Roque Santeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a versão não exibida, de 1975, veja Roque Santeiro (1975).
Roque Santeiro
Roque Santeiro (BR)
Roque Santeiro
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Comédia
Suspense
Realismo Mágico
Duração (55 minutos Aproximado)
Criador(es) Dias Gomes com a co-autoria de Aguinaldo Silva
Elenco Regina Duarte
Lima Duarte
José Wilker
Lucinha Lins
Yoná Magalhães
Paulo Gracindo
Armando Bógus
Cássia Kis Magro
Elizângela
Fábio Júnior
Lídia Brondi
Cláudio Cavalcanti
Cláudia Raia
Lutero Luiz
Maurício Mattar
Eloísa Mafalda
Ary Fontoura
Ilva Niño
ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 209 (original)
135 (Sessão Aventura)
145 (Vale a Pena Ver de Novo)
209 (Canal Viva)
Produção
Diretor(es) Paulo Ubiratan
Tema de abertura "Santa Fé" - Moraes Moreira
Tema de encerramento "Santa Fé" - Moraes Moreira
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 24 de junho de 1985 - 22 de fevereiro de 1986
Cronologia
Corpo a Corpo
Selva de Pedra
Programas relacionados Roque Santeiro (1975)

Roque Santeiro é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no tradicional horário das 20 horas, entre 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, em 209 capítulos,[1] substituindo Corpo a Corpo e sendo substituída por Selva de Pedra. Foi a 34ª "novela das oito" exibida pela emissora.

Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva (Dias Gomes escreveu a trama até o capitulo 51 e posteriormente, do 163 ao 209; por sua vez, Aguinaldo Silva escreveu a trama do capitulo 51 ao 163) -, com base no original do próprio Dias Gomes, a peça de teatro O Berço do Herói, e escrita com a colaboração de Marcílio Moraes e Joaquim Assis. Foi dirigida por Gonzaga Blota, Paulo Ubiratan, Marcos Paulo e Jayme Monjardim, com a direção geral de Paulo Ubiratan e gerência de produção de Carlos Henrique de Cerqueira Leite.

Contou com José Wilker como protagonista título. Ainda contou com Regina Duarte, Yoná Magalhães, Ary Fontoura, Eloísa Mafalda, Ilva Niño, Armando Bógus, Lucinha Lins, Paulo Gracindo, Cássia Kis Magro, Cláudio Cavalcanti, Lídia Brondi, Fábio Júnior e Lima Duarte nos papéis principais.

Em 2008 ganhou uma adaptação feita em romance por Mauro Alencar para a coleção Grandes Novelas da Editora Globo. Em 2012, foi eleita pelo Portal Terra uma das cinquenta melhores novelas de todos os tempos.[2]

Enredo

Predefinição:Spoiler A história é ambientada na fictícia cidade Asa Branca, que funciona como microcosmo do Brasil. Há dezessete anos, o coroinha Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro, por esculpir imagens sacras, morreu ao defender os habitantes de Asa Branca dos capangas do perigoso Navalhada, um bandido que havia invadido à cidade. Santificado pelo povo de Asa Branca, que atribui milagres à sua imagem, e outras pessoas buscavam até mesmo a sua canonização, Roque Santeiro tornou-se uma lenda e faz a cidade prosperar com sua história de heroísmo. Mas também despertando o interesse de muitos que se aproveitam da lenda para lucrarem. Só que para o desespero dos poderosos de Asa Branca, Roque Santeiro não está morto, e o pior, está voltando para cidade, depois de dezessete anos, ameaçando pôr um fim ao mito.

Os representantes das forças políticas, religiosas e econômicas de Asa Branca se dividem entre os que defendem que a verdade deve ser revelada, e os que querem manter a farsa do mito, porque precisam dele para lucrar. Os que se sentem ameaçados pelo retorno de Roque Santeiro, são o conservador padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha, o comerciante Zé das Medalhas - principal explorador da sua imagem -, e o todo poderoso fazendeiro Sinhozinho Malta, que mantém uma relação com a fogosa e extravagante Porcina, a suposta viúva de Roque Santeiro, e vê seu relacionamento ameaçado com a presença dele em Asa Branca.

Mas, o retorno de Roque à Asa Branca atinge a vida de outra moradora: Mocinha, apaixonada por ele, e que fora sua verdadeira noiva, antes da invasão de Navalhada à cidade. Mocinha nunca se conformou com o desaparecimento dele e se manteve virgem à espera dele, mesmo pensando que ele estivesse morto. Mocinha sente muita raiva e ódio de Porcina, por ela ter sido a suposta esposa de Roque Santeiro. Ela é filha do prefeito Florindo Abelha, e da beata Dona Pombinha.

À frente daqueles que desejam revelar a verdade aos habitantes de Asa Branca está padre Albano, que faz o contraponto com padre Hipólito. E, por meio deste personagem, foi abordado um tema em voga na época, a divisão da Igreja Católica entre os tradicionalistas e os adeptos da Teologia da Libertação. Progressista, Padre Albano, luta à favor dos trabalhadores de Asa branca e faz de tudo para revelar a verdade ao seus habitantes, que o mito de Roque Santeiro não passa de uma farsa.

Asa Branca também fica agitada com a chegada de Matilde, amiga de Sinhozinho Malta, que constrói na cidade, o seu único hotel, a Pousada do Sossego, e traz consigo do Rio de Janeiro, duas sensuais dançarinas, Ninon e Rosaly, para trabalhar na sua boate Sexus, e enfrentando a oposição do padre Hipólito e das beatas da cidade, comandadas por Dona Pombinha Abelha, a esposa do prefeito Florindo.

Também chega à cidade a equipe de filmagem de Gérson do Valle, o cineasta que vai filmar "A Saga de Roque Santeiro". O filme tem como astros principais a atriz Linda Bastos, por quem Gérson é apaixonado, e Roberto Mathias, um mulherengo que acaba por se envolver com Porcina, com Tânia, a contestadora filha de Sinhozinho Malta, e com Dona Lulu, a reprimida esposa de Zé das Medalhas.

Outro mistério que desperta a curiosidade na população de Asa Branca, é saber: quem é o lobisomem que aparece nas noites de lua cheia atacando as mulheres da cidade? O principal suspeito é o professor Astromar Junqueira pelos seus hábitos um tanto sombrios: ele é apaixonado por Mocinha.

Abertura

Ao som de "Santa Fé", de Moraes Moreira, vários trabalhadores andam por uma folha natural. O logotipo da novela aparece em um efeito tridimensional. A letra "Q" da palavra "Roque" representa uma auréola e brilha. Um trator e duas mulheres passeiam por uma palha de espiga de milho. Um trem sai de dentro de uma fruta. Um motoqueiro passeia por um coco. Um homem puxa uma carroça por cima de uma banana. Um navio navega por uma violeta. Acontece um congestionamento sobre uma vitória-régia. Predefinição:Spoiler-fim

Criação e produção

Dias Gomes e Aguinaldo Silva escreveram Roque Santeiro baseando-se em uma peça de teatro, de autoria de Dias Gomes, O Berço do Herói, que já havia sido censurada e proibida em 1963.[3] A telenovela seria exibida a partir do dia 27 de agosto de 1975, pela Rede Globo, substituindo Escalada, novela de Lauro César Muniz, e já haviam 30 capítulos gravados e chamadas anunciavam sua estreia. Porém, no dia de sua estreia, a emissora recebeu um ofício do Departamento de Ordem Política e Social, ou DOPS, do governo federal censurando a exibição da novela.[4][5] O motivo da censura foi uma escuta telefônica do governo, em que foi gravada uma conversa do autor da novela, Dias Gomes, afirmando que Roque Santeiro era apenas uma forma de enganar os militares, adaptando O Berço do Herói para a televisão, com ligeiras modificações que fariam com que os militares não percebessem que se tratava da mesma obra.[6] Em meio à comoção da equipe, a emissora teve apenas três meses para preparar uma outra novela, e para preencher o buraco na programação, foi exibida uma reprise compacta do grande sucesso Selva de Pedra, novela de Janete Clair, posteriormente substituída por Pecado Capital, da mesma autora e um dos maiores sucessos da emissora na época. Para a realização desta novela, parte do elenco e dos cenários de Roque Santeiro foram reaproveitados.

Após 10 anos, já no governo civil de José Sarney, a telenovela foi finalmente liberada e podê ser exibida. Por consideração aos artistas envolvidos no trabalho original, os mesmo foram convidados à participar da nova versão da novela, com seus respectivos personagens. Porém, Francisco Cuoco e Betty Faria recusaram os papéis principais de Roque Santeiro e Viúva Porcina; já Lima Duarte retornou à produção novamente como o inesquecível Sinhozinho Malta. Além dele, alguns atores que participaram da versão censurada da novela, retornaram à produção, interpretando os mesmos personagens João Carlos Barroso, Luiz Armando Queiroz e Ilva Niño.

Milton Gonçalves, que interpretava o padre Honório (nome esse trocado para, Hipólito) na versão censurada, ganhou o papel do promotor público Lourival Prata; Elizângela, também, participou da versão censurada teve seu papel alterado, para viver Marilda, esposa de Roberto Mathias, interpretado por Fábio Jr.; e Lutero Luiz que interpretou o prefeito Flô, nesta versão, interpretou o Dr. Cazuza Amaral.

Sônia Braga, Vera Fischer, Marília Pera e Fernanda Montenegro chegaram a fazer testes para o papel da fogosa Viúva Porcina, que acabou sendo interpretada de forma brilhante por Regina Duarte: o entrosamento entre o casal de personagens Porcina e Sinhozinho Malta foi perfeito e rendeu aos telespectadores cenas de barracos homéricos, segundo Lima Duarte, teria emprestado um tom mais engraçado a seu personagem, diferente de quando contracenava com Betty Faria, na versão censurada da novela. O autor Aguinaldo Silva passou a escrever a novela a partir do capítulo 51, com a incumbência de dar continuidade à trama. Para isso, contou com a colaboração de três profissionais: os escritores Marcílio Moraes e Joaquim Assis, e a pesquisadora Lilian Garcia. Segundo Aguinaldo, quase no final da trama, por volta do capítulo 163, Dias Gomes declarou que gostaria de finalizar a novela, e assim, escreveu os capítulos finais.

Mas nem tudo foi em perfeito em "Roque Santeiro". O final gravado oficialmente para a telenovela, foi ao estilo do grande clássico Casablanca, filme de Michael Curtiz, no qual Porcina fica em dúvida se embarca com Roque no avião ou continua com Sinhozinho Malta. Mas diferente da personagem de Ingrid Bergman no filme, Porcina opta por permanecer ao lado do coronel, e os dois terminam juntos acenando para Roque, que enfim vai embora. De acordo com o documentário "A Negação do Brasil", de Joel Zito Araújo, teria sido gravado um terceiro final, no qual Porcina terminava ao lado do capataz Rodésio (Tony Tornado), algo que de acordo com as declarações dos envolvidos não teria sido divulgado à imprensa pela Rede Globo.

Elenco

Elenco principal

(Seguindo a exibição da abertura)
Ator / Atriz Personagem
Regina Duarte Porcina da Silva (Viúva Porcina)
Lima Duarte Francisco Teixeira Malta (Sinhozinho Malta)
Yoná Magalhães Matilde Mendes de Oliveira
Fábio Junior Roberto Mathias
José Wilker Luis Roque Duarte (Roque Santeiro)
Eloísa Mafalda Ambrosina Abelha (Dona Pombinha)
Luiz Armando Queiroz Tito Moreira França
Rui Resende Professor Astromar Junqueira
Cássia Kis Magro Lugolina de Aragão (Lulu)
Elisângela Marilda
João Carlos Barroso Toninho Jiló
Arnaud Rodrigues Cego Jeremias
Nelson Dantas Beato Salu (Salustiano Duarte)
Wanda Kosmo Dona Marcelina Magalhães
Maurício do Valle Delegado Feijó
Ísis de Oliveira Rosaly
Cláudia Raia Maria do Carmo (Ninon)
Patrícia Pillar Linda Bastos
Maurício Mattar João Duarte (João Ligeiro)
Cláudia Costa Carla
Alexandre Frota Luiz Cláudio (Luizão)
Ilva Niño Filismina (Mina)
Tony Tornado Rodésio
Luiz Magnelli Decembrino
Lícia Magna Ciana
Cristina Galvão Dondinha
Waldyr Sant'anna Terêncio Apolinário
Sandro Solviat Sua Majestade
Ana Luiza Folly Noêmia
Gabriela Bicalho Cristina de Aragão (Tininha)
Bruno César Raul de Aragão (Raulzinho)
Atrizes convidadas
Atriz Personagem
Lídia Brondi Tânia Magalhães Malta
Lucinha Lins Mocinha Abelha
Nélia Paula Amparito Hernandez
Lilian Lemmertz Margarida Magalhães Malta
Atores convidados
Ator Personagem
Ewerton de Castro Gérson do Valle
Cláudio Cavalcanti Padre Albano, o "Padre Vermelho"
Othon Bastos Ronaldo César
Oswaldo Loureiro Aparício Limeira (Navalhada)
Participações especiais
Ator Personagem
Armando Bógus José Ribamar de Aragão (Zé das Medalhas)
Ary Fontoura Prefeito Florindo Abelha (Seu Flô)
Paulo Gracindo como Padre Hipólito

Elenco de apoio

Ator / Atriz Personagem
Walter Breda Francisco
Lutero Luiz Doutor Cazuza
Angela Leal Odete
Regina Dourado Efigênia
Ângela Figueiredo Selma Sotero
Leina Krespi Maria Igarapé
Marcos Paulo Jorge de Lima
Paulo César Pereio Delegado Benevides
Ivan Setta Antônio das Tintas
Dedina Bernardelli Ângela Flores
Vera Manhães Neusa (esposa do promotor público)
Edyr de Castro Nininha
Arthur Costa Filho Dr. Cipó
Fernando José Oliveira
Hemílcio Fróes Colméia
Gilson Moura Tião
Gabriela Senra Lulu (criança)
José de Freitas Deputado Ferreira de Jesus
Heloísa Helena Madre Felícia
Izabella Bicalho Porcina da Silva (jovem)
Lu Mendonça Rosa
Antônio Pitanga Robusto
Jorge Coutinho Seu Devagar
Dhu Moraes Dona Maricota
Vera Lúcia Tia Sinhá Maria

Galeria

Reprises

Foi reexibida pela Sessão Aventura de 1 de julho de 1991 a 3 de janeiro de 1992, às 17h, em 135 capítulos.

Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 11 de dezembro de 2000 a 29 de junho de 2001, substituindo A Próxima Vítima e sendo substituída pelo programa Você Decide, em 145 capítulos.

Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 18 de julho de 2011 a 4 de maio de 2012, substituindo Vale Tudo e sendo substituída por Que Rei Sou Eu?, à 00h15.[7][8]

Esta sendo reexibida desde 04 de maio de 2015 , à 23h , na Rede Brasil , substituindo Vale Tudo .

Audiência

Recorde de audiência em São Paulo pelo Vale a Pena Ver de Novo
Data Pontos Capítulo
18 de junho de 2001 26 136

Sua média geral é de 74 pontos de audiência, sendo a telenovela de maior audiência da televisão brasileira.[9][10]

Em seu último capítulo, exibido em 21 de fevereiro de 1986, foi exibida a cena em que Sinhozinho Malta e Viúva Porcina se despedem de Roque Santeiro, que deixa Asa Branca. A telenovela registrou o maior índice de audiência da história da televisão brasileira: incríveis 100 pontos de pico e média de 95 pontos.[11][12]

Quando foi reprisada, pela primeira vez em 1991, na extinta faixa da Sessão Aventura, a audiência foi satisfatória, muito maior do que às das séries estrangeiras que ocupavam o horário, chegando a marcar 36 pontos.[13] Em sua segunda reprise - agora pelo Vale a Pena Ver de Novo -, no entanto, sua audiência foi de 15 pontos.

Trilha sonora

A trilha sonora da novela foi um grande sucesso, tendo o nacional Volume 1 vendido com mais de 500.000 cópias em três meses. De modo mais esperado, a gravadora Som Livre chegou a cogitar a comunicado da TV Globo a trilha sonora internacional da novela, como era de costume em outras exibidas pela emissora. Mas, por determinação do produtor geral Mariozinho Rocha, a gravadora optou por não lançar a trilha devido ao fato de a obra da trama original que Dias Gomes se baseava ser meramente regional. Por isso, foi criada às pressas mais uma trilha nacional. Desta vez, o volume 2 trazia outros grandes sucessos; sendo assim, Roque Santeiro foi a primeira novela da emissora com duas trilhas totalmente nacionais, se tornando um segmento diferenciado de outras telenovelas. [14]

Várias das canções dos álbuns ficaram entre as mais tocadas de 1985, como: "Dona" (2ª), "Vitoriosa" (6ª), "Sem Pecado e Sem Juízo" (17ª), "De Volta pro Aconchego" (24ª), "Chora Coração" (43ª), "Isso Aqui Tá Bom Demais" (45ª), "Coração Aprendiz" (55ª), "Coisas do Coração" (73ª), "Mistérios da Meia Noite" (79ª), "Verdades e Mentiras" (83ª), "A Outra" (84ª) e "Mal Nenhum" (98ª).[15]

Nacional Volume 1

Roque Santeiro - Nacional Volume 1
Roque Santeiro
Trilha sonora
Lançamento julho de 1985 (1985-07)
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Mariozinho Rocha[16]
Lado A
N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Isso Aqui Tá Bom Demais"  Dominguinhos e Chico Buarquetema de Sinhozinho Malta 3:17
2. "A Outra"  Simonetema de Lulu 3:18
3. "Sem Pecado e Sem Juízo"  Baby Consuelotema de Linda e Gerson 4:54
4. "Chora Coração"  Wandotema de Mocinha 3:48
5. "Mistérios da Meia-Noite"  Zé Ramalhotema do Lobisomem / professor Astromar 3:20
6. "Santa Fé"  Moraes Moreiratema de abertura 2:20
Lado B
N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Dona"  Roupa Novatema de Viúva Porcina 4:00
2. "De Volta pro Aconchego"  Elba Ramalhotema de Roque 4:39
3. "Indecente"  Anne Duátema de Matilde 3:26
4. "Coração Aprendiz"  Fafá de Belémtema de Tânia 3:18
5. "Roque Santeiro"  Sá & Guarabyratema de locação "Asa Branca" 3:09
6. "Cópias Mal Feitas [música incidental: Dezessete na Corrente]"  Alceu Valençatema de Zé das Medalhas 2:56

Nacional Volume 2

Roque Santeiro - Nacional Volume 2
Roque Santeiro
Trilha sonora
Lançamento outubro de 1985 (1985-10)
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Mariozinho Rocha

{{Lista de faixas |fechado = |topo = Lado A |duração_total = |linha_vazia =

|toda_composição = |toda_letra = |toda_música = |toda_direção =

|crédito_escrita = |crédito_letra = |crédito_música = sim |crédito_direção = |coluna_extra = Personagem

|título1 = Malandro Sou Eu |escritor1 = |letra1 = |música1 = Beth Carvalho |diretor1 = |duração1 = 3:17 |extra1 = tema de Roque

|título2 = Coisas do Coração |escritor2 = |letra2 = |música2 = Ritchie |diretor2 = |duração2 = 3:05 |extra2 = tema de Tânia

|título3 = Pelo Sim, Pelo Não |escritor3 = |letra3 = |música3 = Cláudio Nucci e Zé Renato |diretor3 = |duração3 = 3:25 |extra3 = tema de Sinhozinho Malta

|título4 = Vitoriosa |escritor4 = |letra4 = |música4 = Ivan Lins |diretor4 = |duração4 = 3:39 |extra4 = tema de Lulu

|título5 = Fruta Mulher |escritor5 = |letra5 = |música5 = Nana Caymmi |diretor5 = |duração5 = 3:46 |extra5 = tema de Matilde

|título6 = Verdades e Mentiras |escritor6 = |letra6 = |música6 = Sá & Guarabyra |diretor6 = |duração6 = 3:26 |extra6 = tema de locação "Asa Branca"

|título7 = Mil e uma Noites de Amor |escritor7 = |letra7 = |música7 = Pepeu Gomes |diretor7 = |duração7 = 3:58 |extra7 = tema de Linda e Gerson

|título8 = A Hora e a Vez |escritor8 = |letra8 = |música8 = Cláudio Nucci e Zé Renato |diretor8 = |duração8 = 3:18 |extra8 = tema de viúva Porcina

|título9 = Mal Nenhum |escritor9 = |letra9 = |música9 = Joanna |diretor9 = |duração9 = 3:14 |extra9 = tema de Ninon e delegado Feijó

|título10 = Entra e Sai de Amor |escritor10 = |letra10 = |música10 = Altay Veloso |diretor10 = |duração10 = 3:29 |extra10 = tema de Tânia e Padre Albano

|título11 = Amparito Amor |escritor11 = |letra11 = |música11 = Cauby Peixoto |diretor11 = |duração11 = 2:53 |extra11 = tema de Amparito

|título12 = Mal de Raiz |escritor12 = |letra12 = |música12 = [[MPB4] |diretor12 = |duração12 = 3:42 |extra12 = tema de Mocinha }}

Internacional

Roque Santeiro - Internacional
Roque-santeiro-internacional.jpg
Trilha sonora
Lançamento outubro de 1985 (1985-10)
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Mariozinho Rocha
Lado A
N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Shout"  Tears For Fearstema de núcleo "povo de Asa Branca" 6:29
2. "Do It For Love"  Sheena Eastontema de Lulu 3:52
3. "Say You, Say Me"  Lionel Richietema de Porcina e Roque 4:01
4. "If I Was"  Midge Uretema de Padre Albano 4:44
5. "Like a Virgin"  Madonnatema de locação "boate Sexus" 3:01
6. "Run to You"  Bryan Adamstema de Tânia e Roberto Mathias 3:49
7. "Forever"  Kenny Logginstema de Linda e Gerson 4:23
Lado B
N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "We Don't Need Another Hero (Thunderdome)"  Tina Turnertema de locação "Asa Branca" 4:16
2. "All of You"  Diana Ross & Julio Iglesiastema de Porcina e Sinhozinho Malta 4:01
3. "Money for Nothing"  Dire Straitstema de núcleo "grupos de cineastas de Asa Branca" 4:14
4. "Overjoyed"  Stevie Wondertema de Mocinha 3:42
5. "I'm Your Man"  Wham!tema de Sinhozinho Malta 4:05
6. "Burning Heart"  Survivortema de Roque 3:51
7. "Would I Lie to You?"  Eurythmicstema de Roberto Mathias 4:33

Observação

Em virtude da chegada da trilha nacional volume 2 em 1985, a trilha internacional de Roque Santeiro não chegou a ser ofertada por determinação do produtor geral Mariozinho Rocha. A razão deste fato foi por conta do gênero regional que se baseava a novela de Dias Gomes, que por sua vez não faziam maior sentido musicas estrangeiras comparadas ao foco central da trama. Por isso, a Som Livre teve que lançar as pressas a segunda versão do nacional, sendo assim a primeira da TV Globo com 2 trilhas totalmente brasileiras. Porém o que muita gente não imaginava, é que o internacional estava pronto para ser executado, tanto em LP quanto em K7. A atriz Patricia Pillar foi convidada a ser capa da novela (assim sendo então a primeira na carreira dela). A trilha sonora contava com 14 musicas que estavam nas paradas de sucessos daquele ano. De grandes nomes do repertório mundial, haviam os hits de: Tears For Fears, Lionel Richie, Madonna, Bryan Adams, Tina Turner e entre outros.

Outros Singles

Os seguintes singles foram lançados a partir de canções parte da trilha sonora:

  • Anne Duá - "Indecente" - Som Livre 401.8195
  • Moraes Moreira - "Santa Fé" / "Olhos de Xangô" - CBS 43.118
  • Baby Consuelo - "Sem Pecado e sem Juízo" / "Rock das Crianças" - CBS 43.119
  • Pepeu Gomes - "Mil e uma Noites de Amor" / "Rock in Rio" - CBS 43.120
  • Claudio Nucci & Zé Renato - "Pelo Sim, Pelo Não" / "Manágua" - CBS 43.121
  • Moraes Moreira - "Santa Fé" - CBS Promo 51.100
  • Vários - "Mil e uma Noites de Amor" / "Pelo Sim, Pelo Não" // "A Hora e a Vez" / "Coisas do Coração" - CBS Promo 51.113
  • Zé Ramalho - "Mistérios da Meia-Noite" - CBS Promo 52.032
  • Sá e Guarabyra - "Roque Santeiro" / "A Longa Noite" - RCA 101.0999
  • Roupa Nova - "Dona" / "Não Dá" // "Tímida" / "Whisky à Go-Go" - RCA 102.0438
  • Beth Carvalho - "Mais que um Sorriso" / "Malandro Sou Eu" // "Cinelândia" / "O Encanto dos Gantois" - RCA Promo 102.0454
  • Altay Veloso - "Entra e Sai de Amor" / "A Volta do Cometa" - Polydor 883.613-1(?)

Reedições

Em 1991, por ocasião da re-exibição da novela, o álbum do volume 1 da trilha sonora nacional foi relançado, tendo-lhe sido adicionadas duas canções do volume 2, que não foi relançado na época. Essa versão ampliada foi, em 2001, re-editada em CD como parte da série "Campeões de Audiência - Agora em CD" e renomeada para "O Melhor de Roque Santeiro.

Versões internacionais

Por iniciativa da CBS, gravadora de origem de grande parte dos artistas presente nos dois álbuns da trilha sonora da novela, foram lançados LPs em outros países onde a novela fez sucesso.

Prêmios

Troféu APCA (1985):

Troféu Imprensa (1985):

Referências

  1. Memória Globo. «Roque Santeiro - Ficha Técnica». Consultado em 22 de fevereiro de 1986  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Las 50 mejores telenovelas de todos los tiempos» (em espanhol). Portal Terra. Consultado em 13 de março de 2012 
  3. «Roque Santeiro - Memória Globo». Globo.com. Consultado em 4 de setembro de 2013 
  4. «'Roque Santeiro': Censura adiou estreia da trama por dez anos». Extra Online. 11 de dezembro de 2010. Consultado em 28 de março de 2011 
  5. «Censura nas novelas: o que você não viu na TV». Aventuras na História. Consultado em 28 de março de 2011 
  6. «Roque Santeiro é proibida pela censura» (PDF). PUC-Rio. Consultado em 28 de março de 2011 
  7. «"Roque Santeiro" será reprisada no Canal Viva». IG Gente. 15 de abril de 2011. Consultado em 22 de agosto de 2015 
  8. «Roque Santeiro volta ao ar nesta segunda-feira (18)». Fernando Oliveira. 18 de julho de 2011. Consultado em 22 de agosto de 2015  Parâmetro desconhecido |publicador= ignorado (|editora=) sugerido (ajuda)
  9. Redação Terra (25 de abril de 2009). «Confira as 10 novelas mais vistas da Globo». Terra Diversão. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. Redação Quem Online (10 de março de 2009). «Aguinaldo Silva divulga lista das novelas com maior audiência da história». Revista Quem Acontece. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. http://www.muitointeressante.com.br/pq/perguntas/qual-foi-a-maior-audiencia-de-tv-registrada-no-brasil
  12. http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/242/1/curiosidades-das-novelas.html
  13. Reprise de 'Roque' atinge 36 pontos
  14. XAVIER, Nilson. «Roque Santeiro (1985) - Bastidores». Teledramaturgia.Com.Br. Consultado em 18 ago. 2014 
  15. MOFOLÂNDIA. «MÚSICA - Top Hits 1985». Consultado em 18 ago. 2014 
  16. XAVIER, Nilson. «Roque Santeiro (1985) - Trilha Sonora». Teledramaturgia.Com.Br. Consultado em 18 ago. 2014 
  17. Aforocha. «Various - Roque Santeiro (Vinyl, LP)». Discogs. Consultado em 18 ago. 2014 
  18. Salvavinilos. «Roque Santeiro - Varios Artistas [1989]». FlickRiver. Consultado em 18 ago. 2014 

Ligações externas