Partido Social Democrata (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de PSD (Portugal))
Partido Social Democrata
Partido Popular Democrático PPD/PSD
Presidente Luís Montenegro
Secretário-Geral Hugo Soares
Vice-Presidentes Paulo Rangel
Miguel Pinto Luz
Margarida Balseiro Lopes
António Leitão Amaro
Paulo Cunha
Inês Ramalho
Vogais de direção Rui Rocha
Silvério Regalado
Fermelinda Carvalho
Cristiano Cabrita
Inês Domingos
Rui Ventura
Germana Rocha
Rodrigo Gonçalves
Maurício Marques
Paulo Ribeiro
Sede Rua São Caetano 9, 1249-087, Lapa, Lisboa
Ideologia Conservadorismo liberal[1]
Liberalismo económico[2]
Partido pega-tudo
Historicamente:
Social-democracia [2]
Liberalismo social
Espectro político Centro-direita[3] a direita[4]
Publicação Povo Livre
Ala de juventude Juventude Social Democrata
Membros (2020) 108 437
Afiliação internacional Internacional Democrata Centrista
Afiliação europeia Partido Popular Europeu
Grupo no Parlamento Europeu Grupo do Partido Popular Europeu
Assembleia da República
76 / 230
Parlamento Europeu
6 / 21
Assembleia Legislativa da Madeira
20 / 47
Assembleia Legislativa dos Açores
26 / 57
Presidentes de Câmaras Municipais
114 / 308
Vereadores Municipais
729 / 2 074
Cores Laranja (oficial)
Hino "Paz Pão Povo e Liberdade"
Sigla PPD/PSD
Símbolo eleitoral
Bandeira do partido
Página oficial
www.psd.pt
Francisco Sá Carneiro foi um dos fundadores do PSD e o seu primeiro líder.

O Partido Social Democrata (PPD/PSD)[nota 1] é um partido político português fundado em 6 de maio de 1974 por Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota sob o nome Partido Popular Democrático (PPD). Foi legalizado em 25 de Janeiro de 1975, passando a designar-se a 3 de Outubro de 1976 como Partido Social Democrata (PSD). Sozinho ou em coligação, o PSD liderou 10 Governos na III República Portuguesa (11 com uma iniciativa presidencial). Apesar do nome ‘Social Democrata’, cunhado para disputar espaço político com a centro-esquerda, o PSD é atualmente um partido de centro-direita, com posições conservadoras em questões de costumes e liberais em questões económicas.

A história e a génese do PSD

Social-democracia política vs. Ideologia do PSD

A social-democracia é uma ideologia que surgiu em fins do século XIX e início do século XX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem revoluções, mas por meio de uma evolução democrática. A ideologia social-democrata prega uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário, não sendo o caso do PSD.

Em Portugal, é classificado como um partido de centro-direita. O partido não tomou a designação "social democrata" desde a fundação porque alguns dias antes do seu anúncio público surgiu um partido de direita cristã conservadora com a designação de Partido Cristão Social Democrata (que, no entanto, desapareceu pouco depois). Curiosamente, Adelino da Palma Carlos, o velho aliado político de Sá Carneiro, fundou um outro partido chamado Partido Social Democrata Português em 15 de Julho de 1974, que desapareceu depois do 28 de Setembro de 1974. Por essas razões, só em 1976 o PPD se torna PSD — Partido Social Democrata. A sua organização de juventude que antes se chamava Núcleo da juventude do Partido Popular Democrático passou a chamar-se Juventude Social Democrata (JSD).[6] Os Trabalhadores Social Democratas (TSD) são uma organização enquadrada nos princípios programáticos do PSD, com plena autonomia na sua organização, atividades e funções sindicais e laborais.[7] Para além deste órgão, o partido possui uma estrutura de Autarcas Social Democratas, os Grupos Parlamentares do Partido Social Democrata na Assembleia da República e nas Assembleias Regionais dos Açores e da Madeira e o Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata no Parlamento Europeu e Grupo Europeu Social Democrata, visto que o PSD teve um papel fundamental na integração Europeia desde a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.

A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções económicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista, e uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação económica para promover uma distribuição de renda mais igualitária e um compromisso para com a democracia representativa. A social-democracia que serviu de ponto de referência do PSD resultava, sobretudo, do prestígio que então alcançava o modelo do SPD que, depois de ter abandonado o programático marxismo em 1959, alcançava um enorme prestígio na Europa, principalmente com o estilo de Helmut Schmidt, reformista, humanista personalista de teóricos da Europa central, nórdica e anglo-saxónica, concebeu um projeto adaptado à idiossincrasia de Portugal, apercebendo-se, de antemão, que o espaço socialista de esquerda a centro-esquerda estava já ocupado pelo Partido Socialista. O Partido Social Democrata ocupou, assim, o espaço político destinado a um partido de ideologia social-democrata ao centro, com posições que iam do centro-direita liberal ao centro-esquerda, reformista, personalista e com carácter não-confessional, ou seja, laico, que, de modo peculiar, no caso português, combateu o coletivismo económico e os movimentos marxistas, subsequentes à Revolução de 25 de Abril de 1974, defendendo uma democracia parlamentar e representativa, o Estado Social de Direito e a integração de Portugal na Comunidade Económica Europeia.

A identidade do PSD era, à época, social-democrata, tal como descreve Sá Carneiro: «Numa época em que, em certas sociedades, o poder é pertença de minorias compostas pelos detentores do grande capital e por membros da tecnoestrutura; em que, noutras sociedades, dele se apropriou uma classe burocrática que domina não só todo o aparelho de Estado como todas as estruturas económicas e sociais — ou se quer apropriar uma elite de intelectuais autoiluminados que pretendem pôr em prática os seus dogmas e as soluções mais ou menos originais que conceberam — pergunto-me: poderão as sociais-democracias retirar o exclusivo do poder às minorias oligárquicas, promovendo a sua efetiva transferência a nível político, económico ou social, para toda a população, desde os órgãos do Estado às unidades de produção? (…) O Programa que aprovámos mostra bem que o nosso caminho tem de consistir na construção de uma democracia real. Não basta apenas rejeitar, ainda que claramente, as via oferecidas pelo neocapitalismo e pelo neoliberalismo, por incapazes de resolverem as contradições da sociedade portuguesa e de evitarem a inflação, o desemprego, a insegurança e a alienação nas sociedades que constroem. Não bastam reformas de repartição ou redistribuição de riqueza, sobretudo pela utilização da carga fiscal. Há que introduzir profundas reformas estruturais, que alterem mecanismos do poder e substituam à procura do lucro outras motivações que dinamizem a atividade económica e social. Propomo-nos, assim, construir não apenas uma simples democracia formal, burguesa, mas sim, uma autêntica democracia política, económica, social e cultural. A democracia política implica o reconhecimento da soberania popular na definição dos órgãos do poder político, na escolha dos seus titulares e na sua fiscalização e responsabilização; exige a garantia intransigente das liberdades individuais, o pluralismo efetivo a todos os níveis e o respeito das minorias; não existe se não houver alternância democrática dos partidos no poder, mediante eleições livres, com sufrágio universal, direto e secreto.

A democracia económica postula a intervenção de todos na determinação dos modos e dos objetivos de produção, o predomínio do interesse público sobre os interesses privados, a intervenção do Estado na vida económica e a propriedade coletiva de determinados sectores produtivos; pressupõe ainda a intervenção dos trabalhadores na gestão das unidades de produção. A democracia social impõe que sejam assegurados efetivamente os direitos fundamentais de todos à saúde, à habitação, ao bem-estar e à segurança social; exige ainda a redistribuição dos rendimentos, pela utilização de uma fiscalidade justa e progressiva.

Finalmente a democracia cultural consiste em garantir a todos a igualdade de oportunidades no acesso à educação e à cultura e no favorecimento da expressividade cultural de cada um. (…) A aprovação dos estatutos veio consagrar o carácter eminentemente democrático do Partido, que, aliás, ficou bem expresso na forma como decorreu este Congresso: a participação entusiástica e espontânea de tantos dos delegados prolongou as nossas horas de trabalho, exigiu-nos um esforço suplementar. Mas mostrou bem que a democracia é a única maneira de um grupo, tão numeroso, chegar ao consenso entre variadas opiniões, sem submissão a despotismos iluminados.»[8]

Génese

As raízes do Partido Social Democrata revelam a sua identidade muito peculiar: criado, no início da década de 1970, por Francisco Sá Carneiro, que foi primeiro-ministro de Portugal durante cerca de onze meses, no ano de 1980, advogado de profissão, licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O grupo inicial de Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota contou desde logo com a colaboração de um valioso grupo de jovens professores e assistentes das Faculdades de Direito. De Coimbra vieram Mota Pinto, Barbosa de Melo, Figueiredo Dias, Costa Andrade e Xavier de Bastos; entre os lisboetas, contaram-se Sousa Franco, Rui Machete, Sérvulo Correia, Jorge Miranda e Marcelo Rebelo de Sousa. Na maioria eram docentes de direito político, mas não faltaram penalistas, todos irmanados na defesa do rigor do Estado de Direito.

Ao fundar o PPD, em 6 de maio de 1974, Francisco Sá Carneiro retomava um seu património sistemático, tendo por referencial ideológico o "centro político". Jovem advogado, com 35 anos em 1969, filho do espírito liberal do Porto, militante da Acção Católica, afirmou-se sob a ditadura como o mais coerente dos combatentes pelo Estado de Direito. As suas cartas pessoais a Marcello Caetano, traduziam uma inquietação genuína e alheia a estigmas autopromocionais e carreiristas. Em maio de 1969, por exemplo, indignava-se com o exílio do Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes: "Mas o Senhor D. António, bispo da diocese e da cidade que Vossa Excelência vai, pela primeira vez como Presidente do Conselho, visitar, continua na fronteira, que há quase dez anos não pode atravessar nem mesmo para o enterro da própria mãe." O Bispo, depois amnistiado, endossara a Salazar, em 1958, uma destemida missiva de denúncia. Já desterrado, participara, a convite do Papa João XXIII, na organização do Concílio Vaticano II (1962), e residia em Espanha. À partida, os deputados "liberais", saídos das eleições de 1969, eram franco-atiradores da heterodoxia, sem solução política para as guerras de África, difusamente crédulos na evolução sem rutura. Nenhum programa os unia, forjaram ansiedades. Chamaram-lhes "liberais" por contraponto aos outros, os da antiga e melancólica continuidade. Foram, em larga medida, uma projeção iconográfica da imprensa e do pânico situacionista. Eram úteis a Caetano por traduzirem, além da cosmética, a flexibilização da "Primavera política".

Mas Sá Carneiro, antigo aluno de Caetano, que respeitava, foi politicamente unívoco. Ao integrar as listas da União Nacional, a convite do renovador Melo e Castro, declarou "total independência em relação ao Governo de Marcello Caetano". Melo e Castro não comunicou ao sucessor de Salazar a condição prévia, inédita nos anais do regime. Daí que, em maio de 1971, ao comentá-la, Caetano declarasse a Sá Carneiro que a considerava inaceitável, por implicar a ausência de espírito de disciplina; e que não o teria aceite nas listas se a conhecesse. O deputado lamentou o equívoco e desafiou: "O meu lugar está inteiramente ao dispor". Caetano contemporizou.

Depois da morte prematura de José Pedro Pinto Leite, pivô dos "liberais" e arauto de uma política que designou de "centro reformista",[9] inspiradora de medidas avançadas de Caetano, Sá Carneiro reclamou o seu legado. E foi em nome do "centro reformista", pouco estruturante, que se afirmou como um dos políticos fundamentais surgido após o eclipse de Salazar. O seu discurso espelhou aspirações crescentes das classes médias, o crescimento económico e a Europa democrática como padrão. Nas intervenções parlamentares, Sá Carneiro privilegiou a defesa das liberdades públicas e do primado do Direito e bateu-se pela "democracia de tipo europeu e ocidental". Fora da Assembleia, defendeu presos políticos, incluindo comunistas, como José Pedro Soares, que visitou em Caxias. E em 1972, em entrevista ao República, feita por Jaime Gama, declarou-se "social-democrata". O que era, à época, uma escandalosa heresia. A Assembleia Nacional, espaço ritual de liturgias, tornou-se palco de uma impressiva batalha. Logo em 1969 um ariete da ultradireita, Francisco Casal-Ribeiro, alertava Caetano para a ação de Sá Carneiro e dos seus colegas: "Há líderes, mas com aspeto de "clandestinidade" e acolitados por uma espécie de sublíderes, cuja atividade, dentro e fora da Assembleia Nacional, é preocupante e cuja ação pode, de um momento para o outro, tornar-se explosiva e, porque não dizê-lo, subversiva". A animosidade dos debates, com ecos na opinião pública, apesar da censura, obrigou Caetano a nomear (outubro de 1970) um vigilante líder da maioria alinhada.

O "centro político", que teria expressões avulsas como a SEDES, era periférico num país bipolar e maniqueísta. Entre a direita instalada e a esquerda marxista, clandestina ou tolerada, o Estado Novo deixara a terra de ninguém. Os liberais foram assim remetidos para a periferia, risível para um discípulo de Caetano, André Gonçalves Pereira, que em 1971 lhe assegurava: "Quanto aos liberais, coitaditos, o seu principal defeito é não terem força nenhuma, para além de natural e legitimamente quererem fazer propaganda pessoal". Caetano passou a queixar-se dos "liberais" (ou "cavalos de Troia", labéu da imprensa hostil, que era quase toda) como de trânsfugas ingratos que escaparam ao promotor. Mas Sá Carneiro identificara-se, desde a primeira hora, e também por isso fez do isolamento uma força multiplicável. De tal modo que, em maio de 1971, um Caetano endurecido, de facto refém das Forças Armadas e da sacra missão imperial, advertia Sá Carneiro: "Depois veio a República e a Constituição de 1911. As liberdades foram enunciadas em termos mais amplos. E foi o que se viu: desordem política, confusão social, caos financeiro, miséria económica e, finalmente, um país arruinado que, sem luta, procura na autoridade remédio para os seus males. É bem verdade que a História não ensina os homens." O desacerto entre o ímpeto renovador dos "liberais" e o gradualismo de Caetano ficou um irreparável divórcio no Verão de 1971, durante os trabalhos da revisão da Constituição.

O desígnio democrático transmutara-se em vertigem cívica e Sá Carneiro liderou catorze deputados, subscritores do projeto-lei a defender a eleição do Presidente da República por sufrágio universal. (A eleição direta fora extinta em 1959, após a campanha de Humberto Delgado.) Incrédulo, já com o sentido fatal do cerco que o levaria a pedir por duas vezes a demissão, Caetano criticou Mota Amaral: "Admira-me mesmo que pessoas que dizem apoiar o Chefe do Governo procurem, no presente momento histórico, tão cheio de incertezas e de ameaças, em que o mundo enfrenta uma vaga de anarquia, desarmar o Poder, ou forçá-lo". Como a maioria recusasse discutir o projeto na especialidade, Sá Carneiro e seis outros "liberais" protestaram ruidosamente e saíram do hemiciclo em plena sessão — foi o abandono simbólico da barca caetanista.

A dimensão social da cruzada no hemiciclo tornara-se irreversível e, em 1972, quando a reeleição de Tomás trouxe o sol-posto da abertura, Sá Carneiro sondou Spínola para se candidatar. O governador da Guiné, já em rodagem para a ruptura, ainda mandou avaliar: "Quem eram os liberais, e quantos? Uns gatos pingados, pensei eu". Ao morrer de 1971, os "gatos pingados" deixaram de ser assimiláveis e alimentaram a hipótese de uma "terceira via", entre o autoritarismo e o socialismo. Mas não adquiriram coesão grupal e agiram ao sabor do improviso individualista. Sá Carneiro demitiu-se em 24 de Janeiro, alegando falta de condições para o exercício das funções de deputado. Sintetizou mais de três anos de iniciativas em São Bento: "A única vez que a maioria me deu razão foi quando aceitou a minha renúncia". Mas dedicou-se à escrita, como colunista às vezes censurado do Expresso, criado, em Janeiro de 1973, por Balsemão. O "Congresso dos Liberais" (Julho de 1973), onde a "terceira via" se poderia ter vertebrado, foi uma decepção. Contudo, apesar desse débil gregarismo, os reformistas haviam convertido a sua luta num drama nacional. E suscitavam, em maio de 1973, a repreensão pública de Caetano: "Eu por mim sempre me tive na conta de um liberal, mas não pertenço ao número desses inocentes e não se pode esperar que alinhe na conivência. Penso no exemplo de Kerensky na Rússia, que todavia ainda dispunha de tantas lições de história contemporânea. Ou no de Eduardo Berés, na Checoslováquia." Daí que, entre as confluentes legitimidades do 25 de Abril, a cruzada de Sá Carneiro pela democracia de tipo ocidental se destaque como um património sistemático.

Francisco Pinto Balsemão, membro da chamada Ala Liberal, foi um dos fundadores do PSD e o segundo militante do partido a chegar a primeiro-ministro.

O Partido tem, portanto, em parte, a sua génese na Ala Liberal da Assembleia Nacional, composta por uma geração de políticos adeptos de uma forte liberalização do regime do Estado Novo. Coube a personalidades que pontificaram na Ala Liberal do antes do 25 de Abril, como Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mota Amaral, Joaquim Magalhães Mota, Miller Guerra, entre outros, expôs as fragilidades do regime, influenciando algumas decisões e rompendo com os cânones de uma linha mais dura e pouco flexível que aos pouco foi acabando por ceder. Um total de 30 deputados formaram a "ala liberal" da futura Assembleia sendo Sá Carneiro um dos mais activos elementos do grupo: é neste ambiente que, em parte, o Partido tem a sua génese. Exemplos concretos das acções dos chamados "liberais" como fundamentais na transição da ditadura para Democracia Liberal, contam-se, entre outras, medidas apresentadas aquando do projecto de revisão constitucional em 1970. Dele já constavam a abolição da censura e a proclamação da liberdade de Imprensa; a eliminação dos entraves administrativos à liberdade de associação; a extinção dos tribunais plenários, onde se fazia a paródia de julgamento dos presos políticos; a proibição das medidas de segurança sem termo certo, que, aplicada aos mesmos presos políticos, acabavam por se assemelhar à prisão perpétua; a limitação da prisão preventiva sem culpa formada a um prazo máximo de setenta e duas horas; a inclusão do direito ao trabalho e do direito à emigração na lista dos direitos fundamentais; o reforço dos poderes da Assembleia Nacional e a modernização dos seus métodos de trabalho; a restauração do sufrágio universal para a eleição do Presidente da República; a proibição do veto presidencial às leis de revisão constitucional.

Entre 1970 e 1971, o número de detenções por motivos políticos voltou a aumentar. Os ecos da violência e da ilegalidade dos métodos usados na instrução dos processos foram denunciados por apoiantes dos presos e chegaram à Assembleia Nacional pela voz de Sá Carneiro e de outros deputados "liberais". O recuo no terreno das liberdades expressava uma clara travagem a nível político-institucional naquilo que a chamada Primavera Marcelista continha de promessa de renovação contínua do regime.

Contra isto se insurgiram os deputados da Ala Liberal, que apresentaram várias iniciativas legislativas ao longo do ano de 1972.

Após sucessivas desilusões, os deputados da Ala Liberal foram abandonando a Assembleia. Sá Carneiro foi o primeiro, em 1973, com a famosa expressão "É o fim!", seguindo-se-lhe vários outros. Passaram à oposição, nomeadamente através de artigos publicados no jornal Expresso, fundado por Pinto Balsemão em Janeiro de 1973. Os esforços dos "liberais" terão tido o efeito de desacreditar a experiência marcelista junto de largos sectores das classes médias portuguesas.

Foi, no entanto, na cidade do Porto, sua cidade natal, que o Partido Social Democrata teve a sua génese, em parte, no diálogo entre amigos e colegas dos meios republicanos do Porto, como Miguel Veiga, Artur Santos Silva (pai) ou Mário Montalvão Machado. Sá Carneiro professava o republicanismo e a laicidade como as formas de organização estrutural do Estado Português, como refere na célebre entrevista de 1973 concedida a Jaime Gama no Jornal República: "Os conceitos de catolicismo progressista e de democracia cristã são bastante equívocos para mim — e não aceito enquadrar-me em qualquer deles. Entendo que os partidos políticos — que considero absolutamente indispensáveis a uma vida política sã e normal — não carecem de ser confessionais, nem devem sê-lo. Daí que não me mostre nada favorável, nem inclinado, a filiar-me numa democracia cristã. É evidente que a palavra pode não implicar nenhum conceito confessional e nesse sentido apresentar-se apenas como um partido que adopte os valores cristãos. Simplesmente, em política, parece-me que os valores não têm que ter nenhum sentido confessional e, portanto, se amanhã me pudesse enquadrar em qualquer partido, estou convencido de que, dentro dos quadros da Europa Ocidental aceites, iria mais para um, partido social democrata." Foi no escritório dos maçons Mário Cal Brandão e António Macedo, conhecido como "A Toca", que o Partido Popular Democrático tem, em parte, a sua génese: nestes meios republicanos do Porto de resistência ao Estado Novo, maçons como Artur Santos Silva (pai) e republicanos como Mário Montalvão Machado, defendiam a ideia de criar um partido social-democrata de tipo europeu, para além do PPD/PSD ter sido gerado nos escritórios de Francisco Sá Carneiro e de Mário Montalvão Machado da Rua da Picaria, no diálogo político entre os dois colegas e amigos.[10] A cidade do Porto foi sempre um baluarte dos social-democratas portugueses, embora a sua identidade política também emergiu, secundariamente, em Lisboa, das ideias liberais do Prof. Adelino da Palma Carlos, que teve, no seu Governo: o I Governo Provisório, entre os seus ministros, Francisco Sá Carneiro, e sempre teve, entre os seus militantes e dirigentes, outros «republicanos históricos» e social-democratas que não eram capazes de dar caução ao marxismo teórico em que, na altura, se enredava o PS, como Mário Montalvão Machado, Artur Santos Silva (pai), José Augusto Seabra, Artur Andrade, Artur da Cunha Leal, Olívio França ou Nuno Rodrigues dos Santos, que lhe imprimiram, de algum modo, o seu carácter reformista e humanista. E mesmo, de modo temporário, outros «republicanos históricos» como Emídio Guerreiro.

A social-democracia que, na altura, servia de ponto de encontro a todos estes heterogéneos percursos pouco tinha a ver com o marxismo e os movimentos operários do século XIX. Resulta, sobretudo, do prestígio, repete-se, que então alcança o modelo do SPD que, depois de ter abandonado o programático marxismo em 1959, alcança um enorme prestígio na Europa, principalmente com o estilo de Helmut Schmidt.

Helmut Schmidt, Chanceler da Alemanha Ocidental entre 1974 a 1982. O PSD de Sá Carneiro, que se assumiu como social-democrata em 1974, invocou a prática do SPD de Helmut Schmidt.

Neste sentido, O PSD assume as especificidades que o caracterizam como um partido personalista, para o qual o início e o fim da política reside na pessoa humana; um partido de forte pendor nacional; um partido com valores e princípios claros, permeável à criatividade e à imaginação, aberto à inovação; um partido a favor de um Estado-Providência seguro para organizar a actividade económica, valorizando também o liberalismo político e a livre iniciativa caraterizadora de uma economia aberta de mercado, própria das sociedades contemporâneas que são globalizadas; um partido que é dialogante, aberto à pluralidade de opiniões e à sociedade civil, defensor da moderação e da convivência pacífica entre homens de credos diferentes, herdeiro da tradição universalista portuguesa que é estruturalmente avessa a qualquer forma de xenofobia; um partido empenhado na construção europeia, defensor da identidade nacional e dos valores pátrios que deram corpo à Nação Portuguesa, herdeiro de um sentido atlântico e de uma aliança profunda com os povos de expressão lusa; um partido que, apostando na eficácia, valoriza o humanismo, bem como os grandes princípios da justiça, da liberdade e da solidariedade; um partido não confessional, ou seja, laico; um partido inter-classista, vocacionado para representar as diversas categorias da população portuguesa, e apostado na defesa da cooperação entre as classes sociais como a via mais adequada para a obtenção do bem comum; um partido que aposta no reconhecimento do mérito e na capacidade de afirmação pessoal e social, cada vez mais necessárias numa sociedade onde cresce o espaço para a realização das capacidades individuais e onde importa distinguir os talentos pessoais.

O PSD afirma-se como um Partido de bases activas e militantes. Os dirigentes locais do PSD afirmam-se na primeira linha do combate político, na defesa dos seus princípios e na defesa dos anseios das populações dos respectivos Concelhos, Distritos e Regiões Autónomas, bem como foi um Partido que se empenhou na Autonomia Administrativa dos Açores e da Madeira. O Partido Social Democrata, desde a sua fundação, sempre se assumiu como o Partido da Autonomia. Assim, as estruturas do PSD nos Açores e na Madeira dispõem de autonomia, num modelo de solidariedade recíproca bem-sucedida, que tem potenciado a sua implantação e a sua adequação à realidade insular.

Após o 25 de Abril

Mota Pinto, que encabeçava o chamado "grupo de Coimbra" do PSD, foi o terceiro primeiro-ministro do partido e faleceu dias antes do congresso da Figueira da Foz, em Maio de 1985.

Francisco Sá Carneiro durante vários anos combateu a ordem estabelecida após a Revolução dos Cravos, visto que queria o Governo e o Parlamento, e não o Conselho da Revolução e a Assembleia do Movimento das Forças Armadas, como órgãos de soberania.

Aliança Democrática (1979–83)

Sá Carneiro venceu as eleições legislativas de 1979 em coligação com o CDS de Diogo Freitas do Amaral e o PPM de Gonçalo Ribeiro Telles (a coligação chamava-se Aliança Democrática). O PSD haveria de participar em todos governos de Portugal nos 16 anos seguintes, mas o primeiro governo de centro-direita foi de curta duração: Sá Carneiro morreu na noite de 4 de Dezembro de 1980, em circunstâncias trágicas e nunca, até hoje, completamente esclarecidas, quando o avião no qual seguia se despenhou em Camarate, pouco depois da descolagem do aeroporto de Lisboa, quando se dirigia ao Porto para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o General António Soares Carneiro. Juntamente com ele faleceu o Ministro da Defesa, o democrata-cristão Adelino Amaro da Costa, bem como a sua companheira Snu Abecassis, para além de assessores, piloto e co-piloto. Nesse mesmo dia, Sá Carneiro gravara uma mensagem de tempo de antena onde exortava ao voto no candidato apoiado pela AD, ameaçando mesmo demitir-se caso Soares Carneiro perdesse as eleições (o que viria de facto a suceder três dias mais tarde, sendo assim o General António Ramalho Eanes reeleito para o seu segundo mandato presidencial). Dada a sua trágica morte, pode-se muito bem especular sobre se teria ou não demitido em função dos acontecimentos subsequentes… Ainda hoje há duas teses relativas à sua morte: a de acidente (eventualmente motivado por negligência na manutenção de um avião que não era novo), ou a de atentado (nesse último caso, desconhecendo-se quem o perpetrara e contra quem teria sido ao certo — Sá Carneiro ou Amaro da Costa).

O PSD e o governo passam a ser liderados por Francisco Pinto Balsemão (1981-1983), que assumiu o governo umas semanas após a morte de Sá Carneiro. Balsemão demitiu-se em Dezembro de 1982 na sequência de um mau resultado nas eleições autárquicas de 1982, num contexto de grave crise económica.

Bloco Central (1983–85)

O PS vence as eleições legislativas antecipadas de 1983, mas não consegue conquistar uma maioria. Na altura, Portugal estava a viver uma grave crise económica; o PS (liderado por Mário Soares) e o PSD (liderado por Nuno Rodrigues dos Santos) acabam por decidir formar uma aliança de governo — o chamado Bloco Central — para assegurar a estabilidade política e aplicar as medidas necessárias para enfrentar a crise. Do lado do PSD, Carlos Alberto Mota Pinto é designado para ser vice-primeiro-ministro. Ainda em 1983, o governo do Bloco Central pede um resgate ao FMI, o qual é concedido e acaba por durar até 1985, fazendo com que este governo de coligação fique marcado pela aplicação de duras medidas de austeridade. Nuno Rodrigues dos Santos morreu em Abril de 1984 e Carlos Alberto da Mota Pinto sucede-lhe como Presidente do PSD.

Em Fevereiro de 1985, Mota Pinto demitiu-se da liderança do PSD e do cargo de vice-primeiro-ministro, devido à crescente oposição interna.[11] Estava agendado um congresso do PSD para 18 e 19 de Maio, onde possivelmente Mota Pinto poderia concorrer (e eventualmente ser relegitimado). Contudo, em 6 de Maio de 1985 Carlos Mota Pinto morre.[11]

Cavaquismo (1985–95)

Aníbal Cavaco Silva foi primeiro-ministro de Portugal entre 1985 e 1995 e Presidente da República entre 2006 e 2016. Cavaco Silva conquistou as duas únicas maiorias absolutas do PSD em solitário e foi o primeiro militante do partido a chegar a Presidente da República. Os 10 anos de "Cavaquismo" foram geralmente marcados por crescimento económico e pela modernização do país, que permitiram uma convergência sem precedentes com a média dos países da Europa Ocidental.

Em 18-19 de Maio de 1985, num histórico congresso realizado na Figueira da Foz, Aníbal Cavaco Silva, que havia sido Ministro das Finanças do Governo de Sá Carneiro, vence a corrida à liderança do partido, quando inicialmente nem sequer era candidato. Cavaco Silva rompe com o Bloco Central e são convocadas eleições legislativas antecipadas.

O PSD venceria as eleições legislativas de 1985, sem maioria absoluta. Os projectos do Governo necessitavam de equilíbrio com a terceira força parlamentar, o recém-criado Partido Renovador Democrático, inspirado pela figura política de Ramalho Eanes. Até 1987, o equilíbrio manteve-se, mas uma moção de censura, nesse último ano, fez cair o governo minoritário do PSD.

Convocadas eleições legislativas antecipadas para Julho de 1987, o PSD torna-se então o primeiro partido político português a atingir a maioria absoluta parlamentar após o 25 de Abril. Cavaco Silva viria a obter nova maioria absoluta nas eleições legislativas de 1991 para mais quatro anos.

À data de 1995, os 10 anos de governo de Cavaco Silva tinham sido marcados, na sua maioria, por um significativo crescimento económico e modernização de Portugal, o que resultou numa aproximação sem precedentes do PIB per capita e dos padrões de vida de Portugal com a média dos países da Europa Ocidental. Contudo, a partir de 1992, devido aos efeitos da crise cambial do Sistema Monetário Europeu, Portugal entrou em crise económica: o crescimento abrandou em 1992 e Portugal entrou em recessão em 1993, o que levou o governo de Cavaco Silva a tomar impopulares medidas de austeridade fiscal. O terceiro governo de Cavaco Silva também foi marcado por medidas controversas como um grande aumento das propinas no Ensino Superior (o que levou a largos protestos dos estudantes), o aumento de 50% nas portagens na Ponte 25 de Abril (que levou a uma das maiores manifestações desde a revolução do 25 de Abril: o bloqueio da Ponte em 24 de Junho de 1994) e a persistência em continuar com a construção da Barragem de Foz Côa. O crescimento económico regressou a partir de 1995, mas a relação dos portugueses com Cavaco Silva já não era a mesma que lhe tinha dado a segunda maioria absoluta quatro anos antes.

Oposição (1995–02)

Fim do Cavaquismo (1995–96)

Em Fevereiro de 1995, Cavaco Silva (ainda primeiro-ministro), anunciou que não se ia candidatar a um quarto mandato como Primeiro-Ministro e que ia deixar a liderança do PSD. Contudo, Cavaco Silva esperava que o PSD continuasse a governar Portugal depois de 1995: o seu Ministro da Defesa, Fernando Nogueira foi eleito Presidente do PSD para contestar as eleições legislativas de outubro de 1995 e Cavaco Silva pretendia candidatar-se a Presidente da República nas eleições presidenciais de 1996. O PSD obteve um fraco resultado nas legislativas de Outubro de 1995, o que leva à demissão de Fernando Nogueira; António Guterres torna-se primeiro-ministro de um governo minoritário do PS, fazendo com que, pela primeira vez desde 1980, o PSD não participasse num governo de Portugal. Em Janeiro de 1996, Cavaco Silva perde as eleições presidenciais para o socialista Jorge Sampaio, pelo que o PS passa a deter quer o governo quer a Presidência de Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa (1996–99)

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente do PSD entre 1996 e 1999 e Presidente da República desde 2016

Em 1996, Marcelo Rebelo de Sousa assume a liderança do PSD, substituindo Fernando Nogueira. A liderança de Marcelo Rebelo de Sousa foi marcada por uma aproximação ao governo de António Guterres, tendo o PSD viabilizado três Orçamentos do Estado do governo. Marcelo Rebelo de Sousa também reatou as relações institucionais entre o PSD e o PCP,[12] que estavam cortadas há cerca de 20 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos promotores da adesão do PSD ao Partido Popular Europeu (até 1996 o PSD era membro do Partido da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa).

A liderança de Marcelo Rebelo de Sousa é ainda marcada pela realização de dois referendos nacionais, no ano de 1998, cuja iniciativa partiu do líder do PSD, que viu também as suas posições saírem vencedoras.[13] O primeiro foi o referendo nacional sobre a questão do aborto, em 28 de Junho: vitória do não (50,91%) — ainda que com quase seis milhões de eleitores (68,06%) a optarem pela abstenção. O segundo foi o referendo sobre a regionalização administrativa, a 8 de Novembro: 63,59% dos votantes são contrários à proposta de reforma administrativa; abstenção de 51,3%.

A rutura com o líder do CDS-PP, Paulo Portas, com quem Marcelo preparava uma aliança política, resultou no fim do seu consulado no PSD.[13] Como tal, foi já sob a presidência de José Durão Barroso que o PSD se apresentou nas eleições legislativas de 1999.[14]

A ascensão dos liberais: Durão Barroso (1999–04)

Durão Barroso foi primeiro-ministro entre 2002 e 2004. O seu governo foi marcado por políticas de austeridade e consolidação orçamental delineadas pela Ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite. Barroso foi subsequentemente Presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014.

Em Maio de 1999, Durão Barroso, um liberal que fora ministro de Cavaco Silva e que regressara a Portugal após a conclusão do seu doutoramento nos EUA, é eleito como sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa. O PSD perde as eleições legislativas de outubro de 1999 (pelo que Guterres é reeleito para um segundo mandato como primeiro-ministro). Como consequência, a liderança de Barroso é contestada; Barroso consegue ser reeleito por uma escassa margem contra Pedro Santana Lopes no Congresso de Viseu em Fevereiro de 2000. Nas eleições presidenciais de Janeiro de 2001, Joaquim Ferreira do Amaral, o candidato do PSD e antigo ministro de Cavaco Silva, perde contra o incumbente Jorge Sampaio. Contudo, uma série de acontecimentos ao longo de 2001 fazem com que o governo de António Guterres sofra danos na sua popularidade e credibilidade: em Março ocorre a tragédia de Entre-os-Rios, ao longo do ano o crescimento económico abranda significativamente e intrigas no interior do PS danificam a autoridade de Guterres. Em Dezembro de 2001, o PS de António Guterres sofre um resultado desastroso nas eleições autárquicas; por outro lado, o PSD tem o melhor resultado em eleições autárquicas, conquistando 159 câmaras municipais (incluindo as dos maiores municípios, tais como Lisboa, Porto, Coimbra, Sintra e Vila Nova de Gaia).

Governo de coligação PSD–CDS: Durão Barroso e Santana Lopes (2002–05)

Na sequência do mau resultado do PS nas eleições autárquicas de dezembro de 2001, António Guterres demite-se do cargo de primeiro-ministro e de líder do PS. O Presidente Jorge Sampaio convoca eleições antecipadas para Março de 2002, que o PSD vence, embora sem maioria absoluta, tendo de recorrer a uma coligação com o CDS-PP de Paulo Portas.

Na altura, Portugal estava a entrar num período de crise económica que acabaria por levar a uma estagnação de mais de uma década. Portugal tinha entrado no Euro e tinha ultrapassado o limite do défice orçamental. O governo de coligação de Durão Barroso foi marcado pela introdução de fortes medidas de austeridade e consolidação orçamental, delineadas pela Ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite.

Em Junho e Julho de 2004 a crise na escolha de candidatos para a presidência da Comissão Europeia faz com que surja um convite a Durão Barroso para aceitar concorrer ao cargo. Durão pondera e decide apresentar a sua demissão de primeiro-ministro ao presidente da República, Jorge Sampaio, que convida o seu entretanto eleito sucessor na liderança partidária, Pedro Santana Lopes, para o cargo de líder do governo, o que provoca a demissão do líder do Partido Socialista, Eduardo Ferro Rodrigues.

Oposição (2005–11)

O governo de Santana cai após apenas quatro meses, por iniciativa de Jorge Sampaio, que decide convocar eleições antecipadas para Fevereiro de 2005. Estas eleições legislativas de 2005 seriam ganhas pelo Partido Socialista, então recém-liderado por José Sócrates. Santana Lopes não conseguiu controlar o défice orçamental, pelo que o governo de Sócrates, ao qual o PSD fazia oposição, foi inicialmente também marcado por austeridade num contexto de crise e estagnação económica.

O líder seguinte foi Luís Marques Mendes, eleito no congresso de Pombal, após Pedro Santana Lopes ter convocado um congresso extraordinário na sequência da derrota nas eleições legislativas. Porém, Marques Mendes sofreu uma intensa oposição interna e acabou por ser vencido por Luís Filipe Menezes em 28 de Setembro de 2007, em eleições directas. Este, foi líder da Comissão Política Nacional do PSD entre 28 de Setembro de 2007 e 18 de abril de 2008, tendo apresentado a sua demissão devido a pressões constantes sobre a sua liderança, originadas pela oposição interna. Sucedeu-lhe, então, Manuela Ferreira Leite, eleita em 31 de maio de 2008, com 37,6 % dos votos. Em segundo lugar das directas do partido ficou Pedro Passos Coelho, com 31,7 % dos votos, seguindo-se Pedro Santana Lopes, com 29,8 % e Patinha Antão, com 0,7 % dos votos.

Governo de coligação PSD–CDS: Passos Coelho (2011–15)

A solidificação do liberalismo económico

A liderança de Manuela Ferreira Leite não resistiria, porém, à derrota nas eleições legislativas de 2009, embora o partido tivesse obtido uma surpreendente vitória nas eleições europeias realizadas escassos meses antes. Sucedeu-lhe Pedro Passos Coelho, que venceu as eleições diretas de 27 de Março de 2010 com 61,06% dos votos, derrotando Paulo Rangel, Aguiar-Branco e Castanheira Barros,[15] e acabaria por se tornar primeiro-ministro ao vencer as eleições legislativas de 2011. Sem maioria absoluta, o PSD viu-se obrigado a reeditar a coligação com o CDS/PP para formar governo. Passos Coelho assumiu desde logo um programa economicamente liberal, virando ideologicamente o partido à direita e afastando-se da matriz moderada do PSD.[16] Governando sob o programa de assistência financeira da Troika, o governo de Passos Coelho apostou por uma política de privatizações em massa, flexibilização do mercado de trabalho e cortes de salários e pensões, o que acabou por provocar largos protestos no país (notavelmente as manifestações de 15 de Setembro de 2012) e uma demarcação clara de dois grupos dentro do PSD — um de tendência mais liberal (encabeçado pelo próprio Passos Coelho) e outro mais ligado ao centro, ligado a figuras como Rui Rio, Manuela Ferreira Leite[17] (que se aproximou da ala mais social, em detrimento da liberal) ou José Pacheco Pereira.[18]

Oposição (2015–atualmente)

Passos Coelho, foi primeiro-ministro de Portugal de 2011 a 2015, num contexto em que Portugal tinha sido intervencionado externamente, após o governo de José Sócrates ter chamado a Troika.

Oposição mais à direita: Passos Coelho (2015–18)

O PSD acabaria por passar à oposição após as eleições legislativas de 2015, ao falhar a maioria absoluta em conjunto com o CDS-PP. Na sequência destas eleições, o PS de António Costa forma um governo com o suporte parlamentar do Bloco de Esquerda, PCP e PEV. Passos Coelho era crítico das políticas do governo de Costa de redução e reversão da austeridade, temendo que levassem a uma nova crise financeira, possivelmente com necessidade de um novo resgate da Troika.[19][20] Em 19 de Julho de 2016, Passos Coelho anunciou abertamente uma data para o início desse possível colapso da economia: numa reunião com deputados do PSD disse "Aproveitem bem as férias, que em Setembro vem aí o diabo".[21] As previsões de Passos Coelho acabaram por não se concretizar: em 2016 o governo obteve um défice orçamental de 2,1% (o mais baixo da Terceira República)[22][23] e em 2017 a economia de Portugal cresceu 2,7% (o maior crescimento desde 2000),[24] o que afetou a credibilidade da estratégia de Pedro Passos Coelho para regressar ao governo.[25][26] Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD obteve o pior resultado da sua história, ficando mesmo em terceiro lugar nos municípios de Lisboa e Porto, o que levou a que Passos Coelho anunciasse que não se iria recandidatar nas eleições internas previstas para Janeiro de 2018.

Em 2017, o PSD votou a favor da abolição do limite de angariação de fundos por parte de partidos políticos, juntamente com o PS, PCP, BE e PEV, permitindo assim que todos os partidos aceitem de forma ilimitada "donativos" de entidades privadas que, no entanto, não são obrigados a revelar.[27][28][29][30] Apesar de discordar com a proposta, o presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa aprovou-a em 2018.[31][32][33]

Oposição ao centro: Rui Rio (2018–22)

Nas eleições diretas de Janeiro de 2018, a disputa deu-se entre candidatos das duas tendências — Pedro Santana Lopes representou a tendência economicamente liberal mais à direita (do antecessor Passos Coelho), enquanto Rui Rio encabeçou a ala mais moderada.[34] Este último acabou por ser eleito líder do partido com 54,37% dos votos.[35]

Em abril de 2018, logo após ser eleito presidente do PSD, Rui Rio assinou, em nome do PSD, dois acordos com o PS, liderado pelo primeiro-ministro, António Costa, versando sobre a descentralização de competências para as autarquias locais e os fundos europeus do programa comunitário Portugal 2030.[36]

Em janeiro de 2019, num sintoma da forte turbulência interna ao nível do PSD e de contestação à liderança de Rui Rio, Luís Montenegro anunciou a intenção de disputar a liderança do PSD, tendo Rui Rio recusado convocar eleições internas antecipadas, não deixando, no entanto, de submeter a sua comissão política a uma moção de confiança, que foi aprovada no conselho nacional do PSD, pelo que Luís Montenegro não logrou disputar a liderança do PSD no imediato.[37]

Nas eleições europeias de 2019, o PSD obteve o seu pior resultado de sempre a concorrer sozinho, tendo 21,94% dos votos a nível nacional e chegando a mínimos históricos nas zonas de maior densidade populacional, como por exemplo em Lisboa onde conseguiria apenas 16,44% dos votos e em Setúbal onde conseguiria apenas 10,33% dos votos. Ainda foi mais afetado no Alentejo, tendo apenas 8,81% dos votos no distrito de Beja.

Em fevereiro de 2020, Rui Rio venceu as eleições diretas do PSD contra Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, tendo disputado uma inédita segunda volta contra Luís Montenegro. Em outubro desse ano, o PSD, tendo ficado em 2.º lugar nas eleições regionais dos Açores, regressou à presidência do Governo Regional dos Açores e formou uma coligação com o CDS-PP e o PPM, tendo os três partidos assinado um acordo de incidência parlamentar com o Chega e, ainda, um acordo de incidência parlamentar apenas entre o PSD e a Iniciativa Liberal. O ato significou o fim de 24 anos de governos regionais açorianos liderados pelo PS, que perdeu, em 2020, a maioria absoluta de que dispunha na assembleia legislativa dos Açores desde 2000. No entanto, a contradição entre o posicionamento centrista de Rui Rio e a assinatura de um acordo de incidência parlamentar com um partido de extrema-direita foi alvo de grande polémica por parte da opinião publicada. Rui Rio alegou que estava em causa uma decisão no âmbito da esturutra regional do PSD nos Açores, mas que, ainda assim, admitia um acordo a nível nacional entre o PSD e o Chega, desde que este último moderasse as suas posições.[38]

Em novembro de 2021, após a dissolução da Assembleia da República e o anúncio da convocação de eleições legislativas antecipadas para 2022, as eleições diretas do PSD foram antecipadas, tendo Rui Rio defrontado Paulo Rangel e saído novamente vencedor, disputando assim as eleições legislativas de 2022.

Nas eleições legislativas de 2019 e nas eleições legislativas de 2022, o PSD obteve resultados eleitorais abaixo dos 30%. Em 2022, Rui Rio convocou eleições diretas antecipadas no PSD, perante o mau resultado obtido pelo partido nas eleições legislativas antecipadas, das quais resultou uma maioria absoluta do PS, liderado por António Costa.[39]

A liderança da oposição de Rui Rio ficou marcada por um posicionamento ideológico expresso no slogan das campanhas para as eleições internas no partido, Portugal ao Centro. Em questões de costumes, embora mantendo a tradicional liberdade de voto do PSD, Rui Rio assumiu um posicionamento contrário à maioria dos dirigentes e militantes do partido, anunciando o voto a favor da despenalização da morte medicamente assistida e a sua oposição à convocação de um referendo sobre o tema. Uma vez que esta tomada de posição contrariava uma moção aprovada no congresso nacional do PSD, de 2018, segundo a qual a comissão política nacional do PSD deveria defender a realização de um referendo sobre a despenalização da morte medicamente assistida, o conselho nacional de jurisdição do PSD apreciou uma queixa de um militante do partido contra Rui Rio, tendo decidido pela sua absolvição.[40][41]

Oposição de centro-direita: Luís Montenegro (2022–presente)

Luís Montenegro, atual Presidente do Partido Social Democrata.

Após Rui Rio ter anunciado que abandonaria a liderança do PSD após o péssimo resultado nas legislativas de 2022,[42] as novas diretas tiveram lugar 8 meses depois da última. Luís Montenegro foi o primeiro a candidatar-se, seguindo-se o ex-ministro Jorge Moreira da Silva. As eleições tiveram lugar a 28 de maio de 2022, e Luís Montenegro conseguiu uma vitória com 72,48% dos votos.[43] Tomou posse no 40.º Congresso Nacional do PSD, de 1 a 3 de julho, no Porto.

A liderança de Luís Montenegro apresenta-se menos contestada do que a do seu antecessor, tendo Luís Montenegro uma atitude de oposição ativa ao governo maioritário, liderado por António Costa, não deixando de assumir, pontualmente, uma atitude de oposição colaborante, o que ficou patente no acordo estabelecido entre PS e PSD para a metodologia de escolha da localização do novo aeroporto da região de Lisboa.[44][45] Relativamente à liderança de Rui Rio, Luís Montenegro corporiza uma liderança conservadora nos costumes.[46]

Ideologia do partido

O Partido Social Democrata é um partido não confessional,[47] ou seja, tem carácter laico. O laicismo é uma doutrina política e social que defende e promove a separação do Estado das igrejas e das comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa. Assim o PSD opõe-se simultaneamente ao ateísmo de Estado e à teocracia. Reconhece porém a matriz essencialmente humanista cristã dos cidadãos portugueses, frequentemente mediada pela Igreja Católica Romana.[47]

O PSD preconiza o regime republicano como forma de governo: forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelos cidadãos para ser o chefe de país. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país. Entre a facão social-democrata do PSD (tal como na população portuguesa em termos estatísticos), o catolicismo romano é maioritário, apesar da social-democracia, no Centro da Europa continental e da Europa Nórdica estar ligada, principalmente, aos cristãos protestantes,[48] principalmente sobre a forma de socialismo cristão ou semelhante.[49] O S.P.D. alemão, por exemplo, é eleitoralmente forte junto à população alemã de confissão luterana (e protestante em geral) e nas regiões norte e leste da Alemanha.[50]

O PSD começou por ser um partido que se situava em sintonia com o centro-esquerda da social-democracia, nunca tendo ultrapassado uma posição de liberalismo reformista de centro-direita que lhe deu Aníbal Cavaco Silva[51][52] e também Sá Carneiro, durante o tempo da Aliança Democrática, num tempo de reativar a Economia portuguesa. Difundir o pensamento de cooperação no mundo do trabalho, defender a democracia política, económica, social e cultural inspirada nos valores do Estado de Direito, lutar pela garantia dos Direitos Humanos civis e políticos dos cidadãos, defender a democracia, a liberdade e a independência sindicais são alguns dos objetivos do partido. Com a liderança de Pedro Passos Coelho, a ideologia do partido e de parte dos seus apoiantes moveu-se para a direita sob a forma de liberalismo económico, em sintonia com o conservadorismo social já existente no partido.

O PSD tem sido um dos principais partidos a propor alterações na Lei de Nacionalidade no sentido de abranger um maior número de luso-descendentes. A recente alteração na referida lei, de 2006, originou-se de proposta do deputado Neves Moreira, passando a permitir um processo mais facilitado para os netos de portugueses adquirirem a nacionalidade derivada (naturalização), caso seus pais tenham falecido sem a nacionalidade portuguesa.

O partido luta pela ampliação dos direitos dos luso-descendentes, tendo proposto, em Dezembro de 2009, nova alteração com vistas a garantir a nacionalidade originária (dupla cidadania) a netos de portugueses nascidos no estrangeiro cujos pais faleceram sem obter a nacionalidade portuguesa. Ainda neste âmbito, o PSD foi contra a alteração que restringe o direito a voto dos emigrantes portugueses ao escrutínio presencial, temendo o alijamento de direito inalienável a todo cidadão português. Segundo alega o partido, muitos emigrantes portugueses localizam-se em regiões distantes da rede consular, que recentemente sofreu redução, dificultando assim o exercício do voto.

Política externa

O PSD é um partido europeísta e pro-UE, que defende a integração europeia e a permanência de Portugal na União Europeia.[53][54] Apoiou também a adoção do euro. O partido defende uma maior aproximação aos EUA e a uma maior relação bilateral entre Portugal e os EUA, também é pró-OTAN e defende o reforço da presença portuguesa na OTAN.[54][55] O PSD defende que os gastos militares cheguem à meta de 2%. Assim o partido tem posições favoráveis ao atlantismo.[54]

Filiação Internacional

O PSD está filiado, a nível internacional, na Internacional Democrata Centrista[56] e no Partido Popular Europeu.[57] Anteriormente, pertenceu à Internacional Liberal quando foi rejeitada a sua entrada nos sociais-democratas europeus, onde pertence o Partido Socialista. Com a gradual mudança do PSD do centro-esquerda para o centro-direita, passou a aderir no Partido Popular Europeu, onde se insere também o CDS-PP.

Resultados Eleitorais

Eleições legislativas

Data Líder Cl. Votos % +/- Deputados +/- Status
1975 Francisco Sá Carneiro 2.º 1 507 282
26,39 / 100,00
81 / 250
1976 2.º 1 335 381
24,35 / 100,00
Baixa2,04
73 / 263
Baixa8 Oposição
1979 Aliança Democrática
80 / 250
Aumento7 Governo
1980
82 / 250
Aumento2 Governo
1983 Carlos Alberto da Mota Pinto 2.º 1 554 804
27,24 / 100,00
75 / 250
Baixa7 Governo (Bloco Central)
1985 Aníbal Cavaco Silva 1.º 1 732 288
29,87 / 100,00
Aumento2,73
88 / 250
Aumento13 Governo
1987 1.º 2 850 784
50,22 / 100,00
Aumento20,35
148 / 250
Aumento60 Governo
1991 1.º 2 902 351
50,60 / 100,00
Aumento0,38
135 / 230
Baixa13 Governo
1995 Fernando Nogueira 2.º 2 014 589
34,12 / 100,00
Baixa16,48
88 / 230
Baixa47 Oposição
1999 José Manuel Durão Barroso 2.º 1 750 158
32,32 / 100,00
Baixa1,80
81 / 230
Baixa7 Oposição
2002 1.º 2 200 765
40,21 / 100,00
Aumento7,89
105 / 230
Aumento24 Governo
2005 Pedro Santana Lopes 2.º 1 653 425
28,77 / 100,00
Baixa11,44
71 / 230
Baixa34 Oposição
2009 Manuela Ferreira Leite 2.º 1 654 777
29,11 / 100,00
Aumento0,34
81 / 230
Aumento10 Oposição
2011 Pedro Passos Coelho 1.º 2 159 742
38,65 / 100,00
Aumento8,54
108 / 230
Aumento27 Governo
2015 Portugal à Frente
89 / 230
Baixa19 Governo (outubro-novembro de 2015)
Oposição (novembro de 2015-2019)
2019 Rui Rio 2.º 1 457 704
27,76 / 100,00
79 / 230
Baixa10 Oposição
2022 2.º 1 571 811
27,83 / 100,00
Aumento0,07
77 / 230
Baixa2 Oposição
2024 Luis Montenegro Aliança Democrática
79 / 230
Aumento2 Governo
Resultados por círculo eleitoral

Açores

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 85 788
59,3 / 100,0
5 / 6
1976 1.º 62 996
49,5 / 100,0
Baixa9,8
4 / 6
Baixa1
1979 1.º 67 598
52,0 / 100,0
Aumento2,5
3 / 5
Baixa1
1980 1.º 68 663
57,0 / 100,0
Aumento5,0
4 / 5
Aumento1
1983 1.º 58 536
54,5 / 100,0
Baixa2,5
3 / 5
Baixa1
1985 1.º 50 137
48,3 / 100,0
Baixa6,2
3 / 5
Estável
1987 1.º 63 450
66,7 / 100,0
Aumento18,4
4 / 5
Aumento1
1991 1.º 67 155
64,1 / 100,0
Baixa2,6
4 / 5
Estável
1995 1.º 50 757
47,8 / 100,0
Baixa16,3
3 / 5
Baixa1
1999 2.º 33 524
35,8 / 100,0
Baixa12,0
2 / 5
Baixa1
2002 1.º 40 740
45,4 / 100,0
Aumento9,6
3 / 5
Aumento1
2005 2.º 31 385
34,4 / 100,0
Baixa11,0
2 / 5
Baixa1
2009 2.º 34 030
35,7 / 100,0
Aumento1,3
2 / 5
Estável
2011 1.º 42 784
47,4 / 100,0
Aumento11,7
3 / 5
Aumento1
2015 2.º 33 826
36,1 / 100,0
Baixa11,3
2 / 5
Baixa1
2019 2.º 25 249
30,2 / 100,0
Baixa5,9
2 / 5
Estável

Aveiro

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 141 872
42,9 / 100,0
7 / 14
1976 1.º 113 595
35,2 / 100,0
Baixa7,7
6 / 15
Baixa1
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 119 058
34,8 / 100,0
6 / 15
1985 1.º 135 247
38,4 / 100,0
Aumento3,6
6 / 15
Estável
1987 1.º 215 540
60,4 / 100,0
Aumento22,0
11 / 15
Aumento4
1991 1.º 217 615
58,6 / 100,0
Baixa1,9
9 / 14
Baixa2
1995 1.º 158 152
41,2 / 100,0
Baixa17,4
6 / 14
Estável
1999 2.º 138 717
38,3 / 100,0
Baixa2,9
6 / 15
Estável
2002 1.º 169 926
46,4 / 100,0
Aumento8,1
8 / 15
Aumento2
2005 2.º 139 109
35,7 / 100,0
Baixa10,4
6 / 15
Baixa2
2009 1.º 134 971
34,6 / 100,0
Baixa1,1
7 / 16
Aumento1
2011 1.º 170 857
44,5 / 100,0
Aumento9,9
8 / 16
Aumento1
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 118 141
33,6 / 100,0
6 / 16

Beja

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 4.º 6 787
5,3 / 100,0
0 / 6
1976 3.º 9 882
8,2 / 100,0
Aumento2,9
0 / 6
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 3.º 13 545
11,8 / 100,0
0 / 5
1985 3.º 15 532
13,7 / 100,0
Aumento1,9
1 / 5
Aumento1
1987 3.º 25 121
24,5 / 100,0
Aumento10,8
1 / 5
Estável
1991 2.º 28 308
29,3 / 100,0
Aumento4,8
1 / 4
Estável
1995 3.º 15 125
15,7 / 100,0
Baixa13,6
1 / 4
Estável
1999 3.º 12 310
14,5 / 100,0
Baixa1,2
0 / 3
Baixa1
2002 3.º 17 449
21,2 / 100,0
Aumento6,7
0 / 3
Estável
2005 3.º 10 730
12,3 / 100,0
Baixa8,9
0 / 3
Estável
2009 3.º 12 056
14,7 / 100,0
Aumento2,4
0 / 3
Estável
2011 3.º 17 711
23,7 / 100,0
Aumento9,0
1 / 3
Aumento1
2015 Portugal à Frente
2019 3.º 8 544
13,3 / 100,0
0 / 3

Braga

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 121 173
37,7 / 100,0
7 / 15
1976 2.º 97 886
28,6 / 100,0
Baixa9,1
5 / 15
Baixa2
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 101 826
27,0 / 100,0
5 / 16
1985 1.º 130 151
32,8 / 100,0
Aumento5,8
6 / 16
Aumento1
1987 1.º 215 380
53,4 / 100,0
Aumento20,6
10 / 17
Aumento4
1991 1.º 227 580
53,6 / 100,0
Aumento0,2
10 / 16
Estável
1995 2.º 173 041
38,2 / 100,0
Baixa15,4
7 / 16
Baixa3
1999 2.º 161 616
36,7 / 100,0
Baixa1,5
7 / 17
Estável
2002 1.º 201 443
44,4 / 100,0
Aumento7,7
9 / 18
Aumento2
2005 2.º 158 244
32,9 / 100,0
Baixa11,5
7 / 18
Baixa2
2009 2.º 153 448
30,8 / 100,0
Baixa2,1
6 / 19
Baixa1
2011 1.º 194 545
40,1 / 100,0
Aumento9,3
9 / 19
Aumento3
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 158 652
34,1 / 100,0
8 / 19

Bragança

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 43 220
43,0 / 100,0
3 / 4
1976 1.º 31 636
33,3 / 100,0
Baixa9,7
2 / 5
Baixa1
1979 Aliança Democrática
1980
1983 1.º 33 196
35,8 / 100,0
2 / 4
1985 1.º 36 037
39,2 / 100,0
Aumento3,4
2 / 4
Estável
1987 1.º 56 467
60,8 / 100,0
Aumento21,6
3 / 4
Aumento1
1991 1.º 52 608
57,9 / 100,0
Baixa2,9
3 / 4
Estável
1995 1.º 40 581
44,8 / 100,0
Baixa13,1
2 / 4
Baixa1
1999 1.º 37 130
45,1 / 100,0
Aumento0,3
2 / 4
Estável
2002 1.º 45 070
53,2 / 100,0
Aumento8,1
3 / 4
Aumento1
2005 2.º 32 129
39,0 / 100,0
Baixa14,2
2 / 4
Baixa1
2009 1.º 34 122
40,6 / 100,0
Aumento1,6
2 / 3
Estável
2011 1.º 39 321
52,0 / 100,0
Aumento10,4
2 / 3
Estável
2015 Portugal à Frente
2019 1.º 25 909
40,8 / 100,0
2 / 3

Castelo Branco

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 2.º 37 206
24,3 / 100,0
2 / 7
1976 2.º 32 212
22,6 / 100,0
Baixa1,6
2 / 7
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 42 461
30,6 / 100,0
2 / 6
1985 1.º 43 874
31,2 / 100,0
Aumento0,6
3 / 6
Aumento1
1987 1.º 71 610
52,1 / 100,0
Aumento20,9
4 / 6
Aumento1
1991 1.º 69 867
51,8 / 100,0
Baixa0,3
3 / 5
Baixa1
1995 2.º 43 962
32,1 / 100,0
Baixa19,7
2 / 5
Baixa1
1999 2.º 39 176
32,0 / 100,0
Baixa0,1
2 / 5
Estável
2002 2.º 45 771
38,3 / 100,0
Aumento6,3
2 / 5
Estável
2005 2.º 33 240
26,7 / 100,0
Baixa11,6
1 / 5
Baixa1
2009 2.º 34 919
29,7 / 100,0
Aumento3,0
2 / 4
Aumento1
2011 1.º 41 799
38,0 / 100,0
Aumento8,3
2 / 4
Estável
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 24 674
26,3 / 100,0
1 / 4

Coimbra

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 2.º 71 942
27,2 / 100,0
4 / 12
1976 2.º 64 162
26,7 / 100,0
Baixa0,5
4 / 12
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 68 935
27,8 / 100,0
3 / 11
1985 1.º 72 725
29,5 / 100,0
Aumento1,7
4 / 11
Aumento1
1987 1.º 121 641
50,0 / 100,0
Aumento20,5
6 / 11
Aumento2
1991 1.º 123 176
49,9 / 100,0
Baixa0,1
6 / 10
Estável
1995 2.º 87 817
34,5 / 100,0
Baixa15,4
4 / 10
Baixa2
1999 2.º 81 760
35,2 / 100,0
Aumento0,7
4 / 10
Estável
2002 2.º 95 944
41,0 / 100,0
Aumento5,8
5 / 10
Aumento1
2005 2.º 78 062
31,9 / 100,0
Baixa9,1
4 / 10
Baixa1
2009 2.º 72 418
30,6 / 100,0
Baixa1,3
4 / 10
Estável
2011 1.º 91 123
40,2 / 100,0
Aumento9,6
5 / 9
Aumento1
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 54 279
26,6 / 100,0
3 / 9

Évora

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 4.º 8 718
6,9 / 100,0
0 / 5
1976 3.º 11 107
9,2 / 100,0
Aumento2,3
0 / 6
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 3.º 22 184
18,6 / 100,0
1 / 5
1985 2.º 22 561
19,1 / 100,0
Aumento0,5
1 / 5
Estável
1987 2.º 35 300
32,1 / 100,0
Aumento13,0
2 / 4
Aumento1
1991 1.º 36 603
35,0 / 100,0
Aumento2,9
2 / 4
Estável
1995 3.º 21 091
20,2 / 100,0
Baixa14,8
1 / 4
Baixa1
1999 3.º 17 307
18,7 / 100,0
Baixa1,5
1 / 4
Estável
2002 2.º 23 032
25,3 / 100,0
Aumento6,6
1 / 3
Estável
2005 3.º 16 141
16,7 / 100,0
Baixa8,6
0 / 3
Baixa1
2009 3.º 17 361
19,0 / 100,0
Aumento2,3
1 / 3
Aumento1
2011 2.º 23 652
27,5 / 100,0
Aumento8,5
1 / 3
Estável
2015 Portugal à Frente
2019 3.º 12 937
17,5 / 100,0
0 / 3

Faro

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 2.º 28 595
13,9 / 100,0
1 / 9
1976 2.º 36 906
19,3 / 100,0
Aumento5,4
2 / 9
Aumento1
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 44 758
23,1 / 100,0
2 / 9
1985 1.º 56 238
28,4 / 100,0
Aumento5,3
3 / 9
Aumento1
1987 1.º 88 442
46,7 / 100,0
Aumento18,3
5 / 9
Aumento2
1991 1.º 98 867
50,8 / 100,0
Aumento4,1
5 / 8
Estável
1995 2.º 57 929
29,2 / 100,0
Baixa21,6
3 / 8
Baixa2
1999 2.º 53 153
29,5 / 100,0
Aumento0,3
3 / 8
Estável
2002 2.º 70 236
37,7 / 100,0
Aumento8,2
4 / 8
Aumento1
2005 2.º 49 101
24,6 / 100,0
Baixa13,1
2 / 8
Baixa2
2009 2.º 52 770
26,2 / 100,0
Aumento1,6
3 / 8
Aumento1
2011 1.º 74 491
37,0 / 100,0
Aumento10,8
4 / 9
Aumento1
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 38 504
22,3 / 100,0
3 / 9

Guarda

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 42 322
33,3 / 100,0
3 / 6
1976 2.º 31 307
25,7 / 100,0
Baixa7,6
2 / 6
Baixa1
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 37 233
31,5 / 100,0
2 / 5
1985 1.º 39 984
33,6 / 100,0
Aumento2,1
2 / 5
Estável
1987 1.º 71 133
60,0 / 100,0
Aumento26,4
4 / 5
Aumento2
1991 1.º 66 306
58,6 / 100,0
Baixa1,4
3 / 4
Baixa1
1995 2.º 45 285
39,9 / 100,0
Baixa18,7
2 / 4
Baixa1
1999 2.º 40 004
39,2 / 100,0
Baixa0,7
2 / 4
Estável
2002 1.º 48 972
48,5 / 100,0
Aumento9,3
2 / 4
Estável
2005 2.º 35 092
34,7 / 100,0
Baixa13,8
2 / 4
Estável
2009 2.º 36 419
35,6 / 100,0
Aumento0,9
2 / 4
Estável
2011 1.º 43 016
46,3 / 100,0
Aumento10,7
3 / 4
Aumento1
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 26 343
34,4 / 100,0
1 / 3

Leiria

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 85 924
35,6 / 100,0
5 / 11
1976 1.º 69 457
31,2 / 100,0
Baixa4,3
4 / 11
Baixa1
1979 Aliança Democrática
1980
1983 1.º 84 862
35,6 / 100,0
4 / 11
1985 1.º 93 193
38,6 / 100,0
Aumento3,0
5 / 11
Aumento1
1987 1.º 146 879
60,8 / 100,0
Aumento22,2
9 / 11
Aumento4
1991 1.º 147 279
61,2 / 100,0
Aumento0,4
7 / 10
Baixa2
1995 1.º 105 969
43,3 / 100,0
Baixa17,9
5 / 10
Baixa2
1999 1.º 99 192
42,6 / 100,0
Baixa0,7
5 / 10
Estável
2002 1.º 121 140
50,8 / 100,0
Aumento8,2
6 / 10
Aumento1
2005 1.º 99 244
39,8 / 100,0
Baixa11,0
5 / 10
Baixa1
2009 1.º 86 595
35,0 / 100,0
Baixa4,8
4 / 10
Baixa1
2011 1.º 116 872
47,0 / 100,0
Aumento12,0
6 / 10
Aumento2
2015 Portugal à Frente
2019 1.º 74 961
33,5 / 100,0
5 / 10

Lisboa

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 3.º 190 004
15,0 / 100,0
9 / 55
1976 3.º 196 031
16,4 / 100,0
Aumento1,4
10 / 58
Aumento1
1979 Aliança Democrática
1980
1983 3.º 276 660
21,8 / 100,0
13 / 56
1985 1.º 329 783
25,6 / 100,0
Aumento3,8
15 / 56
Aumento2
1987 1.º 564 553
45,8 / 100,0
Aumento20,8
28 / 56
Aumento13
1991 1.º 556 881
45,3 / 100,0
Baixa0,5
25 / 50
Baixa3
1995 2.º 365 857
29,0 / 100,0
Baixa16,3
15 / 50
Baixa10
1999 2.º 310 577
27,3 / 100,0
Baixa1,7
14 / 49
Baixa1
2002 2.º 406 499
35,7 / 100,0
Aumento8,4
18 / 48
Aumento4
2005 2.º 280 697
23,7 / 100,0
Baixa12,0
12 / 48
Baixa6
2009 2.º 288 554
25,1 / 100,0
Aumento1,4
13 / 47
Aumento1
2011 1.º 398 789
34,1 / 100,0
Aumento9,0
18 / 47
Aumento5
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 248 937
22,6 / 100,0
12 / 48

Madeira

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 78 200
61,9 / 100,0
5 / 6
1976 1.º 60 925
53,0 / 100,0
Baixa8,9
4 / 6
Baixa1
1979 1.º 73 629
57,8 / 100,0
Aumento4,8
4 / 5
Estável
1980 1.º 78 981
63,6 / 100,0
Aumento5,8
4 / 5
Estável
1983 1.º 66 611
56,2 / 100,0
Baixa7,4
4 / 5
Estável
1985 1.º 68 928
56,8 / 100,0
Aumento0,6
4 / 5
Estável
1987 1.º 77 829
65,5 / 100,0
Aumento8,7
4 / 5
Estável
1991 1.º 78 069
62,4 / 100,0
Baixa3,1
4 / 5
Estável
1995 1.º 61 196
46,1 / 100,0
Baixa16,3
3 / 5
Baixa1
1999 1.º 56 205
46,2 / 100,0
Aumento0,1
3 / 5
Estável
2002 1.º 67 094
53,5 / 100,0
Aumento7,3
4 / 5
Aumento1
2005 1.º 63 523
45,2 / 100,0
Baixa8,3
3 / 6
Baixa1
2009 1.º 66 194
48,2 / 100,0
Aumento3,0
4 / 6
Aumento1
2011 1.º 68 649
49,4 / 100,0
Aumento1,2
4 / 6
Estável
2015 1.º 47 228
37,8 / 100,0
Baixa11,6
3 / 6
Baixa1
2019 1.º 48 231
37,2 / 100,0
Baixa0,6
3 / 6
Estável

Portalegre

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 3.º 10 075
9,9 / 100,0
0 / 4
1976 4.º 9 680
10,1 / 100,0
Aumento0,2
0 / 4
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 3.º 17 053
19,1 / 100,0
1 / 4
1985 3.º 19 546
20,9 / 100,0
Aumento1,8
1 / 3
Estável
1987 1.º 32 545
37,4 / 100,0
Aumento16,5
1 / 3
Estável
1991 1.º 32 490
38,9 / 100,0
Aumento1,5
2 / 3
Aumento1
1995 2.º 19 272
23,4 / 100,0
Baixa15,5
1 / 3
Baixa1
1999 2.º 16 068
22,5 / 100,0
Baixa0,9
1 / 3
Estável
2002 2.º 20 955
30,6 / 100,0
Aumento8,1
1 / 3
Estável
2005 2.º 14 290
20,2 / 100,0
Baixa10,4
0 / 2
Baixa1
2009 2.º 15 763
23,8 / 100,0
Aumento3,6
1 / 2
Aumento1
2011 1.º 19 992
32,5 / 100,0
Aumento8,7
1 / 2
Estável
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 10 375
20,1 / 100,0
0 / 2

Porto

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 2.º 246 311
29,4 / 100,0
12 / 36
1976 2.º 222 974
27,0 / 100,0
Baixa2,4
11 / 38
Baixa1
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 233 615
26,2 / 100,0
10 / 38
1985 1.º 270 526
29,3 / 100,0
Aumento3,1
12 / 39
Aumento2
1987 1.º 475 410
50,9 / 100,0
Aumento21,6
22 / 39
Aumento10
1991 1.º 489 247
51,3 / 100,0
Aumento0,4
21 / 37
Baixa1
1995 2.º 364 019
36,4 / 100,0
Baixa14,9
14 / 37
Baixa7
1999 2.º 298 910
32,7 / 100,0
Baixa3,7
13 / 37
Baixa1
2002 2.º 375 204
40,0 / 100,0
Aumento7,3
16 / 38
Aumento3
2005 2.º 278 381
27,8 / 100,0
Baixa12,2
12 / 38
Baixa4
2009 2.º 294 186
29,1 / 100,0
Aumento1,3
12 / 39
Estável
2011 1.º 388 650
39,1 / 100,0
Aumento10,0
17 / 39
Aumento5
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 291 183
31,2 / 100,0
15 / 40

Santarém

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 2.º 55 440
18,8 / 100,0
3 / 13
1976 2.º 53 138
19,5 / 100,0
Aumento0,7
3 / 13
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 67 238
24,7 / 100,0
3 / 12
1985 1.º 77 118
27,8 / 100,0
Aumento3,1
4 / 12
Aumento1
1987 1.º 127 788
47,9 / 100,0
Aumento20,1
7 / 12
Aumento3
1991 1.º 130 555
49,1 / 100,0
Aumento1,2
6 / 10
Baixa1
1995 2.º 83 580
31,0 / 100,0
Baixa18,1
3 / 10
Baixa3
1999 2.º 73 307
30,2 / 100,0
Baixa0,8
3 / 10
Estável
2002 2.º 92 562
38,1 / 100,0
Aumento7,9
4 / 10
Aumento1
2005 2.º 67 021
26,4 / 100,0
Baixa11,7
3 / 10
Baixa1
2009 2.º 66 516
27,0 / 100,0
Aumento0,6
3 / 10
Estável
2011 1.º 89 526
37,7 / 100,0
Aumento10,7
5 / 10
Aumento2
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 52 141
25,2 / 100,0
3 / 9

Setúbal

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 4.º 21 633
5,7 / 100,0
1 / 16
1976 3.º 30 142
8,4 / 100,0
Aumento2,7
1 / 17
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 3.º 50 657
12,7 / 100,0
2 / 17
1985 4.º 64 674
15,4 / 100,0
Aumento2,7
3 / 17
Aumento1
1987 2.º 128 402
32,6 / 100,0
Aumento17,2
6 / 17
Aumento3
1991 1.º 140 281
34,7 / 100,0
Aumento2,1
6 / 16
Estável
1995 3.º 79 645
18,4 / 100,0
Baixa16,3
3 / 17
Baixa3
1999 3.º 70 347
18,0 / 100,0
Baixa0,4
3 / 17
Estável
2002 2.º 97 465
24,7 / 100,0
Aumento6,7
5 / 17
Aumento2
2005 3.º 68 695
16,1 / 100,0
Baixa8,6
3 / 17
Baixa2
2009 3.º 68 740
16,4 / 100,0
Aumento0,3
3 / 17
Estável
2011 2.º 105 965
25,2 / 100,0
Aumento8,8
5 / 17
Aumento2
2015 Portugal à Frente
2019 3.º 56 860
14,4 / 100,0
3 / 18

Viana do Castelo

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 50 426
36,0 / 100,0
3 / 6
1976 1.º 42 519
32,8 / 100,0
Baixa3,2
3 / 7
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 1.º 44 869
32,6 / 100,0
3 / 6
1985 1.º 47 253
33,5 / 100,0
Aumento0,9
3 / 6
Estável
1987 1.º 76 207
54,5 / 100,0
Aumento21,0
5 / 6
Aumento2
1991 1.º 79 408
56,9 / 100,0
Aumento2,3
4 / 6
Baixa1
1995 1.º 61 051
42,1 / 100,0
Baixa14,8
3 / 6
Baixa1
1999 2.º 49 081
35,8 / 100,0
Baixa6,3
2 / 6
Baixa1
2002 1.º 63 386
45,5 / 100,0
Aumento9,7
3 / 6
Aumento1
2005 2.º 47 645
33,5 / 100,0
Baixa12,0
2 / 6
Baixa1
2009 2.º 44 327
31,3 / 100,0
Baixa2,2
2 / 6
Estável
2011 1.º 58 806
43,6 / 100,0
Aumento12,3
3 / 6
Aumento1
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 41 196
33,8 / 100,0
3 / 6

Vila Real

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 64 339
45,8 / 100,0
4 / 6
1976 1.º 50 736
39,0 / 100,0
Baixa6,8
4 / 7
Estável
1979 Aliança Democrática
1980
1983 1.º 55 547
42,0 / 100,0
3 / 6
1985 1.º 55 388
42,2 / 100,0
Aumento0,2
3 / 6
Estável
1987 1.º 84 965
62,5 / 100,0
Aumento20,3
5 / 6
Aumento2
1991 1.º 79 190
60,6 / 100,0
Baixa1,9
4 / 6
Baixa1
1995 1.º 61 290
46,0 / 100,0
Baixa14,6
3 / 5
Baixa1
1999 1.º 56 646
45,5 / 100,0
Baixa0,5
3 / 5
Estável
2002 1.º 68 518
54,1 / 100,0
Aumento8,6
3 / 5
Estável
2005 2.º 50 545
40,2 / 100,0
Baixa13,9
2 / 5
Baixa1
2009 1.º 52 006
41,1 / 100,0
Aumento0,9
3 / 5
Aumento1
2011 1.º 61 462
51,4 / 100,0
Aumento10,3
3 / 5
Estável
2015 Portugal à Frente
2019 1.º 39 143
39,0 / 100,0
3 / 5

Viseu

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1975 1.º 102 922
43,8 / 100,0
6 / 10
1976 1.º 67 864
32,2 / 100,0
Baixa11,6
4 / 11
Baixa2
1979 Aliança Democrática
1980
1983 1.º 81 494
36,6 / 100,0
4 / 10
1985 1.º 83 913
37,7 / 100,0
Aumento1,1
5 / 10
Aumento1
1987 1.º 145 654
64,1 / 100,0
Aumento26,4
8 / 10
Aumento3
1991 1.º 140 582
64,3 / 100,0
Aumento0,2
7 / 9
Baixa1
1995 1.º 96 145
44,3 / 100,0
Baixa20,0
4 / 9
Baixa3
1999 1.º 90 305
44,3 / 100,0
Estável
4 / 9
Estável
2002 1.º 110 035
52,1 / 100,0
Aumento7,8
5 / 9
Aumento1
2005 2.º 86 002
40,2 / 100,0
Baixa11,9
4 / 9
Baixa1
2009 1.º 80 676
37,5 / 100,0
Baixa2,7
4 / 9
Estável
2011 1.º 98 098
48,4 / 100,0
Aumento10,9
5 / 9
Aumento1
2015 Portugal à Frente
2019 1.º 64 373
36,2 / 100,0
4 / 8

Europa

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1976 2.º 16 644
32,2 / 100,0
1 / 2
1979 Aliança Democrática
1980
1983 2.º 11 101
31,2 / 100,0
1 / 2
1985 1.º 5 712
24,3 / 100,0
Baixa6,9
1 / 2
Estável
1987 1.º 7 125
37,0 / 100,0
Aumento12,7
1 / 2
Estável
1991 1.º 15 817
53,7 / 100,0
Aumento16,7
1 / 2
Estável
1995 2.º 8 740
33,8 / 100,0
Baixa19,9
1 / 2
Estável
1999 2.º 6 353
24,7 / 100,0
Baixa9,1
1 / 2
Estável
2002 2.º 8 801
36,9 / 100,0
Aumento12,2
1 / 2
Estável
2005 2.º 6 366
27,2 / 100,0
Baixa9,7
1 / 2
Estável
2009 2.º 3 970
23,7 / 100,0
Baixa3,5
1 / 2
Estável
2011 2.º 5 311
29,6 / 100,0
Aumento5,9
1 / 2
Estável
2015 Portugal à Frente
2019 2.º 20 254
18,8 / 100,0
1 / 2

Fora da Europa

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1976 1.º 21 317
53,2 / 100,0
1 / 2
1979 Aliança Democrática
1980
1983 1.º 23 365
48,2 / 100,0
1 / 2
1985 1.º 13 768
40,5 / 100,0
Baixa7,7
1 / 2
Estável
1987 1.º 19 343
63,2 / 100,0
Aumento22,7
2 / 2
Aumento1
1991 1.º 24 467
77,3 / 100,0
Aumento14,1
2 / 2
Estável
1995 1.º 14 085
69,3 / 100,0
Baixa8,0
2 / 2
Estável
1999 1.º 8 470
49,5 / 100,0
Baixa19,8
1 / 2
Baixa1
2002 1.º 10 523
66,3 / 100,0
Aumento16,8
2 / 2
Aumento1
2005 1.º 7 783
57,7 / 100,0
Baixa8,6
2 / 2
Estável
2009 1.º 4 736
54,5 / 100,0
Baixa3,2
2 / 2
Estável
2011 1.º 8 323
55,1 / 100,0
Aumento0,6
2 / 2
Estável
2015 Portugal à Frente
2019 1.º 16 806
33,4 / 100,0
1 / 2

Eleições europeias

Data Cabeça de Lista Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1987 Pedro Santana Lopes 1.º 2 111 828
37,45 / 100,00
10 / 24
1989 António Capucho 1.º 1 358 958
32,75 / 100,00
Baixa4,70
9 / 24
Baixa1
1994 Eurico de Melo 2.º 1 046 918
34,39 / 100,00
Aumento1,64
9 / 25
Estável
1999 Pacheco Pereira 2.º 1 078 528
31,11 / 100,00
Baixa3,28
9 / 25
Estável
2004 João de Deus Pinheiro Força Portugal
7 / 24
Baixa2
2009 Paulo Rangel 1.º 1 131 744
31,71 / 100,00
8 / 22
Aumento1
2014 Aliança Portugal
6 / 21
Baixa2
2019 2.º 726 756
21,94 / 100,00
6 / 21
Estável

Eleições presidenciais

Marcelo Rebelo de Sousa, actual Presidente da República Portuguesa.
Data Candidato
apoiado
1ª Volta 2ª Volta Notas
Cl. Votos % Cl. Votos %
1976 António Ramalho Eanes 1.º 2 967 137
61,59 / 100,00
1980 António Soares Carneiro 2.º 2 325 481
40,23 / 100,00
1986 Diogo Freitas do Amaral 1.º 2 629 597
46,31 / 100,00
2.º 2 872 064
48,82 / 100,00
1991 Mário Soares 1.º 3 459 521
70,35 / 100,00
Apoio tácito
1996 Aníbal Cavaco Silva 2.º 2 595 131
46,09 / 100,00
2001 Joaquim Ferreira do Amaral 2.º 1 498 948
34,68 / 100,00
2006 Aníbal Cavaco Silva 1.º 2 773 431
50,54 / 100,00
2011 1.º 2 231 956
52,95 / 100,00
2016 Marcelo Rebelo de Sousa 1.º 2 410 286
52,00 / 100,00
2021 1.º 2 531 692
60,66 / 100,00

Eleições autárquicas

Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia entre 1997 e 2013.

Os resultados apresentados nesta secção excluem os relativos às coligações integradas pelo partido. São apresentados apenas os dos concelhos e das freguesias em que o PSD concorreu sozinho.

Câmaras Municipais

Data Cl. Votos % +/- Presidentes CM +/- Vereadores +/-
1976 2.º 1 012 351
24,27 / 100,00
115 / 304
624 / 1 908
1979 4.º 733 384
14,70 / 100,00
Baixa9,57
101 / 305
Baixa14
475 / 1 900
Baixa149
1982 4.º 750 296
14,62 / 100,00
Baixa0,08
88 / 305
Baixa13
439 / 1 913
Baixa36
1985 1.º 1 649 338
33,99 / 100,00
Aumento19,37
149 / 305
Aumento61
819 / 1 975
Aumento380
1989 2.º 1 552 846
31,39 / 100,00
Baixa2,60
113 / 305
Baixa36
780 / 1 997
Baixa39
1993 2.º 1 822 925
33,71 / 100,00
Aumento2,32
116 / 305
Aumento3
805 / 2 006
Aumento25
1997 2.º 1 761 383
32,85 / 100,00
Baixa0,86
127 / 305
Aumento11
803 / 2 021
Baixa2
2001 2.º 1 488 897
28,34 / 100,00
Baixa4,51
142 / 308
Aumento15
774 / 2 044
Baixa29
2005 2.º 1 523 420
28,27 / 100,00
Baixa0,07
138 / 308
Baixa4
743 / 2 046
Baixa31
2009 2.º 1 270 137
22,95 / 100,00
Baixa5,32
117 / 308
Baixa21
666 / 2 078
Baixa77
2013 2.º 834 455
16,70 / 100,00
Baixa6,25
86 / 308
Baixa31
531 / 2 086
Baixa135
2017 2.º 831 551
16,07 / 100,00
Baixa0,63
79 / 308
Baixa7
493 / 2 074
Baixa38
2021 2.º 660 436
13,20 / 100,00
Baixa2,87
72 / 308
Baixa7
437 / 2 064
Baixa56

Assembleias Municipais

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1976 2.º 1 022 168
25,71 / 100,00
1 658 / 5 135
1979 4.º 747 911
17,05 / 100,00
Baixa8,66
2 230 / 9 703
Aumento572
1982 4.º 760 847
14,74 / 100,00
Baixa2,31
2 148 / 9 897
Baixa82
1985 1.º 1 391 500
30,55 / 100,00
Aumento15,81
2 509 / 6 672
Aumento361
1989 2.º 1 544 877
32,55 / 100,00
Aumento2,00
2 573 / 6 753
Aumento64
1993 2.º 1 829 087
33,82 / 100,00
Aumento1,27
2 671 / 6 769
Aumento98
1997 2.º 1 633 778
30,46 / 100,00
Baixa3,36
2 579 / 6 807
Baixa92
2001 2.º 1 430 532
27,23 / 100,00
Baixa3,23
2 468 / 6 876
Baixa111
2005 2.º 1 454 654
26,98 / 100,00
Baixa0,25
2 416 / 6 695
Baixa52
2009 2.º 1 226 283
22,16 / 100,00
Baixa4,82
2 124 / 6 946
Baixa292
2013 2.º 813 835
16,28 / 100,00
Baixa5,88
1 588 / 6 487
Baixa536
2017 2.º 818 758
15,83 / 100,00
Baixa0,45
1 491 / 6 461
Baixa97
2021 2.º 635 635
12,71 / 100,00
Baixa3,12
1 273 / 6 448
Baixa218

Assembleias de Freguesia

Data Cl. Votos % +/- Deputados +/-
1976 2.º 996 972
24,33 / 100,00
9 076 / 26 135
1979 4.º 736 954
17,28 / 100,00
Baixa7,05
9 447 / 40 110
Aumento371
1982 4.º 760 847
15,46 / 100,00
Baixa2,44
9 499 / 41 636
Aumento52
1985 1.º 1 584 427
32,85 / 100,00
Aumento17,39
13 118 / 31 941
Aumento3 619
1989 1.º 1 556 509
32,87 / 100,00
Aumento0,02
13 237 / 33 000
Aumento119
1993 2.º 1 810 841
33,62 / 100,00
Aumento0,75
13 679 / 33 458
Aumento442
1997 2.º 1 633 778
30,46 / 100,00
Baixa3,36
12 579 / 33 953
Baixa92
2001 2.º 1 392 019
26,54 / 100,00
Baixa3,70
12 148 / 34 569
Baixa812
2005 2.º 1 454 654
26,98 / 100,00
Baixa0,25
12 416 / 34 498
Baixa52
2009 2.º 1 237 322
22,41 / 100,00
Baixa4,24
11 113 / 34 672
Baixa1 338
2013 2.º 815 086
16,31 / 100,00
Baixa6,10
6 927 / 27 167
Baixa4 186
2017 2.º 809 738
15,66 / 100,00
Baixa0,65
6 634 / 27 019
Baixa293
2021 2.º 640 529
12,81 / 100,00
Baixa2,85
5 684 / 26 772
Baixa950

Eleições regionais

José Manuel Bolieiro é o actual Presidente do Governo Regional dos Açores.

Região Autónoma dos Açores

Data Líder Cl. Votos % +/- Deputados +/- Status Notas
1976 João Bosco Mota Amaral 1.º 59 114
53,8 / 100,0
27 / 43
Governo
1980 1.º 68 960
57,4 / 100,0
Aumento3,6
30 / 43
Aumento3 Governo
1984 1.º 60 162
56,4 / 100,0
Baixa1,0
28 / 44
Baixa2 Governo
1988 1.º 51 503
48,6 / 100,0
Baixa7,8
26 / 51
Baixa5 Governo
1992 1.º 61 110
53,6 / 100,0
Aumento5,0
28 / 51
Aumento2 Governo
1996 Madruga da Costa 2.º 46 449
41,0 / 100,0
Baixa12,6
24 / 52
Baixa4 Oposição
2000 2.º 32 642
32,5 / 100,0
Baixa8,5
18 / 52
Baixa6 Oposição
2004 Victor do Couto Cruz Coligação Açores
19 / 52
Aumento1 Oposição
2008 Carlos Costa Neves 2.º 27 254
30,3 / 100,0
18 / 57
Baixa1 Oposição
2012 Berta Cabral 2.º 35 572
33,0 / 100,0
Aumento2,7
20 / 57
Aumento2 Oposição
2016 Duarte Freitas 2.º 28 790
30,9 / 100,0
Baixa2,1
19 / 57
Baixa1 Oposição
2020 José Manuel Bolieiro 2.º 35 091
33,7 / 100,0
Aumento2,8
21 / 57
Aumento2 Governo
2024 PSD/CDS/PPM
26 / 57
Aumento5 [58]

Região Autónoma da Madeira

Ver artigo principal: Partido Social Democrata-Madeira
Miguel Albuquerque é o actual Presidente do Governo Regional da Madeira.
Data Líder Cl. Votos % +/- Deputados +/- Status
1976 Jaime Ornelas Camacho 1.º 63 963
59,6 / 100,0
29 / 41
Governo
1980 Alberto João Jardim 1.º 81 051
65,3 / 100,0
Aumento5,7
35 / 44
Aumento6 Governo
1984 1.º 81 872
67,7 / 100,0
Aumento2,4
40 / 50
Aumento5 Governo
1988 1.º 78 185
62,4 / 100,0
Baixa5,3
41 / 53
Aumento1 Governo
1992 1.º 74 369
56,9 / 100,0
Baixa5,5
39 / 57
Baixa2 Governo
1996 1.º 77 365
56,9 / 100,0
Estável
41 / 59
Aumento2 Governo
2000 1.º 72 588
56,0 / 100,0
Baixa0,9
41 / 61
Estável Governo
2004 1.º 73 973
53,7 / 100,0
Baixa2,3
44 / 68
Aumento3 Governo
2007 1.º 90 377
64,2 / 100,0
Aumento10,5
33 / 47
Baixa11 Governo
2011 1.º 71 556
48,6 / 100,0
Baixa15,6
25 / 47
Baixa9 Governo
2015 Miguel Albuquerque 1.º 56 690
44,3 / 100,0
Baixa4,3
24 / 47
Baixa1 Governo
2019 1.º 56 448
39,4 / 100,0
Baixa4,9
21 / 47
Baixa3 Governo
2023 Somos Madeira
20 / 47
Baixa1 Governo

Congressos Nacionais do Partido Social Democrata[59]

# Localidade Dias
I Lisboa 23 a 24 de novembro de 1974
II Aveiro 6 a 7 de dezembro de 1975
III Leiria 30 a 31 de outubro de 1976
IV Leiria 30 a 31 de outubro de 1976
V Porto 28 a 29 de janeiro de 1978
VI Lisboa 1 a 2 de julho de 1978
VII Lisboa 16 a 17 de junho de 1979
VIII Lisboa 20 a 22 de fevereiro de 1981
IX Porto 5 a 6 de dezembro de 1981
X Albufeira 25 a 27 de fevereiro de 1983
XI Braga 23 a 25 de março de 1984
XII Figueira da Foz 17 a 19 de maio de 1985
XIII Lisboa 30 de maio a 1 de junho de 1986
XIV Lisboa 17 a 19 de junho de 1988
XV Lisboa 6 a 8 de abril de 1990
XVI Porto 13 a 15 de novembro de 1992
XVII Lisboa 17 a 19 de fevereiro de 1995
XVIII Santa Maria da Feira 29 a 31 de março de 1996
XIX Lisboa 4 a 6 de outubro de 1996
XX Tavira 17 a 19 de abril de 1998
XXI Porto 19 a 20 de fevereiro de 1999
XXII Coimbra 1 a 2 de maio de 1999
XXIII Viseu 25 a 27 de fevereiro de 2000
XXIV Lisboa 12 a 14 de julho de 2002
XXV Oliveira de Azeméis 21 a 23 de maio de 2004
XXVI Barcelos 12 a 14 de novembro de 2004
XXVII Pombal 8 a 10 de abril de 2005
XXVIII Lisboa 17 a 18 de março de 2006
XXVIX Póvoa de Varzim 19 a 21 de maio de 2006
XXX Torres Vedras 12 a 14 de outubro de 2007
XXXI Guimarães 20 a 22 de junho de 2008
XXXII Mafra 12 a 13 de março de 2010
XXXIII Carcavelos 9 a 11 de abril de 2010
XXXIV Lisboa 23 a 25 de março de 2012
XXXV Lisboa 21 a 23 de fevereiro de 2014
XXXVI Espinho 1 a 3 de abril de 2016
XXXVII Lisboa 16 a 18 de fevereiro de 2018
XXXVIII Viana do Castelo 7 a 9 de fevereiro de 2020
XXXIX Santa Maria da Feira 17 a 19 de dezembro de 2021

Eleições diretas[60]

Data Líder eleito(a) Percentagem Candidatos Derrotados
5 de maio de 2006 Luís Marques Mendes
90,92 / 100,00
28 de setembro de 2007 Luís Filipe Menezes
53,62 / 100,00
Luís Marques Mendes
31 de maio de 2008 Manuela Ferreira Leite
37,90 / 100,00
Pedro Passos Coelho
Pedro Santana Lopes
Patinha Antão
26 de março de 2010 Pedro Passos Coelho
61,20 / 100,00
Paulo Rangel
José Aguiar-Branco
Castanheira Barros
3 de março de 2012
94,65 / 100,00
25 de janeiro de 2014
88,89 / 100,00
5 de março de 2016
95,11 / 100,00
13 de janeiro de 2018 Rui Rio
54,15 / 100,00
Pedro Santana Lopes
11 de janeiro de 2020
49,02 / 100,00

53,21 / 100,00
Luís Montenegro
Miguel Pinto Luz
27 de novembro de 2021
52,43 / 100,00
Paulo Rangel
28 de maio de 2022 Luís Montenegro
72,48 / 100,00
Jorge Moreira da Silva

Órgãos Nacionais

Comissão Política Nacional

Presidente: Luís Montenegro

Secretário-Geral: Hugo Soares

Vice-Presidentes:

Presidente do Grupo Parlamentar: Joaquim Miranda Sarmento

Vogais:

  • 1º Vogal: Rui Rocha;
  • 2º Vogal: Silvério Regalado;
  • 3º Vogal: Fermelinda Carvalho;
  • 4º Vogal: Cristiano Cabrita;
  • 5º Vogal: Inês Domingos;
  • 6º Vogal: Rui Ventura;
  • 7º Vogal: Germana Rocha;
  • 8º Vogal: Rodrigo Gonçalves;
  • 9º Vogal: Maurício Marques;
  • 10º Vogal: Paulo Ribeiro

Ref:[61]

Mesa Congresso Nacional

Presidente: Miguel Albuquerque

Vice-Presidentes:

Secretários:

Ref:[62]

Conselho de Jurisdição Nacional

Presidente: José Manuel de Matos Correia

Membros:

  • Francisco José Fernandes Martins;
  • Ana Isabel Pais Pacheco Valente;
  • José Miguel Bettencourt;
  • Ulisses Manuel Brandão Pereira;
  • José Joaquim Cancela Moura;
  • Fernando Manuel Tinta Ferreira;
  • Felix Falcão;
  • José Gomes dos Santos Novais.

Ref:[63]

Comissão Nacional de Auditoria Financeira

Presidente: José Manuel Nunes Liberato

Membros:

  • Almiro Moreira;
  • Fernando Jorge Abrantes Angleu Teixeira.

Ref:[64]

Presidentes do Partido Social Democrata

# Presidente
(Nascimento-Morte)
Retrato Círculo eleitoral Início do mandato Fim do mandato Eleições Primeiro-Ministro (mandato)
1 Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro
(1934–1980)
Porto 31 de outubro de 1976[65] 11 de novembro 1977   Mário Soares 1976-1978
2 António Luciano Pacheco de Sousa Franco
(1942–2004)
Lisboa 11 de novembro 1977[66] 15 de abril 1978
3 José Manuel Menéres Sampaio Pimentel
(1928–2014)
Lisboa 15 de abril 1978[67] 2 de julho 1978
  Alfredo Nobre da Costa 1978
  Carlos Alberto da Mota Pinto 1978-1979
- Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro
(1934–1980)
Porto 2 de julho 1978[65] 4 de dezembro de 1980
  Maria de Lourdes Pintasilgo 1979-1980
  O próprio 1980
5 Francisco José Pereira Pinto Balsemão
(1937–)
Lisboa (1975-1980)
Porto (1980)
13 dezembro 1980[68] 27 de fevereiro 1983   O próprio 1981-1983
6 Nuno Aires Rodrigues dos Santos
(1910–1984)
Lisboa 27 de fevereiro 1983[69] 25 de março de 1984   Francisco Pinto Balsemão 1981-1983
  Mário Soares[70] 1983-1985
7 Carlos Alberto da Mota Pinto
(1936–1985)
Coimbra 25 de março de 1984[71] 10 fevereiro 1985
8 Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete
(1940–)
- 10 de fevereiro de 1985[72] 19 de maio de 1985
9 Aníbal António Cavaco Silva
(1939–)
Lisboa 19 de maio 1985[73] 19 de fevereiro 1995
  O próprio 1985-1995
10 Joaquim Fernando Nogueira
(1950–)
Porto 19 de fevereiro 1995[74] 31 de março 1996   Aníbal Cavaco Silva 1985-1995
  António Guterres 1995-2002
11 Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa
(1948–)
Lisboa 31 de março de 1996[75] 1 de maio de 1999
12 José Manuel Durão Barroso
(1956–)
Lisboa (1985-1987; 1995-2004)
Viseu (1987-1995)
2 de maio 1999[76] 30 de junho 2004
  O próprio 2002-2004
  Pedro Santana Lopes 2004-2005
13 Pedro Miguel de Santana Lopes
(1956–)
Lisboa (1980-1995; 2005-2009)
Coimbra (1999-2002)
30 de junho 2004[77] 10 de abril 2005   O próprio 2004-2005
  José Sócrates 2005-2011
14 Luís Manuel Gonçalves Marques Mendes
(1957–)
Braga (1995-1999)
Aveiro (1999-2009)
8 de abril 2005[78] 12 de outubro de 2007 2006
15 Luís Filipe de Menezes Lopes
(1953–)
Porto 12 de outubro de 2007[79] 20 de junho de 2008 2007
16 Maria Manuela Dias Ferreira Leite
(1940–)
Évora (1995-1999)
Lisboa (1999-2011)
20 de junho de 2008[80] 9 de abril de 2010 2008
17 Pedro Manuel Mamede Passos Coelho
(1964–)
Lisboa (1991-1999)
Vila Real (2011-2015)
9 de abril de 2010[81] 16 de fevereiro 2018 2010
2012   O próprio 2011-2015
2014
2016   António Costa 2015-presente
18 Rui Fernando da Silva Rio
(1957–)
Porto 16 de fevereiro 2018[82] 1 de julho 2022 2018
2020
2021
19 Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves

(1973–)

Aveiro 1 de julho 2022[83] presente 2022

Militantes eleitos para altos cargos do Estado

Presidentes da República

Presidentes da Assembleia da República

Primeiros-Ministros

Obras

Sá Carneiro, principal ideólogo social-democrata, foi autor de várias obras, das quais se destacam:

  • Uma tentativa de participação política (1973)[84]
  • Por uma social-democracia portuguesa (1975)[85]
  • Poder civil, autoridade democrática e social-democracia (1975)[86]
  • Uma Constituição para os Anos 80: Contributo para um Projecto de Revisão (1979).[87]

A identidade originária do PPD / PSD

Símbolos do partido

Evolução do símbolo do Partido Social Democrata
1974–1986
1987–1996
1997–2011
1999–2008
2011–presente
2018 sem as setas

A cor laranja foi avançada por Conceição Monteiro por ser uma cor quente diferente do vermelho, ideologicamente conotado com o PCP e o PS. Laranja havia aparecido naquele ano como a cor da moda internacional e a Carris acabara de encomendar uma frota de autocarros cor-de-laranja. O símbolo nasce em Julho, a autoria pertence sobretudo a Augusto Cid, embora haja múltiplos e alegados pais da ideia. Pedro Roseta foi quem indicou a presença das três setas no símbolo, que representam os valores centrais da social-democracia e do antifascismo, derivado de um dos símbolos do Partido Social-Democrata alemão:

Ao símbolo do PSD, as três setas, foram sucessivamente atribuídos outros significados que correspondem, na realidade, às linhas fundamentais do programa do PSD. As setas representam os valores fundamentais da social-democracia: a liberdade, a igualdade e a solidariedade; mostram que a democracia só existirá verdadeiramente se for simultaneamente política, económica e social. Finalmente, as cores simbolizam movimentos e correntes de pensamento que contribuíram para a síntese ideológica e de acção da Social-Democracia: a negra, recorda os movimentos libertários do século passado, a vermelha, lembrando as lutas das classes trabalhadoras e dos seus movimentos de massa, e a branca, apontando os valores do homem da Europa consubstanciada no Personalismo. Em resumo, o símbolo do PSD expressa bem a vontade irreversível de ascensão, de caminhada para um futuro diferente, para a construção de uma sociedade nova, na Justiça e na Liberdade.[88]

Notas

  1. O partido está registado no Tribunal Constitucional com este nome. No entanto, a sigla oficial continua a conter PPD.[5]

Referências

  1. Nordsieck, Wolfram. «Portugal». Parties and Elections in Europe. Consultado em 6 de abril de 2022 
  2. a b Leite 2018, p. 32: "[...] Ferreira defende que a partir da década de 2000, o PSD procura afirmar-se ideologicamente, abandonando a ideologia social-democrata para abraçar o liberalismo e o conservadorismo [...]
  3. Jalali, Moniz & Silva 2020, p. 231: "[...] the centre-right PSD (Partido Social Democrata – Social Democratic Party) [...]
  4. Heyne & Manucci 2021, p. 3:"[...] of the mainstream — and despite the name right-wing — Social Democratic Party (Partido Social Democrata — PSD)"
  5. «Partidos registados e suas denominações, siglas e símbolos». Tribunal Constitucional. Consultado em 15 de março de 2015 
  6. Admin, Np. «Homepage JSD». JSD. Consultado em 11 de janeiro de 2021 
  7. «Princípios e Valores dos TSD» 
  8. CARNEIRO, Francisco Sá, Por uma Social-Democracia Portuguesa, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1975, pp. 42-44.
  9. «Ala liberal, o desencanto do reformismo» (PDF). Consultado em 31 de agosto de 2009. Arquivado do original (PDF) em 12 de junho de 2007 
  10. Mário Montalvão Machado, Francisco Sá Carneiro - 20 Anos depois, Lisboa, Gradiva Publicações, 2001 e Passos da vida: recordações, pessoas, histórias, tribunais, política, Porto, M. M. Machado, 2003, 370 pp.
  11. a b Carvalho, Manuel (15 de janeiro de 2017). «Mota Pinto, o aliado de Soares que militava no PPD». Público. Consultado em 26 de maio de 2018 
  12. «"Quando cheguei ao PSD reatei relações com o PCP"». Expresso. 11 de dezembro de 2015. Consultado em 3 de outubro de 2016 
  13. a b «O conturbado percurso político do professor como líder do PSD». Jornal de Notícias. 3 de novembro de 2009. Consultado em 3 de outubro de 2016 
  14. Uma breve história dos Governos de coligação (e a excepção da AD), ionline.pt, recuperado em 10 de dezembro 2015
  15. «Pedro Passos Coelho é o novo líder do PSD». Jornal visao 
  16. Group, Global Media. «Perfil - Perfil: Passos Coelho, um ″liberal″ na política desde a adolescência». DN. Consultado em 17 de janeiro de 2018 
  17. «Ferreira Leite: programa da coligação afasta-se de matriz social-democrata». tvi24. 31 de julho de 2015 
  18. Pereira, José Pacheco. «Opinião. A doença que está a encolher o PSD». PÚBLICO 
  19. Santos Costa, Filipe (13 de setembro de 2016). «Passos: se houver novo resgate será "por consequência de ato deliberado"». Expresso. Consultado em 25 de junho de 2018 
  20. Gonçalves, Alberto (1 de novembro de 2015). «A "vacina"». Diário de Notícias. Consultado em 25 de junho de 2018 
  21. Rodrigues, Sofia (21 de julho de 2016). «PSD dramatiza situação económica: "Vem aí o diabo"». Consultado em 26 de maio de 2018 
  22. Aguiar, Nuno; Peres Jorge, Rui (24 de março de 2017). «Défice de 2016 fica em 2,1% do PIB, o mais baixo desde 1974». Jornal de Negócios. Consultado em 26 de maio de 2018 
  23. «Portugal sai do Procedimento por Défice Excessivo». Jornal de Notícias. 16 de junho de 2017. Consultado em 26 de maio de 2018 
  24. Varzim, Tiago (14 de fevereiro de 2018). «Economia portuguesa cresce 2,7% em 2017, o maior crescimento desde 2000». Jornal de Notícias. Consultado em 26 de maio de 2018 
  25. «Quando chegará o diabo de Passos?». Sol. 2 de janeiro de 2017. Consultado em 26 de maio de 2018 
  26. Dinis, Rita (16 de novembro de 2016). «Onde anda o Diabo? PSD às voltas para não mudar discurso». Observador. Consultado em 26 de maio de 2018 
  27. ECO (22 de dezembro de 2017). «Partidos podem angariar quanto quiserem e o IVA é devolvido». ECO. Consultado em 8 de agosto de 2022 
  28. ECO (26 de dezembro de 2017). «O que muda no financiamento dos partidos? E as dúvidas que ficam». ECO. Consultado em 8 de agosto de 2022 
  29. ECO (24 de dezembro de 2017). «Pela calada do Natal aconteceu o saque partidário». ECO. Consultado em 8 de agosto de 2022 
  30. Lopes, Maria. «Partidos sem limites para angariar fundos e com devolução total do IVA». PÚBLICO. Consultado em 8 de agosto de 2022 
  31. «Alteração à lei de financiamento dos partidos políticos promulgada | Transparência Internacional Portugal». 27 de março de 2017. Consultado em 8 de agosto de 2022 
  32. ECO (15 de dezembro de 2019). «Pela calada do Natal aconteceu o saque partidário – Parte II». ECO. Consultado em 8 de agosto de 2022 
  33. SAPO. «Marcelo promulga diploma sobre financiamento dos partidos apesar de "objeção de fundo"». SAPO 24. Consultado em 8 de agosto de 2022 
  34. Group, Global Media. «PSD - O que separa Rio e Santana». DN. Consultado em 17 de janeiro de 2018 
  35. Group, Global Media (13 de janeiro de 2018). «Nacional - PSD: Rui Rio vence eleições com 54,37% dos votos». DN 
  36. «Costa e Rio formalizam acordos sobre descentralização e fundos europeus». Lusa. Consultado em 5 de outubro de 2022 
  37. «Rio vence moção de confiança com maioria reforçada. Pede que PSD "reme" no mesmo para ganhar eleições». Lusa/ECO. Consultado em 5 de outubro de 2022 
  38. «Rui Rio repete que acordo com o Chega foi "decidido regionalmente", mas não exclui entendimento nacional». Público. Consultado em 10 de novembro de 2020 
  39. «Sucessão de Rui Rio já tem data marcada». SIC Notícias. Consultado em 15 de março de 2022 
  40. «Rui Rio vai votar a favor da despenalização da eutanásia». Lusa. Consultado em 19 de fevereiro de 2020 
  41. «Eutanásia: 'Tribunal' do PSD não sanciona Rui Rio mas faz advertência a Adão Silva (com áudio)». Jornal Económico. Consultado em 19 de fevereiro de 2020 
  42. ECO (3 de fevereiro de 2022). «Rui Rio deixa liderança do PSD até julho». ECO. Consultado em 3 de junho de 2022 
  43. «″Hoje, quem ganhou foi Portugal.″ Montenegro anuncia ″princípio do fim da hegemonia socialista″». TSF Rádio Notícias. 28 de maio de 2022. Consultado em 3 de junho de 2022 
  44. «Governo e PSD chegam a acordo sobre aeroporto. Santarém é possibilidade». Diário de Notícias. Consultado em 23 de setembro de 2022 
  45. «Montenegro contra governo "à deriva" e com "partido coeso"». Diário de Notícias. Consultado em 31 de julho de 2022 
  46. «Lei da eutanásia. Montenegro insiste na necessidade de um referendo». RTP. Consultado em 12 de dezembro de 2022 
  47. a b «Programa do partido Social Democrata» (PDF). Consultado em 8 de setembro de 2009. Arquivado do original (PDF) em 4 de maio de 2009 , pág. 12
  48. «Christian socialism - AbsoluteAstronomy.com». www.absoluteastronomy.com. Consultado em 11 de janeiro de 2021 
  49. Fahlbusch, Erwin; Lochman, Jan Milic; Bromiley, Geoffrey William; Barrett, David B.; Mbiti, John (1999). The Encyclopedia of Christianity (em inglês). [S.l.]: Wm. B. Eerdmans Publishing 
  50. Baker, Kendall L.; Dalton, Research Professor of Political Science Russell J.; Dalton, Russell J.; Hildebrandt, Kai (1981). Germany Transformed: Political Culture and the New Politics (em inglês). [S.l.]: Harvard University Press 
  51. «O PS visto de dentro: a organização vista de dentro os militantes e os eleitos - Modulo 3 A base social e eleitoral do PS - Formadores: Politólogo Professor André Freire (Politólogo, Auxiliar do ISCTE e investigador sénior do CIESISCTE) e Diogo Moreira (Politólogo, doutorando e investigador júnior do ICS/UL)» (PDF). Consultado em 11 de agosto de 2011. Arquivado do original (PDF) em 13 de novembro de 2011 
  52. «google.pt». www.google.pt. Consultado em 11 de janeiro de 2021 
  53. «Portugal». Europe Elects (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2020 
  54. a b c «PROGRAMA ELEITORAL» (PDF). PSD 
  55. «Que medidas propõem para mim os partidos? | Legislativas 2019». PÚBLICO. Consultado em 5 de outubro de 2020 
  56. «Centrist Democrat International - Members». Consultado em 3 de julho de 2009. Arquivado do original em 21 de abril de 2009 
  57. «EPP Group in the Member States: Portugal». Consultado em 3 de julho de 2009. Arquivado do original em 11 de junho de 2009 
  58. «Eleições Regionais Açores 2024». www.regionais2024.mai.gov.pt. Consultado em 5 de fevereiro de 2024 
  59. «Congressos e Eleições Diretas do Partido Social Democrata» 
  60. «Eleições Diretas» 
  61. «Comissão Política Nacional». PSD. Consultado em 3 de julho de 2022 
  62. «Congresso». PSD. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  63. «Conselho de Jurisdição Nacional». PSD. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  64. «Comissão Nacional de Auditoria Financeira». PSD. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  65. a b https://www.psd.pt/pt/francisco-sa-carneiro
  66. https://www.psd.pt/pt/antonio-sousa-franco
  67. https://www.psd.pt/pt/jose-meneres-pimentel
  68. https://www.psd.pt/pt/francisco-pinto-balsemao
  69. https://www.psd.pt/pt/nuno-rodrigues-dos-santos
  70. Governo de coligação PS-PSD.
  71. https://www.psd.pt/pt/carlos-mota-pinto
  72. https://www.psd.pt/pt/rui-machete
  73. https://www.psd.pt/pt/anibal-cavaco-silva
  74. https://www.psd.pt/pt/fernando-nogueira
  75. https://www.psd.pt/pt/marcelo-rebelo-de-sousa
  76. https://www.psd.pt/pt/jose-manuel-durao-barroso
  77. https://www.psd.pt/pt/pedro-santana-lopes
  78. https://www.psd.pt/pt/luis-marques-mendes/
  79. https://www.psd.pt/pt/luis-filipe-menezes
  80. https://www.psd.pt/pt/manuela-ferreira-leite
  81. https://www.psd.pt/pt/pedro-passos-coelho
  82. https://www.psd.pt/pt/rui-rio
  83. https://www.psd.pt/pt/luis-montenegro
  84. Carneiro, Francisco Sá (1971). Uma tentativa de participação política. [S.l.]: Moraes Editores 
  85. Carneiro, Francisco Sá (1975). Por uma social-democracia portuguesa. [S.l.]: Publicações Dom Quixote 
  86. Poder civil, Autoridade democrática e social-democracia[ligação inativa]
  87. Carneiro, Francisco Sá (1979). Uma constituição para os anos 80: contributo para um projecto de revisão. [S.l.]: Publicações Dom Quixote 
  88. ROSETA, Pedro; Introdução de "Dez Congressos Dez Anos de Vida" preparado pelos Serviços de Informática e Documentação do Partido Social Democrata por ocasião do XI Congresso realizado em Braga de 23 a 25 de março 1984 (publicação do PSD)

Bibliografia

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Partido Social Democrata (Portugal)