Matosinhos (São João del-Rei)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Matosinhos é um bairro de São João del-Rei, situado na Zona Leste da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Com a chegada e fixação da tropa de Tomé Portes del Rei no Porto Real da Passagem em 1701, iniciou-se na região do entorno um povoado. Por se tratar de um lugar de passagem obrigatória naqueles tempos, alguns de seus habitantes optaram por se dedicar ao comércio de criações, gêneros alimentícios e ouro, em troca de sal, azeite, velas, roupas etc.

O primeiro comerciante a atuar na região de que temos notícia foi o próprio Tomé Portes del Rei, que ainda tinha o direito de explorar a cobrança da passagem daquele Porto, que no princípio era feita por barco e após 1730 por ponte de madeira. Tomé Portes também recebeu da Coroa Portuguesa o título de Guarda-Mor. Com sua morte, seu genro Antônio Garcia da Cunha herda o direito da cobrança da passagem e também o título de Guarda-Mor. Ao genro de Tomé Portes sucederam-se vários outros contratadores.

O núcleo de povoamento que deu origem ao centro da atual cidade de São João del Rei somente foi iniciado no ano de 1704, com a descoberta de ouro nas imediações dos atuais bairros Senhor dos Montes e Alto das Mercês, quando já havia falecido Tomé Portes. Reconhecendo Tomé Portes del-Rei como fundador da cidade de São João del-Rei, reconhece-se que o atual Bairro de Matosinhos é o berço da cidade de São João del Rei, local este que já era povoado antes de 1704 e de onde, sem dúvidas, migrou grande parte dos braços que originaram o novo núcleo, o Arraial Novo do Rio das Mortes, que depois sucessivamente passou a chamar-se Arraial de Nossa Senhora do Pilar e posteriormente São João del-Rei.

Matosinhos Hoje[editar | editar código-fonte]

O bairro de Matosinhos hoje é uma área de arquitetura nova em São João del-Rei, em pleno estado de verticalização. A área histórica de São João del-Rei, encontra-se no centro velho. É também o segundo centro comercial da cidade, com vários estabelecimentos comerciais e concentração de serviços. A Regional Matosinhos (Bairro Matosinhos e adjacentes) é a maior região de São João del-Rei em número de habitantes, e constitui a Zona Leste da cidade. Depois do centro, o Matosinhos é o maior bairro de São João del-Rei e também a segunda maior área comercial. Nele estão localizados diversos caixas eletrônicos dos principais bancos.

Festa do Divino[editar | editar código-fonte]

O bairro é famoso pela sua Festa do Divino Espírito Santo que ocorre ali desde o século XVIII, em 1774. De 1924 a 1998 as celebrações aconteciam, ainda que bastante discretas. Em 1998 um grupo de moradores do bairro, liderados pelo escultor sacro Osni Paiva e apoiados pelo pe. José Raimundo da Costa buscaram a reativação da festa tal e qual ela acontece hoje: celebrações litúrgicas bem entrosadas com apresentações folclóricas e culturais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.