Residência da Família Jafet, 825

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Residência da Família Jafet, 825
Vista lateral da Residência da Família Jafet, na Rua Bom Pastor, 825, em São Paulo (SP), Brasil.
Construção 1934
Classificação nacional Departamento do Patrimônio Histórico (DPH)
Data 1991
Estado de conservação SP
Geografia
Cidade São Paulo

A Residência da Família Jafet, 825 é um edifício localizado no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Junto com mais cinco imóveis na região, à época também da família Jafet, compõe parte do patrimônio histórico da cidade no processo de tombamento de número 1991 – 0.005.368-6, feito pelo DPH[1] (Departamento do Patrimônio Histórico), órgão da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

Erguida em 1934 para ser a residência do engenheiro civil Eduardo Benjamin Jafet[1], a mansão, implantada em uma das extremidades do extenso lote arborizado, mantém suas fachadas e volumetria e é importante documento histórico e ambiental para a cidade de São Paulo, constituindo um conjunto arquitetônico singular com as demais construções tombadas no mesmo processo.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Família Jafet
Retrato dos irmãos Jafet e sua mãe Utroch Farah Tebecherani.

O edifício foi construído por Eduardo Benjamin Jafet em 1934[1]. Engenheiro civil de profissão, Eduardo planejou e tirou do papel o projeto que foi, na época, sua própria moradia.

Características arquitetônicas[editar | editar código-fonte]

Vista da esquina da Rua Bom Pastor e Rua dos Patriotas, onde se encontra a Residência da Família Jafet, em São Paulo (SP), Brasil.

Sem número até 1914[1], número 115 até 1929 e antigo 125 até 1941, o atual 825 da Rua Bom Pastor, esquina com a Rua Patriotas, mantém um importante monumento para a arquitetura da cidade de São Paulo. Aparentemente mantida até hoje, a residência possui a seguinte composição:

Parte externa[editar | editar código-fonte]

Composta de porão alto, dois pavimentos (andares) e sótão. Com certa austeridade na ornamentação, é possível encontrar os seguintes elementos: bossagem contínua, cornija, balcões, colunas, entablamento, janelas de vergas reta e arco com ornatos em massa. A escadaria de acesso se encontra paralelamente ao edifício, culminando na varanda que resguarda a entrada composta de portão em ferro trabalhado[1].

Detalhe da arquitetura da Residência da Família Jafet, na Rua Bom Pastor, 825, em São Paulo (SP), Brasil.

Parte interna[editar | editar código-fonte]

Internamente, é visto colunas com vestígios do período clássico compondo o hall. A escadaria, centralizada no edifício, é revestida em mármore e o guarda-corpo é ornamentado em ferro – daí, tem-se o acesso aos pavimentos superiores. No primeiro pavimento, encontra-se as áreas de estar e de serviços. No superior ou segundo, as áreas íntimas. Destacam-se, na arquitetura da residência, os confortáveis vãos das janelas, que permitem a perfeita iluminação do prédio. No madeiramento do telhado, assim como no assoalho de tábuas, portas e batentes, foram utilizados caibros e ripas de peroba[1].

Significado histórico e cultural[editar | editar código-fonte]

Fachada da Residência da Família Jafet, na Rua Bom Pastor, 825, em São Paulo (SP), Brasil.

O edifício é um importante documento histórico e ambiental para a cidade de São Paulo, constituindo um conjunto arquitetônico singular com as demais construções tombadas no mesmo processo, todos imóveis construídos pela família Jafet: fora este em questão, mais três na Rua Bom Pastor, nos números 730, 798 e 801, e dois na Rua Costa Aguiar, localizados nos números 1013 e 1055[1].

Além dos exorbitantes tamanhos e variados estilos, os palacetes também formam, pela localização no tradicional bairro do Ipiranga, um importante espaço cultural para a cidade, uma vez que se encontram a praticamente 500m do Museu do Ipiranga. Outro motivo significatório é a ampla vegetação nessas mansões, até por serem implantadas em grandes lotes. Preserva-se ali, então, a história de uma das primeiras famílias de imigrantes em São Paulo que tiveram relevância no intenso progresso da cidade no começo do Século XX[1].

Tombamento[editar | editar código-fonte]

Como sugestão da Associação Cultural Pró-Parque Modernista e da Sociedade de Preservação e Resgate de Paranapiacaba, em 26 de junho de 1990, para que a Rua Bom Pastor, 825 – juntamente com os edifícios localizados nos números 730, 798 e 801 da mesma rua, e dois na Rua Costa Aguiar, localizados nos números 1013 e 1055 – fosse tombada, teve, no ano seguinte, em 21 de junho de 1991[1], uma reunião no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) para avaliar o caso. Por decisão unânime, abriu-se o processo de tombamento dos seis imóveis.

Vista traseira da Residência da Família Jafet, na Rua Bom Pastor, 825, em São Paulo (SP), Brasil.

A partir disso, então, um pesquisador de assuntos culturais do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo (DPH)[1] assumiu o caso. Novamente por decisão unânime dos conselheiros presentes na reunião, isso em julho de 2005, o processo de tombamento foi expedido e publicado em dezembro do mesmo ano.

Detalhe do brasão no portão da Residência da Família Jafet, na Rua Bom Pastor, 825, em São Paulo (SP), Brasil.

Estado atual[editar | editar código-fonte]

Devido ao processo de tombamento do edifício como patrimônio histórico da cidade – e talvez somente por isso –, ele ainda continua intacto. Ao visitar o endereço, descobre-se que não é possível registrar/documentar/ilustrar a situação interna por falta de permissão do proprietário. Atualmente, tem-se apenas um caseiro que zela pela mansão e barra a entrada de estranhos, à mando do dono. Fora isso, segue aparentemente inabitada. For fora, pela rua, através do baixo muro que cerca a residência, é possível ver algumas características de deterioração: gramado mal carpido, janelas bem fechadas e protegidas com ferrugem nas extremidades e os portões, com tradicionais brasões da família, pichados[1].


Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Residência da Família Jafet, 825

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d e f g h i j k Laudo do tombamento disponibilizado pelo Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo. São Paulo: [s.n.] 2005