Universidade São Judas Tadeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de USJT)
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
USJT
Universidade São Judas Tadeu
Tipo de instituição Universidade privada
Mantenedora Anima Educação
Reitor(a) Prof. José Reinaldo Altenfelder Silva Mesquita
Sede São Paulo
Estado São Paulo
Página oficial www.usjt.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade São Judas Tadeu (USJT) é uma instituição de ensino superior brasileira. Está entre as cinco melhores universidades da cidade de São Paulo e possui duas unidades: a unidade Mooca, bairro de origem da instituição, e a unidade Butantã, ambos na cidade de São Paulo.

Campus Mooca (vista parcial)

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade foi fundada por dois professores que sonhavam e que conseguiram colocar em prática muitas das suas ideias. Sua história começa há cinquenta anos, quando Alberto Mesquita de Camargo e Alzira Altenfelder Silva Mesquita, casados, criaram o Curso de Admissão ao Ginásio do Estado, no bairro da Mooca.

A escola cresceu graças ao bom ensino oferecido e, em sete anos, foi transferida para um prédio na Rua Clark, e passou a sediar os cursos de Ensino Fundamental I e II e, posteriormente, o Ensino Médio.

Os primeiros cursos de nível superior foram criados em 1971. Administração e Ciências Contábeis foram as turmas inaugurais das então Faculdades São Judas Tadeu. O reconhecimento oficial como Universidade veio em 1989.

Em 1985, tiveram início as atividades de Pós-Graduação Lato Sensu.

Em 2003 foi criado o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, na área de Filosofia, seguido por mais dois, em Educação Física e em Arquitetura e Urbanismo.

Hoje a Universidade São Judas possui um ensino reconhecidamente de qualidade e oferece cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas do conhecimento em duas unidades.

Também possui amplo reconhecimento do MEC e de outros órgãos responsáveis pelos critérios de avaliação educacional, sendo em 2012, agraciada como a melhor universidade particular de São Paulo e uma das cinco melhores universidades (entre públicas e privadas) do Estado.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

As duas unidades da São Judas estão localizadas na cidade de São Paulo: a Unidade Mooca (sede da reitoria) e a Unidade Butantã.

  • Unidade Mooca: A tradicional unidade principal da Universidade São Judas está localizada próxima à estação de metrô Bresser na Mooca, tradicional bairro na Zona Leste da cidade de São Paulo. Esta unidade possui uma ampla rede de serviços e laboratórios. A unidade Mooca conta com cinco edifícios com 207 salas de aula, 7 oficinas didáticas, teatro experimental 90º, Praça Cultural, dois auditórios, Térreo e da Reitoria, com capacidade de 440 e 260 lugares, respectivamente. A Unidade Mooca situa-se na Rua Taquari, 546 (próximo ao Viaduto Bresser). Ao todo a unidade da Mooca conta com 69.143m² de área construída e é identificado como um dos mais bem preparados campus universitários do Brasil, sendo, até mesmo, comparado à algumas das maiores universidades da América, como o da USP e da UNICAMP.

No total, as duas unidades possuem 151 laboratórios didáticos, duas bibliotecas amplas, 625 professores e 549 funcionários.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

A Universidade São Judas Tadeu é uma das mais bem conceituadas do Brasil, jamais obtendo nenhum conceito mínimo em avaliações do MEC ao longo de sua história. Possuindo um corpo docente altamente qualificado, a São Judas valoriza e incentiva a constante qualidade de seus professores. É uma das universidades que oferecem os melhores salários de todo o segmento educacional. Atualmente, a São Judas tem o alto índice de mais de 90% de professores com título de Mestre ou Doutor. Essa é mais um recurso que garante aos alunos uma formação mais atualizada e afinada com o mercado de trabalho.

Seu curso de Direito foi um dos quatro recomendados pela OAB na cidade de São Paulo, o curso de Filosofia é o mais bem conceituado do Brasil e seus cursos de Engenharia são reconhecidos pela estrutura oferecida pela instituição, por seus seguidos sucessos em avaliações feitas pelo MEC e em rankings de cursos (o curso de Engenharia de Computação está entre os cursos recomendados pela mais respeitada empresa de TI do Brasil e o curso de Engenharia Mecânica está entre os melhores de São Paulo). Ainda sobre o destaque dos cursos, Psicologia é conceituado como um dos melhores em São Paulo, e Engenharia Civil está na lista de uma das melhores faculdades da América Latina para cursar.

Faculdades[editar | editar código-fonte]

A Universidade São Judas Tadeu é composta por cinco faculdades, sendo elas:

> Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS)

> Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS)

> Faculdade de Direito (FD)

> Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação (FLACCE)

> Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas (FTCE)

Venda[editar | editar código-fonte]

Em 2014, a instituição que foi fundada pela família Mesquita foi comprada pelo Grupo Ânima de Educação[1] após uma negociação que durou em média quatro anos. Também neste ano, a São Judas foi contemplada com 87 estrelas no ranking de cursos classificados pelo Guia do Estudante[2] e lançou 13 novos cursos, sendo 10 de graduação em tecnologia e três em bacharelado. São eles:

> Graduação em tecnologia

> Graduação - Bacharelado

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Famosos formados pela Universidade São Judas Tadeu:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


  1. [1].
  2. [2].