ETEC Bento Quirino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde janeiro de 2015). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


ETEC Bento Quirino
Escola Técnica Estadual Bento Quirino
Fundação 1917 (100 anos)
Tipo de instituição Público
Diretor(a) Bianca Santarosa
Cidade Campinas
Estado  São Paulo
Cursos técnicos Administração, Contabilidade, Logística, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Finanças, Informática, Recursos Humanos
Cores      Laranja
     Amarelo
     Vermelho
Site http://www.etecbentoquirino.com.br/

A Escola Técnica Estadual Bento Quirino, mais conhecida como Bento Quirino ou Bentão, é um colégio técnico localizada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, cujo nome foi escolhido em homenagem a Bento Quirino dos Santos, importante político brasileiro. A escola foi fundada em 1917 e oferece também vagas para o ensino médio.

História[editar | editar código-fonte]

ETEC Bento Quirino

A atual Escola Técnica “Bento Quirino” foi criada em 1917 como Associação Profissional Bento Quirino, passando posteriormente, a escola profissionalizante, oferecendo os cursos de qualificação básica de Mecânica e Marcenaria para os alunos, e o de Corte e Costura e Prendas Domésticas para as alunas.[1]

A criação da escola foi independente do poder público em qualquer de suas esferas e decorreu, única e exclusivamente, do benemérito que deu nome à Escola e deixou, em testamento, 1.000 contos de réis para este fim.

Fachada do Centro Paula Souza. A superintendência que controla a escola e que controla o vestibulinho para a entrada na mesma.

Em 1927, o Instituto foi remodelado, e tendo como modelo as escolas profissionais de São Paulo, foi inaugurado, em caráter oficial, pelo governador do estado, Carlos de Campos, como “Instituto Profissional Bento Quirino”. Somente no final do ano, o novo governador, Júlio Prestes, regulamentou a situação do instituto que passou a denominar-se “Escola Profissional Bento Quirino”.

Em 1930, diante de um contexto histórico renovador, a escola Bento Quirino já apresentava soluções integradas às novas ideias educacionais, pois a preocupação com a prática a distanciava do antigo ensino escolástico, acadêmico e sem vida que marcou o século anterior.

Durante o governo de Lucas Nogueira Garcez, a escola foi transformada em Escola Técnica, pela Lei 1154 de 25/06/51.

Em 1978, com base no Parecer CEF nº 45/72, foram implantados os cursos: habilitação profissional plena nos cursos técnicos de Contabilidade, Eletrotécnica, Mecânica e Desenho Mecânico, a fim de atender às novas necessidades do mercado de trabalho. Desde então, mesmo com o rigor das matrizes curriculares exigidas pelo parecer citado, a escola vem alterando os currículos dos seus cursos, adequando melhor os conteúdos e metodologistas, objetivando melhorias para capacitar sua clientela.

Em 1994 a escola foi transferida para o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), intensificando a preocupação com a parte pedagógica e com os anseios da comunidade.

Tendo em vista as diretrizes emanadas pela legislação de ensino, com a nova lei de Diretrizes e Bases, o Decreto 2208/97, que desvinculou o Ensino Técnico do Ensino Médio, bem como, as Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico e os Parâmetros Curriculares Nacionais, verifica-se maior flexibilidade para a elaboração dos currículos, possibilitando à Escola, melhor atender às novas tendências tecnológicas de uma sociedade em constante evolução.

Avenida onde se localiza a ETEC Bento Quirino

Localização[editar | editar código-fonte]

A ETEC Bento Quirino localiza-se na Avenida Orozimbo Maia, 2600, Vila Estanislau, Campinas, SP, Brasil. [2]

Cursos Oferecidos[editar | editar código-fonte]

Os cursos oferecidos vêm passando por várias transformações curriculares e metodológicas, que consideram sempre como ponto de partida, as necessidades do mundo produtivo, o que possibilita à escola, oferecer os cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletrônica, Mecânica, Administração, Logística, Contabilidade. Dessa forma, a escola busca o atendimento à clientela e proporcionar formas de capacitação sintonizada com as demandas do mercado, não deixando para segundo plano a preocupação com a formação acadêmica de um cidadão ético, crítico e transformador da sociedade em que está inserido.[3]

Para que se possa estudar na ETEC Bento Quirino é realizado um vestibulinho, pelo Centro Paula Souza, obtendo 50 questões de conhecimentos gerais. Os alunos com maiores notas são inseridos nas 35 vagas dispostas por cada curso. Na tabela abaixo, pode-se, analisar a relação de candidatos por vaga, inscritos, entre outras informações.

Grêmios Estudantis[editar | editar código-fonte]

Dentro do perímetro escolar, é permitido a existência de Grêmios Estudantis, onde são realizadas eleições ao fim de cada ano. Para que um Grêmio possa ser eleito, são criadas chapas e as mesmas realizam suas campanhas. A chapa vencedora tem seu mandato iniciado no ano seguinte.

Atividades Extras[editar | editar código-fonte]

Na ETEC Bento Quirino são realizadas atividades extras como:

Trote[editar | editar código-fonte]

Para a entrada dos novos alunos, são realizadas algumas atividades. Os novos alunos são chamados de bixos, são recepcionados com batom, tinta (foi proibido), água, farinha e etc. Os bixos são subordinados aos veteranos (alunos do terceiro ano) e aos bagaços (alunos do segundo ano).

Libertação dos bixos[editar | editar código-fonte]

No mês de maio, fazendo uma alusão à libertação dos escravos, durante toda uma semana, os bixos a cada dia se vestem de formas diferentes com aspectos definidos pelos organizadores da libertação, após realizarem as atividades, os bixos ganham uma carta de alforria, que devem ser assinadas por ele, um bagaço e um vetereno, desta forma o bixo é considerado liberto.

Sarau[editar | editar código-fonte]

Durante algumas vezes durante o ano, ocorrem os Sarais, um evento onde os alunos podem mostrar seus talentos como, cantar, tocar, dançar e até desenhar.

Campeonatos[editar | editar código-fonte]

São realizados campeonatos internos, o mais famoso é o campeonato de futsal, onde ocorre a cada semestre.

Bentotec[editar | editar código-fonte]

No fim do ano, a escola abre suas portas para que futuros alunos e pais possam conhecer a escola através da Bentotec, onde alunos realizam projetos e mostram seus cursos, mostram a escola aos visitantes e assim, expandir a visão e a missão da escola para os pais, a comunidade e aos futuros alunos.

Referências

  1. «Bento Quirino - Institucional História». Consultado em 14 de novembro de 2016 
  2. «Bento Quirino - Fale Conosco». Consultado em 14 de novembro de 2016 
  3. «Bento Quirino - Cursos». Consultado em 14 de novembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]