Usuário(a):EAzzellini (WMB)/Testes/Wikiconcurso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Página inicialRegrasPrêmiosParticipeArtigosPerguntas frequentesSugestões bibliográficas

Para o concurso serão aceitos os artigos presentes na listagem abaixo, divididos em cinco eixos.

A Casa Moderna

A casa moderna teve sua origem no século XIX, quando o espaço de morar deixou de ser um lugar de trabalho, de produção de alimentos, de práticas culturais e educacionais, para se tornar um lugar de desenvolvimento da dimensão subjetiva dos integrantes da família nuclear burguesa. Para que isso acontecesse, a casa teve seus espaços especializados, sendo parte desses espaços reservada a poucos. Nascia a ideia de privacidade, de intimidade, de interioridade da casa e das pessoas. Conhecer e definir os espaços especializados da casa, bem como os objetos que constituem esses espaços é uma maneira de conhecer o modo de funcionamento de nossa sociedade. Para este primeiro eixo, segue abaixo uma lista ampla de artigos que se relacionam direta ou indiretamente com o tema, que dizem respeito também à história da habitação e construção civil no Brasil.

Lista de Artigos
Casas e casarões
Vilas históricas
Escolas, escritórios e exposições
Fábricas, comércio e lojas de departamento
Fazendas e sítios históricos
Museus
Palacetes e solares brasileiros
Técnicas construtivas e materiais típicos
Tipologia e estilos arquitetônicos
Tópicos indígenas

Decoração e identidades feminina e masculina

A casa moderna é um lugar importante para o desenvolvimento das identidades individuais e sociais. Tais identidades não acontecem sem os marcadores de gênero, isto é, espaços e objetos da casa são elementos ativos na produção de noções ligadas ao gênero feminino e masculino. Ao vivenciar o mundo concreto da casa somos convidados inconscientemente a seguir tradições e convenções culturais. Os modos dessa construção variam. No caso feminino, há uma forte conexão entre a ornamentação do corpo da mulher com a ornamentação dos objetos decorativos, o que torna a identidade feminina mais difusa do que a identidade masculina, constituída por objetos funcionais e associados ao prazer e conforto corporais. Definir os objetos a partir dessa perspectiva pode explicar muito sobre nossos valores e comportamentos. Neste segundo eixo, trazemos uma lista ampla de artigos relacionados direta ou indiretamente com o tema, incluindo empresas relevantes na história da produção de itens comuns aos lares brasileiros.

Lista de Artigos
Espaços da casa
Etiqueta
Empresas de brinquedos, jogos e afins
Empresas de produtos de higiene e afins
Trabalho e relações sociais

Cozinha e suas coisas

A história das cozinhas é pouco conhecida. Menos ainda são seus equipamentos e ferramentas. As atividades de trabalho empreendidas nas cozinhas trazem questões importantes sobre a convivência entre objetos tradicionais - manuais ou mecânicos - e objetos modernos - eletrificados. Conhecer esse universo de coisas que compõem a cozinha é o objetivo do grupo de pesquisa que estuda os acervos de cozinha do Museu Paulista. Há muitos objetos que precisam ser identificados, ter seus diversos nomes pesquisados, suas funções e períodos de uso estabelecidos. A consolidação de um repertório dos equipamentos e ferramentas de cozinha é algo necessário e que muito ajuda no avanço do conhecimento das casas brasileiras. Neste terceiro eixo, além dos objetos que ao menos em algum momento foram comuns às cozinhas brasileiras, relacionam-se ainda artigos de empresas e marcas de produtos alimentícios, de bebida e de limpeza.

Lista de Artigos
Empresas e marcas de eletrodomésticos e afins
Empresas e marcas de produtos alimentícios
Empresas e marcas de produtos de limpeza e afins
Empresas e marcas de refrigerantes e afins
Obras de referência sobre alimentação e culinária no Brasil

Intérpretes da casa brasileira

O Brasil conta já com um elenco importante de obras sobre as moradias brasileiras. Essas obras se desenvolveram pioneiramente entre os arquitetos, interessados nas configurações espaciais dos interiores domésticos. Foram eles que primeiro procuraram definir as tipologias de casas, estudaram a atuação de construtores, e descreveram as configurações de espaços internos da moradia associados às suas funções produtivas e sociais. Outra vertente, a dos historiadores, se dedicaram a compreender os tipos de objetos próprios das casas. Produziram estudos tradicionais sobre mobiliário, estudos sobre a riqueza e costumes das famílias por meio dos inventários e, mais recentemente, estudos sobre os objetos da casa e suas relações com a vida psíquica, social e cultural de seus moradores.

É ainda importante mapear obras e revistas de época que são fontes documentais importantíssimas para o conhecimento das casas. Os manuais de economia doméstica, de orientação feminina, puericultura, etiqueta trazem inúmeras informações sobre os objetos da casa e seus espaços, seus modos de funcionamento e os valores e sentidos associados a essa materialidade. A estas obras somam-se as revistas de época que trazem artigos e anúncios sobre decoração, sobre inúmeros objetos pertencentes ao espaço doméstico, além de receitas e crônicas sobre a vida doméstica. Para este quarto e penúltimo eixo, além de dezenas de artigos relacionados diretamente ao tema proposto, relacionamos ainda intérpretes e obras de referência sobre o Brasil em diversos aspectos.

Lista de Artigos
Intérpretes do Brasil e da Casa Brasileira
Publicações, obras de referência e conceitos
Organizações de referência

Louça paulista

Todas as casas têm um lugar de encontro. Refeições, festas e visitas são momentos realizados segundo regras que podem variar dependendo do grupo e classe sociais, mas compartilham da mesma intenção: consolidar os vínculos entre as pessoas. A louça desempenha um papel fundamental ao materializar a importância dessas ocasiões e ao servir de ferramenta para o estabelecimento de divisões e vínculos sociais. Por meio do uso das louças cada um mostrar ao outro a sua “educação”, o seu gosto, os seus valores. No século 19, os serviços de porcelana importados da Europa se tornaram um dos mais importantes sinais de opulência e sofisticação. Os ornamentos, as dourações, os brasões e monogramas materializaram o requinte que as elites enriquecidas almejavam. Enquanto os caros serviços de porcelana decorada eram adquiridos pelas elites, as camadas médias e populares consumiam serviços mais baratos, mas também ornamentados. Mesmo com simplicidade, a função era a mesma: sinalizar as refeições e ocasiões especiais. Ao longo do século 20, as indústrias produziram serviços de café, chá e jantar para diversos tipos de público. Fábricas de porcelana estabelecidas no Brasil comercializavam similares das porcelanas europeias, enquanto outras indústrias criaram conjuntos com matérias-primas mais acessíveis. Neste quinto e último eixo de artigos do wikiconcurso, além de artigos diretamente relacionados à louça paulista em si, trazemos ainda diversos artigos relacionados aos materiais, técnicas e à história da louça no Brasil como um todo.

Lista de Artigos
Associações, museus e preservação
Empresas de cerâmica
Empresários, pesquisadores e colecionadores
Técnicas e materiais
Sítios arqueológicos relevantes

Fontes sugeridas