Paraná Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paraná
Nome Paraná Clube
Alcunhas Tricolor
Tricolão
Tricolaço
Tricolor da Vila
Tricolor Paranaense
O Time do Povo
Paranito
Torcedor(a)/Adepto(a) Paranista
Tricolor
Mascote Gralha-azul
Principal rival Coritiba
Athletico Paranaense
Fundação 19 de dezembro de 1989 (34 anos)
Estádio Vila Capanema
Capacidade 17.140 espectadores
Localização Curitiba, Paraná, Brasil
Presidente Rubens Ferreira e Silva
Treinador(a) Tcheco
Patrocinador(a) Neodent
Material (d)esportivo Claw
Competição Campeonato Paranaense - 2ª Divisão
Ranking nacional Baixa 62.º lugar, 1,592 pontos[1]
Website paranaclube.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Paraná Clube é um clube de futebol brasileiro da cidade de Curitiba, estado do Paraná, fundado em 19 de dezembro de 1989,[2] após fusão ocorrida entre os clubes Colorado Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros.

Conhecido carinhosamente como Tricolor da Vila, em referência às 3 cores e alcunha das suas tradicionais praças esportivas, a Vila Capanema, fundada em 1947, cujo nome oficial é Estádio Durival Britto e Silva e a Vila Olímpica do Boqueirão, fundada em 1983, cujo nome oficial é Estádio Presidente Erton Coelho Queiroz, tem como mascote a Gralha-azul, ave-símbolo de seu estado,[3] além de outro símbolo local, a araucária, ambas gravadas em seu escudo. O Paraná Clube sagrou-se sete vezes campeão paranaense,[4] seis durante a Década de 1990, na qual teve a supremacia do futebol do Paraná, sendo o terceiro clube em atividade com mais títulos nesse estado.

A nível nacional, foi campeão brasileiro da Série B em 1992, e campeão do Módulo Amarelo da Copa João Havelange em 2000 (competição equivalente à Série B, mas ainda não reconhecida pela CBF).[5] O Clube se manteve na primeira divisão nacional até 2007, mesmo ano em que disputou a Copa Libertadores da América, retornou posteriormente em 2018 e foi despromovido no mesmo ano.

Até o final da temporada de 2022, o Tricolor disputou 1881 jogos oficiais, 756 vitórias, 503 empates e 622 derrotas.[6]

Seus principais adversários são o Coritiba Foot Ball Club, com quem faz um dos clássicos de maior rivalidade do futebol paranaense, o Paratiba[7], Também possui rivalidade com o Club Athletico Paranaense, cujo duelo se chama Paratico ou Derby da Rebouças.

História[editar | editar código-fonte]

Histórico das fusões[editar | editar código-fonte]

O Paraná Clube nasceu em 1989, numa fusão entre o Colorado Esporte Clube e o Esporte Clube Pinheiros. O resultado foi a fundação do Clube paranaense mais bem sucedido da década de 1990. Nos primeiros dez anos de vida, o Tricolor venceu seis vezes o Campeonato Paranaense de Futebol. A nível nacional, a projeção também foi muito rápida; em apenas três anos, o PRC saiu da terceira para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, conquistando o título nacional da Série B em 1992.[8]

Voltando um pouco no tempo, no ano de 1988, dirigentes de Colorado e Pinheiros já cogitavam a possibilidade de fusão, para formar uma nova potência no futebol de Curitiba. Em setembro do mesmo ano, compareceram três representantes de cada agremiação: Darci Piana, Dely Macedo e Raul Trombini, do Colorado, e Jorge Celestino Buso, Aramis Tissot e Ocimar Bolicenho, do Pinheiros. Nesta reunião, foi aprovado, oficialmente, o nome Paraná Clube, além as cores, a camisa, os símbolos e a distribuição patrimonial. Para mobilizar a torcida, ficou definido como local oficial dos jogos o Estádio Durival Britto e Silva, a sede oficial na Avenida Kennedy e em 19 de dezembro de 1989 nascia oficialmente o Paraná Clube.

1990: o início do Paraná Clube[editar | editar código-fonte]

A primeira participação em campeonatos envolvendo o Paraná Clube foi o Campeonato Paranaense de Futebol de 1990, que iniciou-se em fevereiro. Depois de um longo campeonato, o Paraná foi eliminado nas semifinais, terminando a competição em terceiro lugar.

A primeira conquista paranista ocorreu em 1990, quando o clube disputou um quadrangular denominado Seletiva Qualificatória Paranaense da Série C, terminando em primeiro lugar, e catapultou o Tricolor para Série C do Campeonato Brasileiro. O novo Clube terminaria a primeira campanha nacional de sua história em 3° lugar na classificação geral, eliminado apenas na semifinal, conquistando importante acesso para a Série B em 1991.

A primeira equipe

O primeiro treinador Tricolor foi Rubens Minelli (tricampeão brasileiro pelo Internacional em 1975 e 1976 e campeão pelo São Paulo em 1977), que trouxe sua própria comissão técnica. O primeiro elenco tinha cerca de 50 jogadores, oriundos do Colorado e do Pinheiros, mesclados entre atletas mais experientes e garotos revelados nas categorias de base.

1991-1992: o começo das conquistas[editar | editar código-fonte]

Logo após a fusão, o clube começou a dar resultados, conquistando o Campeonato Paranaense de 1991, em sua segunda participação, após um empate contra o Coritiba por 1 a 1 no Couto Pereira. Foram 17 vitórias em 26 jogos e a goleada contra o Londrina por 6 a 1, iniciava seu período de triunfos.

Após ser derrotado nas semifinais do estadual de 1992, o clube jogou suas forças no Campeonato Brasileiro Série B de 1992, quando conquistou o título, após eliminar, nas semifinais, o Santa Cruz , no Estádio do Arruda, e derrotar o Vitória em Salvador por 1 a 0, no Estádio da Fonte Nova. A partir de então, o clube paranista entrou na elite do futebol brasileiro.

Ainda em 1992, o Paraná disputou sua primeira Copa do Brasil de Futebol. Na estreia, 1 a 1 contra o Democrata em Governador Valadares, e em Curitiba, o time venceu por 2 a 1. No dia 18 de setembro, já pelas oitavas de final, uma vitória de 1 a 0 sobre o Grêmio, primeira derrota da história dos gaúchos jogando em casa pela competição. Contudo, a vitória Paranista seria ofuscada pela derrota na volta, quando o placar de 2 a 1 sofrido em Curitiba, custou a eliminação pelo critério dos gols fora de casa.

1993-1997: a era do pentacampeonato[editar | editar código-fonte]

O Paraná abriu uma grande dinastia no estado, sagrando-se pentacampeão do estado nos anos seguintes, entre 1993 a 1997. O terceiro título consecutivo, em 1995 (e quarto de sua história), foi contra o rival Coritiba, com placar de 1 a 0 e gol aos 45 minutos do 2º tempo no Estádio do Pinheirão, com quase 30 mil torcedores presentes.

No tetra, em 1996, o Paraná repetiu o feito: vitória sobre o Coxa por 1 a 0, com um gol aos 43 minutos da etapa final por Ricardinho, no estádio do rival. Sob o comando de Rubens Minelli, em 1997, o clube paranista veio a conquistar o quinto título seguido, quando derrotou o União Bandeirante por 3 a 0.

A equipe participou da Copa do Brasil em 1994, quando empatou na estreia contra o Internacional, em pleno Estádio Beira-Rio, por 1 a 1. Em Curitiba, perdeu pelo placar mínimo e saiu ainda na primeira fase. Em 1995, o Paraná obteve, na primeira fase, duas vitórias por 1 a 0 sobre o Juventude. Na sequência, mais dois triunfos, pela contagem mínima, sobre o Internacional. Nas quartas de final, contra o Corinthians, empate sem gols. No jogo da volta, no Pacaembu, o Tricolor segurava o 1 a 1 que lhe garantia a vaga, a menos de dez minutos do final, contudo, um cochilo da zaga custaria a classificação.

Em 1996, o Paraná novamente chegaria às quartas de final, dessa vez, marcando um só gol nos quatro jogos. Na primeira fase, 0 a 0 em Salvador e vitória por 1 a 0 sobre o Vitória em Curitiba e diante do Botafogo, 180 minutos sem gols. quando a vaga foi disputada nos pênaltis, onde o tricolor fez 4 a 2.

A seguir, o tricolor enfrentou o Palmeiras, tido então como melhor time do país, e jogou muito bem em São Paulo, sendo prejudicado pela arbitragem com um pênalti inexistente contra, mas no final, perdeu por 2 a 0. No jogo de volta, fraca atuação do tricolor, derrotado por 3 a 1. Esse jogo ficou marcado por Saulo ter marcado seu 100º gol pelo Paraná.

Já em 1997, o tetracampeão paranaense voltou a tropeçar contra o Colorado gaúcho, no empate em 1 a 1 em Curitiba e derrota por 3 a 0 no Estádio Beira Rio.

Em 1994, o Paraná Clube foi vice-campeão da Copa Cidade de Curitiba e, em 1996, levantou o troféu de campeão do Torneio de Verão de Paranaguá, em disputa de penalidades contra seu rival, Coritiba.

1998: o fim da hegemonia[editar | editar código-fonte]

Em 1998, o Paraná perdeu a chance do hexacampeonato estadual, terminando a competição em terceiro lugar, sendo que no Campeonato Brasileiro, o clube conseguiu se manter na elite na última rodada, vencendo o Flamengo na Vila Olímpica do Boqueirão.

Em 1998, o Tricolor da Vila jogou a primeira fase da Copa do Brasil, contra o recém-rebaixado Fluminense, com vitória por 2 a 0 no Maracanã, eliminando a necessidade de jogo de volta. Depois, a vitória por 1 a 0 em casa, e 1 a 1 em Belo Horizonte, bastaram para eliminar o Atlético Mineiro. No entatnto, sonho acabou nas quartas de final, com duas derrotas pelo placar mínimo e diante do Santos.

1999-2000: contra tudo e todos, a volta por cima[editar | editar código-fonte]

No começo da década de 2000, o clube recuperou seu momento de glórias, após uma estiagem de títulos estaduais, que se iniciara em 1998.

Em 1999, o Paraná foi eliminado da Copa do Brasil ainda na 1ª fase, pelo inexpressivo Camaçari, com derrota por 2 a 0 na Bahia e vitória por 2 a 1 em casa.

Em 2000, o Paraná estreou contra o Americano, classificando-se com o placar de 1 a 1 em Campos dos Goytacazes-RJ e vitória de 2 a 1 em Curitiba. Na 2ª rodada, derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro em casa, sem direito sequer a jogo de volta.

No Campeonato Brasileiro de 1999, houveram diversas intervenções da CBF para beneficiar os chamados "grandes", ou integrantes do Clube dos 13, a se livrarem de eventual queda à segunda divisão. Para isso, criaram um sistema duvidoso de média de pontos, entre os Clubes participantes dos Brasileirões de 1998 e 1999 (Em 1998 o PRC ficou em 20° lugar, dentre 24 Clubes, e em 1999 ficou em 17° lugar, dentre 22 Clubes), e a manobra derrubou injustamente o Tricolor para a Segunda Divisão. No ano seguinte, com a unificação do Campeonato Brasileiro, foi criada a Copa João Havelange, dividida em 4 módulos. No entanto, seria nesta Copa João Havelange, realizada em 2000, que o Paraná retornaria triunfante à elite do futebol brasileiro.

Com a confusão armada pelo Gama contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e também o Botafogo, por conta do Caso Sandro Hiroshi, o Campeonato Brasileiro acabou não sendo realizado, e substituído pela Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos Treze, com a inclusão de Fluminense, Bahia, Juventude, América Mineiro e o próprio Botafogo, que deveriam estar na Segunda Divisão, caso este campeonato tivesse sido organizado pela CBF (impedida pela justiça desta tarefa). O resultado foi um campeonato de regulamento confuso e inchado, devido a presença de 114 times, divididas por módulos: azul, amarelo, verde e branco. O Clube dos Treze, por sua vez, recusou a presença do Paraná Clube entre as principais equipes, o relegando a jogar o Módulo Amarelo.

Todavia, com o terceiro lugar garantido no grupo classificatório, o raçudo Tricolor da Vila conseguiu chegar à final do módulo, após as fases eliminatórias. O título do módulo Amarelo veio fora de casa, contra o São Caetano, com um gol de Frédson aos 41 minutos do 2º tempo, sacramentando a volta Paranista à "Elite" do futebol brasileiro pela porta da frente. O PRC jogou, inclusive o módulo azul (equivalente à Primeira Divisão), no mesmo ano. Essa foi uma das melhores atuações Paranistas em Campeonatos Brasileiros, chegando às quartas de finais, quando foi eliminado pelo Vasco da Gama, que seria o campeão da Copa João Havelange naquele ano.

Copa Sul e Copa Conmebol[editar | editar código-fonte]

Também nessa época, o Paraná participou da Copa Sul e a primeira fase, 3 quadrangulares, passando os dois melhores de cada para as semifinais. O Tricolor, pelo grupo B, classificou-se em 2º lugar, atrás do Internacional-RS, com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, marcando e sofrendo 11 gols. Nas semifinais, dois triangulares e de um lado, os três principais gaúchos (a dupla Grenal e o Juventude), do outro, o trio de ferro paranaense. O tricolor estreou mal, apenas empatando em casa, contra o Atlético-PR. No jogo seguinte, no Couto, novo empate, dessa vez contra o Coxa, com os dois jogos terminando em 1 a 1. Na sequência, duas vitórias rubro-negras nos Atletibas (3 a 0 e 3 a 1) colocaram os atleticanos com a mão na vaga.

Paraná e Atlético jogaram no Couto Pereira, no dia 28 de março, e o tricolor ganhou por 1 a 0, naquela que é considerada como uma das mais dramáticas vitórias da história do Paraná Clube. O resultado, contudo, não bastava e com 5 pontos, contra sete do Atlético, o Paraná precisava ainda vencer o já eliminado Coritiba para levar a vaga. No dia 4 de abril, o tricolor goleou por 4 a 2 e garantiu a classificação, e com melhor campanha ao longo do torneio, o Paraná ficou com a vantagem de mando na decisão.

O primeiro jogo contra o Grêmio seria em Porto Alegre e o segundo em Curitiba e, havendo necessidade, o terceiro seria novamente de mando paranista. No dia 13 de abril, o Paraná acabando sendo batido pelos gaúchos por 2 a 1 e cinco dias depois, o tricolor paranaense ganhou, fazendo 2 a 0 e graças ao saldo de gols dos dois jogos, o Paraná ficou, além da já adquirida vantagem de mando, também podendo jogar pelo empate. Mas naquele 25 de abril, o Grêmio ganhou do Paraná, jogando no Pinheirão, por 1 a 0 e com o resultado, o Paraná, vice-campeão, acabou ganhando o direito de disputar a Copa Conmenbol.

Vice-campeão da Copa Sul, o Paraná ganhou direito de disputar a Copa Conmebol (que seria extinta no final daquele ano) graças a desistência do campeão da copa regional, o Grêmio de Porto Alegre.

O Tricolor foi o segundo time do Estado a participar de uma competição oficial internacional, antes mesmo de Clubes rivais centenários.

Contudo, o Paraná desprestigiou por completo a competição. Nos meses finais do ano 1999, o Clube estava envolvido com a disputa do brasileirão, e o time principal foi poupado, infelizmente.

Acabaram inscritos reservas e juniores; na primeira fase, diante do San Lorenzo paraguaio, vitória em Curitiba por 1 a 0 (gol de Juliano) e derrota no Paraguai por 2 a 1 (Evandro).

Nas quartas de final, derrota em Córdoba, Argentina, por 1 a 0 e vitória em Curitiba pelo mesmo placar (Deivison) diante do Talleres, e nos pênaltis, 3 a 1 para os argentinos. Tricolor eliminado. O próprio Talleres acabaria campeão da Copa Conmebol 99.

2001-2005: época de vacas magras[editar | editar código-fonte]

Entre 2001 e 2005, o Tricolor da Vila foi duas vezes vice-campeão Paranaense, nos anos de 2001 e 2002 (vice-campeão do Supercampeonato Paranaense).[9][10] Em 2004, um quase rebaixamento no estadual rendeu a disputa e "título" do Torneio da Morte.

Em 2002, o Clube realizou uma excursão para a Ucrânia, com vitórias sobre o Karpaty (1 a 0), combinado da Galitchna em Tchervonograd (2 a 0) e a mais importante de todas, vitória sobre a Seleção Olímpica da Ucrânia por 1 a 0, renderam um troféu simbólico, pela passagem vitoriosa em terras estrangeiras. No Campeonato Brasileiro de 2003, foi o 10° colocado, com um elenco forte, e obteve vaga para disputar a sua primeira Copa Sul Americana. Em 2005, outra boa campanha, com a 7ª colocação no brasileirão.

Na Copa Sul Americana de 2004, segunda participação oficial paranista em torneios internacionais, o desempenho foi fraco. No primeiro jogo realizado no Pinheirão, vitória sobre o Santos por 2 a 1, mas na Vila Belmiro a equipe santista bateu o tricolor por 3 a 0.

Neste período, o tricolor conquistou a Copa Vila Velha em 2004 e o Torneio Quadrangular em Tangará da Serra-MS, com o clube utilizando os jogadores das categorias de base.

2006-2007: título estadual, Libertadores e rebaixamento[editar | editar código-fonte]

Neste período, houve divergências com a tabela da Copa do Brasil, divulgada sem a participação do Paraná, e após duas semanas de contestação, o Bandeirante-DF, convenientemente desistiu de participar, abrindo vaga para o tricolor. Incluído na competição, o clube foi derrotado por 3 a 1 no Ceará e empate por 2 a 2 em Curitiba, sendo eliminado logo na estreia.

Ainda pela Copa do Brasil de Futebol, no ano de 2002, o Paraná estreou com uma vitória de 3 a 1 sobre o Clube Atlético Bragantino, em Bragança Paulista, eliminando o jogo de volta. A seguir, o Paraná fez 2 a 0 sobre o Guarani e em Campinas, empate em 1 a 1, classificando-se. Pelas oitavas de final, vitória, de virada, por 3 a 1 sobre o Botafogo em pleno Maracanã. Novo empate em 1 a 1, em Curitiba, no jogo de volta, foi suficiente para seguir adiante. Nas quartas de final, derrota Corinthians por 3 a 1, São Paulo e no jogo de volta, o tricolor ganhou por 1 a 0 mas foi desclassificado

Em 2004, o clube da Gralha-Azul voltou a participar de uma competição continental, a Copa Sul-Americana de 2004, após a 10º colocação no Brasileirão, porém, foi eliminado logo na 1ª rodada do torneio, ainda em sua fase nacional. O adversário paranista foi o Santos Futebol Clube, que seria Campeão Brasileiro daquela ano, com o primeiro jogo no Pinheirão, o Paraná vencendo por 2 a 1, gols de Fernando e Maranhão. Na partida de volta, vitória dos paulistas por 3 a 0 e consequente eliminação. Ainda pelo ano de 2004, no Paranaense, o clube brigou para não ser rebaixado.

No ano seguinte, um Campeonato Paranaense sem títulos, mas em contra-partida, o 7º lugar no Brasileirão levou o clube paranista para a Copa Sul-Americana de 2006, quando o Paraná não passou da primeira fase após duas derrotas para o rival, Atlético-PR. Ainda em 2006, o Paraná conquistou o 7º título estadual, com apenas 2 derrotas, após 9 anos sem títulos. No Brasileirão de 2006, o clube conquistou a vaga na Taça Libertadores da América de 2007.

Em 2007, no estadual, o Paraná perdeu o bicampeonato para Paranavaí, após empate sem gols, ficando com a segunda colocação. e na Taça Libertadores, enfrentou, na 1ª fase, o Cobreloa do Chile em duas partidas eliminatórias. A primeira, em Calama, terminou com uma vitória paranista por dois gols a zero. A segunda, em Curitiba, terminou num empate de um a um e consequentemente, a equipe do Paraná se classificou para a fase de grupos, onde enfrentou Flamengo, Real Potosí (Bolívia) e Maracaibo (Venezuela). Com uma campanha razoável, terminou a fase em 2º lugar, com 9 pontos, à frente de Real Potosí, que fez 6 pontos, e Maracaibo, que fez apenas 2, e atrás do Flamengo, que fez 16 pontos, classificando-se, assim, para as oitavas de final, onde enfrentou o Libertad, do Paraguai, perdendo em Curitiba por 2 a 1 para os paraguaios e empatando, em 1 a 1, no Paraguai, sendo eliminado.

Campanha Libertadores da América de 2007
Cobreloa 0-2 Paraná
Paraná 1-1 Cobreloa
Unión Maracaibo 2-4 Paraná
Paraná 2-0 Real Potosí
Paraná 0-1 Flamengo
Flamengo 1-0 Paraná
Real Potosí 3-1 Paraná
Paraná 2-1 Unión Maracaibo
3 de maio de 2007
Paraná Brasil 1-2 Paraguai Libertad Curitiba
10 de maio de 2007
Libertad Paraguai 1-1 Brasil Paraná Assunção

No final do ano de 2007, o Paraná foi rebaixado para a Série B do Brasileirão, ficando na penúltima colocação da Série A.

2008 - 2016[editar | editar código-fonte]

Em 2008, o Paraná voltou a participar da Copa do Brasil e estreou na competição contra o Trem Desportivo Clube, jogando em Macapá, num empate sem gols. Na partida de volta, na Vila Capanema, o Paraná ganhou por 4 a 0. No final da partida, o então diretor de futebol Durval "Vavá" Lara Ribeiro surpreendeu em anunciar a contratação do veloz atacante Diego Ratinho, do time amapaense. Na fase seguinte, o Paraná enfrentou o Vitória, com a primeira partida em Curitiba, onde o tricolor derrotou o time baiano pelo placar mínimo, com um gol anotado por Joelson. O jogo foi marcado pela primeira aparição, em campo, do novo mascote do Paraná Clube, a renovada Gralha Azul. O segundo jogo foi disputado no estádio Barradão, em Salvador, e acabou com o resultado de 2 gols a 1 a favor do time rubro-negro, mas, o resultado classificou o tricolor.

Desempenho do Paraná no Brasileirão (1990 - 2018).

O próximo adversário era o Internacional e na primeira partida, em Curitiba, o Paraná Clube ganhou por 2 a 0. No Beira-Rio, em Porto Alegre, o tricolor foi eliminado numa derrota por 5 a 1.

No ano de 2010, o Paraná lutou para permanecer na segunda divisão do campeonato nacional, mas não teve a mesma sorte na temporada de 2011 do certame regional. A equipe fez um péssimo primeiro turno no Campeonato Paranaense de 2011. Uma pequena reação no segundo turno não impediu que o Tricolor paranaense fosse rebaixado[11] para a divisão de acesso em 2012, ao empatar com o Arapongas em 2 a 2 na Vila Capanema.[12][13][14]

O Paraná ainda tentou escapar do rebaixamento, investindo em um julgamento em que acusava o Rio Branco, de Paranaguá, por escalação irregular de um jogador, mas depois de vários julgamentos, o clube do litoral foi inocentado e o Paraná teve que disputar a Divisão de Acesso do estadual em 2012. E com o ex-jogador e ídolo Ricardinho como técnico, o clube subiu de divisão em 2012, no regional.

Em 2013, o clube chegou muito perto de subir para Série A do Brasileiro, mas terminou o campeonato na 8ª posição, apenas 3 pontos do tão sonhado acesso. Nos anos de 2012, 2014, 2015 e 2016 na Série B do Campeonato Brasileiro, o clube jogou para manter-se nesta divisão, sem chegar a brigar por uma vaga a elite do brasileirão.

Volta à Série A após 10 anos[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de novembro de 2017, após uma década na Série B, o Tricolor conquistou o acesso a Série A com uma rodada de antecedência, ao derrotar a equipe do CRB em Macéio por 1 a 0.[15]

Sequência de rebaixamentos[editar | editar código-fonte]

Em 2018, retornando para a elite do futebol brasileiro, o tricolor acumulou a maior sequência de jogos sem vitória de um clube nesta divisão, até então, e foi rebaixado para a Série B, com apenas 27% de aproveitamento em todo o campeonato.[16]

Em 2019 e 2020, disputou a Série B do Brasileirão. No dia 26 de janeiro de 2021 e com uma rodada de antecedência ao final da Série B de 2020, o clube foi rebaixado para o Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C, na derrota de 1 a 0 para o Oeste Futebol Clube.[17]

Em 18 de setembro de 2021, após o São José vencer o Oeste Futebol Clube em partida válida pela Série C de 2021, o Paraná foi rebaixado para a Série D, marcando o terceiro rebaixamento na competição nacional em apenas cinco temporadas e o segundo em um intervalo de nove meses.[18]

No dia 26 de fevereiro de 2022, o time foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, após ser derrotado pelo União de Francisco Beltrão por 3 a 1.[19]

No dia 13 de agosto do 2022, após a classificação nos pênaltis contra o FC Cascavel na fase de grupos, o Paraná é eliminado para o Pouso Alegre da Série D,[20] ficando pela primeira vez na sua história sem divisão nacional.

Em 25 de junho de 2023, após uma série de empates com clubes de menor expressão, o Paraná é eliminado da segunda divisão do Campeonato Paranaense pelo Patriotas.[21]

Principais títulos[editar | editar código-fonte]

HONRARIAS
Premiação Títulos Temporadas
Troféu 300 Anos de Curitiba 1 1993
NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasileiro - Série B 1 1992
MÓDULO DO BRASILEIRO
Competição Títulos Temporadas
Módulo Amarelo da Copa João Havelange 1 2000*
ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paranaense 7 1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997 e 2006
Segunda Divisão 1 2012
OUTRAS CONQUISTAS
Competição Títulos Temporadas
Seletiva Qualificatória Campeonato Brasileiro Série C 1 1990
Torneio Verão de Paranaguá 1 1996
Copa Vila Velha** 1 2004
Torneio Quadrangular de Tangará da Serra-MT 1 2004
TOTAL
Conquistas Títulos Categorias
Títulos oficiais(1) 9 1 Nacional e 8 Estaduais
HERANÇA DE CLUBES ANCESTRAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paranaense*** 22 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1926, 1928, 1932, 1937, 1938, 1944, 1948, 1950, 1953, 1965, 1966, 1967, 1980, 1984, 1987
Taça Cidade de Curitiba*** 7 1948, 1949, 1965, 1974, 1975, 1977, 1985
(1) São considerados apenas os títulos oficiais desde a fundação do Paraná Clube.
  • Em 2000, o Paraná Clube foi campeão do Módulo Amarelo da Copa João Havelange, competição considerada por alguns autores/historiadores como equivalente à Série B; no entanto, a equiparação não é oficial, e o título não é reconhecido pela CBF, embora a competição em si o seja.[5]

** Campeão Copa Vila Velha 2004:

Torneio organizado pela direção do Operário de Ponta Grossa, com todos os jogos realizados no Estádio Germano Krüeger, na mesma cidade. Os Clubes disputaram a competição com suas equipes profissionais, com exceção do Paraná Clube, que levou só o elenco de juniores, visando a preparação para a Copa São Paulo de Juniores em Janeiro de 2005.

*** Herança Clubes Ancestrais:

Seis Clubes Ancestrais se destacam na árvore genealógica do Paraná Clube, pois se tornaram campeões paranaenses, sendo que cada um teve sua época de glórias, conforme citação na lista ao final do texto.

(O Britânia, outrora conhecido como Tigre, por exemplo, foi o primeiro Hexacampeão Estadual, nos anos de 1918 a 1923).

O legado desses clubes é extremamente importante na cultura do Paranismo, tanto pela contribuição quase centenária na história do futebol do Estado, quanto para o surgimento do Tricolor das Vilas Capanema e Olímpica do Boqueirão.

Não à toa, o belo hino do Paraná Clube aponta a grandeza dos Clubes Ancestrais já no primeiro verso, sempre cantado a plenos pulmões pela torcida Paranista.

"Paraná já nasceste gigante", é perfeita exaltação ao rico patrimônio e forte carga genética herdada, forjada no esforço das velhas conquistas em batalhas épicas, esquecidas na história do futebol paranaense.

Nome Completo de 6 Clubes Ancestrais, e os anos em que levantaram a Taça de Campeão Estadual:

Clube Atlético Ferroviário - 8 Campeonatos Paranaenses (1937, 1938, 1944, 1948, 1950, 1953, 1965, 1966) e 3 Taças Cidade Curitiba (1948, 1949 e 1965)

Britânia Sport Club - 7 Campeonatos Paranaenses (1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1928)

Palestra Itália Futebol Clube - 3 Campeonatos Paranaenses (1924, 1926, 1932)

Esporte Clube Pinheiros - 2 Campeonatos Paranaenses (1984, 1987) e 2 Taças Cidade Curitiba (1977 e 1985)

Esporte Clube Água Verde - 1 Campeonato Paranaense (1967)

Colorado Esporte Clube - 1 Campeonato Paranaense (1980) e 2 Taças Cidade Curitiba (1974 e 1975). 

22 campeonatos paranaenses conquistados, soma total dos Títulos dos antigos Campeões, honrados pela camisa azul, vermelha e branca do Tricolor das Vilas Capanema e Olímpica do Boqueirão.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Temporadas[editar | editar código-fonte]

     Campeão.      Vice-campeão.

Campeonato Paranaense Copa Sul/Sul-Minas Copa do Brasil Campeonato Brasileiro Sul-Americana Libertadores
Ano Div. Pos. Fase Máxima Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2024 A disputar Não foi disputada
2023 1ª fase
2022 12º 1ª fase D 15º
2021 Quartas de final 1ª fase C 18º
2020 Quartas de final 3ª fase B 18º
2019 2ª fase B
2018 2ª fase 3ª fase A 20º
2017 Quartas de final Oitavas de final B
2016 Semifinal 2ª fase B 15º
2015 Quartas de final 1ª fase B 13º
2014 Quartas de final 2ª fase B 11º
2013 1ª fase B
2012 Final Oitavas de final B 10º
2011 11º 2ª fase B 13º
2010 2ª fase B
2009 2ª fase B 10º
2008 Semifinal Oitavas de final B 11º
2007 Final A 19º Oitavas de final
2006 Final A 2ª fase
2005 1ª fase A
2004 1ª fase A 15º 1ª fase
2003 1ª fase A 10º
2002 Final Grupos Quartas de final A 22º
2001 Semifinal 1ª fase 1ª fase A 14º Não foi disputada
2000 Semifinal Semifinal 2ª fase B Final
1999 Final Final 1ª fase A 17º
1998 Não foi disputada Quartas de final A 20º
1997 Final 1ª fase A 13º
1996 Final Quartas de final A 16º
1995 Final Quartas de final A 13º
1994 Final 1ª fase A 18º
1993 Final A 10º
1992 Oitavas de final B
1991 Final B
1990 Semifinal C

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2024
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Paraná Campeonato Paranaense 31 Campeão (7 vezes) 1990 2022 2
Série Prata 3 Campeão (2012) 2012 2024 1
Paraná Supercampeonato Paranaense 1 Vice-campeão (2002) 2002
Primeira Liga 1 Semifinal (2017) 2017
Brasil Campeonato Brasileiro 16 5º colocado (2006) 1993 2018 3
Série B 15 Campeão (1992) 1991 2020 3 1
Série C 2 3º colocado (1990) 1990 2021 1 1
Série D 1 15º colocado (2022) 2022
Copa do Brasil 24 Quartas de final (4 vezes) 1992 2022
Copa Libertadores da América 1 Oitavas de final (2007) 2007
Copa Sul-Americana 2 2ª fase (2006) 2004 2006
Copa CONMEBOL 1 Oitavas de final (1999) 1999

Estádios[editar | editar código-fonte]

Advindo de fusões, o Paraná possui em seu patrimônio dois estádios de futebol: O Durival Britto e Silva (Vila Capanema) e o Erton Coelho Queiroz (Vila Olímpica do Boqueirão).

Durival Britto e Silva: a Vila Capanema[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Estádio Durival Britto e Silva
O Estádio Durival Britto foi inaugurado em 23 de janeiro de 1947, no jogo entre Ferroviário e Fluminense (5 a 1 para os cariocas). O primeiro gol foi marcado por Careca, do Flu, clube que sempre cultivou relações fraternas com o Paraná, desde os primórdios. A renda desta partida foi de Cr$ 132.653,00, quantia vultosa para os padrões da época no Estado.

Depois de inaugurado, passou a ser o terceiro maior estádio do país, com capacidade inferior apenas ao Pacaembu, em São Paulo e ao São Januário, no Rio de Janeiro.

Quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de futebol em 1950, a primeira após 12 anos de paralisação por causa do grande conflito mundial, a cidade de Curitiba credenciou-se para ser uma das sub-sedes. A Federação Paranaense de Futebol ofereceu à CBD - então Confederação Brasileira de Desportos - o recém inaugurado Estádio Durival Britto.

A CBD incluiu Curitiba no circuito da Copa, graças à existência do estádio do Ferroviário, e uma comissão de vistoria veio até a cidade para analisar o estádio da Vila. O estádio foi aprovado por unanimidade e, no dia 25 de junho de 1950, ficou lotado para o jogo entre Espanha e Estados Unidos. O segundo jogo da Copa em Curitiba aconteceu no dia 29 de junho: entre Paraguai e Suécia. O estádio Durival Britto e Silva entrava para a história das grandes praças esportivas do mundo.

Vila, tá na Hora!

Após o arrendamento do Pinheirão, o Paraná relegou a Vila Capanema à jogos eventuais e partidas das categorias de base. Entre os profissionais, o estádio tinha sido usado pela última vez durante o Paranaense de 2006.

No final de 2005, após muitos pedidos da torcida, o Paraná iniciou a campanha de retorno ao seu estádio. Capitaneada pelo diretor de Marketing, Neto Gayer, iniciaram-se uma série de obras de ampliação e de adequação ao Estatuto do Torcedor. Além das reformas no gramado, bares, banheiros, etc., houve a construção da curva norte, com capacidade para 8.000 pessoas, e também a construção e instalação de 72 camarotes sobre a arquibancada da reta do relógio.

Os camarotes foram vendidos rapidamente, a preços entre R$ 26.000,00 e R$ 39.000,00, com arrecadação de R$ 1.820.000,00 (quase dois milhões de reais), alavancando as obras, orçadas em dois milhões e meio de reais. Além disso, uma série de produtos, como canecas, pulseiras e chaveiros foram lançados. Com excelente resposta da torcida, a reconstrução da Vila foi toda feita com esses recursos.

A reinauguração do Estádio, agora com capacidade para 20.083 pessoas, aconteceu na noite do dia 20 de setembro de 2006, quando o Paraná venceu a equipe do Fortaleza por 2 a 0, em partida válida pela 25ª rodada Campeonato Brasileiro.

Erton Coelho Queiroz: a Vila Olímpica do Boqueirão[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Estádio Érton Coelho Queiroz

Situado no bairro do Boqueirão, região Sul de Curitiba, com capacidade para 10.000 pessoas, o estádio pertencia ao Esporte Clube Pinheiros e com o advento da fusão, passou a ser de propriedade do clube. O local foi palco dos títulos estaduais de 1994 e 1997. No título de 1997, a torcida paranista estabeleceu o recorde de público do estádio, 18.245 torcedores assistiram o jogo Paraná 3 x 0 União Bandeirante com o Tricolor sagrando-se Pentacampeão paranaense.

Pinheirão[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pinheirão

No final do século passado, o Paraná firmou um polêmico contrato com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), arrendando o Estádio do Pinheirão. O acordo não foi visto com bons olhos pela torcida e parte da diretoria, isto porque, o ato foi visto como uma desvalorização do patrimônio do clube, uma vez que o clube já possuía seu estádio, a Vila Capanema, além disso, o Pinheirão era um estádio malvisto pela torcida. Outros fatores também contribuíram para a rejeição do projeto, uma vez que a torcida alegava que a visão de campo não era boa. Em 2002 o contrato foi revisto e o Pinheirão voltou a ser alugado.

Em 2006, o Durival de Britto foi reformado, com o apoio da torcida ao projeto "Vila, tá na hora", que voltou a ser a casa do Paraná Clube, já que no dia 30 de Maio de 2007 o Pinheirão foi interditado conforme solicitação do Ministério Público do Paraná, que cobrava diversas dívidas com o INSS, com o IPTU da Prefeitura de Curitiba e outros credores.[22]

Em 2012, mais especificamente no dia 28 de Junho, o estádio foi a leilão, sendo arrematado pelo empresário João Destro ao valor de R$ 57,5 milhões. Esta foi a segunda tentativa de leilão, uma vez que no dia 14 de Junho ele foi colocado a um preço mínimo de R$ 69 milhões, entretanto não apareceu nenhum interessado.[23]

Competições internacionais[editar | editar código-fonte]

O Tricolor disputou quatro competições sul-americanas oficiais: a antiga Copa Conmebol, em 1999, a Copa Sul-Americana, em 2004 e 2006 e também a Copa Libertadores da América de 2007, além de um Torneio Internacional realizado na Costa Rica em 1994, naquela que seria a primeira aparição tricolor no cenário internacional.

Torneio Internacional KLM 1994[editar | editar código-fonte]

Ocimar Batista Bolicenho fez questão de chefiar a delegação que realizaria a primeira excursão internacional do Clube. Após definidos os detalhes e datas, veio a confirmação da participação do Paraná Clube no Torneio KLM Airlines de Aviación em San Jose na Costa Rica.

O primeiro jogo no torneio foi contra a Liga Deportiva Alajuelense, no Estádio na Província de Alajuela - região metropolitana de San Jose. O Paraná perdeu por 2 a 1 para os donos da casa, e Saulo novamente entrou para a história do clube, marcando o primeiro gol internacional do Paraná.[24] No dia seguinte, o Tricolor enfrentou o Deportivo Saprissa, clube mais popular de San Jose e o resultado foi 2 a 2. O último jogo do torneio foi contra o Borussia Dortmund, no Estádio Municipal de San Jose e o resultado foi 1 a 1.

Terminado o quadrangular, houve um amistoso em Lemon, à 100km da capital San Jose, e o resultado foi uma nova derrota para o clube local por 1 a 0, com um público diminuto. Na chegada ao Brasil, muitas críticas ao Paraná Clube, que deixara de realizar a pré-temporada, para uma aventura improdutiva, que não dera certo.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Cores[editar | editar código-fonte]

Em função da escolha do nome Paraná Clube, a primeira sugestão era de uma bandeira verde e branca, com as cores do Estado, porém foi logo descartada, pela semelhança com as cores de um dos seus rivais, o Coritiba.

A segunda alternativa eram as cores azul do Pinheiros, vermelho do Colorado e branca comum a ambos; camisa dividida ao meio em azul e vermelho e uma águia dourada no distintivo.

Tal águia foi substituída pela Gralha-Azul, para concretizar a ideia paranista do novo clube, que tem também a Araucária no emblema e o nome Paraná Clube e que até hoje, tornou-se identidade do Tricolor.

Mascote[editar | editar código-fonte]

O mascote do Paraná Clube é a gralha-Azul, ave símbolo do Estado. Foi desenvolvida pelo Departamento de Marketing do clube em 2008, com sua reestreia (pois o clube já teve outra mascote de campo) no jogo Paraná 1 x 0 Vitória pela Copa do Brasil de 2008, realizado em 19 de março do mesmo ano.

O clube tem ainda no seu brasão o Pinheiro-do-Paraná (Araucária), árvore que também simboliza o estado do Paraná.

A gralha-azul é o principal animal disseminador da araucária. Durante o outono, quando as araucárias frutificam, bandos de gralhas laboriosamente estocam os pinhões para deles se alimentar posteriormente. As gralhas azuis encravam fortemente os pinhões no solo ou em troncos caídos no solo, já em processo de putrefação, ou mesmo nas partes aéreas de raízes nas mesmas condições, local propício para a formação de uma nova árvore.

No folclore do estado do Paraná atribui-se a formação e manutenção das florestas de araucária a este pássaro, como uma missão divina, razão porque as espingardas explodiriam ou negariam fogo quando eram apontadas para as gralhas.

Talvez por esta razão a Lei Estadual nº 7.957 de 21 de novembro de 1984 a consagra como "ave símbolo" do Estado do Paraná. (Art. 1º. - É declarada ave-símbolo do Paraná o passeriforme denominado Gralha-Azul, Cyanocorax caeruleus, cuja festa será comemorada anualmente durante a semana do meio ambiente, quando a Secretaria da Educação promoverá campanha educativa sobre a relevância daquela espécie avícola no desenvolvimento florestal do Estado, bem como no seu equilíbrio ecológico).

Desse modo, tanto a gralha-azul, como a árvore araucária, passaram a morar não só na natureza, mas também no coração de todos os paranaenses e, obviamente, do belo emblema Paranista.

Torcida[editar | editar código-fonte]

Segundo pesquisa realizada em 2008, o Tricolor da Vila possui 3,2% de torcedores do estado do Paraná, ocupando a oitava colocação entre as demais torcidas do estado e a terceira entre os clubes paranaenses.[25] Em 2012, a Pluri/Ibope apresentou nova pesquisa, indicando os torcedores tricolores como 27° colocados dentro de uma estimativa de torcedores dos principais clubes do país, totalizando 0,3 milhões. Em números absolutos, o Paraná Clube tem cerca de 300.000 torcedores no Estado do Paraná.[26][27]

Sua principal Torcida organizada é a Fúria Independente. Existe também o Movimento Popular Paranista, que é um grupo de torcedores que assistem os jogos na famosa reta do relógio da Vila Capanema, mas não se denominam torcida organizada.

Maiores públicos[editar | editar código-fonte]

Em seis ocasiões a torcida do Paraná levou mais de 35.000 torcedores em seus jogos.

  1. Público: 41.955, em 2 de novembro de 1994 - Paraná 0-0 Corinthians - Couto Pereira.
  2. Público: 39.414, em 3 de outubro de 2017 - Paraná 1-0 Internacional - Arena da Baixada.
  3. Público: 37.714, em 25 de novembro de 2017 - Paraná 1-1 Boa Esporte - Couto Pereira.
  4. Público: 36.233, em 24 de setembro de 1994 - Paraná 2-4 Palmeiras - Couto Pereira.
  5. Público: 35.336, em 16 de outubro de 1994 - Paraná 2-2 São Paulo - Couto Pereira.
  6. Público: 35.180, em 25 de abril de 1999 - Paraná 0-1 Grêmio - Pinheirão.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Coritiba[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Paratiba

O Tricolor da Vila rivaliza desde sua origem com um outro clube popular de Curitiba, o Coritiba, o qual, inclusive, é o clube que mais enfrentou o Paraná Clube na história, 108 vezes.

Último confronto em 20 de fevereiro de 2022, pelo Campeonato Paranaense.
  • Maior público:
  1. Coritiba 0–4 Paraná, 38.821 pagantes, 27 de fevereiro de 1994, Estádio Couto Pereira.[32]

Athletico-PR[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Paratico

O outro grande rival do Paraná Clube é o Athletico.

  • Maior público:
  1. Paraná 1–3 Athletico, 35.000, 17 de fevereiro de 1997, Estádio do Pinheirão (25.191 pagantes).[33]

Partidas memoráveis[editar | editar código-fonte]

  1. 4 de fevereiro de 1990 - Paraná 0-1 Coritiba - Couto Pereira
  2. 8 de dezembro de 1991 - Paraná 1-1 Coritiba - Couto Pereira
  3. 11 de julho de 1992 - Paraná 1-0 Vitória - Fonte Nova
  4. 20 de janeiro de 1994 - Paraná 1-1 Borussia Dortmund - Estádio Nacional da Costa Rica
  5. 10 de junho de 1994 - Paraná 1-1 Coritiba - Couto Pereira
  6. 12 de junho de 1994 - Paraná 2-0 Deportivo La Coruña - Couto Pereira
  7. 6 de agosto de 1995 - Paraná 1-0 Coritiba - Pinheirão
  8. 28 de julho de 1996 - Paraná 1-0 Coritiba - Couto Pereira
  9. 8 de junho de 1997 - Paraná 3-0 União Bandeirante - Vila Olímpica
  10. 18 de novembro de 2000 - Paraná 3-1 São Caetano - Parque Antártica
  11. 25 de novembro de 2000 - Paraná 3-0 Goiás - Serra Dourada
  12. 19 de junho de 2002 - Paraná 1-0 Seleção Olímpica da Ucrânia - NSK Olimpiyskiy
  13. 9 de abril de 2006 - Paraná 1-1 ADAP - Pinheirão
  14. 3 de dezembro de 2006 - Paraná 0-0 São Paulo - Vila Capanema
  15. 1 de fevereiro de 2007 - Paraná 2-0 Cobreloa - Municipal de Calama
  16. 7 de fevereiro de 2007 - Paraná 1-1 Cobreloa - Vila Capanema
  17. 15 de fevereiro de 2007 - Paraná 4-2 Unión Atlético Maracaibo - José Encarnación Romero
  18. 21 de fevereiro de 2007 - Paraná 2-0 Real Potosí - Vila Capanema
  19. 18 de abril de 2007 - Paraná 2-1 Unión Atlético Maracaibo - Vila Capanema
  20. 22 de abril de 2007 - Paraná 3-1 Atlético-PR - Arena da Baixada
  21. 27 de maio de 2007 - Paraná 4-3 Cruzeiro - Mineirão
  22. 3 de outubro de 2017 - Paraná 1-0 Internacional - Arena da Baixada
  23. 18 de novembro de 2017 - Paraná 1-0 CRB - Rei Pelé

Partidas internacionais[editar | editar código-fonte]

Jogadores históricos[editar | editar código-fonte]

Jogador que mais marcou gols pelo clube
Brasil Saulo
104 gols
Jogador que mais vezes jogou pelo clube
Brasil Marcos
365 jogos

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1989
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Atual

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Nome Período
Brasil Rubens Minelli 1990, 1994, 1997
Brasil Otacílio Gonçalves 1991-1992, 1995
Brasil Levir Culpi 1993
Brasil Vanderlei Luxemburgo 1995
Brasil Antonio Lopes 1996
Brasil Geninho 2000
Brasil Gilson Kleina 2004, 2007
Brasil Caio Júnior[36] 2006
Brasil Sérgio Soares 2009
Brasil Velloso 2009
Brasil Roberto Cavalo 2009, 2010-2011
Brasil Marcelo Oliveira 2010
Brasil Ricardo Pinto 2011
Brasil Roberto Fonseca 2011
Brasil Guilherme Macuglia 2011
Brasil Ricardinho 2012, 2014
Brasil Dado Cavalcanti 2013
Brasil Claudinei Oliveira 2014, 2016, 2018
Brasil Luciano Gusso [37] 2015
Brasil Nedo Xavier 2015
Brasil Fernando Diniz 2015
Brasil Marcelo Martelotte 2016
Brasil Roberto Fernandes 2016
Brasil Japão Wagner Lopes 2017, 2018
Brasil Cristian de Souza 2017
Brasil Lisca [38] 2017
Brasil Matheus Costa 2017, 2019
Brasil Rogério Micale 2018, 2020
Brasil Alan Aal 2020
Brasil Victor Annes 2020
Brasil Gilmar Dal Pozzo 2020-2021
Brasil Maurílio 2021
Brasil Jorge Ferreira 2021, 2022
Brasil Sílvio Criciúma 2021
Brasil Rodrigo Cascca 2022
Brasil Omar Feitosa 2022
Brasil Marcão 2023
Brasil Fahel Júnior 2023

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Presidentes
Nome Período
Aramis Tissot 1990-1991
Darci Piana 1992-1993
Ocimar Bolicenho 1994-1995
Ernani Buchmann 1996-1997
Dilso Santo Rossi 1998-1999
Ênio Ribeiro de Andrade 2000-2003
José Carlos de Miranda 2004-2007
Aurival Correia 2008-2009
Aquilino Romani 2010-2011
Aramis Tissot 2011-2012
Rubens Bohlen 2012-2015
Luiz Carlos Casagrande (mandato interino) [39] 2015
Leonardo Oliveira 2015-2021
Sérgio Molletta (mandato interino) [40] 2021
Luiz Carlos Casagrande (mandato interino) 2021
Rubens Ferreira Silva [41] 2021-atual

Elenco atual[editar código-fonte]

  • Última atualização: 18 de março de 2021.
Goleiros
Jogador
Brasil Gabriel Leite Prata da casa
Brasil Murillo Lopes Prata da casa
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Rodolfo Mol Z
Brasil Dirceu Z
Brasil Naylhor Z
Brasil Léo Pettenon Prata da casa Z
Brasil Rael Z
Brasil Giovanni LD
Brasil Paranhos Prata da casa LD
Brasil Vitão LD
Brasil Renan LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Caetano V
Brasil Karl V
Brasil Lucão Prata da casa V
Brasil Kiko V
Brasil Diego Júnior V
Brasil Bruninho M
Brasil Carlos Henrique M
Brasil Jean M
Brasil Hugo Maringá M
Atacantes
Jogador
Brasil Aslen
Brasil Frank
Brasil Castanha Prata da casa
Brasil Mikael Prata da casa
Brasil Ruan Malaquias Prata da casa
Brasil Pablo Pardal
Brasil Pablo Thomaz
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Omar Feitosa Prata da casa T

Legenda

  • Prata da casa: Prata da casa

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CBF (8 de dezembro de 2023). «Ranking Nacional dos Clubes 2023» 
  2. Finados timaços Jornal Gazeta do Povo - edição comemorativa de 30.000 edições - acessado em 8 de dezembro de 2012
  3. «Gralha-azul é ave-símbolo do Paraná, estado que abriga a Mata de Araucária». Rede Globo. 12 de fevereiro de 2015. Consultado em 16 de maio de 2020 
  4. «Campeonato Paranaense: veja campeões, números, recordes e curiosidades da competição». ge. 14 de janeiro de 2023. Consultado em 16 de maio de 2023 
  5. a b «Campeões - Campeonato Brasileiro Série B». CBF. Consultado em 24 de setembro de 2011 
  6. «Históricos de Resultados do Paraná Clube». 13 de agosto de 2022. Consultado em 15 de setembro de 2022 
  7. «ParaTiba tem histórico que favorece o Coxa, veja retrospecto». Esporte News Mundo. 24 de abril de 2021. Consultado em 25 de fevereiro de 2024 
  8. «Terra | Buscador». Terra. Consultado em 28 de outubro de 2022 
  9. No Campeonato Paranaense de Futebol de 2002, não houve a participação de Atlético, Coritiba, Malutrom e Paraná, por causa da participação dos mesmos na Copa Sul-Minas. Neste ano realizou-se uma competição à parte chamada de Supercampeonato Paranaense de Futebol de 2002, na qual o Atlético sagrou-se campeão.
  10. CHRESTENZEN, L.M; MACHADO, H.I. Futebol do Paraná 100 anos de História. Curitiba: Editora do Autor, 2005. 605 p, 610 p e 611 p.
  11. Paraná Clube vive o pior momento da sua história Portal Parana-Online - edição de 22 de abril de 2011
  12. Paraná só empata em casa e é rebaixado no Paranaense Portal Parana-Online - edição de 22 de abril de 2011
  13. Paraná é rebaixado do Campeonato Paranaense Caderno Esportes - Portal Gazeta do Povo - edição de 22 de abril de 2011
  14. STJD confirma rebaixamento do Paraná Clube Portal Parana-Online - edição de 22 de novembro de 2011
  15. «Paraná Clube ficou bem perto de acabar. Hoje, comemora volta à Série A». UOL Esporte 
  16. Retrospectiva do Paraná: 2018 é marcado por rebaixamento e recordes negativos Globo Esporte - acessado em 26 de janeiro de 2021
  17. Paraná Clube perde para o Oeste e é rebaixado para a Série C do Brasileiro Globo Esporte - acessado em 26 de janeiro de 2021
  18. «São José-RS vence o Oeste, garante permanência na Série C e decreta rebaixamento do Paraná». ge. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  19. «Paraná Clube é rebaixado no Paranaense e chega a três quedas seguidas em um ano». ge. Consultado em 26 de fevereiro de 2022 
  20. Baptista, Ayrton (13 de agosto de 2022). «Paraná é eliminado na Série D e vai disputar em 2023 apenas a 2ª divisão estadual». CBN Curitiba - A Rádio Que Toca Notícia. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  21. Kowalski, Rodolfo (25 de junho de 2023). «Paraná Clube toma gol no último lance, empata com o Patriotas na Vila Capanema e é eliminado na Série B do Campeonato Paranaense». Bem Paraná. Consultado em 12 de agosto de 2023 
  22. 5 anos no abandono Arquivado em 29 de novembro de 2014, no Wayback Machine. Jornaleiro do Esporte - acessado em novembro de 2014
  23. Pinheirão é arrematado por 57 milhões Globo Esporte - acessado em novembro de 2014
  24. A história de saulo no Coritiba Paraná-Online - acessado em 4 de abril de 2015
  25. Corinthians tem a maior torcida no Paraná, mostra pesquisa Esporte UOL
  26. Pesquisa da Paraná Pesquisas em 2008 Gazeta do Povo - acessado em 2015
  27. Pesquisa da Paraná Pesquisas em 2008, detalhada Globo Esporte - acessado em 2015
  28. Pugliesi, André. «Torcida do Paraná promete quebrar recorde de público da Arena». Gazeta do Povo. Consultado em 28 de outubro de 2022 
  29. Costa, Irapitan (20 de dezembro de 2010). «Conquistas e fracassos nos 21 anos do Paraná Clube». Consultado em 28 de outubro de 2022 
  30. B, Esporte; B, a. «Coritiba ou Paraná? Quem levou maior público no final de semana?». Banda B. Consultado em 28 de outubro de 2022 
  31. «Calou quem duvidou: Paraná bate recorde e faz a festa na Arena da Baixada». ge. Consultado em 28 de outubro de 2022 
  32. Paratiba - Maiores públicos - Página disponível em 30 de setembro de 2014
  33. «Furacão busca a 15ª vitória diante do rival» 
  34. «WEBSITE.WS - Your Internet Address For Life™». historico.paranaclube.ws. Consultado em 28 de outubro de 2022 
  35. «Ídolo do Paraná Clube, Ageu desponta como técnico». Jornal Tribuna do Paraná. Consultado em 6 de março de 2021 
  36. «Relembre a história do ex-jogador e técnico paranaense Caio Júnior». Paraná Portal. 29 de novembro de 2016 
  37. «Luciano Gusso assume comando técnico do Tricolor». Sítio oficial Paraná Clube. 12 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 18 de dezembro de 2014 
  38. «Briga foi o motivo da demissão de Lisca no Paraná Clube». Tribuna. 2 de setembro de 2017. Consultado em 3 de setembro de 2017 
  39. «Conheça Luiz Carlos Casagrande, o novo presidente do Paraná». Portal Banda B. 24 de março de 2015 
  40. «Sérgio Molletta é escolhido pelo Conselho Consultivo do Paraná o novo presidente do clube». Portal Banda B. 20 de janeiro de 2021 
  41. «Rubens Ferreira Silva é eleito o novo presidente do Paraná Clube». Portal Banda B. 9 de agosto de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Categoria
Categoria
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons


Precedido por
Pará Paysandu
Brasil
Campeão da Série B

1992
Sucedido por
Rio Grande do Sul Juventude
Precedido por
Goiás Goiás
Brasil
Bicampeão da Série B

2000
Sucedido por
Pará Paysandu