Edifício São Luiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edifício São Luiz
História
Arquiteto
Período de construção
1944
Arquitetura
Estilo
Neoclássico
Área
522 m2
Pisos
12
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Edifício São Luiz é um imóvel residencial localizado na Praça da República na cidade de São Paulo, mais precisamente na esquina da Praça da República com a Ipiranga.

Trata-se de um projeto em estilo neoclássico feito arquiteto francês Jacques Pilon, atualmente tombado.[1] O projeto, datado da década de 1940, conta com, ao todo, 22 apartamentos, sendo todos equipados com banheiros de mármore italiano e lareira[2].

O prédio também contava com abrigos anti-aéreos, onde atualmente existem uma caixa d'água, um aquecedor central e um quarto de despejo[3] Outra área do prédio que sofreu alterações de uso é a cobertura, que originalmente abrigava as dependências de empregada e lavanderias e atualmente pode abrigar áreas de lazer ou escritórios para uso pessoal dos moradores. Seus apartamentos possuem áreas de 145 a 245 m²[2].

Dentre as celebridades que já viveram no edifício, reporta-se o ex-presidente João Goulart.[4]

Referências

  1. «CTE: Apartamentos antigos no centro de SP atingem o valor de R$ 2 milhões». Consultado em 9 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  2. a b «1910-1950». Prédios de São Paulo. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 27 de março de 2017 
  3. «No Brasil, abrigos antiaéreos da 2ª Guerra viram salão de festas e depósito - Notícias - Cotidiano». Cotidiano 
  4. Folha: Eles moram no centro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.