Avenida 9 de Julho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Avenida Nove de Julho)
Ir para: navegação, pesquisa
Nove de julho.JPG
Subprefeitura: , Pinheiros
Bairro: , Bela Vista, Jardim Paulista e Itaim Bibi
Início*: Praça da Bandeira, 70
Término*: Avenida Cidade Jardim, 377
Comprimento: 6 100 m
(*):O início e o término do logradouro geralmente é indicativo, apontando as vias principais.
Viaduto Nove de Julho - São Paulo-SP - Brasil.JPG
Viaduto Nove de Julho sobre a avenida homônima
Avenida Nove de Julho: trecho próximo à Praça da Bandeira.

A avenida 9 de Julho ou avenida Nove de Julho é uma via arterial da cidade de São Paulo.

O logradouro constitui elemento de destaque no sistema viário principal da cidade pelo seu papel de eixo radial de ligação entre o centro da cidade a região Sudoeste, a região da Avenida Paulista e a Marginal Pinheiros, assim como com outras vias arteriais no município. Caracteriza-se ainda, especialmente no trecho que se localiza no centro, como uma avenida de fundo de vale. A avenida faz parte, além disso, do trecho da rede viária da cidade que surgiu a partir do ordenamento sugerido pelo Plano de Avenidas do prefeito Prestes Maia.

O nome da avenida remete a uma data relevante na história de São Paulo, o dia 9 de julho de 1932, data do início da Revolução Constitucionalista de 1932, mais tarde feriado estadual instituido pelo governador Mario Covas.

A Avenida Nove de Julho passa a aproximadamente trinta metros abaixo da Avenida Paulista, por meio do Túnel Daher Cutait, sendo seu nome de origem, Túnel Nove de Julho.

Nos cinquenta primeiros dias de 2010 o trecho na região central somou 38 pontos de alagamento, incluindo dez pontos intransitáveis, situação creditada a galerias de escoamento antigas, sem capacidade para receber grande quantidade de água.[1]

Referências

  1. Luiz Guilherme Gerbelli. (19 de fevereiro de 2010). "38 alagamentos na Av. 9 de Julho". Jornal da Tarde: 4C pp.. São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. ISSN 1516294X.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]