Taxonomia das plantas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Classificação das plantas)
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Plantae#Evolu.C3.A7.C3.A3o_e_classifica.C3.A7.C3.A3o_das_plantas_verdes.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão com|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Plantas.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2009.

A classificação das plantas possui diversos nomes e grupos que podem confundir um iniciante no estudo da taxonomia das plantas.

A sistemática baseia-se nas relações filogenéticas para trabalhar a taxonomia dos diversos seres vivos. Por isso, ao estudar os diversos grupos de plantas, pode-se ter uma idéia da evolução das mesmas no nosso planeta, observando-se o aumento de complexidade ou, vulgarmente, o "aumento da evolução" destes seres vivos.

É bom lembrar que na Biologia moderna não se considera nenhum ser vivo mais evoluído que outro, ou seja, bactérias, protistas, fungos, animais e vegetais estão no mesmo nível de evolução, já que não existem critérios para medir a evolução dos organismos, a menos que estes sejam determinados por interesse. Nós, seres humanos, por exemplo, consideramos a inteligência como um critério de evolutividade, porém não sabemos se este é um bom critério ou se a nossa inteligência é mesmo maior que dos outros seres vivos. Este assunto é profundo e filosófico, e não tem, ainda, bases científicas. O próprio naturalista Charles Darwin escreveu nos pés das páginas do manuscrito de Origem das Espécies: "Nunca escrever que um organismo é inferior ou superior". Ele preferia usar a palavra transmutacionismo que evolução, apesar de ter usado esta última em algumas publicações.

Antigamente, as plantas eram divididas em inferiores, intermediárias e superiores.

Vegetais inferiores[editar | editar código-fonte]

Os chamados antigamente de "vegetais inferiores" são as algas, atualmente classificadas no reino Protista (poucos ainda consideram as algas verdes - Clorofíceas, Chlorophyta - como uma divisão[1] do Reino Plantae).

Observação: As algas pertencem ao Reino algas, não confundir as cianobactérias com algas (apesar de terem sido consagradas como "algas azuis"), elas são fotossintetizantes mas procariontes, pertencendo ao Reino Monera.

Vegetais intermediários e superiores[editar | editar código-fonte]

Estes são os vegetais chamados Embriófitas (Embryophyta). São os que habitam o meio terrestre:

Intermediários[editar | editar código-fonte]

São as Criptógamas, vegetais sem sementes.

Superiores[editar | editar código-fonte]

São Espermatófitas (Spermatophyta - com sementes) e ainda Fanerógamas (com flores), parte das Tracheophyta, ou seja, também são vasculares.

Filósofos, Naturalistas e Botânicos[editar | editar código-fonte]

Foram importantes na taxonomia: Aristóteles, Carolus Linnaeus (Lineu), Jean-Baptiste Lamarck, Georges Buffon, Ernst Mayr.

Referências

  1. Lembrar que Divisão (biologia) e Filo (biologia) são equivalências.

Ver também[editar | editar código-fonte]