Saltar para o conteúdo

Guarulhos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 15: Linha 15:
| fundação = {{dnibr|8|12|1560}}
| fundação = {{dnibr|8|12|1560}}
| gentílico = guarulhense
| gentílico = guarulhense
| lema =
| lema = Vere paulistarum sanguis meus: "O meu sangue é genuinamente paulista"
| prefeito = [[Sebastião Almeida]]
| prefeito = [[Sebastião Almeida]]
| partido = [[Partido dos Trabalhadores|PT]]
| partido = [[Partido dos Trabalhadores|PT]]

Revisão das 20h14min de 6 de novembro de 2011

 Nota: Para clube de futebol, veja Associação Desportiva Guarulhos.
Guarulhos
  Município do Brasil  
Guarulhos.
Guarulhos.
Guarulhos.
Símbolos
Bandeira de Guarulhos
Bandeira
Brasão de armas de Guarulhos
Brasão de armas
Hino
Lema Vere paulistarum sanguis meus: "O meu sangue é genuinamente paulista"
Gentílico guarulhense
Localização
Localização de Guarulhos em São Paulo
Localização de Guarulhos em São Paulo
Localização de Guarulhos em São Paulo
Guarulhos está localizado em: Brasil
Guarulhos
Localização de Guarulhos no Brasil
Mapa
Mapa de Guarulhos
Coordenadas 23° 27' 46" S 46° 31' 58" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Região metropolitana São Paulo
Municípios limítrofes Mairiporã, Nazaré Paulista (N), Santa Isabel (NE), Arujá, Itaquaquecetuba (L), São Paulo (S e O)
Distância até a capital 19 km[1]
História
Fundação 8 de dezembro de 1560 (463 anos)
Administração
Prefeito(a) Sebastião Almeida (PT)
Características geográficas
Área total [2] 318,014 km²
População total (Censo IBGE/2010[3]) 1 222 357 hab.
 • Posição SP: 2º
Densidade 3 843,7 hab./km²
Clima subtropical (Cfb)
Altitude 759 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [4]) 0,798 alto
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 31 966 247,020 mil
 • Posição BR: 10º
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 24 989,21

Guarulhos é um município brasileiro do estado de São Paulo. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 13ª mais populosa do Brasil e a 52ª mais populosa do continente americano. Pertence à Região Metropolitana de São Paulo.

É a cidade não capital estadual mais populosa do Brasil, além de deter o 2º maior PIB do estado e o 9º maior do país.

Etimologia

Segundo algumas fontes, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, o aldeamento dos Índios guaru, da tribo dos guaianases, que integravam a nação tupi. Guaru significa "índio barrigudo" ou "peixe barrigudo". Porém, estudos recentes indicam que os índios que habitavam a região na época da fundação da cidade eram os "maromomi" do tronco etnolinguístico "macro-jê".

História

Ver artigo principal: História de Guarulhos

Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560, pelo Padre jesuíta Manuel de Paiva, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição. Sua origem está ligada à de cinco outros povoamentos que tinham como principal objetivo defender o povoado de São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios.

Àquela época, Guarulhos era um ponto estratégico: fazia divisa com a futura capital paulista e tinha como limites os rios Tietê, ao sul, e Cabuçu, a leste. Na mesma época de sua fundação, nascia também com o mesmo propósito,a vila de São Miguel, hoje Bairro de São Miguel Paulista.

Em 1880, Guarulhos se emancipou de São Paulo, com o nome de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos. O nome atual só foi adotado após a promulgação da Lei nº 1.021, de 6 de novembro de 1906.

O início do século XX foi marcado pela chegada da ferrovia e da energia elétrica (Light & Power), pelos pedidos para instalação da rede telefônica, licenças para implantação de indústrias, de atividades comerciais e pelos serviços de transporte de passageiros.

A anos 30 foi marcada pelos atos de Intervenção Federal, Constituição da Junta Governativa de Guarulhos e pelo Movimento Constitucionalista. (Reflexos da Revolução de 30 - fim da República).

Em 1940 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal, em 1941 o primeiro Centro de Saúde da cidade e dez anos após inaugurou-se a Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos. E nessa década chegaram ao Município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, além das de borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros.

Em 1945 a Base Aérea de São Paulo (BASP) foi transferida do Campo de Marte, em São Paulo, para o bairro de Cumbica, em Guarulhos.

Em 1958 foi constituída a associação de rotarianos da cidade.

Em 1963 foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Guarulhos, hoje, Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).

Em 1985 foi inaugurado o aeroporto de Cumbica, hoje denominado "Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos Governador André Franco Montoro".

Atualmente a Câmara Municipal de Guarulhos conta com 34 vereadores.

Geografia

Ficheiro:502bosque maia.jpg
Bosque maia.

O relevo guarulhense encontra-se sob o domínio do Planalto Atlântico, onde podemos verificar os seguintes tipos de relevo: várzeas, planícies aluviais, colinas, morros e serras. Sua área está inserida na Serra da Mantiqueira. A Serra da Cantareira estende-se ao longo dos limites com Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel, com nomes locais de Serra da Pirucaia, do Bananal, de Itaberaba ou Gil.

O município de Guarulhos apresenta um clima subtropical úmido, com temperatura média anual entre 17 e 21 graus Celsius e geada em alguns lugares durante o inverno. A umidade relativa do ar média anual é de 81,1% e a precipitação pluviométrica é de 1470 mm. Ventos dominantes: SE - NO - E - O. (dados cedidos pelo Ministério da Aeronáutica - Divisão de Meteorologia).

Por sua condição geográfica e climática, Guarulhos apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira e, pela Mata Planaltina ou de Transição. Com a expansão populacional e industrial essa cobertura sofreu grande desgaste.

Altitudes

  • Altitude máxima: 1.422 metros - Pico do Gil (Serra de Itaberaba)
  • Altitude média: 759 metros
  • Altitude mínima: 660 metros que fica localizada na Foz do Ribeirão Jaguarí, com o Rio Jaguarí nas divisas de Guarulhos, Santa Isabel e Arujá.
  • Altitude da sede: 773,14 metros
  • Marco zero: Praça Teresa Cristina, hoje incorporado ao calçadão da rua Dom Pedro II, em frente à igreja matriz Nossa Senhora da Conceição

Clima

Predefinição:Tabela climática da cidade de Guarulhos


Parques e praças

Vista da Serra da Cantareira da torre de controle de Cumbica.

Existe na cidade a reserva estadual da cantareira ou Parque Estadual Cantareira (Núcleo Cabuçu) com 2.550 hectares, a fazenda de Itaverava, algumas áreas localizadas na Tapera Grande, além de pequenos redutos de Mata existentes na cidade, Bosque Maia, Parque Júlio Fracalanza, Aeroporto Internacional, entre outros, preservados pela Legislação de Proteção Permanente.

O Horto Florestal de Guarulhos é uma parte da área total que é classificada como Reserva Biológica, também considerado como área de preservação permanente, foi criado para atender as seguintes finalidades:

  • Multiplicação de espécies vegetais, arbustivas e de forração,
  • Preservação da Fauna e da Flora,
  • Implantação de Reserva Biológica, destinada à preservação dos recursos naturais, pesquisas e educação ambiental.

Além destes parques citados, Guarulhos possui vários pequenos parques, como o Parque Chico Mendes, no distrito de Pimentas.

Subdivisões

Economia

Centro financeiro de Guarulhos, visto a partir da Rodovia Ayrton Senna.

A Economia de Guarulhos começou no período colonial, em 1597 por Afonso Sardinha com a mineração de Ouro na região das Lavras Velhas do Geraldo ou Catas Velhas onde hoje é conhecida apenas como bairro das Lavras. Esse período do ciclo do ouro em Guarulhos durou mais de 200 anos. Com o fim da exploração aurífera vieram depois os ciclos do Tijolo ao longo das várzeas dos rios Tietê, Cabuçu e Baquirivu-guaçu surgindo centenas de olarias na cidade, na maioria pelos imigrantes italianos. Com a introdução do tijolo como material de construção substituindo a taipa de pilão, as olarias em Guarulhos encontrou espaço na economia Paulista. O surgimento das industrias em Guarulhos começou a partir de 1915 com a implantação do ramal da Tramway da Cantareira que acabaram sendo atendidos pela linha ferroviária.

Guarulhos foi considerada a 9ª cidade mais rica do Brasil, em 2007, com um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 27,4 bilhões de reais, o que representa 1,01% de todo PIB brasileiro na época.[6]

Comércio

Com um diversificado setor comercial a cidade apresenta quatro grandes centros de compras.

  • O Shopping Internacional possui o maior parque indoor do Brasil, com mais de 10.000m² (mais de 300 lojas e 15 salas de cinema). É o 36° maior Shopping do Brasil, localizado às margens da Dutra;
  • O Shopping Bonsucesso, localizado próximo a Dutra, contudo no extremo leste da cidade, com mais de 150 lojas se apresenta-se como o segundo maior centro de compras da cidade, contando com ampla gama de lojas e 6 salas de cinema, trazendo grande parte do público da periferia de Guarulhos e de Arujá, este foi ampliado, recebendo importantes lojas e agora tendo, inclusive uma sala de cinema com a tecnologia 3D;
  • Poli Shopping, com mais de 60 lojas está localizado na região central da cidade, onde dispõe da localização como diferencial perante os outros;
  • O município também conta com o chamado Aeroshopping, uma vez que o próprio aeroporto transformou-se em um grande centro de compras.
  • Há ainda a construção de um novo shopping nas imediações da Vila Rio de Janeiro, destinado ao público A e B, contando com mais de 100 lojas.

Contudo há diversos mini shoppings espalhados pelo Centro, pelo bairro do Cecap e Jardim Presidente Dutra.

Na área de autoshoppings o município dispõe de um representante, o Autoshopping recém inaugurado na margem oposta da Rodovia Presidente Dutra (quando comparado ao Shopping Internacional).

Indústrias

Em Guarulhos, estão instaladas diversas indústrias como Puratos, Lincoln Electric, Bauducco, Bardella, Valleo, Aché, Maggion, Pfizer, Karina Plasticos, Europa, Rosset, Yamaha,CIA Lilla, Randon, Tecfil, Infoton Technology, Gerdau, Borlem, CRW Plásticos, ABB, Usiminas, Levorin, Pepsico, Sew, Continental, Fragon e Cummins. É ainda um dos maiores centro de na área de logística, contando com vários Centros de Distribuição como da Riachuelo, C&C, Ponto Frio, Dia e Bauducco.

Transportes

Abriga tranportadoras como Rapidão Cometa, Daiti Express, Amazon Transportes, Mirassol, Nextrans, Unicargas, Costeira Transportes e Serviços e Bertolini.

Demografia

Divisão administrativa de Guarulhos
Vista do distrito de Gopoúva.
  • População Total: 1.221.979
    • Urbana: 1.221.979
    • Rural: 0
    • Homens: 595.043
    • Mulheres: 626.936
Cor/Raça Porcentagem
Brancos 70,6%
Negros 5,0%
Pardos 21,5%
Amarelos 2,1%
Indígenas 0,8%

Fonte: Censo 2010

Infra-estrutura

A cidade conta com inúmeros hospitais públicos e particulares, dentre eles, destacam-se: - Hospital da Unimed; - Hospital Bom Clima; - Hospital Carlos Chagas; - Hospital Stella Maris; - Hospital Seisa; - Hospital Medtour; - Hospital Municipal Pimentas/ Bonsucesso; - Hospital Municipal de Urgências; - Hospital Geral de Guarulhos; - Hospital da Criança; - Hospital e maternidade Jesus, José e Maria; - Hospital Brasil; - Futuro Hospital São João, entre outros.

O trasporte público conta com dois terminais urbanos: Um no Cecap e outro no Pimentas e estão em construção pelo menos mais dois, um no Jardim São João e outro no Taboão.

Atualmente a concessionária responsável pela rodovia Presidente Dutra está ampliando o número de faixas de rolagem entre Cumbica e o Centro, desta forma a cidade contará com 8 faixas no sentido Rio-São Paulo.

Saúde

Transportes

O Aeroporto de Guarulhos.
Ônibus da Empresa de Ônibus Guarulhos S.A., empresa que opera o lote 1 das linhas estruturais da cidade.

O Aeroporto de Guarulhos – Governador André Franco Montoro, também conhecido por Aeroporto Internacional de Cumbica (IATA: GRU, ICAO: SBGR) é o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil, localizado na cidade no bairro de Cumbica e atende a cidade de São Paulo.

Atualmente três empresas operam o sistema de ônibus urbano municipal com linhas estruturais, que fazem a ligação do centro com os terminais nos bairros (Empresa de Ônibus Guarulhos, no lote 1 - azul; Empresa de Ônibus Vila Galvão, no lote 2 - vermelho e Viação Campo dos Ouros (antiga Viação Transguarulhense), no lote 3 - amarelo).

Também há três cooperativas de microônibus que fazem as linhas alimentadoras, aquelas que fazem a ligação entre os bairros periféricos e os terminais nos respectivos bairros (Coopertransguaru, no lote 1 - azul; Cooperbrasil, no lote 2 - vermelho e Cooperlatina, no lote 3 - amarelo).

Recentemente foi inaugurado o Terminal Turístico Rodoviário de Guarulhos que se localiza no bairro Parque Cecap e inicialmente conta com as seguintes empresas e destinos:

  • Viação UTIL: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ouro Preto
  • Viação Cometa: Santos, São Vicente, Praia Grande
  • Viação Atibaia: Atibaia, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões
  • Auto Viação Urubupungá: Osasco
  • Viação Atual: São Paulo (Praça Princesa Isabel)

No dia 23 de outubro de 2011 foi inaugurado o segundo terminal urbano da cidade, localizado entre as Avenidas Juscelino K. de Oliveira e a Estrada do Caminho Velho, que atende toda a região do Pimentas, região em franco crescimento imobiliário.

Rodovias

Principais vias urbanas

Ficheiro:GguarulhosSPSP215SP.JPG
Vista da cidade de Guarulhos
  • Av. Guarulhos liga o Centro à divisa de São Paulo (Penha), através do Viaduto Imigrante Nordestino sobre o Rio Tietê.
  • Av. Aniello Pratici liga a Via Dutra ao Centro de Guarulhos.
  • Av. Emilio Ribas liga o Centro à Vila Galvão.
  • Av. Dr. Timóteo Penteado liga o Centro até o bairro de Vila Galvão indo até a divisa de São Paulo (Vila Nilo) e Rodovia Fernão Dias.
  • Av. Monteiro Lobato liga o Centro ao bairro de Cumbica .
  • Av. Tiradentes liga o Centro até a Av. Otávio Braga de Mesquita no bairro de Vila Barros.
  • Av. Brigadeiro Faria Lima, que liga o bairro Bom Clima ao bairro Cocaia.
  • Av. Papa João Paulo I liga o bairro de Cumbica a Bonsucesso, indo até a divisa com Arujá.
  • Av. Papa Pio XII liga a Av. Monteiro Lobato a Av. Tiradentes, no bairro do Macedo.
  • Av. Paulo Faccini liga a Cidade Maia à Rodovia Presidente Dutra através do estaiado Viaduto Cidade de Guarulhos.
  • Av. Santos Dumont liga o bairro de Cumbica até a divisa com São Paulo (Ermelino Matarazzo).
  • Av. Salgado Filho liga o Centro à Vila Rio de Janeiro.
  • Av. Otávio Braga de Mesquita liga o bairro Macedo até o bairro Taboão.
  • Av. Jamil João Zarif liga o bairro do Taboão até o Conj. Haroldo Veloso.
  • Av. Pedro de Souza Lopes liga os bairros de Vila Galvão ao Cabuçu.
  • Av. Silvestre Pires de Freitas liga o bairro Taboão até a divisa com Mairiporã. Esta via recebe outra denominação: Estrada dos Veigas.
  • Av. Benjamin Harris Hunnicult liga os bairros de Vila Rio de Janeiro ao Cabuçu.
  • Av. José Miguel Ackel liga os bairros de Jardim Cumbica ao Pimentas.
  • Av. Armando Bei (Bonsucesso).
  • Marginal Baquirivu liga a Av. Monteiro Lobato (CECAP) à Av. Jamil João Zarif (Taboão).
  • Anel Viário que liga Vila Galvão até o Parque CECAP. Engloba as avenidas Presidente Tancredo Neves, Antônio de Souza, Humberto de Alencar Castelo Branco, Torres Tibagy e Júlio Prestes. Esta via foi construída por onde passava a Estrada de Ferro Sorocabana (Ramal Guarulhos), conhecida como "Trenzinho da Cantareira".
  • Estr. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira liga os bairros de Bonsucesso e Pimentas, indo até a divisa de São Paulo (Jardim Helena).
  • Estrada David Correa (Cabuçu)
  • Estrada do Recreio (Cabuçu)
  • Estrada Ana Diniz (Cabuçu)
  • Estrada Capuava (Bonsucesso)
Ficheiro:Avenida Paulo Faccini.jpg
Vista da Avenida Paulo Faccini, na área nobre da cidade
  • Estrada Albino Martello (Bonsucesso)
  • Estrada Mato das Cobras (Bonsucesso)
  • Estrada Morro Grande (Bonsucesso/Água Azul)
  • Estrada do Sacramento (Pimentas)
  • Estrada de Itaberaba (Morro Grande até a divisa com o município de Santa Isabel)
  • Estrada Ary Jorge Zeitune (Morro Grande)
  • Estrada do Saboó (Jardim São João até a divisa com Mairiporã)
  • Estrada do Itaim, que liga o bairro dos Pimentas até o município de São Paulo no distrito de Itaim Paulista.
  • Estrada Velha Guarulhos - São Miguel (Cumbica)
  • Estrada da Água Chata (Bonsucesso)
  • Estrada das Lavras (São João/Lavras)
  • Estrada da Parteira (Bonsucesso até a divisa com o município de Arujá)
  • Estrada do Elenco (Taboão/Pq. Santos Dumont)

Educação

A cidade de Guarulhos conta com universidades como a Universidade Federal de São Paulo, Campus de Filosofia e Ciências Humanas em Bonsucesso, desde 2007, Universidade Guarulhos (UnG que originou-se dos Centros Integrados de Ensino Superior Farias Brito, fundado em 1970), Unimesp (originária das Faculdades Integradas de Guarulhos, fundada em 1969), a Faculdade de Tecnologia de Guarulhos FATEC. Além disso o município conta com as seguintes Instituições de Ensino Superior: Faculdades Integradas Torricelli, Eniac, ESPA-Escola Superior Paulista de Administração (Faculdade de Negócios de Guarulhos), Facig, Faculdade IDEPE e FaG - Faculdades de Guarulhos, além de contar com um unidade semi-presencial da Universidade Metodista de São Paulo (localizada nas dependências do Shopping Bonsucesso) e um Campus do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos ministra desde o segundo semestre de 2006 os cursos técnicos em Manutenção e Suporte de Informática e Automação Industrial e ainda cursos de nível superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o período Noturno e para o Diurno superior em Licenciatura em Matemática.

Recentemente a "Faculdades Anhanguera" também adquiriu um campus na cidade, fazendo a oferta de ensino superior na cidade aumentar consideravelmente.

Comunicações

Em 1960 foi criada a Companhia Telefônica de Guarulhos (CTG), numa tentativa de substituir os obsoletos 120 telefones manuais que eram operados pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB).

Em 1962 a CTG operava dois mil terminais telefônicos automáticos, com o prefixo 49. Quando da criação do sistema Telebrás, em 1974 a Telesp adquiriu a CTG, então com sete mil terminais, com a condição de que todas as chamadas telefônicas entre os dois municípios fossem consideradas chamadas locais. Na ocasião o prefixo 49 foi alterado para 209, que em 2003 foi alterado para 6409 e atualmente alterado para 2409. O número de terminais aumentou para 20.000 em 1977.

Sob a administração da Telesp e, posteriormente, da Telefônica, foram criados novos centros telefônicos, além do que já operava no centro da cidade: Ponte Grande, Picanço, Mesquita, Cumbica, Nazaré, Nova Bonsucesso, Parque Continental. Atualmente, mais de trezentos mil telefones servem Guarulhos.

Cultura

A cidade conta com teatros como o Teatro Padre Bento, Adamastor Centro, Adamastor Pimentas e o Teatro Nelson Rodrigues, além de anfiteatros e museus. Além de contar com 21 salas de cinema localizados nos Shoppings Internacional (15 salas) e Bonsucesso (6 salas).

A maior revelação da música de Guarulhos até os dias de hoje é o grupo de rock Mamonas Assassinas .

E a cidade conta ainda com orquestras como Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e Orquestra de Câmara de Guarulhos.

Esporte

Ficheiro:Flamengo Guaru01.jpg
Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira.

O primeiro clube de futebol de Guarulhos foi o Paulista, que atuava onde hoje está localizada a Praça Getúlio Vargas. Hoje o município conta com o Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira - O Estádio do Flamengo. O município de Guarulhos possui duas equipes profissionais de futebol o A.A. Flamengo (Disputando a série A2 da Primeira divisão do Campeonato Paulista) e o A.D. Guarulhos (Disputando a Segunda divisão do Campeonato Paulista).

Panorama da cidade de Guarulhos.

Ver também


Referências

  1. «Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista». Consultado em 24 de janeiro de 2011 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. IBGE – Posição ocupada pelos 100 maiores municípios em relação ao Produto Interno Bruto 30 de outubro de 2010
  7. a b c d e f g h i IPEADATA

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons