Portal:Tóquio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
PrefSymbol-Tokyo.svgPortal TóquioPrefSymbol-Tokyo.svg

Flag of Tokyo Prefecture.svg Tóquio

Japan Tokyo3.png

Tóquio (em japonês: 東京,Tōkyō, literalmente "capital do leste"), oficialmente Metrópole de Tóquio (em japonês: 東京都 Tōkyō-to?),é a capital e uma das 47 províncias do Japão.Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Tóquio possui 12 790 000 habitantes, cerca de 10% da população do país,e a Região Metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes,o que torna a aglomeração de Tóquio, independentemente de como se define, como a área urbana mais populosa do mundo. Tóquio é famosa pela Torre de Tóquio. Foi fundada em 1457, com o nome de Edo ou Yedo. Tornou-se a capital do Império em 1868 com a atual designação. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1923, quando foi atingida por um terremoto; e outra em 1944 e 1945, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade, sendo que no total foi destruída 51% de sua área e mataram mais de 150 mil pessoas.

Embora Tóquio seja considerada uma das cidades mais importantes, movimentadas e densamente habitadas do mundo, ela não é, tecnicamente, uma cidade.

Turismo

Imperial Palace Tokyo Panorama.jpg

O turismo é uma das principais fontes de renda de Tóquio. Milhões de turistas, boa parte deles estrangeiros, visitam Tóquio anualmente. Além de suas muitas atrações turísticas, a cidade também sedia alguns grandes eventos anuais, como a parada dos bombeiros de Tóquio,em 6 de janeiro, ou o Festival de Sanja, na terceira semana de maio.

Por ser um dos principais pontos históricos e culturais do Japão, a prefeitura de Tóquio recebe mais da metade dos turistas internacionais que chegam ao país, (cerca de 58,3 %). Anualmente, 2,6 milhões de pessoas que visitam Tóquio,representando um ingresso anual de dois bilhões de dólares. Este intenso fluxo de turistas torna-a a sexta cidade mais visitada do mundo, atrás de Londres, Paris, Nova Iorque, Hong Kong e Singapura. Por ser a principal porta de entrada do país, Tóquio é uma região de desenvolvimento crítico para o turismo internacional. Entre os visitantes que chegam à cidade, 63,8% são provenientes de países asiáticos, 18,5% da América do Norte, 12,7% da Europa e 5,0 % de outros países. As atrações turísticas na prefeitura são numerosas, e são administradas ou supervisadas pelo Governo Metropolitano de Tóquio.

Os turistas que visitam a cidade dispõem de muitos hotéis e restaurantes de qualidade. Dos hotéis, os turistas podem optar por ficar em hotéis construídos e mobiliados em estilo ocidental, ou em Ryokans, hotéis construídos e mobiliados ao estilo japonês. Estes hotéis possuem, por exemplo, portas que se deslocam em um sentido lateral, chamadas de shoji, e de um tapete, chamado de tatame. Quanto aos restaurantes, alguns especializam-se em culinária japonesa, de outras culturas asiáticas, ou pela culinária ocidental.

Biografia

Morning Musume 20100703 Japan Expo 03.jpg

Eri Kamei (em japonês: 亀井 絵里 Kamei Eri?, nasceu a 23 de Dezembro de 1988 em Arakawa, Tóquio, Japão) é uma cantora e membro do grupo Morning Musume. Kamei é uma das vencedoras da audição Love Audition 2002, juntamente com Reina Tanaka e Sayumi Michishige. As três vencedoras e Fujimoto Miki formaram a Sexta Geração das Morning Musume.

Kamei Eri foi seleccionada na audição Love Audition 2002 para se juntar ao grupo Morning Musume, como integrante da Sexta Geração. Desta Geração faziam parte, ainda, Reina Tanaka, Sayumi Michishige e Fujimoto Miki. Logo após se ter juntado ao grupo, os membros das Morning Musume foram separados em dois grupos, já que o grupo tinha muita gente e não podia actuar em cidades com palcos mais pequenos. Por essa razão, Kamei foi colocada no sub-grupo Morning Musume Sakuragumi. O primeiro single enquanto membro das Morning Musume, Shabondama, saí a 30 de Julho de 2003. No final de 2004, Kamei ganha o seu próprio segmento no programa de televisão Hello! Morning. Nesse programa conhecido como "Eric Kamezō no Maido Arii!" (em japonês: エリック亀造の毎度ありぃ!?), ela, Yuko Nakazawa e outros membros do Hello! Project que eram aleatóriamente escolhidos, promoviam os últimos produtos que saiam na companhia. O seu segmento foi removido do programa no inverno de 2005, no entanto, ela ainda entrava em outros segmentos do programa. No incio, quando foi adicionada ao grupo, Kamei não sabia que personalidade teria, tanto que no Single Joshi Kashimashi Monogatari, os membros do grupo perguntam qual personalidade ela escolherá para ela. Com o passar do tempo, Kamei definiu-se como sendo do tipo "tonto", ou seja, tem comportamentos estranhos, diz coisas parvas ou então, completamente sem sentido. Em Julho de 2009, Kamei foi escolhida para fazer parte da reformação do grupo Tanpopo#. Como ela, foram escolhidos também Mitsui Aika, Kumai Yurina (Berryz Koubou) e Okai Chisato (C-ute). Todos os membros do grupo partilhavam o kanji "井" dai que o simbolo # seja colocado à frente do Tanpopo. Em 08 de agosto de 2010, foi anunciado no blog de Tsunku que Junjun, Linlin e Kamei Eri iriam se graduar do Morning Musume.

Bairros

Economia

Tóquio tem a maior economia em uma cidade no mundo, com um produto interno bruto de 1.315 bilhões de dólares, que a transformam na oitava potencia econômica do mundo. Possui um grande centro internacional de finanças, escritórios centrais de diversas companhias, bancos e seguradoras, e vários pontos de conexão de companhias de transporte, publicações e difusão do Japão.

Cidades-irmãs