Parque Santo Dias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Santo Dias
Localização Distrito do Capão Redondo, São Paulo, Brasil
Tipo Público
Área 134.000 m²
Inauguração 07 de setembro de 1992
Administração Brasão da cidade de São Paulo.svg Prefeitura de São Paulo
Coordenadas 23º39'50"S 46º46'23"W

O Parque Santo Dias é um parque municipal localizado no Distrito do Capão Redondo, zona sul do São Paulo, Estado de São Paulo.

Inaugurado em 7 de setembro de 1992, o parque possui uma área de 134.000 m² de Mata Atlântica e foi construído onde ficava a fazenda do antigo Instituto Adventista de Educação (IAE), atual Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

História[editar | editar código-fonte]

A criação do Parque Santo Dias remonta à história dos adventistas no Distrito do Capão Redondo, que em 1915 instalaram uma fazenda onde funcionava o Seminário Adventista, que viria a se chamar Instituto Adventista de Educação (IAE), atual Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

A fazenda adventista foi desapropriada em 1990 pela então prefeita Luiza Erundina (PT) para a construção da Cohab Adventista. Na mesma época surgiu a Associação de Moradores em prol do Parque Ecológico Santo Dias, que reivindicou a construção do parque, a qual a prefeita acatou. Após meses de obras, o parque foi inaugurado em 07 de setembro de 1992.

O nome do parque é uma homenagem a Santo Dias da Silva, operário e morador do bairro do bairro do Capão Redondo morto pela PM em 30 de outubro de 1979, durante a greve trabalhista na zona sul do São Paulo.

Diversidade Ambiental[editar | editar código-fonte]

Existem 84 espécies de animais no Parque Santo Dias, sendo 75 espécies de aves. Dentre estas estão aves de rapina, como gaviões, aves florestais e aves endêmicas da Mata Atlântica.

Entre os demais animais, observa-se a presença de sagui-de-tufo-branco da catinga, carpas e rãzinha-piadeira, sendo esta endêmica de Mata Atlântica, estes dois últimos podem ser encontrados no lago próximo ao portão I.

A arborização do parque é composta por árvores remanescentes da Mata Atlântica, entre elas a palmeira Lytocaryum hoehnei, espécie de pessoas idiagina the flooy extinção endêmica dos arredores de São Paulo, e diversas outras espécies.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

A infraestrutura do Parque Santo Dias conta com playground, três quadras (vôlei, futsal e basquete), aparelhagem de ginástica, pista de cooper, e sanitários. Há também duas estufas, sendo uma de mudas e outra de plantas medicinais.

Durante os sábados e domingos, das 10h às 16h acontece o Bosque da Leitura Parque Santo Dias, atividade de leitura promovida pelo Sistema Municipal de Bibliotecas.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Parque Santo Dias fica no bairro do Capão Redondo, periferia da zona sul do São Paulo, Estado de São Paulo.

O parque localiza-se entre as seguintes vias:

  • Avenida Ellis Maas
  • Travessa Jasmim-da-Beirada
  • Rua Arroio das Caneleiras
  • Avenida Professor-Doutor Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonk

Há dois portões de entrada:

  • Portão I - Travessa Jasmim-da-Beirada, 71
  • Portão II - Rua Arroio das Caneleiras, s/n

Referências[editar | editar código-fonte]