Saltar para o conteúdo

Azul Linhas Aéreas Brasileiras: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 200.144.28.50 para a última versão por Viniciusmc (usando Huggle)
Linha 91: Linha 91:
* {{BR-BAb}} [[Salvador (Bahia)|Salvador]] ([[Aeroporto Internacional de Salvador|SSA]])
* {{BR-BAb}} [[Salvador (Bahia)|Salvador]] ([[Aeroporto Internacional de Salvador|SSA]])
* {{BR-BAb}} [[Ilhéus]] ([[Aeroporto de Ilhéus - Jorge Amado|IOS]])
* {{BR-BAb}} [[Ilhéus]] ([[Aeroporto de Ilhéus - Jorge Amado|IOS]])
* {{BR-BAb}} [[Paulo Afonso]] ([[Aeroporto de Paulo Afonso|PAV]]) (A partir de 15 de novembro 2011.)
* {{BR-BAb}} [[Paulo Afonso]] ([[Aeroporto de Paulo Afonso|PAV]]) ( Deus sabe a data.)
* {{BR-BAb}} [[Porto Seguro]] ([[Aeroporto de Porto Seguro|BPS]])
* {{BR-BAb}} [[Porto Seguro]] ([[Aeroporto de Porto Seguro|BPS]])
* {{BR-MAb}} [[São Luís (Maranhão)|São Luís]] ([[Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado|SLZ]])
* {{BR-MAb}} [[São Luís (Maranhão)|São Luís]] ([[Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado|SLZ]])

Revisão das 23h44min de 11 de novembro de 2011

Azul Linhas Aéreas Brasileiras
IATA AD
ICAO AZU
Indicativo de chamada AZUL
Fundada em 2008
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Confins
Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena
Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins
Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho
Aeroporto Internacional do Recife - Gilberto Freyre
Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães
Aeroporto Santos Dumont
Programa de milhagem Tudo Azul
Frota 39
Destinos 40
Slogan Azul. Você lá em cima[1]
Sede Brasil Barueri, Brasil
Pessoas importantes
Sítio oficial www.voeazul.com.br

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA é uma companhia brasileira de aviação comercial de baixo custo, com sede no bairro de Alphaville, no município paulista de Barueri.[2]

Histórico

Criada e comandada por David Neeleman, norte-americano nascido no Brasil, que também foi o fundador da companhia JetBlue, dos Estados Unidos.

O início das operações se deu em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é Pedro Janot e seu COO (Chief Operating Officer) é Miguel Dau.

Apesar de nova, já detém cerca de 8,1%[3] de participação no mercado, o que lhe dá a terceira colocação entre as companhias aéreas do país. Tem uma previsão de crescimento de modo a elevar esta participação para até 10% em 2011 e 13% em 2013, quando deverá servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil.

A intenção inicial era de ter uma frota composta exclusivamente de Embraer E-Jets, e para tanto, encomendou 76 aeronaves, sendo 36 encomendas confirmadas e 40 com opção de compra e direito de compra.[4] Porém, em 2009, sentindo a necessidade de atender cidades menores com voos de pequenas distâncias, encomendou aviões ATR-72, que entraram em operação a partir de 2010.[5]

A Azul é a empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados no mundo, com menos de 8 meses de operações, no dia 13 de agosto de 2009. O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways, que havia conquistado essa marca com apenas 10 meses de vida.[6]

Outro recorde alcançado pela Azul em 2009 foi transformar-se na primeira linha aérea do mundo em transportar mais de 2 milhões de passageiros durante seu primeiro ano de operações.[7][8]

Também foi a primeira a atingir a marca de 5 milhões de passageiros em menos de dois anos.

Em agosto de 2009 a empresa lançou a Azul Cargo, de modo a utilizar as aeronaves para o transporte de mercadorias, mas com a intenção de no futuro operar com Boeings 737 e 757.[9]

Nos anos de 2009 e 2010 a Azul foi eleita a empresa aérea mais pontual do Brasil.[10]

Nome da empresa

Embraer 190 da Azul no Aeroporto Internacional de Curitiba.

O nome da companhia aérea foi escolhido através de um concurso na internet, denominado "Você Escolhe", que durou 30 dias e resultou em milhares de participantes. Embora Samba tenha sido o nome mais votado, a empresa optou pelo nome Azul. A disputa foi tão acirrada entre as duas opções, que a nova empresa decidiu premiar com o passe vitalício tanto o internauta que propôs pela primeira vez o nome Azul, quanto o que propôs Samba. Os dois vão poder viajar de graça, com um acompanhante, por toda a vida.[11]

Frota

A frota da empresa é composta por aviões da Embraer modelo 190 e 195, com 106 e 118 assentos, respectivamente, e ATR-72. A escolha pelos aviões da Embraer se deu pela boa experiência que David Neeleman com o modelo na JetBlue. A Azul tem o costume de batizar suas aeronaves, em muitos casos premiando seus funcionários com o direito de escolher o nome.

Ônibus

Ônibus Azul

A Azul contém uma frota de ônibus executivos gratuitos para traslado de algumas cidades para alguns aeroportos que opera e vice versa.

Destinos

Região Norte

Região Centro Oeste

Região Nordeste

Região Sudeste

Região Sul

Incidentes

2009

Em junho um avião da Azul que fazia a rota Campinas-Navegantes-Porto Alegre teve que abortar a decolagem por causa de problemas na turbina. Os passageiros tiveram que descer da aeronave, mas, ninguém se feriu.

Em novembro deste ano outro Embraer 190 da Azul teve problema. O avião que cumpria a rota Salvador-Campinas teve que fazer um pouso de emergência no aeroporto depois de uma pane em pleno vôo. A 10.000 pés de altitude as máscaras de oxigênio caíram. Depois do pouso, todos desembarcaram e ninguém se feriu. Até hoje foi o pior incidente da empresa.

2011

Dia 1 de janeiro de 2011, após uma hora de voo, o voo 4224, que fazia a rota Fortaleza - São Paulo-Campinas teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina devido a um passageiro que passou mal.

No dia 20 de janeiro de 2011, o voo 4213, operado com Embraer 195, sofreu um Bird Strike (colisão com pássaro) no momento da decolagem em São Luís com destino a Belo Horizonte. Felizmente os danos foram mínimos e a aeronave pôde prosseguir normalmente e em segurança até o pouso em Confins. Em seguida, a aeronave passou por manutenção e retornou à malha aérea.

No dia 31 de janeiro de 2011, o voo 4179 sofreu um problema hidráulico. O avião vinha de Vitória com destino a Curitiba. Em altitude de cruzeiro o piloto constatou o problema e decidiu fazer um pouso de emergência no Rio de Janeiro. Ninguem dos 90 passageiros se feriu. Após o pouso a aeronave necessitou de auxílio para ser conduzida ao pátio do aeroporto.

No dia 22 de setembro de 2011, o voo 4311, operado pela aeronave ATR 72/200, que tinha como destino final Campinas-SP e base São José do Rio Preto-SP, soltou fogo na turbina esquerda e logo após faíscas, a aeronave tinha acabado de decolar e voltou ao aeroporto 12 minutos após o incidente, às 6h11. Nenhum dos 54 passageiros se feriu e a aeronave foi recolhida para a manutenção.

No dia 24 de setembro de 2011, também o voo 4311, que saia de São José do Rio Preto-SP e destino Campinas-SP, operado também pela aeronave ATR72/200, abortou a decolagem por passaros ao redor do aeroporto, com isso os freios sofreram superaquecimento. O voo tinha 67 pessoas a bordo, somente uma pessoa se feriu. Segundo os passageiros esse voo presisou antes retornar a São José do Rio Preto-SP devido ao fechamento do aeroporto de Campinas-SP devido a neblina. Os passageiros foram reacomodados em outro voo.

Embraer 195 em Viracopos

O aeroporto de Viracopos

Nos planos iniciais da Azul, o seu centro de operações seria no Rio de Janeiro, mas o governo estadual barrou o aumento de voos no Aeroporto Santos Dumont, para assim desenvolver o aeroporto Internacional do Galeão.

Desta forma, a Azul concentrou seus esforços no aeroporto de Viracopos, que já possuía uma boa infra-estrutura por ter sido o aeroporto internacional de São Paulo antes da abertura de Cumbica. Em 2008, circularam em Viracopos pouco mais de 1 milhão de passageiros. Com a chegada da Azul, 2009 encerrou com 3,6 milhões de passageiros.

Hoje, com quase dois anos e meio de operações, a Azul é a terceira maior companhia aérea brasileira e ocupa 70% dos voos no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Marcas Históricas

Data Passageiros
13 de Agosto de 2009 1 milhão de passageiros
7 de Dezembro de 2009 2 milhões de passageiros
30 de Abril de 2010 3 milhões de passageiros
28 de Julho de 2010 4 milhões de passageiros
24 de Setembro de 2010 5 milhões de passageiros
24 de Novembro de 2010 6 milhões de passageiros
9 de Fevereiro de 2011 7 milhões de passageiros
13 de Abril de 2011 8 milhões de passageiros
19 de Maio de 2011 9 milhões de passageiros
1 de Julho de 2011 10 milhões de passageiros
26 de Setembro de 2011 12 milhões de passageiros

Referências

Ligações externas