Morde & Assopra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Morde e Assopra)
Ir para: navegação, pesquisa
Morde & Assopra
Dinossaurs & Robots (EN) [1]
Logotipo da telenovela
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia romântica
Ficção científica
Duração 50 minutos
Criador(es) Walcyr Carrasco[2]
País de origem  Brasil
Idioma original (Português)
Produção
Diretor(es) Pedro Vasconcelos
Rogério Gomes
Elenco
Tema de abertura "Morde & Assopra" (Instrumental), PH Castanheira
Tema de encerramento "Morde & Assopra" (Instrumental), PH Castanheira
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 21 de março14 de outubro de 2011
N.º de episódios 179

Morde & Assopra é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas entre 21 de março e 14 de outubro de 2011, em 179 capítulos,[4] substituindo Ti Ti Ti e sendo sucedida por Aquele Beijo. Foi a 78ª "novela das sete" exibida pela emissora. Escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Cláudia Souto, André Ryoki e Daniel Berlinsky, contou com a direção de André Felipe Binder, Fábio Strazzer e Roberta Richard, com e também contou com a direção geral de Pedro Vasconcelos e Reynaldo Boury, e contou com a direção de núcleo de Rogério Gomes.[5] A novela começou com uma homenagem ao Japão – um dos locais onde foram gravadas as primeiras cenas –, que com o Terremoto e tsunami de Tohoku, também conhecido como o Grande Terremoto do Leste do Japão, dez dias antes da estreia.

Contou com as participações de Adriana Esteves, Marcos Pasquim, Flávia Alessandra, Mateus Solano, Carla Marins, Caio Blat, André Gonçalves e Vanessa Giácomo.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Júlia é uma paleontóloga que está no Japão trabalhando em sua tese de doutorado sobre uma nova espécie de fóssil pré-histórico, quando sofre um acidente que arruína toda sua pesquisa. Ela fica sabendo que no Brasil foram descobertas ossadas de dinossauros ainda não catalogados de mais de 90 milhões de anos, enterrados na cidade de Preciosa, e parte para o local em busca de novo material para a tese junto de seus assistentes, o atrapalhado Cristiano e sedutor Tiago – ambos apaixonados por ela – além da ambiciosa Virgínia, que planeja passar a perna na amiga para ser reconhecida internacionalmente. Lá Júlia conhece Abner, um viúvo rude e dono de um cafezal onde os fósseis foram descobertos, que luta contra as pesquisas para que elas não desapropriem o único bem que a família tem para sobreviver. Em um divertido jogo de "cão e gato" ele vivem as turras com Júlia, a quem quer longe, mas ao mesmo tempo sente atração. Quem não gosta nada do que a paleontóloga causa em Abner é Celeste, irmã da falecida esposa dele e que se tornou sua noiva, embora seja totalmente detestada pela filha do cafeicultor, a tinhosa Tonica. Além disso, o ex-noivo inglês de Júlia, John Lewis, chega ao Brasil e descobre que ela o deixou pro Abner, prometendo sabotar sua pesquisa para se vingar com a ajuda de Virginia.

Paralelamente, o cientista Ícaro consegue chegar ao ápice de seu trabalho quando cria um robô android com as mesmas características físicas e psicológicas de Naomi, sua esposa que caiu no mar durante um acidente seis anos antes e foi dada como morta. O rapaz passou todo o tempo buscando métodos e tecnologias para finalmente recriar a amada, porém tanta "humanidade" pode não ter sido uma boa ideia, uma vez que a android acaba se apaixonando secretamente por Leandro, embora ele não saiba a verdadeira origem dela. Para piorar a situação, a verdadeira Naomi reaparece na cidade, trazendo um filho que ela diz ser de Ícaro e deixando o cientista confuso sobre tudo que viveu. Junto com ela veio Amanda, que guarda todos os segredos da moça e não tarda para se interessar por Ícaro, tentando de toda forma conquistá-lo e colocar Naomi para longe dali, revelando até mesmo que a criança na verdade é seu filho, que a amiga usou para tentar reconquistar o marido.

Enquanto isso, Preciosa vive às voltas com moradores pitorescos. Dona Salomé, mãe de Celeste, é uma mulher sovina que não abre mão de um centavo e faz de tudo para separar o filho Marcos de Natália, a quem considera imprópria. Já o prefeito corrupto Isaías e a primeira-dama Minerva se surpreendem com a volta do filho, Áureo, ao percebendo que ele voltou mais "delicado". Na cidade grande Áureo descobriu sua homossexualidade e agora, de volta, se torna melhor amigo de Celeste, ajudando-a em seus planos para segurar Abner, além de fazer de tudo para seduzir o peão Josué, que acaba se interessando por ele mesmo sem entender seus sentimentos. Quando Lavínia se casou com Oséas, um poderoso homem mais velho, ela jamais imaginou que sofreria maus tratos, porém é no retorno do filho do marido, Fernando – que tem sua idade – que ela encontrará o verdadeiro e tortuoso amor. A mesma provação passa Melissa, uma moça religiosa apaixonada pelo Padre Francisco, magoando o delegado Wilson, com quem namorava. Também mora na cidade Élcio, um fugitivo que se disfarça de mulher sob o nome de Elaine e que desperta o cômico interesse do Sargento Xavier.

Ainda há a história de Dulce, uma humilde e simplória vendedora de cocadas, orgulhosa do filho Guilherme, que acredita ter se formado médico, mas que na verdade torrou toda a grana que a mãe mandava para custear seus estudos na capital em farra e agora volta sem nada. Mentindo que é um forasteiro rico e de boa família, o rapaz seduz Alice, filha do prefeito, vendo nela a oportunidade de dar o "golpe do baú" e consegue o emprego de médico na cidade, porém sem deixar que sua mãe o trate como filho perante os outros, envergonhado da origem humilde dela. Alice, que detesta pobres e foi criada acreditando ser melhor que os demais, humilha constantemente Dulce e Lilian – sem saber que uma é mãe de seu amado, enquanto a outra é sua própria mãe, que teve que dá-la para a família do prefeito quando nasceu por não ter condições financeiras de mantê-la.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Produção[editar | editar código-fonte]

Vera Cruz, no interior de São Paulo, foi utilizada como cenário par a cidade fictícia de Preciosa.

Os títulos provisórios da trama foram Dinossauros e Robôs[6] e Idade da Pedra.[7] A novela teve as primeiras cenas gravadas no Japão.[8] Já as externas da cidade fictícia de Preciosa foram gravadas em Vera Cruz, no interior de São Paulo, conhecida por conter muitas fazendas onde se cultivam o café e também pelo autor já ter morado na cidade.[9] Marcou a volta de Adriana Esteves às novelas após quatro anos em Toma Lá, Dá Cá. Na trama, ela repetiu a parceria com Marcos Pasquim, assim como em Kubanacan. A última novela da atriz foi Belíssima, e novamente em Babilônia.[10] O diretor Reynaldo Boury, dirigiu a trama do capítulo 1 ao capítulo 57, ele deixou a direção da trama a cargo de Pedro Vasconcelos e Rogério Gomes após ter assinado contrato com o SBT para dirigia a novela na época da emissora Amor e Revolução de Tiago Santiago.

Apesar da grande expectativa, a audiência da trama ficou abaixo do esperado durante as primeiras semanas. Em razão disso, o autor Walcyr Carrasco resolveu fazer algumas mudanças. As principais alterações foram o corte de alguns personagens da história e maior foco no romantismo. A trama dos dinossauros foi deixada de lado.[11] Durante pouco mais de um mês, Flávia Alessandra interpretou apenas a Naomi versão robô. Porém, a partir de 2 de maio de 2011, a atriz começou a interpretar a versão humana da personagem.[12] O encontro da Naomi com sua versão robô aconteceu no capítulo do dia 10 de junho de 2011. A partir daí, a atriz se alternou entre as duas personagens ao mesmo tempo.[13]

Alterações no elenco[editar | editar código-fonte]

André Gonçalves foi um dos grandes destaques da trama. O ator brilhou na pele do homossexual Auréo, o ex-noivo de Celeste (Vanessa Giácomo) e filho do prefeito Isaías (Ary Fontoura) e da primeira-dama Minerva (Elizabeth Savalla). A entrada do ator na trama aconteceu no dia 6 de maio de 2011.[14] Tarcísio Filho foi um dos atores que saiu da novela no meio da trama. Seu personagem foi assassinado no capítulo 80, que foi ao ar em 21 de junho de 2011. O mistério de sua morte não durou até o fim da trama, como normalmente acontece.[15] Para agitar mais a trama, Carla Marins reforçou o elenco da novela. Na trama, ela interpretou a vilã Amanda, a verdadeira mãe de Rafael, e que infernizava a vida de Naomi (Flávia Alessandra). As primeiras cenas da atriz foram ao ar no capítulo do dia 15 de julho de 2011.[16] Nívea Stelmann e Rodrigo Hilbert também saíram da trama antes do fim. A pedido do Ministério da Justiça, a história deles teve que ser cortada da trama, pois era considerada pesada pro horário. Ambos gravaram a última cena no dia 30 de julho de 2011. Para justificar a saída deles, o autor criou uma viagem de fuga. A última cena deles foi ao ar em 11 de agosto de 2011.[17][18]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Adriana Esteves Júlia Freire de Aquino Medeiros [19][20][21]
Marcos Pasquim Abner Martins de Medeiros[22][23]
Flávia Alessandra Naomi Gusmão Sampaio[24][25][26]
Naomi Robô
Mateus Solano Ícaro Sampaio[24][25][27]
Vanessa Giácomo Celeste de Sousa Sampaio[28][29][30]
Carla Marins Amanda Goulart[31][32]
Caio Blat Leandro Pereira [33]
André Gonçalves Áureo Alves Junqueira [34][35]
Cássia Kis Magro Dulce Maria Pereira [36]
Klebber Toledo Guilherme Duarte de Lima / Guilherme Pereira[37]
Marina Ruy Barbosa Alice Alves Junqueira / Alice da Silva[38]
Narjara Turetta Lílian da Silva[39]
Elizabeth Savalla Minerva Alves Junqueira
Ary Fontoura Isaías Alves Junqueira
Carol Castro Natália de Sousa [40]
Sérgio Marone Marcos de Sousa [41]
Joaquim Lopes Josué Batista [42]
Bárbara Paz Virgínia Lolatto [43]
Luís Melo Oséas Guedes
Jandira Martini Salomé de Sousa[28]
Paulo Vilhena Cristiano Cunha[44][45]
Nívea Stelmann Lavínia Guedes Cerqueira [46]
Rodrigo Hilbert Fernando Guedes[47]
Klara Castanho Tonica de Sousa Martins [48]
Marisol Ribeiro Melissa
Erom Cordeiro Padre Francisco
Bruna Spínola Maria Eduarda (Abelha) [49]
Otaviano Costa Élcio Martins de Medeiros / Elaine Martins de Medeiros[50]
Anderson Di Rizzi Sargento Xavier [51]
Max Fercondini Delegado Wilson Villanova [52]
Ricardo Vandré Moisés da Silva
Fernando Roncato Renato Guimarães
Carol Abras Tânia Cortês [53]
André Bankoff Tiago [54][55]
Gabriela Carneiro da Cunha Raquel Martins de Medeiros
Raphael Viana Tadeu [56]
Michel Bercovitch John Lewis
Cláudia Ohana Alzira Sampaio
Paulo Goulart Eliseu Villanova
Jurema Reis Maria João
Dhu Moraes Janice Pereira
Cissa Guimarães Augusta[57][58]
Ana Rosa Dinorá Batista [59]
Suzy Rêgo Duda Aguiar [60]
Walderez de Barros Hortênsia Martins de Medeiros
Paulo José Plínio Alves Junqueira [61]
Tarcísio Filho Delegado Pimentel
Juliana Schalch Lara Maia Vilanova[62]
Ildi Silva Lídia Santos Guedes[63]
Emiliano Queiroz Deodato de Aquino
Cristina Mutarelli Pink
Flávia Garrafa Carolina
Guilherme Nasraui Daniel
Thiago Luciano Everton [64]
Miriam Lins Irene
Cosme dos Santos Bento
Ary França Dorival
Neusa Maria Faro Palmira
Sandra Barsotti Dora
Vera Mancini Cleonice Villanova [65]
Miwa Yanagizawa Tieko Kobayashi [66]
Chao Chen Akira Kobayashi[67]
Marcos Miura Shiro
Luana Tanaka Keiko Tanaka
Edson Kameda Nakau Keiko
Carol Murai Kimmy Tanaka
Ken Kaneco Hinoue
Daniela Fontan Marli
Camila Chiba Hoshi Tanaka
Bárbara Silvestre Inês
Guilherme Gonzalez Efraim
Rael Barja Tutu
Keff Oliveira Caco
Karla Karenina Anecy Gadelha
Veronica Rocha Selma
Mauro Gorini Roney
Dionísio Neto Aquiles
Oswaldo Lot Zé Paulo
Jorge Amorim Nelson
Márcio Tadeu de Lima Herculano Gadelha
Antônio Firmino Igor
Leandro Ribeiro Heitor
Claudio Jaborandy Nivaldo Batista

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Henrique César Padre Aluísio
Aline Peixoto Márcia Gadelha [68]
Celso Bernini Bira
Cacá Amaral Diogo [69]
Erik Marmo Davi [70]
Luan Santana Ele mesmo

Galeria[editar | editar código-fonte]

Classificação indicativa[editar | editar código-fonte]

A princípio a trama teve classificação livre para todos os públicos. Porém o Ministério da Justiça interveio na trama, e a partir de 3 de junho passou a ser exibida com classificação 10 anos. A Globo não recorreu da decisão, pois a mudança na classificação não alterou o horário de exibição da novela.,[71] porém novamente foi alvo do Ministério da Justiça, que não queriam a trama antes das 20 horas, e ameaçou novamente reclassificar a trama, dessa vez para maiores de 12 anos, sob alegação de que na trama haveria cenas impróprias para o horário das 19h, como 'insinuação a sexo e violência familiar', sob pressão, Walcyr Carrasco, precisou tirar Lavínia personagem de Nívea Stelmann da trama, para se adequar melhor ao horário.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro capítulo, a telenovela marcou 32 pontos de média com picos de 34, e 52% de share e participação, índice superior às antecessoras Ti Ti Ti e Tempos Modernos, que marcaram 29 pontos em suas estreias.[72]

Já o segundo capítulo apresentou uma queda de 4 pontos: 28 pontos de média. O terceiro capítulo marcou novamente uma queda, com 27,2 pontos de média. Durante toda a primeira semana, a audiência foi caindo dia a dia.[73]

No capítulo 61, exibido em 30 de maio de 2011, a novela bateu, até então seu novo recorde: 33 pontos de média. Nesse dia foram mostradas as cenas em que Dulce (Cássia Kiss Magro) descobre a farsa de seu filho, Guilherme (Klebber Toledo).[74]

Sua maior audiência é de 38 pontos e 63% de share, alcançada em 12 de setembro de 2011.[75]

No último capítulo, a novela registrou 36 pontos com picos de 41.[76]

Na média geral a novela ficou com 30 pontos, cumprindo assim a meta exigida para o horário.

Está na lista das novelas das sete mais assistidas nos últimos anos.[carece de fontes?]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[editar | editar código-fonte]

Morde & Assopra Nacional
Trilha sonora (compilação) de vários artistas
Lançamento 2011
Idioma(s) Português
Formato(s) CD, Download Digital
Gravadora(s) Som Livre
Cronologia de vários artistas
Morde & Assopra (Internacional)

Capa: Adriana Esteves e Marcos Pasquim

Todas as músicas compostas por sim.

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Olha) (Ao Vivo)"   Ivete Sangalo Ícaro e Naomi 4:16
2. "Não Precisa" ((Part. Victor & Leo)) Paula Fernandes Marcos, Natália, Cristiano e Abelha 3:37
3. "Muito Estranho (Cuida Bem de Mim)"   Nando Reis Plínio, Hortência e Cristiano 3:37
4. "Amar Não é Pecado"   Luan Santana Júlia e Abner 3:35
5. "As Palavras"   Vanessa da Mata Padre Francisco e Melissa 4:21
6. "Ovo de Codorna"   Aviões do Forró Ísaias e Minerva 2:13
7. "Esquinas"   Roberta Spindel Márcia 4:45
8. "Do Lado de Cá"   Chimarruts Wilson e Keiko 3:02
9. "Tudo Tem um Porquê"   Guilherme & Santiago Lavínia e Fernando 3:05
10. "Barato Bom"   Moinho Guilherme e Alice 3:12
11. "Chora, me Liga"   João Bosco e Vinícius Sargento Xavier e Maria João 4:17
12. "Feminino Frágil"   Silvia Machete Guilherme e Márcia 3:51
13. "Coração (Corazón)"   Jota Quest   4:15
14. "Mambo N°5"   Tropical Brazillian Band Élcio/Elaine 2:13
15. "Aroma que Inebria"   Yassir Chediak & Roberta Sater Núcleo da Fazenda 3:38
16. "Morde & Assopra" (Instrumental) Paulo Castanheira Abertura 2:58

Internacional[editar | editar código-fonte]

Morde & Assopra Internacional
Trilha sonora (compilação) de vários artistas
Lançamento agosto de 2011
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, Download Digital
Gravadora(s) Som Livre

Capa: Flávia Alessandra

Todas as músicas compostas por sim.

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Rolling in the Deep"   Adele Celeste 3:48
2. "You & Me"   Dave Matthews Tema Geral 4:17
3. "Deeper"   Nova Abner e Naomi  
4. "My Love"   Corinne Bailey Rae Júlia 3:15
5. "Somewhore Over the Rainbow"   Cidade Negra Tema Geral 4:37
6. "Moving" ((part. Seu Jorge)) Macaco Locação: SPA da Augusta 5:25
7. "Rabiosa" ((part. Pitbull) Shakira Áureo 5:25
8. "You and Me"   Feldberg Alice 3:50
9. "Endlessly"   Pin Böner Alice e Guilherme 2:58
10. "Take a Picture of the Sun"   The City Lights    
11. "Unrevealed Love"   André Leonno Tema Romântico Geral 4:35
12. "She"   Daniel Boaventura Ícaro, Naomi e Leandro  
13. "La Gloria"   Gotan Project Salomé  
14. "Comptine d'un Autre éte" (Instrumental) João Carlos Coutinho Naomi  

Exibição[editar | editar código-fonte]

Exibição pelo mundo
País Canal Título local Estreia Final Horário semanal Hora Ref
Brasil Rede Globo Morde & Assopra 21 de março de 2011 14 de outubro de 2011 Segunda a Sábado 19:30
Portugal SIC Morde & Assopra 5 de setembro de 2011 22 de junho de 2012 Segunda a Sexta 18:30
Coreia do Sul TeleNovela 공룡과 로봇 14 de janeiro de 2014 7 de abril de 2015 Terça 16:301 [77]
Nicarágua Televicentro Dinosaurios & Robots 24 de fevereiro de 2014 18 de agosto de 2014 Segunda a Sexta 19:00
República Dominicana Antena Latina Dinosaurios & Robots 7 de agosto de 2014 4 de fevereiro de 2015 Segunda a Sexta 20:00
Paraguai Paravisión Dinosaurios & Robots 12 de agosto de 2014 4 de fevereiro de 2015 Segunda a Sexta 20:00 [78]
Uruguai Teledoce Dinosaurios & Robots 29 de junho de 2015 11 de dezembro de 2015 Segunda a Sexta 18:002 [79]
Coreia do Sul TeleNovela 공룡과 로봇 11 de agosto de 2015 30 de janeiro de 2016 Terça a Sábado 05:00
Coreia do Sul TeleNovela 공룡과 로봇 8 de fevereiro de 2016 8 de janeiro de 2017 Segunda4 03:003
Angola Globo ON Morde & Assopra 15 de agosto de 2016 8 de janeiro de 2017 Segunda a Domingo 20:00 [80]
Moçambique Globo ON Morde & Assopra 15 de agosto de 2016 8 de janeiro de 2017 Segunda a Domingo 21:00 [80]
Peru ATV Dinosaurios & Robots
Brevemente
[81]

↑1 Exibida em capítulos duplos, e transferida para as 16:00.

↑2 Transferida para as 19:00 a partir do dia 17 de agosto. Os 5 últimos episódios foram transmitidos as 19:15.

↑3 Exibida em capítulos triplos. Transferida para as 05:00 a partir do dia 21 de agosto.

↑4 Transferida para Domingo e Segunda a partir do dia 21 de agosto. Transferida para Sábado e Domingo a partir do dia 23 de outubro.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2011 Prêmio Extra de TV Melhor Novela Walcyr Carrasco Indicado[82]
Melhor Atriz Cássia Kiss Magro Indicado[83]
Melhor Ator Coadjuvante André Gonçalves Venceu[84]
Otaviano Costa Indicado[84]
Melhor Atriz Coadjuvante Vanessa Giácomo Indicado[85]
Melhor Ator Revelação Klebber Toledo Indicado[86]
Melhor Atriz Revelação Vera Mancini Indicado[87]
Melhor Maquiagem Walcyr Carrasco Indicado[88]
Prêmio Quem de Televisão Melhor Atriz Cássia Kiss Magro Venceu
Melhores do Ano[89] Melhor Atriz Coadjuvante Venceu
Melhor Ator Coadjuvante André Gonçalves Indicado
Melhor Ator Revelação Klebber Toledo Indicado
Melhor Ator ou Atriz Mirim Klara Castanho Indicado
10º Prêmio Jovem Brasileiro Atriz Revelação Marina Ruy Barbosa Venceu[90]
Prêmio Cor Amarela Melhor Atriz Luana Tanaka Venceu[91]
2012 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz de Novela Cássia Kiss Magro Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Marina Ruy Barbosa Indicado
Melhor Ator Coadjuvante André Gonçalves Indicado
Otaviano Costa Indicado
Melhor Atriz Infantil Klara Castanho Indicado
Melhor Ator Infantil Henry Fiuka Indicado
Revelação da TV Anderson di Rizzi Indicado

Referências

  1. «Dinossaurs & Robots». TV Globo International. Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  2. Gshow (15 de março de 2011). «Walcyr Carrasco promete amor, humor e confusões». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  3. a b Gshow, TV Globo. «Morde e Assopra - Personagens». Consultado em 20 de dezembro de 2015. Cópia arquivada em 15 de julho de 2015 
  4. Memória Globo. «Morde & Assopra - Ficha Técnica». Consultado em 21 de dezembro de 2008 
  5. Gshow. «Créditos - A equipe de Morde e Assopra». Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  6. «"Dinossauros & Robôs" é o título provisório da próxima trama de Walcyr Carrasco». Mundo Novelas. 10 de agosto de 2010. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  7. «"A Idade da Pedra" deve ser o título da próxima novela das sete». O Planeta TV. 26 de outubro de 2010. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  8. «Globo grava no Japão primeiras cenas de 'Dinossauros e Robôs'». Gazeta Web. 7 de dezembro de 2010. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  9. «Elenco de "Morde e Assopra" grava cenas em Marília». Ig. 27 de janeiro de 2011. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  10. «Adriana Esteves, Marcos Pasquim e Dinossauros na próxima novela de Walcyr Carrasco». Mundo Novelas. 26 de julho de 2010. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  11. Flávio Ricco (19 de abril de 2011). «Uma nova novela vai começar em "Morde & Assopra"». UOL. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  12. «'Morde & assopra': Naomi robô tem um curto-circuito e a verdadeira reaparece para Ícaro». UOL. 19 de abril de 2011. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  13. «Morde & Assopra: Naomi encontra a robô criada por Ícaro». MdeMulher. 2 de junho de 2011. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  14. «André Gonçalves entra em "Morde & Assopra"». UOL. 3 de maio de 2011. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  15. «Sem função, personagem de Tarcísio Filho é assassinado em "Morde & Assopra"». O Planeta TV. 21 de junho de 2011. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  16. «Carla Marins entra em Morde e Assopra». Ig Tv. 5 de julho de 2011. Consultado em 19 de outubro de 2014 
  17. «Nívea Stelmann e Rodrigo Hilbert se despedem de Morde & Assopra». Gshow. 30 de julho de 2011. Consultado em 12 de maio de 2015 
  18. «Por pressão indicativa, Nívea Stelmann e Rodrigo Hilbert deixam Morde & Assopra». IG. 2 de agosto de 2011. Consultado em 12 de maio de 2015 
  19. João Fernando (14 de fevereiro de 2011). «Após cinco anos afastada, Adriana Esteves volta às novelas». Terra 
  20. http://gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/personagens/
  21. Gshow (15 de março de 2011). «Adriana Esteves viveu mesma emoção da personagem no amor». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  22. Hora de Santa Catarina (1 de fevereiro de 2011). «Marcos Pasquim vive personagem chamado Abner». clicRBS 
  23. Gshow (15 de março de 2011). «Marcos Pasquim diz que Abner é um dos maiores desafios de sua carreira». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  24. a b Carla Bittencourt (24 de fevereiro de 2011). «Flavia Alessandra e Mateus Solano gravam 'Morde & assopra'». Extra 
  25. a b «Flávia Alessandra se transforma em robô para 'Morde e Assopra'». 180graus. 23 de fevereiro de 2011 
  26. Gshow (19 de março de 2011). «Flávia Alessandra aceitou antecipar a licença maternidade pela personagem». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  27. Gshow (20 de março de 2011). «Mateus Solano aposta em sucesso da história de Ícaro e da robô Naomi». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  28. a b Redação Rede Globo (21 de fevereiro de 2011). «Morde & Assopra: Vanessa Giácomo e Jandira Martini são vilãs na trama». Globo.com 
  29. Redação R7 Rio (23 de fevereiro de 2011). «Vanessa Giácomo viverá uma encalhada que foi abandonada pelo noivo em Morde & Assopra». R7 
  30. Gshow (15 de março de 2011). «Vanessa Giácomo interpreta primeira vilã da carreira». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  31. «Carla Marins entra em "Morde & Assopra" para interpretar a verdadeira mãe de Rafael». UOL. 8 de julho de 2011 
  32. Gshow (8 de julho de 2011). «Carla Marins entra em 'Morde' para viver Amanda, verdadeira mãe de Rafael». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  33. Gshow (18 de setembro de 2011). «Caio Blat se despede de Leandro em Morde & Assopra». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  34. Gshow (15 de abril de 2011). «André Gonçalves vai interpretar filho do prefeito em Morde & Assopra». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  35. Gshow (5 de maio de 2011). «André Gonçalves está adorando viver Áureo, que tem agitado a trama». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  36. Gshow (5 de junho de 2011). «Cassia Kiss Magro comenta o sucesso de Dulce em 'Morde & Assopra'». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  37. Gshow (20 de abril de 2011). «'Não faço dieta. A genética é boa', diz Klebber Toledo sobre a boa forma». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  38. Gshow (14 de julho de 2011). «Marina Ruy Barbosa comenta mudanças de Alice após saber que é filha de Lilian». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  39. Gshow (6 de maio de 2011). «Narjara Turetta fala sobre segredo de Lilian». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  40. Gshow (10 de julho de 2011). «Alquimista na cozinha, Carol Castro revela segredos gastronômicos». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  41. Gshow (30 de setembro de 2011). «Sergio Marone avalia rumo de seu personagem: 'Marcos amadureceu'». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  42. Gshow (6 de abril de 2011). «Joaquim Lopes conta que Josué é um sonho realizado». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  43. Gshow (28 de julho de 2011). «Bárbara Paz grava com jiboia de nove quilos e se diverte». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  44. Luisa Girão (9 de fevereiro de 2011). «Adriana Esteves e Paulinho Vilhena gravam novela "Morde e Assopra" no Rio». iG 
  45. Gshow (15 de março de 2011). «Paulo Vilhena se diverte ao fazer um personagem gago». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  46. Gshow (28 de março de 2011). «Nívea Stelmann está ansiosa para saber se Lavínia vai conquistar o público». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  47. Rodrigo Hilbert interpreta economista na nova novela Morde & Assopra
  48. Gshow (15 de março de 2011). «gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/Bastidores/noticia/2011/03/elenco-mirim-vai-aprontar-ao-lado-da-minivaca-coracao.html». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  49. Gshow (30 de setembro de 2011). «Bruna Spínola confessa que sonha se casar de véu e grinalda na igreja». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  50. Gshow (15 de março de 2011). «Otaviano Costa se transforma em mulher: 'Meu lado feminino está amando!'». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  51. Gshow (15 de agosto de 2011). «Anderson di Rizzi se inspirou em seu cachorro para dar vida a Xavier». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  52. Gshow (22 de maio de 2011). «Max Fercondini acha Wilson precipitado e aconselha seu personagem». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  53. Gshow (25 de junho de 2011). «Premiada no cinema, atriz Carol Abras entra em Morde & Assopra». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  54. Elenco grava a novela Morde & Assopra
  55. Gshow (15 de março de 2011). «André Bankoff comemora primeiro papel com Walcyr Carrasco». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  56. Gshow (29 de junho de 2011). «Raphael Viana entra em Morde e garante: 'Dança me deixa leve para viver Tadeu'». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  57. Morde & Assopra: Cissa Guimarães e Adriana Esteves gravam cena no Rio
  58. Gshow (15 de março de 2011). «Cissa Guimarães encara papel como um presente de Walcyr Carrasco». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  59. Gshow (14 de maio de 2011). «Ana Rosa e Claudio Jaborandy gravam últimas cenas em Morde & Assopra». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  60. Gshow (15 de março de 2011). «Suzy Rêgo volta à televisão na pele de Duda Aguiar». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  61. Gshow (1 de abril de 2011). «Paulo José recebe aplausos após gravar as primeiras cenas de Plínio». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  62. http://ego.globo.com/Gente/Fotos/0,,GF86525-9801,00-JULIANA+SCHALCH+A+LARA+DE+MORDE+E+ASSOPRA+POSA+PARA+O+EGO.html#fotogaleria=1
  63. Gshow (30 de maio de 2011). «Ildi Silva entra em 'Morde' como a simples Lídia, que vai arrebatar o coração de Tiago». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  64. Gshow (7 de maio de 2011). «Ator que interpreta Everton se diverte ao levar Guilherme para o mau caminho». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  65. Gshow (10 de setembro de 2011). «Vera Mancini comenta a virada de Cleonice em Morde & Assopra». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  66. Gshow (15 de março de 2011). «Cultura japonesa tem destaque na trama de Walcyr Carrasco». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  67. Gshow (1 de abril de 2011). «Atores do núcleo japonês acreditam no sucesso do casamento por 'miai'». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  68. Gshow (29 de junho de 2011). «Aline Peixoto se despede de Márcia e torce por final feliz para Guilherme». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  69. Gshow (3 de setembro de 2011). «Pai de Guilherme retorna a Preciosa e é vivido pelo ator Cacá Amaral». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  70. Gshow (1 de setembro de 2011). «Erik Marmo entra em Morde & Assopra para viver o fotógrafo Davi». Bastidores - Morde e Assopra. Consultado em 11 de outubro de 2014 
  71. Patricia Kogut (10 de junho de 2011). «Ministério da Justiça muda classificação de 'Morde & assopra'». Consultado em 19 de outubro de 2014 
  72. «Morde & Assopra estreia na liderança, com 32 pontos no Ibope». O Fuxico. 21 de março de 2011. Consultado em 7 de maio de 2015 
  73. Fernando Oliveira (28 de março de 2011). «Audiência de Morde & Assopra só cai desde a estréia». IG. Consultado em 7 de maio de 2015 
  74. «'Morde & Assopra' bate recorde de audiência com barraco em casamento». Área Vip. 31 de maio de 2011. Consultado em 7 de maio de 2015 
  75. Lauro Jardim (13 de setembro de 2011). «Morde e Assopra registra recorde de 38 pontos». Veja. Consultado em 12 de junho de 2015 
  76. «Morde & Assopra termina liderando, com média de 36 pontos». O Fuxico. 14 de outubro de 2011. Consultado em 7 de maio de 2015 
  77. (Nuevo) Comedia-drama romántico - "Dinosaurios y Robots"
  78. Mañana estrenamos una nueva novela!
  79. Este lunes a partir de las 18:00 Adriana Esteves (Carmina) y Mateus Solano (Félix) vuelven a La Tele
  80. a b Conheça Julia, uma mulher apaixonada pelo passado, mas com complicados obstáculos em seu presente.
  81. Dinosaurios & Robots será vendida en América Latina y Europa
  82. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: Cordel encantado fatura como melhor novela do ano». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  83. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: Andrea Beltrão é a melhor atriz». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  84. a b Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: André Gonçalves brilha em 'Morde & assopra' e conquista o título de melhor ator coadjuvante». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  85. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: Deborah Secco fica com o prêmio de melhor atriz coadjuvante». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  86. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: Chay Suede, de 'Rebelde', ganha o prêmio de revelação masculina». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  87. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: Thalita Carauta, a Janete do 'Zorra total', é escolhida revelação feminina». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  88. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: 'Pânico' tem a melhor maquiagem». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  89. Melhores do Ano: Confira todos os vencedores das 14 edições do prêmio
  90. http://brejo.com/2011/09/19/rebelde-e-gianne-albertoni-levam-trofeus-no-premio-jovem-brasileiro-nesta-segunda-19/
  91. http://www.spescoladeteatro.org.br/enciclopedia/index.php/Luana_Tanaka#Biografia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]