Wikipédia:Editatona HN Ocupa Wiki/Artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sobre Ajuda Artigos

Biografias de Personalidades Negras[editar código-fonte]

Produzir conhecimento livre sobre personalidades negras é descortinar as invisibilidades produzidas pelo racismo. Reunimos biografias negras que podem ser revisadas ou que ainda não foram criadas como forma de destacar a relevância coletiva do protagonismo negro no enfrentamento ao racismo, no direito à história, memória e acesso aos referenciais negros em suas mais diversas potencialidades e campos de atuação.

Fundação Palmares - 2019

A lista de personalidades negras da Fundação Cultural Palmares é uma lista mantida pela referida fundação de pessoas negras que, em sua avaliação, marcaram a história do Brasil e do mundo. Até outubro de 2019,[1] a página mantinha registrados os seguintes nomes nesta lista:

Terras Quilombolas[editar código-fonte]

Relação oficial dos quilombos brasileiros para difundir as informações e conhecimento livre sobre a história, a memória, a cultura, a agência e a organização sociopolítica das comunidades quilombolas brasileiras.

Lista de comunidades quilombolas

Instituições[editar código-fonte]

Neste item reunimos os verbetes sobre organizações e coletivos negros comprometidos com a luta antirracista, que formaram historicamente redes de solidariedade, resistência e ação social no campo das lutas antirracistas e da promoção da plena cidadania para a população negra.

Terreiros de Candomblé tombados


Nossas Histórias[editar código-fonte]

A Lei 10.639/2003 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira. Ajude a melhorar e/ou criar verbetes que fortaleçam a implementação desta lei.[2]

História afro-brasileira


Categorias Negras na Wikipédia

Neste espaço separamos categorias destinadas à reunir verbetes sobre história e cultura afro-brasileira, personalidades e instituições negras e categorias ocupacionais. Nosso intuito é promover uma revisão destas categorias e promover a devida correlação entre elas e os verbetes já existentes ou criados nesta ação, bem como, analisar o papel da categorização na promoção da visibilidade ou invisibilizade negra na wikipédia.

Material de apoio[editar código-fonte]

Tutorial Wikimedia Commons (para imagens)

Tutoriais[editar código-fonte]

Bibliografia sugerida[editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Personalidades Negras». Fundação Cultural Palmares. Arquivado do original em 29 de junho de 2020 
  2. Antonio Carlos Quinto; Tabita Said; Camilly Rosabony; Danilo Queiroz e Gustavo Roberto da Silva (18 de novembro de 2022). «Há quase 20 anos, uma lei na educação tenta mudar o quadro do racismo no Brasil». Jornal da USP. Consultado em 18 de novembro de 2022 
ESPAÇO AMIGÁVEL: O evento é apoiado pelo Wiki Movimento Brasil e, por isso, é exigida a adesão à política de espaço amigável.

ORGANIZAÇÃO: Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros

DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES: hnwikiprojetos@gmail.com / Diana S. Souza

REDES SOCIAIS: Facebook Instagram YouTube Twitter