Companhia Estadual de Energia Elétrica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de CEEE)
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
CEEE
Razão social Companhia Estadual de Energia Elétrica
Tipo Empresa de capital fechado
Indústria Eletricidade
Gênero Empresa pública
Fundação 1 de fevereiro de 1943 (74 anos)[1]
Encerramento 2002
Sede Porto Alegre,  Rio Grande do Sul
Área(s) servida(s) RS
Locais Porto Alegre e outras cidades gaúchas
Proprietário(s) Governo do Rio Grande do Sul
Presidente Paulo de Tarso Pinheiro Machado
Empregados 3.866[2]
Produtos Energia elétrica
Significado da sigla Companhia Estadual de Energia Elétrica
Antecessora(s) Comissão Estadual de Energia Elétrica, União Rio-Grandense de Usinas Elétricas
Sucessora(s) Grupo CEEE

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é uma empresa do setor elétrico brasileiro fundada na primeira metade do século XX. Atua na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica destinados ao suprimento do Rio Grande do Sul.

Em 1997, a CEEE teve a sua área de distribuição dividida em três empresas[3], sendo duas privatizadas (RGE e AES Sul), e apenas parte da área da região metropolitana de Porto Alegre e o litoral gaúcho continuou a ser atendido pela estatal. Na mesma época,a CEEE teve as usinas termelétricas transferidas para o governo federal, formando a CGTEE, permanecendo apenas com as suas usinas hidrelétricas.

Em dezembro de 2006 ocorreu a reestruturação societária da Companhia Estadual de Energia Elétrica[4], em atendimento à Lei Federal 10.848 de 2004, surgindo o Grupo CEEE, formado pela empresa holding denominada Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE Par) e suas duas controladas: a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE GT) e a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D), permanecendo o governo do estado do Rio Grande do Sul com o controle acionário e o poder de gestão de todas as empresas oriundas do processo de reestruturação.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]