Lado a Lado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Lado a Lado (desambiguação).
Lado a Lado
Side by Side (EN)[1]
Lado a Lado (ES)[2]
Lado a Lado
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero ficção histórica[4]
Duração 50 minutos
Estado finalizada
Criador(es) João Ximenes Braga
Claudia Lage
Elenco
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 154
Produção
Diretor(es) Dennis Carvalho
Vinícius Coimbra
Roteirista(s)
Tema de abertura "Liberdade! Liberdade! Abra as Asas sobre Nós", Imperatriz Leopoldinense
Composto por Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Vicentinho e Jurandir
Tema de encerramento "Liberdade! Liberdade! Abra as Asas sobre Nós", Imperatriz Leopoldinense
Exibição
Emissora original TV Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 10 de setembro de 2012 – 8 de março de 2013

Lado a Lado é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 10 de setembro de 2012 a 8 de março de 2013, em 154 capítulos,[5] com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 9 de março.[6] Substituiu Amor Eterno Amor e foi substituída por Flor do Caribe, sendo a 80ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Foi escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage, com a colaboração de Chico Soares, Douglas Tourinho, Fernando Rebello, Jackie Vellego, Maria Camargo e Nina Crintzs. A supervisão de texto foi de Gilberto Braga e a direção foi de Cristiano Marques e André Câmara, sob a direção geral de Vinícius Coimbra e Dennis Carvalho, também diretor de núcleo.[7][8]

Contou com as atuações de Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Thiago Fragoso, Marjorie Estiano, Patricia Pillar, Rafael Cardoso, Caio Blat e Cássio Gabus Mendes.[3]

Em 2013 ganhou o Emmy Internacional de melhor telenovela.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O enredo é ambientado no período posterior à abolição da escravidão e Proclamação da República no Brasil, e retrata as lutas das mulheres, dos negros e das classes populares do Rio de Janeiro por igualdade, em um momento de grandes transformações políticas e sociais.

Primeira fase[editar | editar código-fonte]

Lado a Lado conta a história de duas mulheres, Laura e Isabel, que apesar de originárias de mundos totalmente diferentes, caminham na mesma direção: buscam conciliar amor e liberdade na conservadora sociedade carioca do início do século XX.[9][10][11][12][13]

De origem bastante humilde, órfã de mãe, e filha única de Afonso, um ex-escravo, Isabel não pôde estudar, e trabalha desde os 14 anos como empregada doméstica na mansão de uma dama francesa, Madame Besançon. Apesar de bastante pobre, Isabel, com as aulas gratuitas de sua patroa, aprendeu a falar francês fluentemente. A jovem sonha em trabalhar num negócio próprio, e deseja ter muito mais do que a vida lhe ofereceu. Ela vive em um cortiço, que após ser demolido por conta das reformas de urbanização, passa a morar no Morro da Providência, a primeira favela do Brasil. Isabel é muito bela, dona de um gingado único, acompanhando de perto o nascimento do samba no Rio de Janeiro. Noiva de Zé Maria, é completamente apaixonada pelo honesto e honrado capoeirista, entretanto o casal sofre com a inveja e a perseguição de Berenice, apaixonada por Zé Maria, dona de uma inveja doentia por Isabel, ela fará de tudo para separá-los.

Professora, amante das artes literárias e dos livros de poema, Laura, uma jovem doce, porém afrente do seu tempo, vê o casamento como um empecilho a seus sonhos de estudar e trabalhar fora de casa, atitudes jamais aceitas por sua mãe, a impiedosa Constância, uma ex-baronesa muito arrogante e preconceituosa, que vê na união da filha com Edgar, filho do poderoso senador Bonifácio Vieira, a possibilidade de voltar aos velhos tempos de luxo e poder, já que o seu marido, Dr. Assunção, perdeu muito dinheiro com o advento da República.

No dia de seus casamentos, Laura e Isabel se conhecem na sacristia de uma tradicional igreja carioca. Elas, então, tornam-se melhores amigas, enfrentando o preconceito social e racial da família de Laura para manter esta amizade. Mas, enquanto Isabel sofre com o atraso do homem que ama, Laura, consciente das limitações que o matrimônio pode acarretar a uma mulher com aspirações profissionais, deseja que seu noivo não apareça. No entanto, é Zé Maria quem não aparece, e Isabel acredita que foi abandonada no altar, sofrendo muito, e, bastante vulnerável, se torna alvo do interesse do bon vivant Albertinho, irmão de Laura, que passa a seduzir a jovem, apaixonando-se por ela, mas Constância é contra a paixão do filho, prometendo vingar-se de Isabel. A jovem professora Laura, por outro lado, acaba se casando com Edgar, que também não estava entusiasmado com um casamento arranjado, em uma união realizada sob a pressão das famílias.

Zé Maria não apareceu no dia do casamento pois no momento em que acontecia a cerimônia estava defendendo o cortiço em que vivia das ameaças de demolição por parte da reforma de urbanização do governo. Ao esclarecer toda a história do porque não compareceu a cerimônia, Isabel fica muito feliz, mas desesperada. Zé Maria, então, sofre uma grande decepção, e acaba se separando de Isabel, que, por ser honesta e sem ter coragem de enganá-lo, conta para ele que engravidou de Albertinho. O rapaz nunca soube da gravidez, pois Isabel decidiu terminar o romance antes de saber da gestação, por se sentir culpada, por amar verdadeiramente a Zé Maria, e também ao descobrir que Albertinho é filho de Constância, que a humilhou no dia que quase casou-se com Zé Maria.

Ao longo dos meses de casamento, Laura e Edgar acabam se apaixonando verdadeiramente. A relação dos dois, porém, tem uma grande reviravolta quando a jovem descobre que enquanto Edgar estudava Direito em Portugal, ele teve um caso amoroso com Catarina Ribeiro, uma famosa cantora de ópera. Catarina fica grávida da menina Melissa, e depois de algum tempo entra em contato com Edgar, disposta a reconquistá-lo e fazer com que ele assuma a paternidade da menina. Edgar então, parte para Portugual em busca da filha que segundo Catarina é muito doente. Laura fica extremamente abalada e acaba descobrindo que está esperando um filho de Edgar, porém sofre um aborto espontâneo, sofrendo muito e tendo que ir passar um tempo sobre os cuidados da mãe. Ela fica por semanas sem notícias do marido. Depois de se recuperar fisicamente da perda de seu filho, Laura volta para sua casa, e acaba encontrando Edgar, Catarina e Melissa na sala de estar. Cansada das intromissões de Catarina, e após diversas brigas na volta de Edgar, Laura acaba desquitando-se dele, o que era considerado um grande escândalo para a época. A conservadora ex-baronesa rejeita a filha desquitada, sentindo profundo desprezo. Ela, então, a manda para uma fazenda de parentes, no interior de São Paulo, com a intenção de esconder o desquite da sociedade. Lá, Laura passa a dar aulas de alfabetização em uma escola particular e também em um projeto social para crianças carentes.

Ao saber da gravidez de Isabel por Laura, que não sabia que o filho de sua amiga é de seu irmão Albertinho, Constância liga os fatos, de que o menino é seu neto, por já saber que seu filho estava apaixonado por Isabel, por ele ter lhe contado. Ela, então, promete vingança. Constância paga a Berenice para vigiar os passos da jovem. Isabel vai a um terreiro, que na época era considerado um ato criminoso, e joga os búzios, ficando aliviada e feliz por saber que seu filho é um menino e nascerá saudável. Sem Isabel saber, Berenice arranja uma parteira, para ajudá-la no plano de Constância, que forja a morte do próprio neto e o entrega em segredo para a irmã de Berenice, com vergonha da origem do menino, que passa a ser criado pela família de Berenice, passando necessidades e sofrendo humilhações. Isabel, que teve um parto complicado e desmaiou, desespera-se ao saber que o filho morreu ao nascer, ao ver o cadáver de um bebê, acreditando ser o seu filho. Ela acaba cultivando bastante sofrimento, sem aceitar a morte do filho.

Ao mesmo tempo, Constância, vê uma possibilidade de se livrar de Isabel, ao descobrir que ela ofereceu a dar aulas de samba à Jeanette Dórleac mas não tem dinheiro para passagem. A baronesa, então, convida a mademoiselle para um café e se propõe a pagar a passagem de Isabel com uma mentira de que quer ajudar moça pobre depois de tudo que passou. Dórleac aceita, decidindo levá-la embora do Brasil. Este plano visa a manter ocultos o sequestro e a existência do neto ilegítimo. Isabel e Laura passam a comunicar-se por cartas, e a amizade de ambas fortalece-se com o tempo.

Segunda fase[editar | editar código-fonte]

Seis anos depois, Laura decide enfrentar as ameaças da mãe, e retorna ao Rio de Janeiro, e sem saber, torna-se a professora de Melissa, o que a reaproxima de Edgar, que assumiu a filha legalmente, entretanto nunca mais teve nenhum relacionamento sério por amar Laura. Até hoje Catarina tenta seduzir Edgar, mas nunca obteve sucesso. Ameaçada com a volta de Laura, decide vingar-se, e a jovem tem seu desquite exposto publicamente por Catarina, perdendo seu emprego de professora, causando muito incômodo em sua mãe, que quer vingança, e consegue fazer com que nenhuma escola contrate sua filha. Laura, como sempre gostou de escrever, tem a ideia de fazer um texto que defenda a cultura negra e a dança de sua amiga Isabel, fazendo-a buscar lugar como jornalista. Como mulheres eram proibidas de escrever matérias jornalísticas, ela passa a usar o pseudônimo Paulo Lima. Laura e Edgar se reaproximam, passando a viver um relacionamento entre indas e vindas, ainda sentindo-se dividida entre o amor por Edgar e seus sonhos de independência financeira.

Isabel, por sua vez, realizou seu grande sonho de conquistar sua independência, levando a cultura de seu povo para fora do país, onde tornou-se uma famosa dançarina de samba em Paris, um ritmo musical muito exótico para os europeus. Ela volta milionária da Europa, sendo capaz de comprar a casa da antiga patroa e o teatro em que trabalhava de camareira. Ela volta disposta a se reconciliar com seu pai e reencontrar seus amigos, tentando esquecer as dores do passado, e principalmente reconquistar Zé Maria, com quem passa a ter um relacionamento entre indas e vindas, sempre sendo atrapalhado por Berenice, que não desistiu de Zé Maria. Depois de algum tempo, em um jogo de búzios, ela descobre que seu filho está vivo, o que a deixa incrédula, mas desesperada. Decidindo seguir sua intuição, coloca detetives no caso, contando com ajuda de Laura, a tia da criança, e Edgar, que passa a ser advogado de Isabel, e também contam com a ajuda de Albertinho, que descobre ser o verdadeiro pai. Ao descobrir que seu filho é o menino Elias, o sobrinho de Berenice, Isabel consegue ligar os fatos, chegando até Constância, a mentora de todas estas maldades, planejando vingar-se dela, após agredi-la. Isabel acaba tentando recuperar seu filho a qualquer custo, mas o menino é influenciado por Berenice a rejeitar Isabel, enquanto Albertinho luta por sua guarda na justiça. Todo estes fatos acabam por intensificar o amor de Isabel e Zé Maria, que passa a ajudá-la.

Laura e Isabel unem-se ainda mais, passando a morar juntas e considerarem-se como irmãs. Elas lutam em prol do feminismo e de uma sociedade igualitária. Ambas tentam reconstruir suas vidas na Capital da República, e enfrentam lado a lado os preconceitos da época e as perseguições maquiavélicas de Constância.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Elenco de Lado a Lado

Produção[editar | editar código-fonte]

Lado a Lado foi o primeiro nome idealizado para a novela, que depois foi trocado pelo título provisório de Novo Tempo, mas a Globo preferiu trocá-lo novamente, voltando à Lado a Lado. O nome da trama seria justificado posteriormente no site da novela, na legenda da cena final, centrada nas duas protagonistas, com a frase "Heroínas... Laura e Isabel celebram a amizade, e a vida que segue, lado a lado".[14]

Durante dez dias, o elenco gravou cenas nas ruas do centro histórico de São Luís, no Maranhão. A cidade serviu de locação para representar o Rio de Janeiro do início do século XX.[15]

Os atores Lázaro Ramos e Marcello Melo Jr. fizeram aulas com Mestre Cocoroca para dar vida aos capoeiristas Zé Maria e Caniço, respectivamente. Além disso receberam faixa preta como capoeiristas, e seus nomes de batismo foram os nomes de seus personagens.[15]

Os atores Rafael Cardoso, Caio Blat, Daniel Dalcin e Klebber Toledo fizeram aulas de futebol, já que na trama, os seus personagem serão responsáveis por trazer o esporte ao Brasil.[16]

Esta foi a primeira novela que teve João Ximenes Braga e Cláudia Lage como autores titulares. Os dois fizeram a oficina de autores da Globo em 2004 e foram colaboradores de novelas como Insensato Coração e Páginas da Vida. Esta foi a primeira vez que trabalharam juntos.[17]

Patrícia Pillar e Alessandra Negrini voltaram às novelas como vilãs da trama.[18][19]

Temas recorrentes[editar | editar código-fonte]

Temas como machismo e emancipação feminina, tratados sob a ótica das duas protagonistas, que remetiam a referências da luta das mulheres por emancipação e inserção, como Nísia Floresta e Josephine Baker, geraram discussões na mídia e nas redes sociais.[20]

Os preconceitos sofridos pelas mulheres divorciadas, que viviam fora de casa e queriam trabalhar, assim como os dramas da ilegitimidade e das mulheres que tinham filhos fora do casamento, foram representados por Laura (Marjorie Estiano), Isabel (Camila Pitanga) e outras (os) personagens.

Os obstáculos para a inserção dos negros e camadas populares foram representados na luta de Zé Maria (Lázaro Ramos) pela descriminalização da capoeira, na representação de um homem negro que se disfarça de branco para jogar futebol, como o personagem de Chico (César Mello), amigo e companheiro de Zé Maria na retratação de revoltas populares como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata.[21]

A novela despertou o interesse também ao tema da liberdade religiosa, no período em que a Mãe de Santo, Tia Jurema (Zezé Barbosa), foi presa por professar sua fé como representante do Candomblé.[22]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O emprego do termo divórcio, em referência à separação de Laura e Edgar (Thiago Fragoso), gerou polêmicas e discussões entre o público e na imprensa.[23][24][25]

A cena em que Laura sofre uma tentativa de estupro de seu então empregador, o senador Laranjeiras (Dudu Sandroni), em 10 de janeiro, causou grande repercussão entre os críticos e redes sociais. Considerada mais chocante que a cena do estupro de Jéssica (Carolina Dieckmann) em Salve Jorge, agradou ao público e resultou em elogios à atuação da atriz Marjorie Estiano e dos demais envolvidos.[26]

O capítulo do dia 4 de março, em que Laura foi internada em um sanatório por sua mãe, igualmente chamou a atenção sobre as práticas "sanitárias" impostas às mulheres contestadoras e independentes na época retratada pela novela. A cena foi inspirada em fatos reais.[27][28]

Segundo pesquisas, a telenovela foi elogiada por professores pela capacidade de abordar a história do Brasil em uma obra de ficção, e muitos assuntos vistos no enredo foram comentados nas salas de aulas. A trama, o elenco, a fotografia e até mesmos as histórias obtiveram críticas positivas.[29]

A concretização de Thiago Fragoso e Marjorie Estiano como casal, depois de dois insucessos em A Vida da Gente, foi prometedora.[30] O entrosamento do casal foi um dos pontos mais destacados da trama: eles foram eleitos o melhor par romântico de novelas do ano pelos votantes do Prêmio Noveleiros 2012 e pelo editor da revista Minha Novela e mobilizaram um movimento nas redes sociais chamado movimento Laured (união dos nomes Laura e Edgar).[31]

O êxito da personagem de Marjorie Estiano inspirou a publicação do livro Laura, uma história alternativa da jovem feminista, pela Biblioteca 24 horas.[32][33][34]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Lado a Lado estreou no dia 10 de setembro de 2012 com 18 pontos de média, sendo a pior estreia de uma novela das seis registrada na emissora. Suas antecessoras, Amor Eterno Amor e A Vida da Gente, estrearam com 23 pontos de média, enquanto Cordel Encantado obteve 24 pontos.[35]

Em seu segundo capítulo, a trama subiu na audiência, chegando aos 19 pontos.[36]

No dia 16 de janeiro de 2013 a novela bateu seu recorde de audiência: 25 pontos com picos de 28 no Ibope. Essa foi a maior audiência durante toda a novela. No capítulo, Isabel descobre que o filho está vivo e dá uma surra em Constância.[37]

O último capítulo chegou a 21 pontos, com picos de 24 no Ibope.[38]

A trama fechou com média final de 18,2 pontos, sendo considerada uma audiência muito baixa, propícia ao seriado teen Malhação. No entanto, seus primeiros capítulos foram apresentados no horário da novela adolescente, em virtude do horário eleitoral. Lado a Lado enfrentou várias dificuldades externas juntas, a estreia em período eleitoral, festas populares, horário de verão, além das várias estreias na mesma época entre a teledramaturgia da Globo. A despeito dos índices baixos, foi a trama mais elogiada pela crítica, indicando que audiência não necessariamente é sinônimo de qualidade.[39][40]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado Ref
2012
Prêmio Quem de Televisão
Melhor Ator Thiago Fragoso Indicado [41]
Prêmio Noveleiros[42]
Melhor Novela Lado a Lado Indicado
Melhor Atriz Patrícia Pillar Indicado
Melhor Casal de Novela Edgar (Thiago Fragoso) e Laura (Marjorie Estiano) Venceu
Maior invejoso (a) Berenice (Sheron Menezes) Venceu
Fernando (Caio Blat) Indicado
Melhor vilã Constância (Patrícia Pillar) Indicado
Catarina (Alessandra Negrini) Indicado
Melhores do Ano - CPG
Melhor Figurino Beth Filipecki Venceu [43]
Melhor Cenografia Fabio Rangel Venceu [44]
Melhores de TV Press
Melhor Fotografia Walter Carvalho Venceu [45]
Melhor Autor João Ximenes Braga e Cláudia Lage Venceu
2013 Prêmio Camélia de Ouro (CEAP) Veículo de Comunicação Venceu [46]
Prêmio Contigo! de TV
Melhor Novela Indicado [47]
Melhor Ator de Novela Thiago Fragoso Indicado [47]
Melhor Atriz de Novela Marjorie Estiano Indicado [47]
Melhor Ator Infantil Cauê Campos Indicado [47]
Melhor Autor de Novela Claudia Lage e João Ximenes Braga Indicado [47]
Melhor Diretor de Novela Denis Carvalho e Vinícius Coimbra Indicado [47]
Retrospectiva UOL[48]
Melhor Novela Lado a Lado Indicado
Melhor Atriz Marjorie Estiano Indicado
Patrícia Pillar Indicado
Melhor Ator Lázaro Ramos Indicado
Melhor Vilã Constância (Patrícia Pillar) Indicado
Melhor Casal Isabel (Camila Pitanga) e José Maria (Lázaro Ramos) Indicado
Melhores do Ano de Teledossiê[49][50]
Melhor Novela Lado a Lado Indicado
Melhor Atriz Marjorie Estiano Indicado
Patrícia Pillar Indicado
Melhor Ator Thiago Fragoso Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Isabela Garcia Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Caio Blat Indicado
Melhor Ator Infantil Cauê Campos Venceu
Prêmio Extra de Televisão
Melhor Novela Lado a Lado Indicado [51]
Melhor Ator de Novela Thiago Fragoso Indicado [51]
Lázaro Ramos Indicado [51]
Melhor Atriz Coadjuvante Patrícia Pillar Indicado [51]
Melhor Figurino Beth Filipecki Venceu [51][52]
Melhor Maquiagem Lado a Lado Indicado [51]
Troféu APCA
Melhor Ator Lázaro Ramos Indicado [53]
Troféu Raça Negra
Melhor Atriz Zezeh Barbosa Venceu [54]
Trans Brasil TV
Melhor Atriz Marjorie Estiano Indicado [55][56]
Melhores do Ano do Diário Gaúcho
Melhor Novela Claudia Lage e João Ximenes Braga Venceu [57]
Melhor Ator de Novela Thiago Fragoso Indicado
Lázaro Ramos Indicado
Emmy Internacional
Melhor Telenovela Claudia Lage e João Ximenes Braga Venceu [58][59]

Votações digitais[editar | editar código-fonte]

  • Ego (2012): Musa e muso, Marjorie Estiano e Thiago Fragoso, respectivamente com 35% e 47% de preferência.[60]
  • Video Show (2012): Melhor cena romântica de novela, para Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso).[61]
  • Video Show (2013): Melhor cena de pedido de casamento da ficção, para Laura e Edgar.[62]
  • Video Show (2014): Mocinha com melhor maquiagem, Laura com 31% dos votos.[63][64]

Música[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lado a Lado (trilha sonora)

A telenovela Lado a Lado gerou dois álbuns distintos, lançados pela Som Livre: um contendo a trilha sonora nacional, com participação de Martinho da Vila, Los Hermanos, Mart'nália, Nando Reis, Beth Carvalho, Gal Costa, George Michael, entre outros, foi lançado em novembro de 2012; e outro contendo a trilha sonora instrumental, com canções escritas e compostas por Roger Henri, lançado em fevereiro de 2013.

Canção de abertura[editar | editar código-fonte]

A canção de abertura utilizada foi o samba enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, vencedora do carnaval carioca de 1989, intitulada Liberdade! Liberdade! Abra as Asas sobre Nós,[65][66] composto por Niltinho Tristeza, Preto Joia, Vicentinho e Jurandir.[67] O título e refrão "Liberdade! Liberdade! Abra as Asas sobre Nós" é oriundo do Hino da Proclamação da República.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Foi atualizada no Globoplay através do projeto Originalidade, em 17 de abril de 2023, com todas as características da sua exibição original (qualidade de imagem Full HD, vinhetas de abertura, intervalo e encerramento).[68]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Exibição pelo mundo
País Canal Título local Estreia Final Horário semanal Hora
São Tomé e Príncipe TVS Lado a Lado 17 de setembro de 2012 15 de março de 2013 Segunda a Sábado 15:30
Portugal Globo Portugal Lado a Lado 2 de fevereiro de 2014 18 de maio de 2014 Segunda a Domingo 20:00
Arménia Armenia 1 Կողք - կողքի 10 de março de 2014 8 de agosto de 2014 Segunda a Sexta 19:20
Estados Unidos MundoFox Lado a Lado 18 de março de 2014 30 de junho de 2014 Segunda a Sexta 20:00
Porto Rico MundoFox Lado a Lado 19 de março de 2014 1º de julho de 2014 Segunda a Sexta 20:00
El Salvador Canal 4 Lado a Lado 8 de maio de 2014 21 de novembro de 2014 Segunda a Sexta 14:00
Chile Canal 13 Lado a Lado 28 de julho de 2014 28 de novembro de 2014 Segunda a Sexta 15:00
Costa Rica Teletica Lado a Lado 11 de agosto de 2014 31 de dezembro de 2014 Segunda a Sexta 13:30
Canadá OMNI Lado a Lado 25 de agosto de 2014 16 de janeiro de 2015 Segunda a Sexta 16:00
Portugal SIC[69] Lado a Lado 8 de setembro de 2014 20 de março de 2015 Segunda a Sábado 23:452
Moçambique STV[70] Lado a Lado 15 de setembro de 2014 13 de março de 2015 Segunda a Sábado 19:00
Venezuela TVes[71] Lado a Lado 13 de outubro de 2014 24 de junho de 2015 Segunda a Sexta 22:003
Argentina Telefe Lado a Lado 1 de dezembro de 2014 3 de março de 2015 Segunda a Sexta 15:30
Nicarágua Canal 4 Lado a Lado 1 de dezembro de 2014 15 de maio de 2015 Segunda a Sexta 21:00
Estados Unidos MundoFox Lado a Lado 22 de dezembro de 2014 15 de maio de 2015 Segunda a Sexta 13:00
Porto Rico MundoFox Lado a Lado 22 de dezembro de 2014 15 de maio de 2015 Segunda a Sexta 14:0017
Coreia do Sul TeleNovela 사이드 바이 사이드 13 de fevereiro de 2015 17 de fevereiro de 2016 Sexta4 21:155
Croácia HRT 1 Rame uz rame 10 de abril de 2015 4 de setembro de 2015 Segunda a Sexta 12:25
Argentina Canal 9 Lado a Lado 26 de maio de 2015 23 de setembro de 2015 Segunda a Sexta 14:45
Quénia Maisha Magic East Side by Side 1 de junho de 2015 23 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 18:30
Uganda Maisha Magic East Side by Side 1 de junho de 2015 23 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 18:30
Tanzânia Maisha Magic East Side by Side 1 de junho de 2015 23 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 18:30
Cabo Verde M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 15:00
Burquina Fasso M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Gâmbia M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Gana M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Guiné M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Guiné-Bissau M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Costa do Marfim M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Libéria M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Mali M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Mauritânia M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
São Tomé e Príncipe M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Senegal M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Serra Leoa M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Togo M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 16:00
Camarões M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:00
República Centro-Africana M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:00
Chade M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:00
Guiné Equatorial M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:00
Gabão M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:00
Namíbia M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:008
Níger M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:00
Nigéria M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:00
Congo M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 17:00
República Democrática do Congo M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
Lesoto M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
Malawi M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
Moçambique M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
Ruanda M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
África do Sul M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
Essuatíni M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
Zâmbia M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
Zimbabwe M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 18:00
Djibouti M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
Eritreia M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
Etiópia M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
Quénia M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
Madagáscar M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
Somália M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
Sudão M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
Tanzânia M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
Uganda M-Net City Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 19:00
França M-Net City6 Side by Side 3 de agosto de 2015 23 de outubro de 20157 Segunda a Sexta 20:00
Hungria Duna TV Feketén-Fehéren 31 de agosto de 2015 2 de fevereiro de 2016 Segunda a Sexta 16:0511
Uruguai Teledoce Lado a Lado 7 de dezembro de 2015 6 de maio de 2016 Segunda a Sexta 19:009
França RFO10 Les Couleurs de la Liberté 9 de janeiro de 2016 29 de abril de 201714 Sábado 20:0013
Estados Unidos Pasiones Lado a Lado 18 de abril de 2016 9 de setembro de 2016 Segunda a Sexta 21:0012
Porto Rico Pasiones Lado a Lado 18 de abril de 2016 9 de setembro de 2016 Segunda a Sexta 21:0012
Coreia do Sul TeleNovela 사이드 바이 사이드 6 de maio de 2016 5 de fevereiro de 201715 Sexta a Domingo 17:0018
Venezuela TVes Lado a Lado 1 de junho de 2016 16 de dezembro de 2016 Segunda a Sexta 22:00
Inglaterra ABN TV Side by Side 6 de junho de 2016 28 de outubro de 2016 Segunda a Sexta 18:00
Escócia ABN TV Side by Side 6 de junho de 2016 28 de outubro de 2016 Segunda a Sexta 18:00
Irlanda do Norte ABN TV Side by Side 6 de junho de 2016 28 de outubro de 2016 Segunda a Sexta 18:00
País de Gales ABN TV Side by Side 6 de junho de 2016 28 de outubro de 2016 Segunda a Sexta 18:00
República da Irlanda ABN TV Side by Side 6 de junho de 2016 28 de outubro de 2016 Segunda a Sexta 18:00
Honduras Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 16:00
Costa Rica Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 16:00
Guatemala Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 16:00
El Salvador Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 16:00
México Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 17:00
Peru Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 17:00
Equador Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 17:00
Colômbia Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 17:00
Venezuela Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 18:00
Bolívia Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 18:00
Paraguai Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 18:0016
Chile Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 19:00
Argentina Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 19:00
Uruguai Pasiones Lado a Lado 15 de agosto de 2016 9 de janeiro de 2017 Segunda a Sexta 19:00
Burquina Fasso Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:20
Costa do Marfim Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:20
Guiné Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:20
Mali Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:20
Senegal Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:20
Togo Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:20
Benim Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:20
Camarões Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:20
República Centro-Africana Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:20
Chade Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:20
República Democrática do Congo Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:20
Congo Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:20
Guiné Equatorial Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:20
Níger Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:20
Burundi Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:20
Gabão Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:20
Ruanda Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:20
Comores Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 23:20
Djibouti Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 23:20
Madagáscar Nina TV Les Couleurs de la Liberté 27 de fevereiro de 2017 21 de julho de 2017 Segunda a Sexta 23:20
Maurícia Nina TV Les Couleurs de la Liberté 28 de fevereiro de 2017 22 de julho de 2017 Terça a Sábado 00:20
Seicheles Nina TV Les Couleurs de la Liberté 28 de fevereiro de 2017 22 de julho de 2017 Terça a Sábado 00:20
Namíbia Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 19:5019
Gana Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:50
Libéria Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:50
Serra Leoa Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 20:50
Nigéria Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 21:50
Botsuana Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:50
Lesoto Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:50
Malawi Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:50
Essuatíni Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:50
África do Sul Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:50
Zâmbia Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:50
Zimbabwe Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 22:50
Quénia Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 23:50
Sudão Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 23:50
Sudão do Sul Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 23:50
Tanzânia Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 23:50
Uganda Nina TV Side by Side 6 de março de 2017 28 de julho de 2017 Segunda a Sexta 23:50
França France Ô Les Couleurs de la Liberté 29 de maio de 2017 presente Segunda a Sexta 09:4520
Mónaco France Ô Les Couleurs de la Liberté 29 de maio de 2017 presente Segunda a Sexta 09:4520
Bélgica France Ô Les Couleurs de la Liberté 29 de maio de 2017 presente Segunda a Sexta 09:4520
Luxemburgo France Ô Les Couleurs de la Liberté 29 de maio de 2017 presente Segunda a Sexta 09:4520
Suíça France Ô Les Couleurs de la Liberté 29 de maio de 2017 presente Segunda a Sexta 09:4520
Quénia Citizen TV Side by Side 19 de junho de 2017 presente Segunda a Sexta 18:00
Cuba Cubavisión Lado a Lado 11 de julho de 2017 presente Terça e Quinta 21:00
França RFO10 Les Couleurs de la Liberté 13 de novembro de 2017 11 de janeiro de 2018 Seg, Ter, Qui e Sex 13:0021
Paraguai SNT Lado a Lado
Brevemente
China CCTV 并排
Brevemente
Hong Kong CCTV 并排
Brevemente
Macau CCTV 并排
Brevemente
Macedónia do Norte RTV21 Рамо до рамо
Brevemente
Kosovo RTV21 Рамо до рамо
Brevemente
Bandeira actual RTV21 Рамо до рамо
Brevemente

↑1 Exibida às 17:45 entre 10 de setembro a 4 de outubro de 2012 devido a transmissão do horário eleitoral gratuito.
↑2 Exibida às 23:00 os Sábados.
↑3 Transferida para as 23:00.
↑4 Trasnferida para Quarta e Quinta a partir do dia 20 de maio de 2015.
↑5 Exibida em capítulos duplos. Transferida para as 08:30 em capítulos simples a partir do dia 20 de maio de 2015. Transferida para as 09:00 a partir do dia 13 de janeiro de 2016.
↑6 Somente é exibida na ilha de Reunião.
↑7 Foi cancelada.
↑8 Trasnferida para as 15:00.
↑9 Os 5 primeros episódios foram transmitidos em capítulos de 30 minutos as 18:45.
↑10 Exibida apenas em territórios e departamentos de ultramar da França: Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Mayotte, Nova Caledónia, Reunião, Polinésia Francesa, São Bartolomeu, São Martinho, São Pedro e Miquelão e Wallis e Futuna pelo canal RFO
↑11 Trasnferida para as 15:00.
↑12 Os 2 primeros episódios foram transmitidos em capítulos de 30 minutos.
↑13 Exibida em capítulos duplos.
↑14 Foi emitida até 14 de maio de 2016 e voltou a ser transmitida em 3 de setembro de 2016.
↑15 Foi emitida até 31 de julho e voltou a ser transmitida em 3 de setembro de 2016.
↑16 Transferida para as 19:00 a partir do dia 3 de outubro.
↑17 Transferida para as 13:00 a partir do dia 9 de março.
↑18 Transferida para as 19:00 a partir do dia 16 de dezembro de 2016. Último capítulo domingo, 5 de fevereiro, em horário especial às 17:00.
↑19 Transferida para as 21:50 a partir do dia 3 de abril.
↑20 O primeiro capítulo foi exibido às 09:00, antes do segundo capítulo que foi ao ar às 09:45. Exibida em capítulo triplos.
↑21 Exibida em capítulos triplos.

Referências

  1. «Side by Side: two worlds and a wish: freedom». screening.globo.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2018 
  2. «Lado a Lado: dos mundos y un solo deseo: libertad». globotvinternational.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2018 
  3. a b «Lado a Lado – Atores ordenados por personagem». GShow. Consultado em 29 de outubro de 2015. Arquivado do original em 29 de outubro de 2015 
  4. Gravações de próxima novela das seis transformam São Luís em Rio antigo
  5. «Lado a Lado». Memória Globo. Consultado em 8 de março de 2013 
  6. Lado a Lado Teledramaturgia
  7. «Lado a Lado - Créditos». Gshow 
  8. Redação Rede Globo (9 de agosto de 2012). «Conheça a história de Isabel e Laura, duas mulheres à frente de seu tempo». Gshow. Consultado em 14 de agosto de 2012 
  9. http://oglobo.globo.com/revista-da-tv/camila-pitanga-marjorie-estiano-protagonizam-nova-trama-das-18h-5183037
  10. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 18 de junho de 2012 
  11. http://diversao.terra.com.br/tv/camila-pitanga-e-marjorie-estiano-vivem-mocinhas-em-39lado-a-lado39,b928c4760c56a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  12. [1]
  13. [2]
  14. «Lado a Lado será o titulo da próxima novela da Globo». Correio de Uberlândia. Consultado em 26 de janeiro de 2012 
  15. a b «Produção de Lado a Lado». Revista Quem. Consultado em 26 de janeiro de 2012 
  16. «Lado a Lado: três galãs da nova trama das seis aprendem a jogar críquete». Rede Globo. 11 de julho de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  17. «Estreia de autores em Lado a Lado». Rede Globo. 14 de agosto de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  18. «Patrícia Pillar será a grande vilã de Lado a Lado». Correio de Uberlândia. 20 de agosto de 2012. Consultado em 26 de janeiro de 2012 
  19. «Alessandra Negrini volta as novelas como vilã de Lado a Lado». Correio 24 horas. 29 de outubro de 2012. Consultado em 26 de janeiro de 2013 
  20. «Em 'Lado a Lado', Marjorie e Camila Pitanga vivem mulheres inspiradas em feministas». O Dia. 31 de agosto de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017. Arquivado do original em 13 de novembro de 2013 
  21. «'Lado a Lado' repete trama de filhos bastardos em quatro núcleos AO MESMO TEMPO». IG. 18 de fevereiro de 2013. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  22. «João Ximenes Braga defende a tolerância religiosa em Lado a Lado». Gshow. 29 de janeiro de 2013. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  23. «Naquele Tempo... Entenda como Laura e Edgar podem se divorciar em 1904». Gshow. 26 de novembro de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  24. «Pesquisadora defende o termo 'divórcio' em novela sobre 1906». Estadão. 12 de novembro de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  25. Patrícia Kogut (21 de novembro de 2012). «CRÍTICA: Divórcio em 1910 deixa público de 'Lado a lado' intrigado». O Globo. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  26. «Laura sofre abuso sexual e emociona público». Purepeople. 10 de janeiro de 2013. Consultado em 26 de janeiro de 2013 
  27. «Laura no sanatório: Autora diz que Constância será 'mãe cruel e devoradora'». Gshow. 4 de março de 2013. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  28. «'Lado a Lado': história de Laura em sanatório é inspirada em fatos reais». Terra. 4 de março de 2013. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  29. «Autor comemora repercussão positiva da novela». Autores de Lado a Lado comemoram repercussão positiva da novela. natelinha.uol.com.br. Consultado em 26 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  30. «A química de Thiago Fragoso e Marjorie Estiano em 'Lado a Lado'». Caras. 10 de agosto de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  31. «Beijos de Edgar (Thiago Fragoso) e Laura em 'Lado a Lado' comovem fãs no Twitter». Caras. 21 de fevereiro de 2013. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  32. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42145473&sid=283197861585449133969267
  33. http://www.amazon.com/LAURA-Inez-Castro/dp/8541604888/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1378826702&sr=1-1&keywords=LAURA+inez+castro
  34. «Cópia arquivada». Consultado em 10 de agosto de 2013. Arquivado do original em 28 de julho de 2013 
  35. «Estreia de "Lado a Lado" registra 18,2 pontos no Ibope e perde para três novelas anteriores». Uol. 10 de setembro de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  36. «Audiências: Lado a Lado melhora índice no segundo capítulo». O Fuxico. 19 de setembro de 2012. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  37. «Com surra de Isabel em Constância, "Lado a Lado" bate recorde no Ibope». UOL. 17 de janeiro de 2013. Consultado em 26 de janeiro de 2013 
  38. «Lado a Lado marca 20 pontos em ultimo capitulo». Televisão UOL. O Fuxico. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  39. «Lado a Lado termina com baixa audiência mais com muitos elogios». Jb. www.jb.com.br. Consultado em 26 de janeiro de 2013 
  40. http://bahianoar.com/n/folhetim-lado-a-lado-nao-caiu-no-gosto-do-povo
  41. «Prêmio QUEM 2012: finalistas da categoria televisão». 17 de outubro de 2012. Consultado em 27 de setembro de 2013 
  42. «Confira os vencedores do Prêmio Noveleiros». 31 de dezembro de 2012. Consultado em 27 de setembro de 2013 
  43. «'Lado a lado' ganha o Prêmio Extra de TV na categoria Figurino». Extra. 12 de novembro de 2012. Consultado em 27 de setembro de 2017 
  44. «"Lado a Lado" Leva o Prêmio de Melhor Cenografia». Globo.com. Consultado em 9 de março de 2013 
  45. «Da Vilã Carminha ao Insosso Théo, Veja os Melhores da TV em 2012». Terra.com. Consultado em 7 de março de 2013 
  46. «"Lado a Lado" Recebe prêmio por mostrar situação dos negros após abolição». ibahia.com. Consultado em 25 de Abril de 2013 
  47. a b c d e f «Finalistas Prêmio Contigo de TV! 2013». 6 de março de 2013 
  48. «Retrospectiva UOL 2013». 2 de dezembro de 2013 
  49. «Melhores do Ano de Teledossiê». 11 de março de 2013. Consultado em 3 de abril de 2015. Arquivado do original em 8 de abril de 2015 
  50. «Vencedores Melhores do Ano de Teledossiê». 11 de março de 2013. Consultado em 3 de junho de 2015. Arquivado do original em 21 de março de 2015 
  51. a b c d e f «Prêmio Extra de TV! 2013». 12 de novembro de 2013 
  52. [3]
  53. «Cópia arquivada». Consultado em 5 de abril de 2015. Arquivado do original em 5 de fevereiro de 2016 
  54. «Cópia arquivada». Consultado em 27 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 16 de dezembro de 2013 
  55. «Cópia arquivada». Consultado em 21 de julho de 2016. Arquivado do original em 17 de janeiro de 2016 
  56. https://www.facebook.com/MarjorieEstianoArquivos/photos/a.289038857951708.1073741857.172655582923370/334161026772824/?type=3&theater
  57. [4]
  58. «Lado a Lado surpreende, supera Avenida Brasil e vence Emmy». Noticias da TV. 25 de novembro de 2013. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  59. «41st International Emmy® Awards Nominees». 7 de outubro de 2013 
  60. http://ego.globo.com/famosos/noticia/2012/09/marjorie-estiano-e-thiago-fragoso-sao-eleitos-musos-de-lado-lado.html
  61. http://tvg.globo.com/programas/video-show/Participe/enquete/qual-cena-de-romance-voce-gostaria-de-viver.html
  62. http://gshow.globo.com/programas/video-show/Participe/enquete/qual-pedido-de-casamento-e-o-mais-fofo-da-ficcao.html
  63. http://gshow.globo.com/programas/video-show/Show-de-Bocas/enquete/qual-o-make-de-mocinha-mais-lindo-da-tv.html
  64. http://gshow.globo.com/programas/video-show/Show-de-Bocas/noticia/2014/06/laura-de-lado-a-lado-tem-o-make-de-mocinha-mais-lindo-da-tv.html?utm_source=home-gshow&utm_medium=chamada+editorial&utm_term=14-06-10&utm_content=show-de-bocas&utm_campaign=avon
  65. «Imperatriz Leopoldinense 1989» 
  66. Patrícia Kogut (15 de agosto de 2012). «Além da Turquia, 'Salve Jorge' terá cenas na Espanha (sétima nota)». Globo.com. Consultado em 21 de agosto de 2012 
  67. «G.R.E.S. IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE: Samba-Enredo 1989 - Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós: Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Vicentinho, Jurandir». apoteose.com. Consultado em 18 de outubro de 2015. Arquivado do original em 25 de março de 2011 
  68. «Lançamentos de abril no Globoplay». Globo Imprensa. 31 de março de 2023. Consultado em 31 de março de 2023 
  69. «Lado a Lado é a próxima novela brasileira a chegar na SIC». A Televisão. 25 de agosto de 2014. Consultado em 27 de setembro de 2017 
  70. «"Lado a lado" estreia hoje na Stv». O Pais. 15 de setembro de 2014. Consultado em 27 de setembro de 2017 
  71. «Tves transmite la telenovela brasilera "Lado a lado"». El clarin. 14 de outubro de 2014. Consultado em 27 de setembro de 2017. Arquivado do original em 27 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]