Roberto Rodrigues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de João Roberto Rodrigues)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2017) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
João Roberto Rodrigues
Roberto Rodrigues, em 2007
Nascimento 12 de outubro de 1942 (74 anos)
Cordeirópolis,  São Paulo
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Agrônomo

João Roberto Rodrigues,[1] mais conhecido apenas como Roberto Rodrigues, (Cordeirópolis, 12 de outubro de 1942) é um engenheiro agrônomo, professor e político brasileiro.

Formou-se engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em 1965.

Foi ministro da Agricultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de 1 de janeiro de 2003 a 3 de julho de 2006. É filho de Antônio José Rodrigues Filho, ex-secretário de agricultura do Estado de São Paulo do 2º período de governo de Adhemar de Barros (1963-1966) e do 1º de Laudo Natel (1966-1967); e vice-governador de Estado no 2º mandato de Laudo Natel (1971-1975). Ambos, pai e filho, são esalqueanos, isto é, ex-alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), ligada à Universidade de São Paulo (USP).

Carreira acadêmica[editar | editar código-fonte]

É coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas[2] e pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP. Tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural.[carece de fontes?] Autor de nove livros e co‑autor de diversos outros. Doutor Honoris Causa pela UNESP.

Foi Professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal, e ex‑membro dos seguintes conselhos: da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ, do Conselho Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, do Conselho Estadual da Ciência e Tecnologia – CONCITE, do Conselho de Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP/FGV, do Alto Conselho Agrícola do Estado de São Paulo, do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, do Centro de Conhecimento em Agronegócios - PENSA e do International Food and Agribusiness Management Association – IAMA, entre outros.

Recebeu a Medalha Paulista do Mérito Científico e Tecnológico, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, foi condecorado pelo Instituto Agronômico de Campinas e pelo Instituto Biológico de São Paulo. Foi eleito pela AEASP o Engenheiro Agrônomo do ano, em 1987 e Engenheiro Agrônomo da década, em 2004. Recebeu o Diploma de Mérito Agronômico da Confederação das Federações dos Engenheiros Agrônomos – CONFAEAB, em 2001 e a Medalha “Luiz de Queiroz”, da ESALQ, em 2004.

Referências

  1. Folha de S.Paulo http://www1.folha.uol.com.br/poder/poderepolitica/2014/09/1519134-leia-a-transcricao-da-entrevista-de-roberto-rodrigues-a-folha-e-ao-uol.shtml. Consultado em 25 de setembro de 2014  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. «Centro de Agronegocio FGV». FGV. Consultado em 08 fevereiro, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Roberto Rodrigues
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Roberto Rodrigues


Precedido por
Marcus Vinícius Pratini de Moraes
Ministro da Agricultura do Brasil
2003 — 2006
Sucedido por
Luis Carlos Guedes Pinto


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.