Portal:Antropologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar  Portal da Antropologia

Antropologia (etimologicamente anthropos (homem ou pessoa) e logos (razão ou pensamento)) é a disciplina dedicada aos estudos dos agrupamentos humanos e à compreensão do sentido do comportamento dos Homens e das Mulheres, considerando, em sua análise, as origens, o desenvolvimento e a construção das relações internas e externas destas sociedades. Em seu estudo, a Antropologia preocupa-se em aprofundar o conhecimento, por meio da pesquisa de campo, dos sistemas simbólicos e da estruturação das relações entre os grupos humanos que dela fazem parte e que com elas se relacionam, seja em sua relação com o meio, seja em sua constituição cultural.

Portal:Antropologia/Colaboradores Portal_Discussão:Antropologia Portal:Antropologia/Acervo_de_imagens Portal:Antropologia/Pensamento Portal:Antropologia/Você_sabia Portal:Antropologia/Atualizações do Portal
Espaço dos Colaboradores Página de Discussão Acervo de Imagens Banco de Citações Banco de Curiosidades Calendário Histórico
 ver · editar  Artigos em destaque
Homens Kamayurá
Homens Kamayurá

Os camaiurás (também kamaiurás ou kamayurás) constituem uma etnia indígena brasileira. Habitantes do Parque Indígena do Xingu, às margens da zona de confluência entre dois importantes rios da micro-bacia xinguana, os camaiurás pertencem ao grupo étnico e linguístico tupi-guarani, estando inseridos na zona cultural do Alto Xingu.

Os camaiurás possuem um sistema tradicional caracterizado pela heterogeneidade, fruto do intenso processo de matrimônio intertribal e dos enérgicos laços de coesão que mantém com outras sociedades indígenas do mesmo espaço geográfico.

Entre os indígenas do grupo, vigora um sistema de organização civil peculiar, caracterizado por um único complexo de imensas ocas comunitárias circularmente dispostas ao redor de um terreiro público. Tal espaço, formado a partir da convergência de quatro vias principais, destina-se à celebração dos ritos e tradições referentes à cosmologia do povo. As habitações, primordialmente constituídas por taquaras e palha, podem chegar a trinta metros de comprimento e abrigar várias famílias, segundo a ancestralidade que possuam.

A sociedade, embora rigidamente patriarcal, não menospreza o papel feminino, encarregando-as da tutela dos filhos, manutenção da ordem doméstica, plantio e colheita das raízes comestíveis e preparação dos alimentos, enquanto compete ao homem a obtenção protéica e a limpeza da roça na qual será plantada a mandioca.

Leia o artigo completo...

 ver · editar  Citação
A história não está ligada ao homem, nem a qualquer objecto em particular. Consiste inteiramente no seu método; a experiência comprova que ele é indispensável para inventariar a integralidade dos elementos de uma estrutura qualquer, humana ou não humana. Longe portanto de a pesquisa da inteligibilidade resultar na história como o seu ponto de chegada, é a história que serve de ponto de partida para toda a busca de inteligibilidade. Assim como se diz de certas carreiras, a história leva a tudo, mas contanto que se saia dela.
 ver · editar Imagem selecionada


Imagem cedida por Finavon.

Mulheres da etnia Apatani durante a celebração de um casamento na vila de Hija, na localidade de Ziro, Arunachal Pradesh, Índia.

 ver · editar  Você sabia…
  • ...que a Antropologia do Direito é uma área da Antropologia Social ou Cultural (ou Etnologia) voltada ao estudo das categorias que perpassam o saber jurídico: seus mecanismos de produção, reprodução e consumo. Busca identificar, classificar e analisar as formas como se organiza o "campo" jurídico - entendendo-se, aqui, a noção de "campo", como a apresentada na sociologia de Pierre Bourdieu?
  • ...que um dos mais importantes antropólogos do século XX Franz Boas era físico e passou a se interessar pela antropologia depois de constatar que os Inuit (na imagem) possuem mais de uma dezena de formas de classificação relacionadas apenas às cores do gelo, uma evidência de que a percepção humana é culturalmente orientada não sendo portanto nem homogênea nem universal?
 ver · editar  Notícias


 ver · editar  Atualizações do Portal
 ver · editar  Pré-definições

Este userbox foi criado para colaboradores que possuem interesse na área de Antropologia.

Interesse em contribuir em Antropologia


Esta predefinição é um lembrete da existência deste portal.

 ver · editar  Categorias

Matriz de classificação dos artigos sobre Antropologia Esta ferramenta classifica os artigos sobre o tema escolhido em uma matriz, indicando quantas páginas têm certa qualidade e importância para o tema.

última atualização: 14h52min de 16 de janeiro de 2022 (UTC)

 ver · editar  Coisas que você pode fazer!

Artigos mínimos:



Artigos para reciclar: Reciclagem é o rótulo dado a artigos com bastante conteúdo informativo, mas carentes de organização, formatação wiki, correção ortográfica e gramatical, referências bibliográficas e de imparcialidade.

Aculturação | Antropologia do Ciberespaço | Darwinismo social | Economia do dom | Etnogênese | Mary Douglas | Tzvetan Todorov | Georges Bataille | Bruno Latour | Heterogamia | As Estruturas Elementares do Parentesco


Artigos a espera de fusão:

O outro e Alteridade | Esquimó e Inuítes



Artigos sem imagem: [atenção para a política de inclusão de imagens: https://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Portal_comunit%C3%A1rio]



WikiProjeto:

Conheça o Projeto Ciências Sociais para tirar dúvidas com outros editores, pesquisar recursos disponíveis e ajudar outros editores com o seu conhecimento.




 ver · editar  Portais relacionados
 ver · editar  Wikimedia