Saltar para o conteúdo

Caras & Bocas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 40: Linha 40:


Pela primeira vez, uma pessoa realmente cega interpretou uma personagem fixa numa trama de novela.<ref>{{citar web|url=http://oglobo.globo.com/diariosp/posts/2009/03/21/danieli-haloten-a-primeira-deficiente-visual-atuar-numa-novela-170608.asp|publicado=globo.com|titulo=Danieli Haloten é a primeira deficiente visual a atuar numa novela|autor=''[[Diário de S. Paulo]]''|data=21 de março de 2009|acessodata=6 de setembro de 2009}}</ref> A [[Ator|atriz]] [[Danieli Haloten]], que nasceu com [[glaucoma]] e aos 17 anos perdeu totalmente a visão, fez o papel de Anita.<ref>{{citar web|url=http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,ERT82144-8218,00.html|publicado=globo.com|titulo=“Estou me sentindo uma princesa”|autor=''[[Quem]]''|data= |acessodata=6 de setembro de 2009}}</ref>
Pela primeira vez, uma pessoa realmente cega interpretou uma personagem fixa numa trama de novela.<ref>{{citar web|url=http://oglobo.globo.com/diariosp/posts/2009/03/21/danieli-haloten-a-primeira-deficiente-visual-atuar-numa-novela-170608.asp|publicado=globo.com|titulo=Danieli Haloten é a primeira deficiente visual a atuar numa novela|autor=''[[Diário de S. Paulo]]''|data=21 de março de 2009|acessodata=6 de setembro de 2009}}</ref> A [[Ator|atriz]] [[Danieli Haloten]], que nasceu com [[glaucoma]] e aos 17 anos perdeu totalmente a visão, fez o papel de Anita.<ref>{{citar web|url=http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,ERT82144-8218,00.html|publicado=globo.com|titulo=“Estou me sentindo uma princesa”|autor=''[[Quem]]''|data= |acessodata=6 de setembro de 2009}}</ref>

Segundo boatos, a novela é cotada para voltar ao ar em [[Vale a pena Ver de Novo]] á partir de [[Janeiro]] de [[2014]] substituindo [[O Cravo e a Rosa]].


== História ==
== História ==

Revisão das 21h55min de 14 de agosto de 2013


Caras & Bocas
Caras & Bocas
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 70 minutos aproximadamente
Criador(es) Walcyr Carrasco
Elenco Flávia Alessandra
Malvino Salvador
Deborah Evelyn
Ingrid Guimarães
Marcos Pasquim
Isabelle Drummond
Fernanda Machado
Miguel Rômulo
Henri Castelli
Ingrid Guimarães
ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 232
Produção
Diretor(es) Jorge Fernando
Tema de abertura "Caras e bocas" - Chicas
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SD)
Transmissão original 13 de abril de 2009 - 8 de janeiro de 2010
Cronologia
Três Irmãs
Tempos Modernos

Caras & Bocas é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das dezenove horas entre 13 de abril de 2009 e 8 de janeiro de 2010 em 232 capítulos. Substituiu a novela Três Irmãs e foi, por sua vez, substituída por Tempos Modernos. Foi escrita por Walcyr Carrasco e Claudia Souto, com a colaboração de Andre Ryoki e dirigida por Maria de Médici, Ary Koslov e Marcelo Zambelli, com direção de núcleo e geral de Jorge Fernando.

Contou com Flávia Alessandra, Malvino Salvador, Ingrid Guimarães, Henri Castelli, Isabelle Drummond, Marcos Pasquim, Fernanda Machado, Miguel Rômulo, Maria Zilda, Fulvio Stefanini, Júlio Rocha, Elizabeth Savalla e Deborah Evelyn nos papéis centrais da trama.

Pela primeira vez, uma pessoa realmente cega interpretou uma personagem fixa numa trama de novela.[1] A atriz Danieli Haloten, que nasceu com glaucoma e aos 17 anos perdeu totalmente a visão, fez o papel de Anita.[2]

Segundo boatos, a novela é cotada para voltar ao ar em Vale a pena Ver de Novo á partir de Janeiro de 2014 substituindo O Cravo e a Rosa.

História

Sinopse

Predefinição:Revelações sobre o enredo

A novela narra a história da rica Dafne Bastos Conti, que é criada pelo avô milionário Jacques Conti, e Gabriel Batista da Silva, que é pobre, mas feliz. Ambos são apaixonados um pelo outro e estudam arte e pintura juntos: ele, com uma bolsa de estudo e ela, com o dinheiro do seu avô. Gabriel tem talento para a pintura. Dafne também gosta de pintar, embora seu sonho não seja ser pintora e sim dona de uma galeria de arte. Jacques pensa que Gabriel é um interesseiro que fará sua neta sofrer e que roubará seu dinheiro. Por isso, em parceria com sua esposa Léa, arma uma cilada para separar o casal: faz Gabriel ganhar uma bolsa de estudo em Londres, cidade para a qual Gabriel viaja, sem saber que Dafne está grávida. Ao saber de sua gravidez, Dafne fica feliz, pensando que Gabriel se casará com ela, mas, depois que ela descobre que ele foi embora, ela se desespera e entra numa profunda depressão. Jacques ainda se arrepende da armação, mas Léa trata de fazer com que as cartas que Gabriel envia a Dafne voltem para o remetente e vice-versa, fazendo com que o casal se afaste e nunca mais se comunique, ambos pensando que foram abandonados um pelo outro.

Jacques descobre a traição dupla de Léa: ele descobre sobre as cartas e a pega na cama com um garotão. Ele se enfurece e se divorcia dela, mas ela é esperta e pega uma boa pensão. Dafne dá à luz Bianca e decide se fechar para o amor. Ela passa a criar a filha sozinha e ir em busca de seus sonhos, sem precisar do dinheiro do avô. O pai de Gabriel morre e ele volta para o Brasil, guardando os seus sonhos na gaveta e assumindo o bar-restaurante da família. Quinze anos se passam e, nos dias atuais, Dafne é dona de uma galeria de arte e Gabriel comanda o bar, mas os dois nunca esqueceram um do outro, embora nunca mais tenham se visto. Dafne vive no luxo e no conforto, numa mansão chique, e ele, numa casa humilde nos fundos do bar.

Porém, durante uma viagem à África do Sul, Jacques, a mando de Frederico - que, só depois, tem sua vilania revelada, tendo também ordenado a morte dos pais de Dafne - sofre um acidente durante uma expedição a suas minas de diamantes e é dado como morto. Frederico, ao saber que seu filho, Vicente, também iria descer à mina, resolve desistir do atentado, mandando um funcionário dizer que havia vazamento de gás e que, assim, havia risco de explosão. Mas Judith, filha de Léa e que também deseja se tornar presidente da empresa, e que sempre cobiçou a fortuna dele e odeia Dafne, intercepta a mensagem, deixando que o acidente de Jacques ocorra. Ele é dado como morto. Seu testamento revela que, para herdar a presidência da empresa, o herdeiro precisa ser casado. Com isso, Judith toma posse da presidência provisoriamente, enquanto Dafne tem que passar por cima de seu orgulho e se casar para garantir sua herança e o futuro de sua filha. Judith é casada com o ingênuo Pelópidas, que a obedece em tudo. Ele a chama de "abelha-rainha" e acha normal eles dormirem separados.

Entre os pretendentes de Dafne e Gabriel estão, respectivamente, Vicente e Laís. O primeiro é um advogado honesto, porém atrapalhado e tímido, que, depois de uma viagem, volta conquistador. E Laís usa de armações para tentar se casar com Gabriel, sua obsessão.

Bianca, a filha de Gabriel e Dafne, temendo perder todos os seus bens, decide promover um reencontro entre seus pais, com a ajuda de seu melhor amigo, Felipe, que esconde uma paixão por Bianca. Dafne e Gabriel redescobrirão seus sonhos e viverão um intenso romance, enquanto Judith não medirá esforços para impedir que a rival se case, ou melhor, tentará aproximá-la de seu irmão mais novo, o belo, arrogante e narcisista Nicholas, a quem ela faz de gato e sapato, e que engana e faz sofrer muito a doce Milena, irmã mais velha de Felipe. Dafne teria que casar por aparência para ter seu dinheiro de volta, mais ela reencontra seu grande amor e resolve casar com ele, para ter a felicidade e o dinheiro de volta.

Dafne se casa com Gabriel, mas este a abandona na frente da igreja após a cerimônia. Após o casamento, Frederico toma posse de todos os bens da empresa, deixando Dafne e Bianca na miséria, já que, para ser dono da empresa de novo, Dafne teria que morar com o marido. Gabriel oferece sua casa para as duas e elas passam a trabalhar no bar. Frederico ainda despeja Judith e demite Nicholas. Posteriormente, Jacques reaparece, vivo, e Milena descobre que é filha dele, fruto de um caso que sua mãe teve, casando-se, então, com Nicholas e vivendo ambos por contrato, até que ambos se separam. Milena sofreu muito com ele, e agora que ela ficou rica e ele pobre, ela jogará na cara dele sua fortuna e pisará nele, além de tratá-lo como empregado. Jacques, enquanto isso, apaixona-se por Piedade, tia de Gabriel e abre uma concorrência entre Judith, Dafne, Bianca e Vicente. O vencedor se tornará herdeiro da empresa.

Dênis, primo de Gabriel e filho de Piedade, é pintor e expõe seus quadros na Praça da República. Seu filho Bruno, apelidado Espeto, acolhe um chimpanzé em casa, que fugira do circo e aprende a pintar. Os quadros pintados pelo chimpanzé, que recebe o nome de Xico, caem no gosto de Simone, sócia e melhor amiga de Dafne, e Dênis omite a origem dos quadros, dizendo que são dele mesmo. Simone é uma mulher elegante e de fibra, que tem um ódio eterno de Judith, ao vê-la na cama com Edgar, que tempos atrás era seu noivo. Posteriormente, Judith descobre que os quadros de Dênis são pintados pelo chimpanzé e o chantageia, que falsifique os quadros. Porém, as falsificações são descobertas, e Judith, temendo ser presa, incrimina Gabriel e Pelópidas pelas falsificações e os colocam na cadeia. Dênis, posteriormente e sob pressão, confessa que falsificou os quadros e é preso. Para piorar a situação, chega a cidade a trambiqueira Lili, uma mulher interesseira mãe de Espeto e ex-mulher de Dênis, que resolve se apossar dos bens que o ex-marido havia conseguido com a venda dos quadros e chegará a um momento da trama, a se aliar à Judith e Edgar. Simone, ao descobrir os golpes de Dênis, resolve se afastar dele, mesmo grávida do pintor, e em busca de achar uma solução para seu destino, vai passar uns tempos no interior longe de todas as armações possíveis e impossíveis de Judith.

Pelópidas foge da prisão, e descobre que estava sendo traído por Judith com o inescrupuloso Edgar, um homem ambicioso que traia a mulher sofrida, Beth, com a sedutora Judith, e formam a dupla de vilões perigosos e criminosos da trama.

Pelópidas, com ódio de Judith, coloca-se nos porões da galeria e passa a escutar todas as conversas dela e Edgar, já que eles roubam e aplicam golpes. Com a ajuda de Edgar, e devido às perdas na galeria ocasionadas pelas falsificações, Judith passa a fazer tráfico de animais selvagens.

Assim que Jacques descobre que Frederico foi o culpado pelos atentados que mataram os pais de Dafne e quase mataram ele, o milionário o expulsa da empresa, porém sem sucesso, já que Frederico aplica um golpe em Jacques e o expulsa da empresa, dizendo que ele só poderá tê-la de novo por 125 milhões de dólares. Jacques fica então na miséria, sendo abrigado por Gabriel, a quem tanto humilhou. Jacques encontra antigos quadros de Picasso que haviam sido comprados por ele e que estavam guardados a muitas décadas. O avô de Dafne os vende e, com o dinheiro, consegue a empresa de volta.

No final da história, Judith é julgada e condenada à pena máxima de prisão pelos crimes, enquanto Dênis é inocentado quanto às falsificações. Simone retorna do interior, onde ficou morando, e traz o filho já grande. Espeto vê um sinal de nascença na criança, que é igual ao do pai, e pede a ele para fazer o exame de DNA. Com medo de Edgar, que quer a guarda da criança, ela faz o teste e dá positivo. Dênis e Simone se casam. Bianca vence a concorrência pela empresa. Após muito se gabar e esnobar, ela se declara para Felipe, os dois dão seu primeiro beijo e acabam namorando. Judith e Edgar planejam fugir de São Paulo para evitar a prisão. Ela vai ao banco, pega sua mala com milhões de dólares e não comparece ao seu julgamento. Os dois sequestram o filho que Edgar tem com a sofredora Beth. Mas, no aeroporto, Lili, esperta demais, troca a mala de Judith por uma cheia de papel e foge com os dólares, que vão para o resgate de animais selvagens. Beth, ex-esposa de Edgar, cansada de sofrer humilhações dele, e por ele ter sequestrado seu filho, dá no golpista um tiro certeiro que o mata. Judith abandona Edgar e pega um voo para o Rio de Janeiro. No avião, ela descobre que a mala foi trocada e se desespera, fazendo um escândalo. Ela sai do avião e tenta ir para algum lugar, mas a polícia está a sua espera, e a surpreende, prendendo-a. Frederico, por sua vez, ao saber, por intermédio de seu filho, do mandado de prisão, foge para o Uruguai levando todo o dinheiro que roubou da empresa de Jacques, mas cai numa armadilha: vê um homem deitado em plena estrada, desce do carro para ver o que está acontecendo e é surpreendido por assaltantes, que lhe batem, fazendo-o cair e bater com a cabeça numa pedra e desmaiar. Ao acordar, está com amnésia, vagando de um lugar para o outro em busca de uma torta de frango até encontrar um grupo de moradores de rua, dos quais uma mulher lhe dá um prato de comida e lhe diz que, no dia seguinte, todos devem acordar cedo para catar lixo, garantindo, assim, alimento. Frederico, portanto, termina desmemoriado e como morador de rua.

Dafne e Gabriel ficam muito mais felizes que eram, pois ela engravida de novo, e dá a ele um filho homem, como ele sempre quis. Ele passa a pintar de novo e, junto com Dafne, Bianca e o pequeno Jacques, nome que ele dá ao bebê em homenagem ao avô de Dafne, vão morar na mansão.

Tramas paralelas

A novela foi ambientada nos Jardins e no bairro da Lapa, em São Paulo

Fabiano trabalha no bar-restaurante de Gabriel e vê sua vida se transformar num inferno quando seu cunhado Adenor vem de Salvador para morar em sua casa. Folgado e preguiçoso, Adenor não mexe um dedo para procurar emprego e é protegido o tempo todo por Ivonete, a esposa de Fabiano, que é apresentada como irmã do malandro. Fabiano e Ivonete têm dois filhos, Vanessa e Valdemir. Fabiano desconfia que a esposa e Adenor são amantes. Para desvendar o mistério, Fabiano adota os mais tresloucados disfarces para segui-los, provocando as mais hilárias confusões e garantindo grandes momentos cômicos à trama.

Anita, a irmã cega de Gabriel e filha de Socorro, sonha em ser independente financeiramente. Vendendo flores, viverá um romance com o garçom Anselmo, que, por sua vez, mentirá dizendo ser milionário. Os dois se casarão após muita luta pelo amor deles e ela engravidará.

Tem-se o caso de amor impossível entre Tatiana, uma bela e atraente jovem que trabalha na galeria de arte, com o judeu ortodoxo Benjamin, que será forçado pelos pais a se casar com uma mulher da mesma crença, a delicada Hannah - que, rejeitada, se apaixonará por Vicente, filho de Frederico. Vicente e Hannah apaixonam-se após ela pedir seus serviços de advogado para reaver terras que pertenciam ao seu avô, e ambos casam-se mesmo após a descoberta de que o avô alemão de Vicente fora o comandante nazista do campo de concentração onde boa parte da família de Hannah perdera a vida na Segunda Guerra Mundial. Tatiana, posteriormente, descobre ter um câncer de mama e, após perder parte de um dos seios, é abandonada por Benjamin, que passa a se interessar por Hannah, já atraída por Vicente. Tatiana acaba sendo amparada no tratamento pelos pais de Benjamin, o rabino Mendel e dona Esther, e pelo irmão de Hannah, Isaac. Justamente as três pessoas que a haviam repudiado quando seduzira Benjamin e o tirara da tradição chassídica. Pouco antes de descobrir-se doente, Tatiana descobre também ser descendente de judeus e termina por apegar-se à religião durante o tratamento, quando aproxima-se bastante de Isaac, que se apaixona por ela e a pede em casamento. Tatiana escolhe ficar com Isaac mesmo nutrindo um pouco de sentimento por Benjamin, que voltara a cortejá-la após ela curar-se e restaurar seu seio. Tatiana converte-se ao judaísmo e casa-se feliz com Isaac. Benjamin, sem ela e sem Hannah, decide reencontrar suas raízes em Israel.

Cássio tem uma amizade com Léa. A amizade acaba se tornando um relacionamento amoroso, mesmo Cássio sendo homossexual assumido. Porém, a chegada de seu amigo Sid deixa Léa balançada e ela deixa Cássio para ficar com Sid, que também era homossexual. Cássio também é amigo de Simone, Tatiana e Dafne, e, quando Judith toma posse da galeria, ele, Simone e Tatiana continuam trabalhando, porém sobre as regras e humilhações da vilã.

Amarilys é irmã de André, dono de um restaurante. Ambos são filhos de Nereide. Amarilys chega a ter um caso com Dênis. Junto com Amarilys, vem Renan, filho de seu falecido marido. Renan passará a ter um caso com Vanessa, que irá trabalhar no restaurante de André. André é divorciado e é muito amigo de Cássio e Léa. No final, André dá a entender que é homossexual e apaixonado por Cássio, e Amarilys fica com o sargento Lucas, que entra na trama para ajudar Gabriel, de quem é amigo.

Cléo é dona de LAN house e mora sozinha com a filha Clô. Ela tem vergonha da mãe Josefa, dona de uma pensão, que, na juventude, havia sido uma vedete famosa. Cléo também é apaixonada por Pelópidas, que fora seu namorado na adolescência. Ao longo da trama, ela, Amarilys e Dafne transformam a LAN House numa butique-galeria de sucesso.

Caco, um negro que vivia na África do Sul, volta ao Brasil e se apaixona por Laís. Logo os dois se casam, mas quem não gosta nada disso é a mãe de Laís, Zoraide, que vive às turras com o genro, deixando seu marido Ernâni desesperado. A situação se complica com a chegada de Paulina, mãe de Caco, que despreza a família de Laís.[3]

Predefinição:Spoiler-fim

Elenco

Deborah Evelyn interpretou a vilã Judith.
Malvino Salvador foi Gabriel.
A atriz Flávia Alessandra foi a protagonisa Dafne.
Júlio Rocha interpretou Edgar.
O ator Henri Castelli interpretou Vicente Foster.
Sérgio Marone interpretou o mulherengo Nicholas
Marcos Pasquim interpretou o pintor Dênis.
a atriz Thalma de Freitas interpretou Magaly na trama.
Ator Personagem
Flávia Alessandra Dafne Bastos Conti da Silva
Malvino Salvador Gabriel Batista da Silva
Deborah Evelyn Judith Silveira Lontra
Isabelle Drummond Bianca Bastos Conti da Silva
Marcos Pasquim Denis Batista Azevedo
Ingrid Guimarães Simone
Henri Castelli Vicente Foster
Fernanda Machado Laís Molinari Vasconcelos
Maria Zilda Léa Silveira Lontra
Elizabeth Savalla Maria do Socorro Batista da Silva (Socorro)
Júlio Rocha Edgar Pereira
Maria Clara Gueiros Liliana Azevedo (Lili)
Sidney Sampaio Benjamin Abraham (Benny)
Ary Fontoura Jacques Conti
Miguel Rômulo Felipe Nunes
Fulvio Stefanini Frederico Foster
Guilhermina Guinle Amarilys di Francesco
Marco Pigossi Cássio
Sérgio Marone Nicholas Silveira Lontra (Nick)
Ana Lúcia Torre Esther Abraham
Sheron Menezes Milena Nunes Conti
Suzana Pires Ivonete Barros Ferreira
Otaviano Costa Adenor Cosme de Lima
Fábio Lago Fabiano Barros Ferreira
Bete Mendes Maria da Piedade Batista Azevedo Conti (Piedade)
Sophie Charlotte Vanessa Barros Ferreira (Vanessinha)
Danieli Haloten Anita Batista da Silva
Marcos Breda Pelópidas
Rachel Ripani Tatiana Fischer
Cristina Mutarelli Zoraide Molinari
Thalma de Freitas Magaly Franco
Flávio Bauraqui Marcelo
Carmem Verônica Josefa (Jojô)
David Lucas Bruno Batista Azevedo (Espeto)
Renata Castro Barbosa Cléo Foster
Neusa Maria Faro Mercedes
Wagner Santisteban Anselmo
Marco Antônio Gimenez Sargento Lucas Rios
Dhu Moraes Dirce Nunes
Joelson Medeiros Padre Guilherme
Roney Facchini Ernani Molinari
Alice Assef Beth
Pedro Garcia Netto Galeno Pellozini
Jaime Leibovitch Rabino Mendel Abraham
Rafael Zulu Caco Vasconselos
Alexandre Slaviero Tadeu Molinari
Júlia Lund Hannah Foster
Ricardo Duque André di Francesco
Dener Pacheco Renan
Osvaldo Mil Delegado Pandolfo
Hilda Rebello Nereide di Francesco
Marcelo Barros Jandir
Carina Porto Ísis Molinari
Alexandre Moreno Aluísio Leal
Kenya Costta Paulina Vasconselos
Theodoro Cochrane Isaac
Sônia de Paula Edineide
Ludoval Campos Nélson
Rodrigo Andrade Téo/Theodoro
Claudia Paiva Cláudia
Júlia Ruiz Clotilde (Clô)
Guilherme Duarte Samuel
Francisco Fortes Tatá
Amanda Azevedo Ada Franco Leal
Gabriel Kaufmann Valdemir Barros Ferreira

Elenco de apoio

Repercussão

Audiência

A estreia de "Caras & Bocas" marcou 33 pontos de média, com picos de 36 pontos. A novela marcou a mesma audiência do capítulo inicial da antecessora, Três Irmãs.[4] Sua menor audiência deu-se em seu primeiro sábado, no dia 18 de abril de 2009, onde registrou apenas 21 pontos.[5]

A novela bateu seu recorde de audiência em seu último capítulo, no dia 8 de janeiro, quando registrou média de 41 pontos com picos de 46 e 61% de participação, ultrapassando "Viver a Vida" por cinco pontos. Foi o maior índice de último capítulo do horário desde o sucesso Cobras & Lagartos em 2006[6] No capítulo, Judith é condenada e presa no aeroporto quando iria fugir com Edgar, e ele é assassinado por Beth, sua ex-mulher, Frederico vira mendigo, Simone e Denis vendem seus quadros na praça, Fabiano traz uma prima para morar com ele e deixa Ivonete desconfiada, Bianca e Felipe se beijam, Xico e Ciça se casam e Dafne e Gabriel batizam seu filho com o nome de Jacques.[7]

No dia 21 de outubro, a novela conseguiu uma façanha não ocorrida desde Cobras & Lagartos, ultrapassou uma novela das 21 horas. No dia, "Caras & Bocas" obteve uma média de 37 pontos contra 35 pontos de Viver a Vida. Neste dia, Denis assumiu em público que ele era o falsificador das telas de Debret e que era Xico quem pintava as telas.[8]

Após enfrentar uma baixa em audiência nas últimas semanas do ano, "Caras & Bocas" começou sua última semana com 35 pontos.[9] No dia seguinte, a novela obteve 37 pontos, superando Viver a Vida, que marcou 36 pontos.[10] Em seu antepenúltimo capítulo, foram registrados altos 35 pontos, um ponto a mais que "Viver a Vida".[11] A exibição do seu penúltimo capítulo bateu um recorde para a novela: 39 pontos, alcançando um share altíssimo de 65%, e empatou com Viver a Vida, que, neste mesmo dia, marcou também 39 pontos.[12] Porém, no seu último capítulo, a trama bateu novamente o seu recorde, com 41 pontos de média e 46 de pico.[13]

A novela terminou com 31 pontos de média na Grande São Paulo, um sucesso não visto desde Cobras e Lagartos exibida em 2006.

Prêmios

Prêmio Paulistanos do Ano (2009):

Troféu Raça Negra (2009):

Prêmio Extra de Televisão (2009):

Prêmio Arte Qualidade Brasil (2009):

Trilha sonora

Nacional

Capa: Logotipo da Novela

  1. "Caras e Bocas" - Chicas (tema de abertura)
  2. "Cecy Bom" - Rita Lee e Roberto de Carvalho
  3. "Meu Sonho" - Os Paralamas do Sucesso (tema de Nicolas)
  4. "Quando" - Myllena (tema de Milena)
  5. "Um Dia De Domingo" - Ana Carolina e Celso Fonseca (tema de Anita e Anselmo)
  6. "Mais Uma Vez" - Marisa Monte (tema de Dafne)
  7. "Vem Andar Comigo" - Jota Quest (tema de Dênis)
  8. "É só você" querer - Elba Ramalho (tema de Laís)
  9. "Simplesmente Mulher" - Silvia Machete (tema de Léa)
  10. "Saudade da Bahia" - Moinho (tema de Fabiano e Ivonete)
  11. "Vem Na Minha" - Kelly Key (tema de Bianca)
  12. "Amor Perfeito" - Gé Cardoso e Lilach Davioff (tama de Benjamim e Tatiana)
  13. "Nada Além" - Frejat (tema de Gabriel)
  14. "No Ordinary Love" - João Pinheiro (tema de Simone)
  15. "Antes De Você" - Titãs (tema de Vicente)
  16. "Vida" - Padre Fábio de Melo (tema de Socorro)
  17. "Te Amo" - Wanderléa (tema de Dafne e Gabriel)
  18. "De Volta Ao Planeta" - Jota Quest (tema de Xico)
  19. "Além do Paraíso" - Jussara Silveira (tema de Judith)

Internacional

Capa: Flávia Alessandra

  1. "Lucky" - Jason Mraz feat. Colbie Caillat (tema de Bianca e Felipe)
  2. "Already Gone" - Kelly Clarkson (tema de Laís)
  3. "Don't Wanna Miss" - Lia Weller (tema romântico geral)
  4. "The Fear" - Lily Allen
  5. "Stand by Me" - Seal (tema de Dennis)
  6. "No Other Love" - John Legend feat. Estelle (tema de Laís e Caco)
  7. "Funky Bahia" - Sérgio Mendes part. Will.I.Am
  8. "Fell in Love" - Alain Clark (tema de Anita e Anselmo)
  9. "Invece No" - Laura Pausini (tema de Vicente e Hannah)
  10. "If" - Daniel Boaventura (tema de Gabriel e Dafne)
  11. "Ahava" (É o Amor) - Gê e Lilaz
  12. "I'll Be There" - Av Project feat. Itauana Ciribelli e Dan Torres (tema de André)
  13. "Your Heart Is as Black as Night" - Melody Gardot (tema de Milena)
  14. "Lovin'You" - Rosana Fiengo (tema de Dafne e Gabriel)
  15. "Bewitched" - Ronaldo Canto e Mello (tema de Jacques e Piedade)
  16. "All About Our Love" - João Pinheiro feat. Marjorie Philibert (tema geral)

Instrumental

  1. "Tango moo"
  2. "Chapliniana"
  3. "Frederico"
  4. "Na Galeria (suspense)"
  5. "Caretas 1"
  6. "Caretas 2"
  7. "Afrika 1"
  8. "Afrika 2"
  9. "Afrika 3"
  10. "No Boteco"
  11. "Ongsong"
  12. "Judaica moo"
  13. "Judaica moo (suspense)"
  14. "Mitzva Party"

Exibição internacional

Os direitos de exibição de "Caras & Bocas" foram vendidos para tevês de mais de doze países, entre eles El Salvador, Costa Rica, Bolívia, Portugal, Honduras e Peru[14].

Referências

  1. Diário de S. Paulo (21 de março de 2009). «Danieli Haloten é a primeira deficiente visual a atuar numa novela». globo.com. Consultado em 6 de setembro de 2009 
  2. Quem. «"Estou me sentindo uma princesa"». globo.com. Consultado em 6 de setembro de 2009 
  3. «Mãe de Caco despreza família de Laís». site oficial da novela. 
  4. Folha Online (14 de abril de 2009). «Globo estreia grade em alta; "Caminho das Índias" bate recorde». uol.com.br. Consultado em 6 de setembro de 2009 
  5. PatríciaKogut.com (24 de setembro de 2009). «Veja os IBOPES». globo.com. Consultado em 6 de setembro de 2009 
  6. «Audiências do Fim de Semana». globo.com 
  7. «Bianca se declara para Felipe». site oficial da novela. 
  8. «Denis assume que Xico é o pintor». site oficial da novela. 
  9. «Confira os consolidados desta segunda-feira 4/01». abril.com.br 
  10. «Confira as audiências». O Globo. 6 de janeiro de 2010 
  11. «Audiências: Dalva e Herivelto chega a 30». globo.com 
  12. Kogut, Patrícia. Na reta final, 'Caras & bocas' bate recorde de audiência. O Globo, 8 de janeiro de 2010
  13. «Audiências do Fim de Semana». Globo.com. 11 de janeiro de 2010 
  14. Globo. "'Watercolors of Love’ licensed to more than 12 countries in just 4 months". 18 de maio de 2010. Disponível em http://www.globotvinternational.com/newsDet.asp?newsId=111. Acesso em 1 de maio de 2013.

Ligações externas