São Paulo Transporte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
SPTrans
Razão social São Paulo Transporte S.A.
Sociedade anônima
Atividade Transporte público
Fundação 8 de março de 1995
Sede São Paulo, SP
Área(s) servida(s) São Paulo
Presidente Jilmar Tatto
Empregados 12.200
Website oficial http://www.sptrans.com.br

A São Paulo Transporte S.A. (SPTrans) é a denominação adotada em 8 de março de 1995 para a municipal autárquica que tem por finalidade a gestão do sistema de transporte público por ônibus em São Paulo. Foi fundada a partir da Companhia Municipal de Transportes Coletivos.

Todas as linhas de ônibus são operadas por concessionárias, sob a supervisão da SPTrans, empresa de planejamento e gerenciamento do transporte coletivo. A SPTrans emite ordens de serviço de operação para cada linha, incluindo definição de trajetos, horários de operação e frota necessária. O pagamento da passagem pode ser efetuado em dinheiro ou pelo cartão denominado Bilhete Único. A empresa gerencia também os corredores de ônibus e terminais de ônibus do município.

Códigos das linhas de ônibus

Existem linhas com 3 números e 1 letra (ex. 172K-10 Jd. Tremembé - Metrô Tatuapé) e linhas com 4 números (ex. 1726-10 Vila Zilda - Metrô Santana).

Rede de Ônibus da Madrugada

A Rede de Ônibus da Madrugada é um serviço da SPTrans composto por 151 linhas noturnas de ônibus. Operando entre as 0h e 4h, a rede é composta por 50 linhas estruturais, que circulam em grandes corredores e em regiões centrais de São Paulo, e 101 linhas locais, que passam por bairros mais distantes do centro.[1]

As linhas estruturais têm frequência de partidas de 15 minutos em ambos os sentidos, enquanto que as locais têm partidas a cada 30 minutos. Foi previsto que a Rede funcionaria com 454 veículos e reserva operacional de 88 coletivos para assegurar a pontualidade do serviço[2]. Ao todo, são atendidos 32 terminais de ônibus do Município de São Paulo.

A operação das linhas da Rede de Ônibus da Madrugada, que se iniciou no dia 28 de fevereiro de 2015, é dividida entre empresas de transporte de oito áreas distintas do município. Algumas dessas viações também são responsáveis pelas linhas estruturais e locais da região central.

Divisão dos lotes de empresas por área

Divisão dos lotes de empresas por área clique para ampliar

O atual modelo do transporte público municipal em São Paulo divide a cidade em nove áreas diferentes, sendo que para oito delas (1 - Noroeste, 2 - Norte, 3 - Nordeste, 4 - Leste, 5 - Sudeste, 6 - Sul, 7 - Sudoeste e 8 - Oeste) foram estabelecidos lotes para a distribuição das empresas e cooperativas que prestarão os serviços de transporte por ônibus, microônibus, vans e trólebus. A área 9 é a da Região Central da Cidade, que não possui lotes específicos, de forma que não há nenhuma empresa ou cooperativa que atua especificamente nestes limites. As linhas que operam apenas dentro dos limites da área 9 são de responsabilidade de empresas das áreas 1 a 8, normalmente, a que fica mais próxima do ponto considerado como o inicial da linha (regra que comporta várias exceções).

Consórcios

  • Área 1 - Noroeste - Verde Claro: Consórcio Bandeirante de Transporte / Consórcio Spencer Transporte / Norte Buss Transporte
  • Área 2 - Norte - Azul Escuro: Sambaíba Transportes Urbanos Ltda. / Consórcio Spencer Transporte / Norte Buss Transporte
  • Área 3 - Nordeste - Amarela: Consórcio Plus / Consórcio Qualibus / Transunião Transportes
  • Área 4 - Leste - Vermelha: Ambiental Transportes Urbanos / Express Transportes Urbanos / AlliBus Transportes / Pêssego Transportes
  • Área 5 - Sudeste - Verde Escuro: Via Sul Transportes Urbanos Ltda. / Consórcio Move São Paulo / Imperial Transportes
  • Área 6 - Sul - Azul: - Consórcio Unisul / Transwolff Transportes / A2 Transportes
  • Área 7 - Sudoeste - Vinho (Bordô): Consórcio 7 / Transwolff Transportes
  • Área 8 - Oeste - Laranja: Consórcio Sudoeste / Consórcio Auto Viação Transcap / Alfa Rodobus Transportes
  • Área 9 - Centro - Cinza: Orus

Ver também

Referências

Ligações externas