Prainha (Recreio dos Bandeirantes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Prainha (Barra da Tijuca))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Prainha, veja Prainha.
Prainha
Vista da Prainha.

A Prainha é uma praia da região do Recreio dos Bandeirantes, na Baixada de Jacarepaguá, localizada entre os bairros Recreio dos Bandeirantes e Grumari, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Possui estreita faixa de areia inscrita entre o maciço da Pedra Branca e o oceano Atlântico. É uma das praias mais procuradas para a prática de surfe.

Vizinha ao bairro de Grumari, é margeada pela Avenida Estado da Guanabara, sendo esta a única via de acesso a praia, percorrendo toda sua extensão. A área faz parte da APA - Área de Proteção Ambiental Prainha, uma área florestal de proteção permanente e assim em que é vedada a construção de qualquer construção, além das estruturas já existentes que servem para a manutenção da área e serviço aos frequentadores, em especial surfistas.

Esporte[editar | editar código-fonte]

O Surf, Bodyboard, Longboard, Bodysurf, são os esportes mais praticados na prainha.

Mirante do Caeté[editar | editar código-fonte]

A trilha para o Mirante do Caeté fica dentro do Parque Natural Municipal da Prainha. O parque fica bem em frente a praia e é usado por muitos surfistas e banhistas, por ter banheiros, chuveiros e bebedouros. Como a trilha fica dentro do parque, fique atento pois você só pode realizá-la de 8h às 17h, pois é o mesmo horário que o parque fica aberto.

Ao chegar no Parque Natural Municipal da Prainha, você perceberá algumas placas apontando para trilha. Porém ela é uma trilha circular dentro do próprio parque que leva até o início da trilha do Mirante do Caeté. Com pouco tempo de caminhada, você chegará na placa que indica o caminho certo para a trilha do Mirante do Caeté. A partir deste ponto a trilha ficará mais íngreme e um pouco mais cansativa.

Continuando a subida, em pouco tempo você chegará ao Mirante do Caeté, com um visual que recompensa todo esforço que você fez. De lá você consegue ver a Praia do Secreto, a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, o Recreio, a Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea.[1] 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Roteiro da trilha do Mirante do Caeté (Prainha) - RJ - Vamos Trilhar». Roteiro da trilha do Mirante do Caeté (Prainha) - RJ. Vamos Trilhar 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]