TV Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Minas
TV Minas Ltda.
Cidade de concessão Governador Valadares, MG
Canais
3 VHF analógico
Rede Rede Manchete
Fundação 1985
Extinção 31 de julho de 1987
Sucessora TV Leste
Prefixo ZYA 730
Cobertura Nordeste e Leste de Minas Gerais
Potência 2 kW

A TV Minas foi uma emissora de televisão brasileira instalada em Governador Valadares, no estado de Minas Gerais. A emissora era afiliada à Rede Manchete e sintonizada no canal 3 VHF. Entrou no ar em 1985 até ser extinta em 1987.

História[editar | editar código-fonte]

A outorga da primeira concessão como geradora de televisão em Governador Valadares e do Leste de Minas Gerais pelo governo federal se deu em 30 de agosto de 1983. Antes, todos os sinais de TVs em que a cidade de Governador Valadares eram recebidos por via repetidores terrestres das emissoras de Belo Horizonte. Entre as emissoras estavam a TV Globo Belo Horizonte, através do Canal 11, no ar desde 1979.

Após apresentação do projeto, Getúlio Miranda e Edson Gualberto formaram parceria para vencer a concorrência e conseguiram. Após vencerem a outorga de concessão, a futura emissora foi instalada em 1984 no 10º andar do Edifício Rio Branco, no centro da cidade (a primeira sede da emissora) e os equipamentos para TV foram comprados.

Em 26 de março de 1985, a emissora foi autorizada pelo Ministério das Comunicações para transferência de cotas (transferir os nomes de sócios da emissora) do Canal 3, através do Processo nº 29104.000597/84.[1]

As primeiras imagens de testes foram geradas na cidade, tendo entrado no ar em 1985 no Canal 3, retransmitindo a programação da Rede Manchete. A TV Minas tornou-se a primeira geradora de televisão de Governador Valadares e do Leste de Minas Gerais. Esta conquista para a região leste do Estado de Minas Gerais, particularmente para cidade, foi de grande importância.

Os equipamentos comprados e utilizados eram do sistema U-matic e o transmissor do Canal 3 tinha apenas 2 kW de potência. Porém, o sinal do Canal 3 alcançava além da cidade de Governador Valadares, os sinais chegavam inicialmente em outras cidades Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Teófilo Otoni, quando foram instaladas as antenas de retransmissão.

No mesmo ano de inauguração, a emissora tinha enlace (link) de imagem e som com a TV Manchete Belo Horizonte para retransmitir no leste do Estado, duas edições diárias de meia hora do Minas em Manchete: ao meio-dia e às 18hs30min.

Em 14 de outubro de 1986, a emissora foi autorizada pelo Ministério das Comunicações para substituir sistema irradiante (aumentar potência do transmissor) do Canal 3, através do Processo nº 51.703/80.[2]

Por falta de dedicação ao jornalismo local pela Manchete, em 1º de agosto de 1987, quando completava dois anos no ar, deixa de retransmitir a rede e passa a ser a 3ª afiliada da Rede Globo no interior de Minas Gerais, mudando nome no mesmo dia para TV Leste, que anos depois alterando a geração e captação U-matic para modernos equipamentos Sony Betacam (lançado naquele mesmo ano). Nessa época, a Globo contava com as emissora próprias de Belo Horizonte (1968) e Juiz de Fora (1980) e a afiliada TV Triângulo em Uberlândia (1971).

Referências

  1. «Diário Oficial». Diário Oficial da União. 26 de março de 1985. Consultado em 27 de janeiro de 2013 
  2. «Diário Oficial». Diário Oficial da União. 14 de outubro de 1986. Consultado em 27 de janeiro de 2013 
Precedido por
Emissora Inexistente.
Canal 3 VHF de Governador Valadares
1985 - 1987
Sucedido por
TV Leste