fonte]

Olá Renato de carvalho ferreira! Trabalho com o uso da Wikipédia no ensino superior há 8 anos, e meu interesse é entender as necessidades da alfabetização informacional dos estudantes, validando o conhecimento através dos princípios da Wikipédia. Estou fazendo uma pesquisa sobre escrita enciclopédica e disponibilizando alguns pequenos rascunhos de artigos online para avaliação. Você poderia me ajudar com comentários sobre a qualidade e adequação desses textos? Para ajudar a validar os resultados, estou realizando a pesquisa em outro site, que usa Mediawiki e o mesmo layout da Wikipédia. Não é necessário se registrar no Miraheze, apenas cite seu nome de usuário daqui ou crie outro. Os resultados serão publicados em revista acadêmica de acesso livre e circulação internacional. Muito obrigada, Domusaurea (Profa. Dra. Juliana Bastos Marques - UNIRIO).01h22min de 5 de outubro de 2017 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 10[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 10

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (17 de setembro a 5 de outubro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Listas boas:

Portais destacados:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 14h15min de 5 de outubro de 2017 (UTC)

Reversão indevida[editar | editar código-fonte]

A ferramenta de reversão não é para ser usada neste tipo de coisa. Por favor, leia a política respectiva. E veja se para de ficar alterando a grafia de tudo, inclusive do que está perfeitamente correcto, para versões que você prefere, parece até WP:CPU. Saudações, -- Darwin Ahoy! 03h02min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Não amigo, eu deixei muito bem fundamentada a razão de ter te revertido no resumo da edição. O nome está errado e não sou eu ou você que vamos filosofar sobre possibilidades. Favor ir aos dicionários e solicitar que eles sejam alterados para apetecer seus gostos, não posso fazer isso por você. Sobre a reversão, sinceramente. Você reverte tudo que fiz sob alegação de que eu estava errada, me deu trabalho redobrado de reverter tudo quando você poderia simplesmente ter vindo me perguntar, e eu teria lhe respondido com todo gosto, e ainda por fim me difama caluniando coisas como "parece até WP:CPU". Se for pra me dirigir ataques, solicito que não volte aqui. Obrigado, e boa noite.--Rena (discussão) 03h12min de 13 de outubro de 2017 (UTC)
Não é nenhum "ataque", "difamação", ou "calúnia". Há anos que a sua principal actividade aqui é alterar a grafia das palavras, por vezes de forma que parece correcta, outras para bizarrices praticamente sem uso na língua portuguesa, outras para pura pesquisa inédita sua. Isso, para mim, é CPU sim. Neste caso, eu fiz umas três reversões (que não é o mesmo que reverter "tudo"), que você, de resto, voltou a reverter usando de forma abusiva a ferramenta de reversão - que nem deve saber para que serve, pelos vistos. Porque é que trocou burgúndios para "borgonheses" aqui? Porque é que meteu um brasileirismo neste texto em pt-pt? Ao menos, quando eu reverti, expliquei porque o estava fazendo. Você simplesmente voltou a colocar a sua versão, sem dar qualquer explicação, e com mau uso da ferramenta de reversão. Eu, realmente, não estou com nenhuma paciência para esse tipo de discussões, e nem consigo fazer frente sozinho ao tsunami de mudanças de grafia que você faz constantemente. Mas é minha forte convicção que isso que você faz continuamente, embora por vezes mude no sentido correcto, noutras, francamente, só diminui a qualidade do projecto, e é uma constante fonte de atrito e agastamento. Saudações,-- Darwin Ahoy! 00h32min de 14 de outubro de 2017 (UTC)
Eu simplesmente vou ignorar os ataques, pois minhas contribuições ao projeto são suficientemente grandes para não precisar ficar me desgastando com comentários desnecessários. Só lhe adianto, se tanto quer saber, que minha principal atividade não é "alterar a grafia das palavras", bastava que você fosse pesquisar quantos artigos eu já criei nos anos que cá estive e a centena de artigos promovidos a bom e destaque (aliás, estou a menos tempo que você e basta pesquisar pra ver que minha produtividade média é quase o dobro da sua). Mas claro, qual a finalidade de pesquisar se vale atacar, não é mesmo? Atacar é muito mais cômodo. Além disso, respondendo às suas perguntas, gostaria de dizer que, se sugeri que lê-se dicionários antes de me atacar, também sugiro que leia livros de história. Eu alterei burgúndios no primeiro exemplo, pois os burgúndios são o povo da Antiguidade, não o Estado medieval que se formou na mesma região do Reino Burgúndio. Mesmo que, e eu sei disso, o nome não está de todo errado no contexto medieval, o fato é que com aquele linque o leitor era redirecionado ao artigo do povo antigo, não ao ducado medieval e a alteração da grafia foi feita para manter a coerência. No segundo caso, bastava ter lido o texto todo pra ver que, após anos de alterações por inúmeros editores, o texto hoje não está majoritariamente escrito nem em pt-br nem em pt-pt. Se tanto te incomoda eu ter colocado Icônio com acento grave, eu altero para aparecê-lo. Mas queria deixar registrado que eu nunca, e friso isso, nunca, me envolvi em polêmicas que referentes à alteração de grafias de uma variante para outra, pelo contrário, eu sempre reverti quem fez tal coisa. Quando eu altereis grafias nesse sentido ou foi porque o texto foi integralmente reescrito por mim em pt-br e eu me sinto mais seguro de escrever assim por não dominar plenamente as características das demais variantes, ou porque não me dei conta e fiz no automático, bastando perguntar ao Stegop D​ C​ E​ F que, diferente de você, está sempre aberto ao diálogo e me informa quando cometo algum erro desses.--Rena (discussão) 01h09min de 14 de outubro de 2017 (UTC)

A ferramenta de reversão pode ser usada Citação: WP:REV escreveu: «Para reverter edições nas suas próprias páginas de usuário;» Esta intimidação e assédio estão cada vez mais ridículos. JMagalhães (discussão) 01h19min de 14 de outubro de 2017 (UTC)

Pedido de confirmação de CheckUser para o usuário [[Usuário:EVinente|EVinente

Boletim dos conteúdos destacados nº 11[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 11

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (6 a 15 de outubro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 15h59min de 15 de outubro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Juniorpetjua (7)[editar | editar código-fonte]

Help![editar | editar código-fonte]

Olá Renato, could you help me with this, please? I left a message in Stegop's page but he has not answered. This is the message I left. I am trying to explain to Mhmrodrigues that if he wants to change the name of an article, the correct thing to do is to "mover" instead of creating a redirección. The articles involved are: Munio Viegas where he erased all the previous content, created a "redirección" to Monio Viegas I de Ribadouro thereby erasing all the previous contributions by other users. The same in this case Pedro Anes Gago de Riba de Vizela which he erased to create a redirección and then created Pedro Anes de Riba de Vizela. You know that I fixed many articles before where the genealogies were all incorrect but instead of creating new articles I worked on the ones that existed previously and when necessary, I "moved" instead of redirecting. Please explain to him that this is the way it is done, at least in other wikis where I participate (es. and en. ) because it is necessary to respect the work of others. The same goes for translations where he has translated from other wikis but does not indicate this. Many thanks and saludos, --Maragm (discussão) 07h52min de 18 de outubro de 2017 (UTC)

Mara D​ C​ E​ F, I sent him a message, as you can see on his page. If you need anything else call me here, please.--Rena (discussão) 07h56min de 18 de outubro de 2017 (UTC)
I will change the articles as he wants because it seems the names are correct, but if you disagree with something don't hesitate to say and I help you correct.--Rena (discussão) 08h03min de 18 de outubro de 2017 (UTC)
Many thanks, Renato. I will check now. I think it's ok the way you fixed it. Abraços, --Maragm (discussão) 08h07min de 18 de outubro de 2017 (UTC)
Olá Renato, já conhecia esse modo de mover páginas, mas só o fazia no Commons. Não sabia que se procedia do mesmo modo na Wikipédia. Para a próxima terei isso em conta. Muito obrigado. Mhmrodrigues (discussão) 17h24min de 18 de outubro de 2017 (UTC)

Referência[editar | editar código-fonte]

Aqui, tem toda a razão. Peço desculpa por não ter percebido que havia colocado a referência nesse outro padrão, que até é bem mais estético que o que eu tinha usado, pois pensei que estivesse dizendo que a existência dessa referência é que era fora do padrão do artigo. Não quero interferir mais no seu trabalho de tradução, mas por favor tenha atenção com esses termos que parecem ser realmente pesquisa inédita. Por favor, aceite também as minhas desculpas pela mensagem de aviso que lhe enviei indevidamente. Saudações, -- Darwin Ahoy! 22h52min de 18 de outubro de 2017 (UTC)

Suas edições serão bem vindas, quando o texto estiver finalizado. Se editarmos juntos, por mais boa intenção que tenha, só conseguirá gerar conflito nas edições e parte do meu e do seu texto serão perdidos (quando citou que reintroduzi más traduções ao texto, aquele trecho foi reintroduzido porque tive que repor na íntegra o texto que se perdeu em uma de suas reversões). Estou a dizer com total franqueza a situação, pois acho uma perda de tempo ficar discutindo infindavelmente quando poderia estar contribuindo com outros artigos que quero criar ou expandir. Eu tenho, na maior sinceridade, preguiça de ficar discutindo e me desgastando, daí que, apesar de administrador, raramente ou nunca me envolvo nas discussões de qualquer gênero. Mas sobre a questão que gerou toda essa discussão, digo, e ainda repito, o nome existe, só preciso de uma citação direta a cidade para adicionar ao texto e acabar com isso. Para ter uma ideia, eu fiz uma varredura muito superficial e descobri, como citei ao Ciberdúvidas, que António Borges Coelho, Alexandre Herculano e José Mattoso e Rui Ramos, todos eles já aportuguesaram o nome árabe Wasit como "Uacite", pois além do nome da cidade esse nome também serviu de nome para Wasit ibn Mughth at(al)-Tai, que é aportuguesado em todas essas fontes como "Uacite ibne Muguite Altai". Fora esse dado, Adalberto Alves faz menção a umas duas dúzias, ou mais, de palavras que são escritos invariavelmente como topônimos e antropônimos quando aportuguesados.--Rena (discussão) 23h52min de 18 de outubro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Holy Goo (2)[editar | editar código-fonte]

Renascimento[editar | editar código-fonte]

só uma dica: vc tem feito correções mas o artigo provavelmente ainda vai mudar bastante. se não quer perder o trabalho, deixe para revisar no final das reformas. abz! Tetraktys (discussão) 10h57min de 21 de outubro de 2017 (UTC)

Tetraktys D​ C​ E​ F, ok!--Rena (discussão) 11h04min de 21 de outubro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de DARIO SEVERI (3)[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Contreiras45[editar | editar código-fonte]

Londres[editar | editar código-fonte]

A conta foi criada a pouco e pela forma como não aceita o contraditório, as longas discussões em espaços públicos, o tipo de apresentar diffs e grifar em negrito as palavras que quer dar enfase, mas principalmente em Wikipédia:Tire suas dúvidas#Não existe Regras Gerais?, não é um novato. Creio que seja uma recriação de Vigador contra o Sistema D​ C​ E​ F que por sua vez, acho que é um sock de Luciano david D​ C​ E​ F. Para o vigador e o Luciano, acabei de abrir um pedido de verificação e estou pensando em abrir outro para esta conta. Se eu estiver certo, Annubis Inpu nunca vai admitir posições contrárias e que administradores e editores fazem conluio por aqui. Portanto, acho que é perde de tempo ficar discutindo com ele neste momento. Abraços. O "R" Aliado 04h28min de 4 de novembro de 2017 (UTC)

O revolucionário aliado D​ C​ E​ F, obrigado pela informação.--Rena (discussão) 04h32min de 4 de novembro de 2017 (UTC)
@O revolucionário aliado: Eu suspeitei da mesma coisa. Sugiro a abertura de um pedido de verificação. Chronus (discussão) 04h45min de 4 de novembro de 2017 (UTC)


Wikipédia:Wikipedia Asian Month/MassMessage[editar | editar código-fonte]

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2017 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --MediaWiki message delivery (discussão) 22h15min de 5 de novembro de 2017 (UTC)

Many thanks...[editar | editar código-fonte]

...for your corrections. Please, check, whenever you have time, if I made more mistakes with my Portuguese. Also, if you can, take a look at Afonso I de Portugal which I also edited. Many thanks, --Maragm (discussão) 09h10min de 6 de novembro de 2017 (UTC)

Teófano (esposa de Leão VI)[editar | editar código-fonte]

Vi que você moveu o artigo ontem. Dá uma olhada no comentário do Cplakidas na enwiki. Ele moveu de volta... José Luiz disc 12h07min de 6 de novembro de 2017 (UTC)

Ele modificou porque o nome está escrito incorretamente no artigo, eu mesmo percebi o erro e disse na página dele. Vamos ver as correções que ele vai fazer e ai vemos o que fazer com o nosso.--Rena (discussão) 12h38min de 6 de novembro de 2017 (UTC)

Vilas da Cérvia[editar | editar código-fonte]

Prazer Renato! Vi que estás editando artigos em Vilas da Cérvia. Há um problema de formatação nas referências em praticamente todos, por erro de criação serial pelo uso da robótica . Encontrei uma solução aplicável, visto que a formatação obedece uma predefinição oculta. Estou corrgindo há alguns dias, basta olhar minhas contribuições. Caso queira auxiliar nesta correção específica podemos trocar idéias, será um bom reforço colaborativo. Fico no aguardo, Ad portal (discussão) 17h08min de 7 de novembro de 2017 (UTC)

Área Olá Renato, concordo em aguardar uma solução pelos programadores, quem de nós fica encarregado de solicitar? Fico no aguardo, Ad portal (discussão) 09h47min de 11 de novembro de 2017 (UTC)

Com H ou sem H?[editar | editar código-fonte]

Opa! Tudo bem? Por acaso sabe se existe uma regra para definirmos se o "H" do latim se mantém ou se desaparece no português? Fora os casos óbvios ("Horácio" ou "Hostílio"), algumas vezes espanhol, francês e italiano batem e fica fácil (Tito Hermínio Aquilino, por exemplo). Mas há outros que não, como Cneu Hosídio Geta ou Marco Hordeônio Flaco, que tem o H no espanhol e não tem no italiano. Alguma dica? José Luiz disc 23h27min de 13 de novembro de 2017 (UTC)

Pra sofrer menos talvez seja o caso de você adotar como regra manter sempre o "h" em primeira posição nos nomes, que no fundo é a única forma de usar o "h" que ainda perdura no português além dos dígrafos (que são muito poucos no português), e nenhum dígrafo nasce necessariamente desses nomes clássicos. É verdade que alguns desses nomes são às vezes escritos sem "h" (eu pesquisei e é o caso do Osídio), mas mesmo quando é registrado sem, também é registrado com, então fica difícil definir com precisão o que seria melhor fazer. Excetuando esses casos, todos os "h" em qualquer outra posição na palavra são removidos porque são mudos, mesmo em palavras que possuem supostamente o dígrafo ch como Antiochus que chegou ao português como "Antíoco".--Rena (discussão) 09h35min de 14 de novembro de 2017 (UTC)
Boa. Valeu! José Luiz disc 00h04min de 15 de novembro de 2017 (UTC)

Vettius[editar | editar código-fonte]

Tudo bem? O duplo "t" do latim (eg. Vettius) também vira "c" ("Vécio") como é o caso do "t" simples ("Atius" ==> "Ácio" em Marco Ácio Balbo, por ex.)? Caso em questão: Marco Vétio/Vécio Bolano. Em nenhuma língua aparece como Vécio. José Luiz disc 01h53min de 16 de novembro de 2017 (UTC)

Sim, porque independente da quantidade de "t", o "t" latino adquiriu valor do "c" do português com a evolução da própria língua, pois o "c" tinha valor em "quê" antes de chegar ao seu som atual, dai que um romano diria "Quiquero" e "Vecius" --Rena (discussão) 01h56min de 16 de novembro de 2017 (UTC)

Etnias...[editar | editar código-fonte]

Olá Renato, just one question. Do you think it is correct to add a field in infoboxes for etnia, such as in here. I don't think it's right and I don't like it since I think it is discriminatory. Saludos, --Maragm (discussão) 14h02min de 16 de novembro de 2017 (UTC)

Maragm D​ C​ E​ F, I think this is useful only if you want to identify which people an specific person belongs. For instance, Nicolau was an Armenian who became a Bulgarian noble, so in this case it's important to identify that he was Armenian inside the infobox, but in the example you showed me, I don't think so.--Rena (discussão) 14h05min de 16 de novembro de 2017 (UTC)
I agree with you in that it is relevant in some cases, but not in others, otherwise, we would have to add field to most European noble houses. The same goes for religion. In en.wiki the field is never filled in unless it is very relevant to the individual (a religious personality, clergy, etc.) Should I remove it? Many thanks, --Maragm (discussão) 14h09min de 16 de novembro de 2017 (UTC)
I see no problem if you do so.--Rena (discussão) 14h10min de 16 de novembro de 2017 (UTC)
Since the user reverted my edit, I decided to ask for the opinion of other users. Maybe you can participate. Many thanks, --Maragm (discussão) 11h24min de 17 de novembro de 2017 (UTC)

Thank you Dear Friend![editar | editar código-fonte]

Hello Dear Friend! I want to thank you for your contribution in translation and spreading the word of wisdom about Georgia. I've came across some of your translations and wanted to share grattitude. Dear friend your contributions about Georgia is much appreciated and thank you once again. I hope you will continue translating Georgian articles in beautiful Portuguese language. Warmest Regards.


Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário !Silent[editar | editar código-fonte]

Dear Portuguese friend![editar | editar código-fonte]

Hello Dear Portuguese friend,

May I ask you to translate some articles in your language that are important for Georgian history?

I would like to, but would you mind do subscribe so we could talk formally? It's a piece of cake.--Rena (discussão) 19h48min de 24 de novembro de 2017 (UTC)

Thank you dear Friend. Peter the Iberian is not available in Portuguese language. If you could translate, that would be beautiful. I am just a reader of Wikipedia dear Friend.

Dear friend, will you be able to translate it? :)

Yes, I will. Give me just some more days and I'm going to do it. I suggest that you add all new articles you want that I translate on the discussion page from Usuário:Renato de carvalho ferreira/Páginas. Put all you want.--Rena (discussão) 14h14min de 6 de dezembro de 2017 (UTC)

Thank you dear friend. I put some others too :)

Discussão de bloqueio de JMagalhães (8)[editar | editar código-fonte]

a cubiculo[editar | editar código-fonte]

Opa! Tudo bem? No artigo em inglês sobre o Prepósito do cubículo sagrado há uma menção a uma função mais antiga já existente no Império Romano chamada a cubiculo, similar ao mestre das contas (a rationibus). No nosso artigo não há nada. Aqui há também o "cubiculário", que pode ou não ser a mesma coisa. Alguma ideia? José Luiz disc 22h27min de 26 de novembro de 2017 (UTC)

Na verdade eu citei esse ofício no artigo do prepósito, tá na segunda linha da seção história.--Rena (discussão) 22h59min de 26 de novembro de 2017 (UTC)
Achei. Vou criar uma âncora lá para uma citação já na época do Domiciano. Como seria um bom nome para o "a cubiculo"? "Mestre do cubículo"? Ou mantenho no latim mesmo? José Luiz disc 00h34min de 27 de novembro de 2017 (UTC)
Eu vou olhar, mas é decerto "mestre do cubículo". A maioria desses ofícios começava com "mestre", mas muitas vezes só era registrados, por questões práticas, com sua terminação.--Rena (discussão) 00h36min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

UBs[editar | editar código-fonte]

Onde eu encontro as userboxes da Wikipédia?Josias CunhaFale comigo! 04h30min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Josiashow D​ C​ E​ F, provavelmente o Stegop D​ C​ E​ F saiba dizer.--Rena (discussão) 04h31min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Aonde estão meus olhos de robô[editar | editar código-fonte]

Andreas Acrivos[editar | editar código-fonte]

Olá Renato de carvalho ferreira. Não entendi a reversão. Usar {{Info/Biografia/Wikidata}} padroniza o formato e as informações, inclusive com referências. Se a infocaixa adicional tem outras informações (que por sinal não estão referenciadas), transfira para o texto ou atualize se for o caso a Wikidata. A sua edição ajudará as Wikipédias em outras línguas. Boas edições. --HTPF (discussão) 16h49min de 1 de dezembro de 2017 (UTC)

Hermógenes D​ C​ E​ F, veja a enorme discussão que está acontecendo por causa da adição sistemática dessa infocaixa. Ela ainda não é consensual.--Rena (discussão) 16h50min de 1 de dezembro de 2017 (UTC)
Independente da discussão, as informações do Wikidata para este caso estão na sua maioria referenciadas, enquanto que a infocaixa original deve ser cópia de algum lugar sem referências. --HTPF (discussão) 16h55min de 1 de dezembro de 2017 (UTC)
Faz diferença, pois um dos pontos levantados na discussão é que não iremos remover as infocaixas que agora temos e colocar aquela da wikidata, sobretudo pelos vários problemas que foram apontados na discussão. Sugiro que a leia, ao menos a parte final dela.--Rena (discussão) 16h57min de 1 de dezembro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Samantha de Oliveira[editar | editar código-fonte]

Líbia[editar | editar código-fonte]

Renato,

No momento estou voltado para artigos envolvendo a contribuição da Companhia de Jesus na colonização da América. Um dia talvez volte a me interessara pela Líbia.--Raimundo57br (discussão) 22h29min de 1 de dezembro de 2017 (UTC)

Turquia[editar | editar código-fonte]

Olá Renato eu propus fundir Política da Turquia em "Turquia" na seguinte discussão: Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Turquia; Política da Turquia, mas o consenso parece que foi pela não fusão, por isso não faz sentido manter o mesmo conteúdo nos dois artigos. Repare que isso foi avisado na discussão da Turquia, mas como ainda a discussão não foi finalizada, você pode comentar por lá. -- Leon saudanha 13h50min de 2 de dezembro de 2017 (UTC)

Religião nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Há bastante tempo atrás, estou re-editando minha sub-página de usuário a fim de melhorar o artigo. Mas, recentemente fiquei com um certo medo de traduzir, ao ver os comentários no café dos tradutores. Meu inglês não é muito bom. Se você se interessar e quiser me ajudar na tradução... Não posso traduzir o que não tenho certeza. Valeu, um abraço e boas edições. Eduardo Pazos (discussão) 14h33min de 2 de dezembro de 2017 (UTC)

Eduardo Pazos D​ C​ E​ F, interesse eu até tenho, mas atualmente estou super atolado com outros artigos sobre a Líbia. Talvez você possa pedir para alguém no próprio café dos tradutores que te ajude a traduzir. Abraços e boas edições!--Rena (discussão) 16h05min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio de Lucasschneider10[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados nº 12[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 12

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias:

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 13h51min de 10 de dezembro de 2017 (UTC)

Subdivisões de Portugal[editar | editar código-fonte]

Olá amigos (Stegop D​ C​ E​ F e JMagalhães D​ C​ E​ F) você(s) sabe(m) me informar se há algum site ou documento (online se possível) que o governo português mantenha acerca das divisões administrativas do país e possivelmente as localidades dentro de cada zona? Algum linque pro último censo ou coisa do tipo? Eu estou arrumando algumas listas de topônimos romanos de Portugal e toda hora quando eu leio os nomes nas fontes vejo que há muitas regiões homônimas no país e que, ou nós não temos ainda artigo, ou o artigo que se tem é um verdadeiro caos, ou já tem mas pode estar escrito de outra forma.

Por exemplo João Ferreira do Amaral cita que há duas Alcarva(s), uma em Ranhados em Mêda e outra em Penedono, sendo que ambos os nomes podem ter sua origem num hipotético "Arcóbriga". A questão é que quando eu busco nos nossos artigos só há uma menção marginal a segunda Alcarva em Antas (Penedono), mas pela forma como aparece eu não sei dizer se é uma localidade diferente ou se é um nome de Antas. Fora que ainda me gera enorme confusão pela forma como está escrito os artigos quando se é uma conselho, freguesia, vila, alienígena...--Rena (discussão) 18h09min de 12 de dezembro de 2017 (UTC)

O documento oficial é a Carta Administrativa Oficial de Portugal. A última é a CAOP2016. Quer um mapa interativo ou uma lista? JMagalhães (discussão) 22h42min de 12 de dezembro de 2017 (UTC)
Se possível os dóis, mas se não for possível ao menos uma lista. Eu fico muito confuso quando tento ler esses artigos, pois ou eu ainda não entendi direito a noção que se quer passar com a ideia dos conselhos e freguesias, mas salvo engano os artigos das localidades propriamente tem mapas de regiões ao que parece maiores que a malha urbana propriamente (quase que à semelhança dos municípios brasileiros), mas quando se abre o artigo das freguesias, por exemplo, o mapa que se indica é um mapa com bolinha. Eu estou todo confuso, e os autores igualmente não perdoam e muito só citam parte dos nomes das localidades.--Rena (discussão) 22h54min de 12 de dezembro de 2017 (UTC)
A carta administrativa apenas indica freguesias e divisões superiores às freguesias. Não existe nada de oficial para nomes de lugares ou aldeias. De qualquer modo, o site da Direção Geral do Território tem um mapa interativo e uma série de ficheiros para download, inclusive .xls com todas as freguesias ou ficheiros .kml com a divisão territorial para inserir no google earth. link. JMagalhães (discussão) 23h39min de 12 de dezembro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio:SantosWbte[editar | editar código-fonte]

Boletim dos conteúdos destacados nº 13[editar | editar código-fonte]



Boletim dos conteúdos destacados n.º 13

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (10 a 16 de dezembro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 12h56min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)

Francos[editar | editar código-fonte]

Olá, Renato, tudo bem? Eu fiz a edição presumindo que o primeiro editor a usar o dígrafo <ch> o utilizou ao lê-lo em inglês, francês ou latim.

Em latim, língua em que o nome foi originalmente registrado, o dígrafo apenas poderia ter o som de oclusiva velar surda, como foi demonstrado por William Sidney Allen em seu Vox Latina. Os nomes que mudei todos originavam este dígrafo no proto-germânico *h, reconstruído como uma fricativa velar surda, como consta no artigo da Wikipédia anglófona e nas páginas de reconstrução do Wikcionário anglófono, e este som (novamente como mostrado por Allen) também foi importado da língua grega ao latim como <ch>, após ter transicionado de uma oclusiva velar surda aspirada.

Em inglês e francês, o dígrafo <ch> pode ter a mesma função do latim: o de representar uma fricativa velar surda, sons tipicamente ausentes nestas línguas, mas através do som de uma oclusiva velar surda. Exemplos: choir/choeur (grego), loch (gaélico escocês), e, por fim, Childeric/Childéric, o primeiro sendo representado como uma oclusiva velar surda na Wikipédia inglesa (/ˈkɪldərɪk/). O mesmo era possível para o português antes da Reforma Ortográfica de 1911, mas não mais. O dígrafo <ch>, exceto em empréstimos não adaptados, representa uma fricativa pós-alveolar surda. Visto todo o exposto, parece-me evidente que alguém, desconhecendo esta associação complexa de fonemas e grafias, presumiu que, por exemplo, Childericus, Childeric e Childéric deveria ser traduzido como Childerico, enquanto em verdade deveria ser traduzido, segundo a Reforma de 1911, como Quilderico, da mesma forma que química para chimica (originalmente uma grafia especial de adjetivo) e máquina para machina, ao trazer palavras do latim.

Além desta prosódia, poderia citar uma série de fontes em língua espanhola, citando os nomes, associados ou não aos nobres:

--Leefeni (discussão) 22h36min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)

Leefeni de Karik D​ C​ E​ F, não, eu não estou questionando o uso, acho que a ideia está perfeita, mas eu sugiro que coloque fonte para que outros editores não revertam seu trabalho.--Rena (discussão) 22h45min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)
Compreendi, obrigado! Depois vou condensar a explicação que dei aqui. --Leefeni (discussão) 22h52min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)

Projeto[editar | editar código-fonte]

Chronus D​ C​ E​ F, em quanto tempo (meses, dias) você acha que vai dar uma desafogada nos seus projetos pessoais?--Rena (discussão) 05h57min de 21 de dezembro de 2017 (UTC)

Stegop D​ C​ E​ F, e você? Prospecto de conseguir dedicar-se um pouco mais nos próximos dias/meses? Se JMagalhães D​ C​ E​ F quiser se envolver naquilo que tenho em mente, toda mão de obra qualificada é bem vinda.--Rena (discussão) 12h14min de 21 de dezembro de 2017 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 14[editar | editar código-fonte]


Boletim dos conteúdos destacados n.º 14

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (17 a 23 de dezembro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Tópicos destacados:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 15h29min de 24 de dezembro de 2017 (UTC)

Convite[editar | editar código-fonte]

Olá Renato de Carvalho Ferreira, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Sabia que/Propostas, pois, devido à baixa participação, as novas curiosidades estão a estagnar. O "Sabia que" é um projeto da Wikipédia que tem como objetivo a publicação de curiosidades na página principal com o intuito de atrair os leitores a Wikipédia. Nós precisamos de sua ajuda para avaliar as propostas já existentes e propor novas curiosidades, de forma a evitar que o projeto deixe de existir.

Guerras de sucessão[editar | editar código-fonte]

Rena
Provavelemente você já observou, mas veja na lista em Guerra da Sucessão (desambiguação):

Por outro lado temos: Guerra da Sucessão Portuguesa e outros como esse. Como trata-se de evento específico, não seria o caso de usar a contração "de+artigo definido", isto é, "Guerra da Sucessão" em todos os casos? Pedrassani (discussão) 10h33min de 30 de dezembro de 2017 (UTC)

Olha, nessas matérias eu tenho pouca ou nenhuma autoridade pra dizer alguma coisa. Se por um lado eu não julgo como impossível, ou mesmo improvável, que seja tudo "da Sucessão", eu igualmente acho que, nesse caso em particular, não há problema em se dizer "de Sucessão", correndo o risco de igualmente ser a forma correta de escrever à lusitana, pois em Portugal usa-se muito menos os artigos definidos do que o Brasil. Nada custa perguntar aos portugueses se algum deles têm algo a acrescentar (JMagalhães D​ C​ E​ F; Stegop D​ C​ E​ F?)--Rena (discussão) 10h50min de 30 de dezembro de 2017 (UTC)
Abstenho-me, mas "da" soa-me melhor. --Stegop (discussão) 18h07min de 30 de dezembro de 2017 (UTC)

Discussão de bloqueio:Ricardo.pretto[editar | editar código-fonte]

Olá Renato[editar | editar código-fonte]

Em primeiro lugar, Feliz Ano Novo e próspero para você e sua família. Gostaria que visse esta página [2] . Um abraço JMGM (discussão) 15h45min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)

Agradeço os votos, digo-lhe o mesmo, mas dispenso a página.--Rena (discussão) 15h49min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)

Boletim dos conteúdos destacados nº 15[editar | editar código-fonte]



Boletim dos conteúdos destacados n.º 15

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (14 a 30 de dezembro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 18h36min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)

Dúvida[editar | editar código-fonte]

Olá, Renato. Me sane uma dúvida, por favor. Estas mudanças que vem fazendo nos nomes de algumas cidades (como esta e esta) foram feitas mediante algum consenso ou consentimento tácito da comunidade ou são iniciativas puramente suas? Me pergunto isso pois mudanças/discussões a respeito de outros nomes (como Botswana e Bahrein) geralmente levaram a longas discussões que acabaram por não resultando em nada. Grato pela atenção. Coltsfan Talk to Me 19h52min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)

Coltsfan D​ C​ E​ F, agradeço pela mensagem. De início diria que teríamos que primeiro definir o que vamos entender como discussões que levam a longas discussões que vão pra lago algum. Porque se analisarmos no micro as "discussões" são sempre conduzidas pela mesma pessoa, e só uma, que faz muito barulho. Dito isso, movimentar, seja o que for, não é errado e pode ser feito por qualquer um, por qualquer motivo, desde que minimamente justificado e dentro dos limites daquilo que o projeto aceita. Ou seja, qualquer um na situação desse artigos que citou, poderia tê-los movimentado desde que, como fiz, apresentasse fontes que justifiquem que há forma em português para esses nomes, que estão transliterados; antes disso fizeram o mesmo com Faluja (confira lá na página). O que essencialmente pode acontecer é que algum nome pode gerar efetivamente uma discussão e se isso acontecer, discute-se sobre ele, mas como disse, discute-se, e não deixamos (ou não deveríamos deixar) que as ditas discussões se tornem espaço para que facções se unam apenas para dizer que discordam de alguma moção só pelo fato de discordarem sem justificar. Botsuana e Barém são casos que geraram muito barulho, mas são uma pequeníssima minoria num mar de artigos que geram discussão alguma. E pelos próprios princípios do projeto precisamos ser WP:OUSADO e fazer aquilo que julgamos correto.--Rena (discussão) 20h07min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)
Ah sim. Bem, é que eu pesquisei em fontes em português brasileiro e europeu, e encontrei quase nenhuma que utilize tais nomes (exceto alguns dicionários online, mas não todos). Por exemplo, não só em fontes jornalísticas mas até mesmo em trabalhos acadêmicos, por exemplo, eu encontrei mais fontes com a grafia "Tikrit" do que "Ticrite", ou "Kuwait" e não "Cuaite". Eu apoio totalmente os usuários serem ousados, mas mudanças tão radicais, acredito eu, precisam passar por um crivo (nem que seja tático) da comunidade, afinal é um projeto colaborativo e contém usuários de vários países. Saber a opinião deles seria importante, se não parece com que a sua definição de "correto" suplanta a dos demais, o que pode dar uma visão negativa. Seria melhor você levar isto em consideração, na minha opinião, para evitar conflitos futuros, afinal a wikipédia é de todos. Deixo a seu julgamento, mas leve em consideração o que eu falei. Boas contribuições, Coltsfan Talk to Me 20h59min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)