Robinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Robinho (desambiguação).
Robinho
Robinho
Robinho em 2006.
Informações pessoais
Nome completo Robson de Souza
Data de nascimento 25 de janeiro de 1984 (40 anos)
Local de nascimento São Vicente, (SP),  Brasil
Nacionalidade brasileira
Altura 1,72 m
Destro
Apelido Rei das Pedaladas, R7.[1]
Informações profissionais
Período em atividade 2002-presente (14 anos)
Clube atual Brasil Atlético Mineiro
Número 7
Posição Atacante, Ponta[2]
Site oficial robinhooficial.com.br
Robinho Facebook
Clubes de juventude
19962002 Brasil Santos
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
20022005
20052008
20082010
2010
20102015
20142015
2015
2016
Brasil Santos
Espanha Real Madrid
Inglaterra Manchester City
Brasil Santos (emp.)
Itália Milan
Brasil Santos (emp.)
China Guangzhou Evergrande
Brasil Atlético Mineiro
0177 000(82)
0137 000(35)
0053 000(16)
0022 000(11)
0144 000(32)
0041 000(17)
0009 0000(3)
0002 0000(0)
Seleção nacional
2004
20022015
Brasil Brasil Sub-23
Brasil Brasil
0008 0000(3)
0101 000(30)


2 Partidas e gols totais pelos
clubes, atualizadas até 27 de fevereiro de 2016.

Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, (São Vicente, 25 de janeiro de 1984) é um futebolista brasileiro que atua como atacante e ponta. Atualmente joga no Atlético Mineiro.

Carreira

Início no futsal

Em uma de suas brincadeiras, Robinho despertou a atenção de um olheiro de um clube de futsal da Baixada Santista, o Beira-Mar. Robinho e sua família gostaram e aceitaram o convite e, no futsal, o já hábil Robinho, com tão pouca idade, ainda muito esguio, desenvolveu ainda mais seu controle de bola.

Alguns anos depois, Robinho saiu do Beira-Mar, em São Vicente, e foi para outro clube, já em Santos, o Portuários, onde continuou se destacando por sua extrema habilidade. Pouco tempo depois, viu surgir uma oportunidade no futsal do Santos.

Depois de um ano no futsal do Santos, em 1996 Robinho fez um teste na equipe infantil de futebol do campo. Foi aprovado. Robinho trocou a quadra pelos gramados da Vila Belmiro. Era o início de uma carreira vitoriosa no futebol brasileiro.

Santos

O jovem Robinho teve sua primeira chance no time profissional do Santos no Torneio Rio-São Paulo de 2002. Como o time teve resultados ruins, o técnico responsável por lançar Robinho, Celso Roth, foi substituído por Emerson Leão. Com Leão no comando do time, jovens como Robinho, Diego, Leo, Elano, Renato, Alex, André Luís e Maurinho, mesclados com jogadores mais experimentados como Paulo Almeida se mostraram peças fundamentais para o funcionamento do time que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2002.

A estreia de Robinho foi contra o arquirrival Corinthians, o Santos venceu por 3-1.

Robinho assumiu de vez como profissional pelo Santos no Torneio Rio-São Paulo de 2002 e já no torneio seguinte, o Campeonato Brasileiro, juntamente com seu parceiro de time, Diego, ajudou a levar o clube ao título, tirando o Santos de um jejum que já durava 18 anos, desde a conquista do Campeonato Paulista de 1984. Após uma temporada de 2003 abaixo do que era esperado, Robinho explodiu em 2004, marcando 21 gols em 36 partidas no Brasileiro. Robinho também ajudou o Santos a chegar na final da Taça Libertadores de 2003, perdendo para o Boca Juniors na final. No final de 2004 sua mãe foi sequestrada e libertada dois meses depois.

Após sua saída do Santos seu nome foi empregado em um dos campos do CT Meninos da Vila, local onde atuam as categorias de base do Santos. Também dá nome à antiga sede social do Beira-Mar, em São Vicente, onde hoje há um centro esportivo público municipal.

Jogadores do Real Madrid celebrando a Supercopa de España de 2008. Robinho é o quarto jogador, da direita para a esquerda.

Real Madrid

Em 2005 assinou um contrato com o Real Madrid, após uma tumultuada transferência que, especula-se, rendeu aos cofres santistas em torno de 30 milhões de dólares.

Na temporada 2006-07, sob o comando do técnico Fabio Capello, Robinho teve que ficar várias vezes no banco de reservas, porém não se abalou, treinou bastante, entrou em partidas tendo boas atuações ajudando o time a vencer a La Liga nas temporadas 2006-07 e 2007-08, temporada em que, com a chegada do novo técnico Bernd Schuster conquistou o posto de titular, vestindo a camisa 10 e sendo um dos principais responsáveis pelo bom momento do time.

Logo depois,o atacante Robinho acaba entrando em conflito com o treinador alemão Bernd Schuster. Então o jogador na tentativa de forçar a sua saída do Real Madrid, para transferir-se para o Chelsea, acabou convocando uma coletiva de imprensa para manifestar publicamente o seu desejo de sair da equipe espanhola para atuar no clube inglês. Porém acaba se transferindo para outro clube inglês - Manchester City.[3]

Robinho durante sua breve passagem pelo Manchester City.

Manchester City

No dia 1 de setembro de 2008 foi negociado pelo Real Madrid ao Manchester City por 40 milhões de euros (96 milhões de reais.[3][4]

Logo na sua estreia marcou um belo gol de falta contra o Chelsea, mas não evitou a derrota por 3-1. Nos jogos seguintes, Robinho se destacou ainda mais, e foi um dos artilheiros do Campeonato Inglês, marcou 14 gols e foi o principal destaque do Sky Blues na temporada 2008-2009. Porém, com a chegada do novo técnico, Roberto Mancini, Robinho apresentou uma visível queda em seu rendimento acabou sendo sacado da equipe titular e, por algumas vezes, até do banco de reservas. Buscando recuperar seu bom futebol, acabou sendo emprestado ao Santos, clube que o revelou, até agosto de 2010.

Robinho no Santos em 2010 por empréstimo.

Primeiro Empréstimo ao Santos

No dia 28 de janeiro de 2010, foi acertado o empréstimo de Robinho ao Santos, clube que o revelou para o futebol. O jogador estava insatisfeito no Manchester City, onde não tinha vaga garantida no time titular e era constantemente substituído nas partidas. Ele teve propostas do São Paulo e do Benfica, mas preferiu retornar ao Santos, visando uma vaga na Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2010.

Aprovado em todos os exames médicos e testes físicos, Robinho estreou contra um dos maiores rivais do Santos, o São Paulo, no clássico conhecido como San-São, válido pelo Campeonato Paulista. Entrando no segundo tempo da partida, até então empatada em 1-1, Robinho marcou o gol da vitória santista, de letra.[5] Sua segunda passagem pelo Santos foi vitoriosa, resultando em dois títulos: Campeonato Paulista e Copa do Brasil. A última partida durante esta passagem foi exatamente a final da Copa do Brasil, contra o Vitória, em 4 de agosto de 2010. Apesar da derrota por 2-1 em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio por ter vencido a partida de ida pelo placar de 2-0.

Milan

Robinho (direita) e El Shaarawy em um amistoso contra o Real Madrid.

Sem espaço após seu retorno ao Manchester City, no dia 31 de agosto de 2010, assinou contrato por quatro temporadas com o Milan,[6] custando 18 milhões de euros (40 milhões de reais) ao clube italiano, menos da metade do valor que o Manchester City havia pago para contratá-lo dois anos antes. Robinho recebeu a camisa de número 70 no clube italiano, visto que a 7 já estava ocupada pelo também brasileiro Alexandre Pato.

Fez seu primeiro gol com a equipe italiana na vitória sobre o Chievo por 3-1, após assistência de Ronaldinho. Este jogo por sinal, foi acompanhado pelo então técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Robinho também esteve em campo no jogo que marcou a conquista do Campeonato Italiano, o 18° Scudetto da equipe foi conquistado em confronto contra a Roma. O jogo terminou 0-0, e contou com uma bola na trave do atacante brasileiro.[7] No jogo seguinte, uma semana depois, Robinho anotou mais dois gols na goleada do Rossoneri sobre o Cagliari em pleno San Siro lotado. Esta foi a primeira vez em que a torcida pode assistir a uma partida de seu time, já como campeão, e festejar o Scudetto ao lado dos jogadores.[8].

Robinho (esquerda) e Ambrosini.

Em setembro de 2012, o São Paulo começou a negociar com o jogador [9] para que pudesse substituir o atacante Lucas, que foi vendido ao PSG. Porém a negociação não evoluiu, pois contou com muita relutância do jogador em ir para um dos maiores rivais do clube que torce e tem muita identificação, o Santos. Apesar dos rumores de que o atacante jogaria em clubes brasileiros, o presidente rossonero, Silvio Berlusconi, admitiu que por sua importância em campo e no vestiário, se esforçaria para manter Robinho na Itália[10]. A vontade de voltar ao Brasil na intenção de ter mais visibilidade do treinador da Seleção Brasileira, sonhando com uma vaga para a Copa do Mundo de 2014 fez despertar mais ainda o interesse dos clubes do Brasil, sendo que o Santos, time que o revelou, foi o primeiro a fazer uma proposta concreta ao jogador, porém sendo recusada pelo Milan[11]. Robinho declarou que tinha vontade de atuar pelo Flamengo[12]. Ao saber disso, o clube carioca enviou um dos seus empresários até a Itália para iniciar as negociações com o jogador [13]. Porém, para a surpresa dos dirigentes do clube e também da torcida, o atacante não demonstrou nenhum interesse para negociar. Sem negociações concretizadas, o atacante continuou no clube italiano.

Deu duas assistências na goleada por 4–0 sobre o Pescara, dando passes para gols de Muntari e Flamini em 8 de maio de 2013.[14]

Em 05 de julho de 2013, na apresentação do novo patrocinador do AC Milan, Banca Poppolare di Milano, o presidente do clube, Adriano Galliani, confirmou a possibilidade de saída do atacante brasileiro. Segundo o dirigente: "Ontem à noite enviamos nossa última proposta ao Santos, e o jogador já aceitou uma redução do seu salário"[15].

No entanto, após atritos com o presidente santista, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, que atribuiu a não transferência do atacante ao clube em razão de uma vontade sua em não reduzir seus vencimentos[16], o brasileiro, de quebra, ainda renovou seu vínculo com o Milan até 2016 e espera "que este seja o meu ano e o do Milan. Esse ano será importante para mim, até tem a Copa do Mundo, que será disputada no meu país. Já disse que o Milan é o tipo de clube que você pode jogar por 10 anos."[17]

Segundo Empréstimo ao Santos

Em agosto de 2014 após várias negociações, enfim foi anunciado oficialmente o retorno de Robinho ao Santos por empréstimo.[18] Reestreiou pelo peixe jogando na Vila Belmiro diante do rival Corinthians, mas acabou saindo derrotado por 1 a 0 em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.[19] Diante do Londrina em partida válida pela Copa do Brasil, marcou pela primeira vez em sua terceira passagem pelo Santos e ainda deu o passe para o gol de Rildo, no fim o peixe venceu por 2 a 0.[20] Contra o Coritiba marcou um belo gol de cobertura após receber um passe de Gabriel, e fez com que o Santos ganhasse a partida por 2 a 1.[21] No dia 1º de outubro, Robinho passou da marca de 100 gols pelo Santos após marcar duas vezes diante do Botafogo em partida válida pela Copa do Brasil, e assim chegando a marca de 101 gols pelo time alvinegro.[22]

Em 2015 com a saída de Edu Dracena para o Corinthians, Robinho voltou a ser o capitão do Santos. Contra a Portuguesa em partida válida pelo Campeonato Paulista, marcou duas vezes e se tornou o segundo maior artilheiro da história santista depois da Era-Pelé, superando Serginho Chulapa.[23] Voltou a marcar duas vezes diante do Linense na goleada por 4–2 em partida válida pelo Campeonato Paulista.[24] Em março se consagrou campeão do Campeonato Paulista após vencer nos pênaltis o Palmeiras, foi algo inédito para Robinho pois pela primeira vez se consagrou campeão na Vila Belmiro.[25]

Seu contrato terminou em 30 de junho de 2015 e o jogador tendo propostas do exterior preferiu não renovar seu contrato com o Peixe.[26]

Guangzhou Evergrande

Em julho de 2015, Robinho acertou a sua ida para o Guangzhou Evergrande, da China, num contrato válido por seis meses.[27]

Atlético Mineiro

No dia 11 de fevereiro de 2016, o presidente do Atlético Mineiro, Daniel Nepomuceno, anunciou, via Twitter, a contratação de Robinho. O jogador assinou um contrato de duas temporadas com o Galo, com parte de seu salário sendo bancada pela Dryworld, fornecedora de material esportivo do clube.[28]

Seleção brasileira

Robinho, já se destacando no cenário nacional, começou a ser convocado para a seleção brasileira, sem que, no início, tivesse chances de ser titular. Na Copa das Confederações de 2005, porém, ao lado de Adriano, fez a bela campanha brasileira na competição, fazendo que, com isso, fosse convocado para a Copa do Mundo de 2006.

Copa do Mundo de 2006

Na Copa do Mundo de 2006, Robinho foi reserva de Ronaldo e Adriano. A sua primeira partida em Copas do Mundo, foi na partida de estreia da seleção brasileira contra a seleção croata; quando substituiu o atacante Ronaldo aos 24 minutos do 2.º tempo.[29] Na terceira partida da fase de grupos, o atacante foi titular no jogo do Brasil contra o Japão pela primeira vez,[30] porque o técnico Carlos Alberto Parreira planejava evitar o desgaste físico dos jogadores da equipe titular e também evitar que os titulares 'pendurados', corressem o risco de ficarem suspensos após o término da primeira fase.[31] Ainda disputou os jogos contra a Austrália e França, entrando aos 27 e 34 minutos do 2º tempo - respectivamente.[32][33]

Copa América de 2007

Após o fim da temporada 2006-07 do Campeonato Espanhol, Robinho foi convocado para a seleção brasileira. Quando Kaká e Ronaldinho Gaúcho pediram dispensa, Robinho surgiu como a maior estrela do time.

No primeiro jogo o Brasil perdeu por 2-0 do México. No outro, com o Brasil já desacreditado, Robinho fez três gols na vitória de 3-0 contra o Chile, iniciando assim a sua bela campanha. Ao fim da Copa América, com vitória brasileira de 3-0 contra a Argentina, Robinho recebeu o prêmio de melhor Jogador da Copa América 2007.

Robinho durante a Copa do Mundo de 2010.

Copa do Mundo de 2010

Robinho comemorando um gol contra o Chile na Copa de 2010.

Foi convocado pelo até então técnico Dunga para a Seleção Brasileira no dia 11 de maio de 2010, foi titular em quase todos os jogos com a seleção na copa, ficando apenas fora do jogo contra Seleção de Portugal no dia 26 de junho de 2010, no qual terminou em 0-0. Fez o primeiro gol no jogo das oitavas de finais contra a Seleção Chilena, neste jogo a Seleção Brasileira ganhou de 3-0. Diante dos Países Baixos, Robinho marcou um gol, mas não conseguiu evitar a derrota por 2-1 nas quartas de finais dessa Copa.

Era Mano Menezes

Mesmo após estar no elenco que saiu da Copa muito criticado, Robinho permaneceu sendo convocado, agora sob o comando de Mano Menezes. Nas primeiras partidas com o novo treinador, recebeu a faixa de capitão da equipe. Apesar de apresentar um futebol aquém do esperado, atuou como titular nos oito primeiros jogos disputados pela "nova" seleção, e foi incluído na lista dos convocados para a Copa América de 2011, realizada no mês de julho.[34] No torneio, a seleção protagonizou um novo fiasco ao ser eliminada pelo Paraguai após desperdiçar todas as cobranças na disputa por pênaltis.

Felipão e nova chance com a Seleção

Em 31 de outubro de 2013, com a Seleção já sob o comando de Luiz Felipe Scolari, Robinho, depois de um hiato de dois anos, voltou a ser convocado. Reacendendo a possibilidade de estar presente em sua terceira Copa do Mundo, o milanista fez parte do grupo que jogou os amistosos diante de Honduras e Chile, nos dias 16 e 19 de novembro, respectivamente.[35] Embora com bom desempenho, Robinho acabou não sendo chamado para o mundial.

Não convocação para a Copa do Mundo de 2014

Ficou de fora da Copa do Mundo de 2014, mesmo presenciando os dois últimos amistosos antes da estreia do torneio, um dos motivos de ficar de fora da lista de 23 atletas que iriam para o mundial foi por conta de estar na época, no banco de reservas do Milan, clube que vem tendo pouco prestígio no cenário do futebol mundial.

Nova chance com Dunga

Teve, novamente, mais chances com o técnico Dunga, que havia assumido a Seleção Brasileira após o fracasso na Copa de 2014, Robinho, foi convocado por conta de uma lesão no jogador Hulk.

Vida pessoal

Em julho de 2009, casou-se com Vivian Juns, com quem manteve um relacionamento durante 11 anos antes de se casar. A cerimônia aconteceu no Guarujá, litoral de São Paulo, e contou com a presença de Kaká, do técnico Dunga e de outros companheiros do Santos. Juntos, o casal teve dois filhos: Robson Júnior, de 2 anos, e Gianluca, com 3 meses. No dia 19 de julho de 2011 o jogador anunciou a sua separação através do Twitter.[36]

Acusações

O jogador foi acusado de estupro de uma jovem brasileira de 18 anos na cidade de Milão em janeiro de 2013. A jovem diz ter saído com Robinho e mais cinco colegas do jogador, sendo assim, considerado um estupro coletivo: depois a jovem admitiu que não teve relações com Robinho. Robinho também foi acusado de ter estuprado uma jovem em 2009, quando jogava no Manchester City, Inglaterra, mas desta acusação ele foi absolvido e em ambos os casos, diz ser inocente.[37]

Estatísticas

Até 27 de fevereiro de 2016.

Clubes

[38]

Clube Temporada Liga Copa Copa da Liga Competições
continentais
Outros¹ Total
Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols
Santos
2001 5 1 5 1
2002 30 10 30 10
2003 32 9 20 6 52 15
2004 37 21 8 4 10 7 55 32
2005 12 7 9 6 14 11 35 24
Total 111 47 37 16 24 18 177 82
Real Madrid
2005-06 37 8 6 4 8 0 51 12
2006-07 32 6 4 1 7 1 43 8
2007-08 32 11 2 0 6 4 2 0 42 15
2008-09 1 0 1 0
Total 101 25 12 5 21 5 3 0 137 35
Manchester City
2008-09 31 14 0 0 0 0 10 1 41 15
2009-10 10 0 1 1 1 0 12 1
Total 41 14 1 1 1 0 10 1 53 16
Santos (emp.)
2010 2 0 8 6 12 5 22 11
Total 2 0 8 6 12 5 22 11
Milan
2010-11 34 14 4 1 7 0 45 15
2011-12 28 6 3 1 8 3 1 0 40 10
2012-13 23 2 1 0 3 1 27 2
2013-12 23 3 2 1 7 1 32 5
Total 108 25 10 3 25 4 1 0 144 32
Santos (emp.)
2014 16 4 5 5 0 0 21 9
2015 4 2 3 1 13 5 20 8
Total 11 6 8 6 13 5 41 17
Guangzhou Evergrande 2015 9 3 0 0 0 0 9 3
Total 9 3 0 0 0 0 9 3
Atlético-MG 2016 0 0 0 0 1 0 1 0 2 0
Total 0 0 0 0 1 0 1 0 2 0
Total na carreira 392 120 39 23 1 0 95 26 53 28 585 196

¹Em outros, incluindo o Campeonato Paulista.

Seleção

[39]

Ano
Jogos Gols
2003 5 0
2004 1 0
2005 16 5
2006 12 2
2007 17 6
2008 11 5
2009 12 3
2010 11 6
2011 7 1
2013 2 1
2014 3 0
2015 4 1
Total 101 30
Legenda
Amistoso não-oficial

Títulos

Santos
Real Madrid
Milan
Guangzhou Evergrande
Seleção Brasileira

Prêmios Individuais

Artilharias

Referências

  1. [1]
  2. [2]
  3. a b «Sem Chelsea, Robinho fecha com o Manchester City como "consolação" - UOL Esporte». Consultado em 1 de Setembro de 2008 
  4. «Robinho acerta com Manchester City por R$ 96 milhões - Abril.com». Consultado em 1 de Setembro de 2008 
  5. «Robinho volta e marca na vitória do Santos - Lancenet». Consultado em 7 de Fevereiro de 2010 
  6. «Oficial: Robinho assina com o Milan - GloboEsporte.com». Consultado em 31 de agosto de 2010 
  7. Milan empata com Roma e conquista o seu 18º Scudetto por antecipação
  8. Brasileiro se destaca, até Gattuso deixa o seu, e com o San Siro lotado, jogadores comemoram a conquista do Scudetto em grande estilo: 4-1
  9. [3]
  10. Berlusconi admite que Robinho está com saudades do Brasil, mas quer segurá-lo
  11. Apesar de recusas, Luis Alvaro não desiste de trazer Robinho e Montillo
  12. Vontade de Robinho de jogar no Fla mobiliza futebol rubro-negro
  13. Flamengo envia empresário à Itália e inicia negociação por Robinho
  14. «Robinho reaparece como titular, dá duas assistências e Milan goleia». Consultado em 8 de Maio de 2013 
  15. Galliani diz que negociação entre Santos e Robinho está encaminhada
  16. Robinho detona Luis Alvaro e descarta volta ao Santos
  17. Após renovar com o Milan, Robinho diz: 'Espero que este seja o meu ano'
  18. «Santos consegue empréstimo, e Robinho chega à Vila nesta semana». GloboEsporte.com. 5 de agosto de 2014 
  19. «Com um a mais, Corinthians bate o Santos e estraga festa de Robinho». GloboEsporte.com. 10 de agosto de 2014 
  20. «Com gol e assistência de Robinho, Santos despacha Londrina na Vila». GloboEsporte.com. 14 de agosto de 2014 
  21. «Com dois golaços, Santos vence dessperado Coritiba na Vila Belmiro». GloboEsporte.com. 13 de setembro de 2014 
  22. «Defesa do Botafogo falha, Robinho aproveita, e Santos vence no Rio». GloboEsporte.com. 1 de outrubro de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  23. «Robinho pedala, deita e rola, e Santos atropela a Portuguesa no Pacaembu». GloboEsporte.com. 22 de fevereiro de 2015 
  24. «Santos leve susto, mas Robinho faz a diferença nos 4 a 2 sobre o Linense». GloboEsporte.com. 1 de abril de 2015 
  25. «Santos bate o Palmeiras nos pênaltis e conquista seu 21º título paulista». GloboEsporte.com. 3 de maio de 2015 
  26. «Robinho não renova e deverá ir para a China. Presidente se emociona; vídeo». Consultado em 30 de junho de 2015 
  27. «Time de Felipão na China confirma chegada de Robinho por seis meses». Consultado em 16 de julho de 2015 
  28. «Robinho reforça o Galo». Consultado em 11 de fevereiro de 2016 
  29. «Fifa.com - Brazil - Croatia». FIFA.com. 13 de junho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  30. «Ronaldo iguala recorde de gols em Copas, Brasil goleia e pega Gana». UOL.com. 22 de junho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  31. «Parreira admite mudar time e escalar reservas contra o Japão». UOL.com. 18 de junho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  32. «Fifa.com - Brazil - Australia». FIFA.com. 18 de junho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  33. «Fifa.com - Brazil - France». FIFA.com. 1 de julho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  34. «Mano inclui Ganso e Pato na lista dos convocados para a Copa América». GloboEsporte.com. 8 de junho de 2011. Consultado em 8 de junho de 2011 
  35. Robinho volta à seleção após 2 anos; Lucas fica fora de amistosos
  36. «Robinho está se separando da mulher e critica inverdades da imprensa - UOL Esporte». esporte.uol.com.br. 19 de julho de 2011 
  37. Robinho é novamente acusado de estupro Folha de S.Paulo - edição de 22 de outubro de 2014
  38. «Football : Robinho» (em inglês). FootballDatabase.eu. Consultado em 31 de março de 2012 
  39. «Player - Robinho» (em inglês). National Football Teams. Consultado em 31 de março de 2012 
  40. a b Messi e Iniesta,los únicos azulgrana del'once '2007
  41. Finalistas, Santos e Palmeiras dominam a seleção do Paulistão
  42. Ronaldinho, Robinho, Brasil e Milan, os melhores do mundo em 2004/05

Ligações externas