Kimi Räikkönen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kimi Raikonen)
Kimi Räikkönen
Kimi Räikkönen
Räikkönen em 2019
Informações pessoais
Nome completo Kimi-Matias Räikkönen
Apelido(s) Ice-Man (Homem de Gelo)
Nacionalidade finlandês
Nascimento 17 de outubro de 1979 (44 anos)
Espoo, Finlândia
Altura 1,75 m
Registros na Fórmula 1
Temporadas 20012009, 20122021
Equipes 5 (Sauber, McLaren, Ferrari, Lotus e Alfa Romeo)
Número 7
GPs disputados 342 (339 largadas)
Títulos 1 (2007)
Vitórias 21
Pódios 103
Pontos 1 863[1]
Pole positions 18
Voltas mais rápidas 46
Primeiro GP GP da Austrália de 2001
Primeira vitória GP da Malásia de 2003
Última vitória GP dos Estados Unidos de 2018
Último GP GP de Abu Dhabi de 2021

Kimi-Matias Räikkönen (Espoo, 17 de outubro de 1979) é um automobilista finlandês que atuou na Fórmula 1 entre 2001 e 2021, sendo campeão mundial em 2007 e vice-campeão em 2003 e 2005, Campeonato Mundial de Rali e NASCAR.[2]

Räikkönen entrou na Fórmula 1 como piloto regular para a equipe Sauber-Petronas em 2001. Tendo apenas em categorias bem iniciantes de monopostos, recebeu sua superlicença da Federação Internacional do Automóvel (FIA) após uma promessa de entrega de desempenho feita pelo seu chefe, Peter Sauber.[3] Mudou para a McLaren Mercedes em 2002, e se tornou competitivo ao título ao terminar as temporadas de 2003 e 2005 como vice-campeão, atrás de Michael Schumacher e Fernando Alonso, respectivamente. As temporadas de Räikkönen de 2003 e 2005 foram marcadas por várias falhas de consistência das suas McLaren.

Räikkönen mudou para a Ferrari em 2007, se tornando o piloto mais bem pago da história do automobilismo com um salário estimado em US$ 51 milhões por ano.[4] Sua mudança para a Ferrari seguiu com a conquista do seu primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1, vencendo os pilotos da McLaren Lewis Hamilton e Fernando Alonso por um ponto, e também se tornando um dos pouquíssimos pilotos a vencer uma primeira temporada na Ferrari. Em 2008, ele igualou o recorde de voltas mais rápidas em uma temporada pela segunda vez. Depois de mais um ano no esporte, deixou a Fórmula 1 para dirigir um Citroën C4 WRC na equipe Citroën Junior Team no Campeonato Mundial de Rally de 2010. Juntamente com o Rally, Räikkönen colocou sua atenção na NASCAR[5] e fez sua estreia pela equipe Kyle Busch Motorsports no Camping World Truck Series.

Em 2008, Räikkönen foi um dos dois pilotos de Fórmula 1 a aparecerem na lista das 100 celebridades da revista Forbes, sendo Fernando Alonso o outro piloto. Foi 36º na lista de 2008 e 41º no ano anterior.[6] Na mesma lista, em 2008, foi listado como a 26ª celebridade mais bem paga e o 5º esportista mais bem pago, atrás de Tiger Woods, David Beckham, Michael Jordan e Phil Mickelson. Em 2009, Räikkönen foi listado como o 2º esportista mais bem pago do mundo, atrás apenas de Woods.[7] Räikkönen assinou um contrato de dois anos com a equipe Lotus, iniciado na temporada de 2012.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Räikkönen nasceu em Espoo. Teve uma longa linha de sucesso no kart a partir dos seus 10 anos de idade. Sua primeira corrida fora da Finlândia foi em Mônaco, aos 15 anos de idade. Durante a corrida, a barra de direção quebrou, mas Räikkönen continuou correndo, informando seu mecânico chacoalhando freneticamente o volante ao passar pela reta principal do circuito. A corrida seguinte de Räikkönen em Mônaco também foi memorável; foi atirado para o lado errado da área de escape numa colisão já na primeira volta, mas continuou dirigindo até que o asfalto acabasse. Confiante, levantou o kart e o colocou de volta na pista e continuou a correr. Seu mecânico achou que Räikkönen estava fora da prova, mas ele disputou a corrida e terminou em terceiro.[8] Em 1998 ele foi o primeiro no Campeonato Nórdico de Kart em Varna, na Noruega. Em 1999, Räikkönen ficou em segundo no Campeonato Europeu de Formula Supor A, também competindo na Copa Europeia de Fórmula Ford. Com vinte anos, venceu a série de inverno do Fórmula Renault Inglesa de 1999, vencendo as primeiras quatro corridas do ano. Em 2000, venceu sete das dez provas do Fórmula Renault Inglesa. Combinados, venceu 13 das 23 corridas - uma taxa de 56% de vitórias.

Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Os bons resultados na Fórmula Renault chamaram a atenção de Peter Sauber. Assim, o piloto fez alguns testes com bons resultados no circuito italiano de Mugello, com a Sauber decidiu contratá-lo como piloto reserva em 2000, o que foi o início de sua carreira na Fórmula 1.

Sauber[editar | editar código-fonte]

Räikkönen, com apenas vinte e um anos, iniciava como piloto titular sua carreira na Fórmula 1 em 2001. Com apenas vinte três corridas de monolugares no seu currículo, ele conseguiu a licença especial da FIA. Logo na primeira prova do campeonato alcançou o sexto lugar.

McLaren[editar | editar código-fonte]

Räikkönen no Grande Prêmio do Canadá de 2005.

Em 2002, foi contratado pela equipe McLaren onde correu até 2006 substituindo o seu compatriota e bicampeão do mundo Mika Häkkinen. Foi vice-campeão da temporada de 2003 com noventa e um pontos, ficando apenas a um ponto de impedir o hexacampeonato de Michael Schumacher.

Em 2005, foi novamente vice-campeão com cento e doze pontos e sete vitórias, sendo Fernando Alonso campeão. Foi considerado por críticos de automobilismo e revistas o piloto mais rápido e melhor da temporada. Em 2006, após um carro mal construído pela McLaren, Räikkönen não conseguiu nenhuma vitória e terminou o ano em quinto lugar com sessenta e cinco pontos.

Ferrari[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Räikkönen foi o primeiro piloto desde Nigel Mansell, em 1989, a estrear pela Ferrari com uma vitória. Ele ganhou o Grande Prêmio da Austrália, que abriu a temporada de 2007. E, após dois vice-campeonatos, o finlandês sagrou-se campeão mundial em 21 de outubro de 2007, vencendo o Grande Prêmio do Brasil, no Autódromo de Interlagos.

Räikkönen dirigindo sua Ferrari no Grande Prêmio do Canadá de 2008.

Räikkönen era o que tinha menores chances dentre os três pilotos que disputavam o campeonato: Lewis Hamilton e Fernando Alonso eram os mais cotados a levar o título, já que Kimi precisaria de uma combinação de resultados. Para se tornar campeão mundial de pilotos em 2007, Räikkönen contou com os erros cometidos pelo inglês Lewis Hamilton na corrida, que logo na segunda curva da corrida perdeu o controle do carro, chegando a ficar na décima oitava colocação, e pela estratégia adotada pela Ferrari, que fez com que o finlandês assumisse a liderança da prova, que era do brasileiro Felipe Massa na volta de número cinquenta e dois.

Com a vitória, Räikkönen conquistou seu primeiro título do campeonato mundial de pilotos e a consolidação da Ferrari como a líder mundial de construtores da Fórmula 1 em 2007. Com seis vitórias na temporada, mais do que seus rivais Fernando Alonso e Lewis Hamilton da McLaren (quatro vitórias cada um) e de que seu companheiro de equipe Felipe Massa (três), o campeonato terminou com cento e dez pontos para Räikkönen, com a diferença de apenas um ponto entre Hamilton e Alonso, que terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Já em 2008 não alcançou muito sucesso; seu carro, segundo sua equipe, não se adaptava ao estilo de Räikkönen. Venceu apenas duas corridas, o GP da Malásia e da Espanha, fazendo 75 pontos, e ficando em 3° lugar na temporada, muito abaixo do esperado. Porém, Räikkönen, foi o recordista em voltas mais rápidas, sendo avaliado como o piloto mais rápido da temporada, e chegando a entrar para a história da Fórmula 1 por conquistar tantas voltas rápidas em uma temporada e ao longo de sua carreira.

No Grande Prêmio da Bélgica de 2009, disputado em 30 de agosto, Kimi conquistou sua primeira vitória na temporada e a décima oitava na carreira.

Campeonato Mundial de Rali[editar | editar código-fonte]

Räikkönen no Campeonato Mundial de Rali de 2010.

Em 4 de dezembro de 2009, após frustradas negociações com McLaren e com Mercedes, a equipe oficial da Citroën no WRC (World Rally Championship) anunciou a contratação do finlandês para a disputa do campeonato mundial de 2010 pela equipe "junior".[9]

Essa não foi a primeira experiência de Kimi na categoria. No mesmo ano de 2009, ele disputou o Rally da Finlândia, a bordo de um Fiat Punto S2000 da equipe de Tommi Makkinen, chegando a estar em terceiro lugar de sua categoria (N4), quando sofreu um acidente que impossibilitou a conclusão da prova.

Em 2011, Räikkönen disputa a temporada do WRC com seu time próprio, a ICE 1 Racing, dirigindo um Citröen DS3 WRC. Ele completou o Rali da Suécia na oitava posição e não disputou o Rali do México. Na sequência, terminou em sétimo no Rali de Portugal e em sexto no Rali da Jordânia, deixando de disputar o Rali da Sardenha.

NASCAR[editar | editar código-fonte]

Em 2 de abril de 2011 o finlandês assinou um acordo com a equipe de Kyle Busch para disputar parte da temporada 2011 da NASCAR Truck Series,[10] que é o terceiro campeonato em importância na NASCAR. Em sua estreia, Räikkönen terminou a prova de Charlotte na décima-quinta posição.[11]

Retorno à Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Lotus[editar | editar código-fonte]

Räikkönen correndo pela Lotus no Grande Prêmio da Malásia de 2012.

Em novembro de 2011, foi anunciado o retorno de Kimi à Fórmula 1, com a confirmação da sua contratação pela Lotus para a disputa da temporada de 2012.[12]

No Grande Prêmio do Barém, quarta etapa do campeonato, o finlandês voltou ao pódio, chegando em segundo lugar. A sua atuação chegou a ser elogiada pelo tricampeão mundial Jackie Stewart.[13]

No Grande Prêmio de Abu Dhabi, Räikkönen voltou a vencer uma corrida na categoria, após o abandono do líder Lewis Hamilton. Esta foi a primeira vitória da Lotus após sua volta a F1, e a primeira vitória em décadas, desde que a Lotus se retirou da F1, na década de 1990.[14]

Ferrari[editar | editar código-fonte]

Räikkönen na Ferrari em 2018

Em 11 de setembro de 2013, a Ferrari anunciou oficialmente o retorno de Räikkönen à equipe, por duas temporadas, a partir de 2014, no lugar de Felipe Massa.[15] Em 8 de julho de 2016 a equipe ampliou seu vínculo com o piloto para 2017[16] e posteriormente até o fim de 2018.[17]

No Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2018 obteve sua vigésima primeira vitória e se tornou o finlandês que mais venceu na Fórmula 1, quebrando ainda duas outras marcas: de maior intervalo entre as vitórias de Grandes Prêmio: cento e quinze corridas (2013 a 2018) e de maior diferença entre a primeira e a última vitórias na carreira: quinze anos e 212 dias.[18]

Alfa Romeo[editar | editar código-fonte]

Em 11 de setembro de 2018, a equipe Ferrari revelou oficialmente que não renovaria seu vínculo, e que Charles Leclerc ocuparia sua vaga a partir de 2019. Em seguida, em sua conta na rede social Instagram, Kimi anunciou seu retorno a Sauber (que passou a se chamar Alfa Romeo no início de 2019) também a partir da temporada de 2019, por dois anos de contrato.[19][20] No Grande Prêmio da Rússia de 2020, igualou Rubens Barrichello em número de corridas: 322. No Grande Prêmio de Eifel de 2020, superou o piloto brasileiro em corridas: 323.[21]

No dia 1 de setembro de 2021, Kimi Räikkönen anunciou que se aposentaria da Fórmula 1 após o final da temporada de 2021.[22]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Kimi foi casado com a ex-Miss Escandinávia Jenni Dahlman entre 2004 e 2013.[23] Com sua companheira Minttu Virtanen é pai de Robin, nascido em janeiro de 2015.[24]

O casal contraiu matrimônio na Abadia de San Galgano em agosto de 2016.[25] O segundo filho, a menina Rianna, nasceu em 17 de maio de 2017.[26]

Em comemoração ao seu 39º aniversário, em 17 de outubro de 2018, Kimi lançou sua autobiografia oficial intitulada de "The unknown Kimi Räikkönen", escrita por Kari Hotakaienen, em finlandês.[27]

Resultados na Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Legenda: Corridas em negrito indicam pole position; corridas em itálico indicam volta mais rápida.

Temporada Equipe Chassis Motor 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Class. Pontos
2001 Red Bull Sauber Petronas Sauber C20 Petronas 01A 3.0 V10 AUS
6
MAL
Ret
BRA
Ret
SMR
Ret
ESP
8
AUT
4
MON
10
CAN
4
EUR
10
FRA
7
GBR
5
ALE
Ret
HUN
7
BEL
Ret
ITA
7
EUA
Ret
JAP
Ret
10º 9
2002 West McLaren-Mercedes McLaren MP4-17 Mercedes FO 110M 3.0 V10 AUS
3
MAL
Ret
BRA
12
SMR
Ret
ESP
Ret
AUT
Ret
MON
Ret
CAN
4
EUR
3
GBR
Ret
FRA
2
ALE
Ret
HUN
4
BEL
Ret
ITA
Ret
EUA
Ret
JAP
3
24
2003 West McLaren-Mercedes McLaren MP4-17D Mercedes FO 110M/P 3.0 V10 AUS
3
MAL
1
BRA
2
SMR
2
ESP
Ret
AUT
2
MON
2
CAN
6
EUR
Ret
FRA
4
GBR
3
ALE
Ret
HUN
2
ITA
4
EUA
2
JAP
2
91
2004 West McLaren-Mercedes McLaren MP4-19 Mercedes FO 110Q 3.0 V10 AUS
Ret
MAL
Ret
BAR
Ret
SMR
8
ESP
11
MON
Ret
EUR
Ret
CAN
5
EUA
6
45
McLaren MP4-19B FRA
7
GBR
2
ALE
Ret
HUN
Ret
BEL
1
ITA
Ret
CHN
3
JAP
6
BRA
2
2005 West McLaren-Mercedes
Team McLaren Mercedes
McLaren MP4-20 Mercedes FO 110R 3.0 V10 AUS
8
MAL
9
BAR
3
SMR
Ret
ESP
1
MON
1
EUR
11†
CAN
1
EUA
NL
FRA
2
GBR
3
ALE
Ret
HUN
1
TUR
1
ITA
4
BEL
1
BRA
2
JAP
1
CHN
2
112
2006 Team McLaren Mercedes McLaren MP4-21 Mercedes FO 108S 2.4 V8 BAR
3
MAL
Ret
AUS
2
SMR
5
EUR
4
ESP
5
MON
Ret
GBR
3
CAN
3
EUA
Ret
FRA
5
ALE
3
HUN
Ret
TUR
Ret
ITA
2
CHN
Ret
JAP
5
BRA
5
65
2007 Ferrari Marlboro Ferrari F2007 Ferrari 056 2.4 V8 AUS
1
MAL
3
BAR
3
ESP
Ret
MON
8
CAN
5
EUA
4
FRA
1
GBR
1
EUR
Ret
HUN
2
TUR
2
ITA
3
BEL
1
JAP
3
CHN
1
BRA
1
110
2008 Ferrari Marlboro Ferrari F2008 Ferrari 056 2.4 V8 AUS
8
MAL
1
BAR
2
ESP
1
TUR
3
MON
9
CAN
Ret
FRA
2
GBR
4
ALE
6
HUN
3
EUR
Ret
BEL
18†
ITA
9
SIN
Ret
JAP
3
CHN
3
BRA
3
75
2009 Ferrari Marlboro Ferrari F60 Ferrari 056 2.4 V8 AUS
16
MAS
14
CHN
10
BAR
6
ESP
Ret
MON
3
TUR
9
GBR
8
ALE
Ret
HUN
2
EUR
3
BEL
1
ITA
3
SIN
10
JAP
4
BRA
6
ABU
12
48
2012 Lotus F1 Team Lotus E20 Renault RS27-2012 2.4 V8 AUS
7
MAL
5
CHN
14
BAR
2
ESP
3
MON
9
CAN
8
EUR
2
GBR
5
ALE
3
HUN
2
BEL
3
ITA
5
SIN
6
JAP
6
COR
5
IND
7
ABU
1
EUA
6
BRA
10
207
2013 Lotus F1 Team Lotus E21 Renault RS27-2013 2.4 V8 AUS
1
MAL
7
CHN
2
BAR
2
ESP
2
MON
10
CAN
9
GBR
5
ALE
2
HUN
2
BEL
Ret
ITA
11
SIN
3
COR
2
JAP
4
IND
7
ABU
Ret
EUA
NP
BRA
NP
183
2014 Ferrari Ferrari F14 T Ferrari 059/3 1.6 V6 t AUS
7
MAL
12
BAR
10
CHN
8
ESP
7
MON
12
CAN
10
AUT
10
GBR
Ret
ALE
11
HUN
6
BEL
4
ITA
9
SIN
8
JAP
12
RUS
9
EUA
13
BRA
7
ABU
10
12º 55
2015 Ferrari Ferrari SF15-T Ferrari 059/4 1.6 V6 t AUS
Ret
MAL
4
CHN
4
BAR
2
ESP
5
MON
6
CAN
4
AUT
Ret
GBR
8
HUN
Ret
BEL
7
ITA
5
SIN
3
JAP
4
RUS
8
EUA
Ret
MEX
Ret
BRA
4
ABU
3
150
2016 Ferrari Ferrari SF16-H Ferrari 061 1.6 V6 t AUS
Ret
BAR
2
CHN
5
RUS
3
ESP
2
MON
Ret
CAN
6
EUR
4
AUT
3
GBR
5
HUN
6
ALE
6
BEL
9
ITA
4
SIN
4
MAL
4
JAP
5
EUA
Ret
MEX
6
BRA
Ret
ABU
6
186
2017 Ferrari Ferrari SF70H Ferrari 062 1.6 V6 t AUS
4
CHN
5
BAR
4
RUS
3
ESP
Ret
MON
2
CAN
7
AZE
14†
AUT
5
GBR
3
HUN
2
BEL
4
ITA
5
SIN
Ret
MAL
NL
JAP
5
EUA
3
MEX
3
BRA
3
ABU
4
205
2018 Ferrari Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1.6 V6 t AUS
3
BAR
Ret
CHN
3
AZE
2
ESP
Ret
MON
4
CAN
6
FRA
3
AUT
2
GBR
3
ALE
3
HUN
3
BEL
Ret
ITA
2
SIN
5
RUS
4
JAP
5
EUA
1
MEX
3
BRA
3
ABU
Ret
251
2019 Alfa Romeo Alfa Romeo Racing C38 Ferrari 064 1.6 V6 t AUS
8
BAR
8
CHN
9
AZE
10
ESP
14
MON
17
CAN
15
FRA
7
AUT
9
GBR
8
ALE
12
HUN
7
BEL
16
ITA
15
SIN
Ret
RUS
13
JAP
12
MEX
Ret
EUA
11
BRA
4
ABU
13
12° 42
2020 Alfa Romeo Racing Orlen Alfa Romeo Racing C39 Ferrari 065 1.6 V6 t AUT
Ret
EST
11
HUN
15
GBR
17
70
15
ESP
14
BEL
12
ITA
13
TOS
9
RUS
14
EIF
12
POR
11
EMI
9
TUR
15
BAR
15
SKR
14
ABU
12
16° 4
2021 Alfa Romeo Racing Orlen Alfa Romeo Racing C41 Ferrari 065/6 1.6 V6 t BAR
11
EMI
13
POR
Ret
ESP
12
MON
11
AZE
10
FRA
17
EST
11
AUT
15
GBR
15
HUN
10
BEL
18
PBS
EX
ITA
EX
RUS
8
TUR
12
EUA
13
CMX
8
SAO
12
CAT
14
ARA
15
ABU
Ret
16.º 10
Notas

† – O piloto não terminou a prova, mas foi classificado por ter completado 90% da corrida.

Vitórias por equipe[editar | editar código-fonte]

  • Ferrari: 10
  • McLaren: 9
  • Lotus F1: 2

Referências

  1. «Kimi Raikkonen stats f1». statsf1 
  2. «Raikkonen retorna à Sauber e permanece na F1 em 2019». Motorsport.com. 11 de setembro de 2018. Consultado em 23 de janeiro de 2019 
  3. «Formula 1 : Biography Kimi Raikkonen» (em inglês). F1-Live.com 
  4. «Forumula1.net – Raikkonen is F1's highest paid driver». Consultado em 28 de novembro de 2012. Arquivado do original em 28 de dezembro de 2010 
  5. Another Formula One Driver Changes Lanes and Makes His Nascar Debut, The New York Times 21 de Maio de 2011
  6. «Forbes 100 Celebrities 2008 – No. 36 Kimi Raikkonen». 11 de Junho de 2008 
  7. Badenhausen, Kurt (17 de junho de 2009). «The World's Highest-Paid Athletes». Forbes. Consultado em 13 de setembro de 2009. Cópia arquivada em 26 de maio de 2012 
  8. Kulta, Heikki. «Hyvää kannatti odottaa kauan». Turun Sanomat (em finlandês) 
  9. «Citroën confirma contratação de Kimi para 2010». Consultado em 24 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 7 de dezembro de 2009 
  10. «Nascar confirma estreia de Räikkönen pela Truck para maio em Charlotte». Grande Prêmio. 31 de março de 2011 [ligação inativa] 
  11. «Truck Series: Busch vence 3ª seguida e Raikkonen é 15º na estreia». Grandepremio. 21 de maio de 2011. Consultado em 21 de maio de 2011. Arquivado do original em 27 de maio de 2011 
  12. «Confirmado, Kimi faz primeira visita à fábrica da Renault-Lotus na Inglaterra». GloboEsporte.com. 2 de dezembro de 2011 
  13. «Stewart lauds 'amazing' Raikkonen» (em inglês). Crash.net. 24 de abril de 2012 
  14. «Raikkonen vence em Abu Dhabi». Jornal do Brasil. 4 de novembro de 2012 
  15. «Welcome back, Kimi!» (em inglês). Sítio oficial Scuderia Ferrari. 11 de setembro de 2013. Consultado em 11 de setembro de 2013 
  16. «Ferrari dá fim às especulações e anuncia renovação do contrato de Räikkönen para temporada 2017 da F1». Grande Prêmio. 8 de julho de 2016 
  17. «Kimi Raikkonen signs contract extension with Ferrari for 2018» (em inglês). Skysports. 28 de agosto de 2017 
  18. «REPORT: Raikkonen keeps Hamilton's title hopes on ice with superb USA victory». Formula1.com. 21 de outubro de 2018. Consultado em 21 de outubro de 2018 
  19. «Ferrari cumpre primeiro ato e anuncia saída de Räikkönen, que volta à Sauber em contrato de dois anos». Grandepremio. 11 de setembro de 2018. Consultado em 11 de setembro de 2018 
  20. «Guess who's back?! Next two years with @sauberf1team ahead! Feels extremely good to go back where it all began!» (em inglês). Instragram. 11 de setembro de 2018. Consultado em 11 de setembro de 2018 
  21. «Kimi Raikkonen não liga para recorde de GPs na F1 e deve ter renovação anunciada em breve». ge. Consultado em 8 de outubro de 2020 
  22. «Kimi Raikkonen anuncia que se aposentará ao final da temporada 2021». Globoesporte.com. 1 de setembro de 2021. Consultado em 1 de setembro de 2021 
  23. «Kimi Raikkonen splits with wife Jenni» (em inglês). Motorsport.com. 8 de fevereiro de 2013 
  24. «Ele era conhecido como 'Homem de gelo'. Agora é o paizão Kimi Raikkonen». UOL. 30 de abril de 2015 
  25. «F1 driver Kimi Räikkönen marries his model bride Minttu Virtanen – see the photo» (em inglês). Hello Magazine. 8 de agosto de 2016 
  26. «Fiocco rosa in Ferrari: è nata Rianna, la figlia di Raikkonen» (em italiano). Motorsport.com. 17 de maio de 2017 
  27. «Kimi Raikkonen's Biography launched today, English version out on his 39th Birthday». 16 de agosto de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias