Winteraceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaWinteraceae
Drimys winteri

Drimys winteri
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Canellales
Família: Winteraceae
R.Br. ex Lindley
Géneros
Belliolum

Bubbia
Drimys
Exospermum
Pseudowintera
Takhtajania
Tasmannia
Tetrathalamus
Zygogynum

Winteraceae é o nome de uma família de plantas com flor. Inclui 120 espécies de árvores e arbustos, distribuídas por 9 géneros.

As Winteraceae são uma família associada essencialmente ao hemisfério sul e à flora antárctica e podem ser encontradas geralmente em regiões húmidas temperadas e subtropicais do hemisfério sul e também a altitudes mais elevadas nos trópicos húmidos, desde regiões tropicais a regiões temperadas da Malesia, ecozona da Oceânia, leste da Austrália, Nova Zelândia, Madagáscar e da região neotropical. Muitos dos membros da família são fragrantes e são utilizados na produção de óleos essenciais.

A maioria dos géneros está concentrada na Australásia e Malesia. O género Drymis pode ser encontrado na ecozona neotropical, desde o sul do México até às florestas subárcticas da América do Sul meridional. O género Takhtajania possui uma única espécie, T. perrieri, endémica de Madagáscar. Esta família desapareceu do registo fóssil de África há aproximadamente 24 milhões de anos.

A Drimys winteri é uma árvore esguia, nativa das florestas subpolares magelanicas e temperadas chuvosas valdivianas do Chile e Argentina. É cultivada como planta de jardim devido à sua casca cor de mogno-vermelho, pelas suas folhas verde brilhantes e conjuntos de flores branco e creme e de cheiro jasminado. A Tasmannia lanceolata, conhecida também como pimenta-da-Tasmânia, é também cultivada como um arbusto ornamental e cada vez mais para servir de condimento.

Referências[editar | editar código-fonte]

Feild, Taylor S., Brodribb, Tim, Holbrook, N. Michele. (2002). Hardly a Relict: Freezing and the Evolution of Vesselless Wood in Winteraceae. Evolution 2002 56: 464-478.

Commons
O Commons possui multimídias sobre Winteraceae