Saltar para o conteúdo

Robinho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por BrenosBrenos para a última versão por Nistelrooy, de 03h21min de 1 de abril de 2012 (UTC)
Linha 6: Linha 6:
|imagem_legenda =
|imagem_legenda =
|nomecompleto = Robson de Souza
|nomecompleto = Robson de Souza
|apelido = ''[[Menino]] da [[Estádio Vila Belmiro|Vila]]'', <br />''[[Rei]] das [[Drible|Pedaladas]],''
|apelido = ''Traíra'', <br/>''[[Menino]] da [[Estádio Vila Belmiro|Vila]]'', <br />''[[Rei]] das [[Drible|Pedaladas]],''
|site = [http://www.robinhooficial.com.br/ www.robinho.com.br]
|site = [http://www.robinhooficial.com.br/ www.robinho.com.br]
|datadenascimento = {{dni|25|1|1984|lang=br}}
|datadenascimento = {{dni|25|1|1984|lang=br}}
Linha 28: Linha 28:
|ntupdate = [[14 de setembro]] de [[2011]]
|ntupdate = [[14 de setembro]] de [[2011]]
}}
}}
'''Robson de Souza''', mais conhecido como '''Robinho''' ([[São Vicente (São Paulo)|São Vicente]], [[25 de janeiro]] de [[1984]]), é um [[futebolista]] [[brasil]]eiro que atua como [[Atacante (futebol)|atacante]]. Atualmente, joga pelo [[Associazione Calcio Milan|Milan]].
'''Robson de Souza''', mais conhecido como '''Traíra''' ([[São Vicente (São Paulo)|São Vicente]], [[25 de janeiro]] de [[1984]]), é um [[futebolista]] [[brasil]]eiro que atua como [[Atacante (futebol)|atacante]]. Atualmente, joga pelo [[Associazione Calcio Milan|Milan]].


== Carreira ==
== Carreira ==

Revisão das 17h33min de 3 de abril de 2012

 Nota: Para outros significados, veja Robinho (desambiguação).
Robinho
Robinho
Informações pessoais
Nome completo Robson de Souza
Data de nascimento 25 de janeiro de 1984 (40 anos)
Local de nascimento São Vicente (SP),  Brasil
Altura 1,72 m[1]
Destro
Apelido Traíra,
Menino da Vila,
Rei das Pedaladas,
Informações profissionais
Clube atual Itália Milan
Número 70
Posição Atacante
Site oficial www.robinho.com.br
Clubes de juventude
19962002 Brasil Santos
Clubes profissionais1
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
20022005
20052008
20082010
2010
2010
Brasil Santos
Espanha Real Madrid
Inglaterra Manchester City
Brasil Santos (emp.)
Itália Milan
0111 000(46)
0101 000(25)
0041 000(14)
0002 0000(0)
0057 000(19)
Seleção nacional3
2004
2003
Brasil Brasil Sub-23
Brasil Brasil
0008 0000(3)
0090 000(26)


1 Partidas e gols pelos clubes profissionais
contam apenas partidas das ligas nacionais.
Atualizadas até 31 de março de 2012.


3 Partidas e gols pela seleção nacional estão atualizadas
até 14 de setembro de 2011.

Robson de Souza, mais conhecido como Traíra (São Vicente, 25 de janeiro de 1984), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Milan.

Carreira

Início no futsal

Em uma de suas brincadeiras, Robinho despertou a atenção de um olheiro de um clube de futsal da Baixada Santista, o Beira-Mar. Robinho e sua família gostaram e aceitaram o convite e, no futsal, o já hábil Robinho, com tão pouca idade, ainda muito esguio, desenvolveu ainda mais seu controle de bola.

Alguns anos depois, Robinho saiu do Beira-Mar, em São Vicente, e foi para outro clube, já em Santos, o Portuários, onde continuou se destacando por sua extrema habilidade. Pouco tempo depois, viu surgir uma oportunidade no futsal do Santos.

Depois de um ano no futsal do Santos, em 1996 Robinho fez um teste na equipe infantil de futebol do campo. Foi aprovado. Robinho trocou a quadra pelos gramados da Vila Belmiro. Era o início de uma carreira vitoriosa no futebol brasileiro.

Santos

O jovem Robinho teve sua primeira chance no time profissional do Santos no Torneio Rio-São Paulo de 2002. Como o time teve resultados ruins, o técnico responsável por lançar Robinho, Celso Roth, foi substituído por Emerson Leão. Com Leão no comando do time, jovens como Robinho, Diego, Leo, Elano, Renato, Alex, André Luís e Maurinho, mesclados com jogadores mais experimentados como Paulo Almeida se mostraram peças fundamentais para o funcionamento do time que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2002.

A estreia de Robinho foi contra o arquirrival Corinthians, equipe para o qual ele nunca perdeu; o Santos venceu por 3-1.

Robinho assumiu de vez como profissional pelo Santos no Torneio Rio-São Paulo de 2002 e já no torneio seguinte, o Campeonato Brasileiro, juntamente com seu parceiro de time, Diego, ajudou a levar o clube ao título, tirando o Santos de um jejum que já durava 18 anos, desde a conquista do Campeonato Paulista de 1984. Após uma temporada de 2003 abaixo do que era esperado, Robinho explodiu em 2004, marcando 21 gols em 36 partidas no Brasileiro. Robinho também ajudou o Santos a chegar na final da Taça Libertadores de 2003, perdendo para o Boca Juniors na final.

O desempenho de Robinho nos últimos três anos vinha atraindo a atenção dos maiores clubes da Europa, como Real Madrid, Chelsea, Milan, Bayern Munique e esteve a um passo de assinar pelo Benfica, não fosse o seqüestro de sua mãe.

No final de 2004 sua mãe foi sequestrada e libertada dois meses depois.

Após sua saída do Santos seu nome foi empregado em um dos campos do CT Meninos da Vila, local onde atuam as categorias de base do Santos. Também dá nome à antiga sede social do Beira-Mar, em São Vicente, onde hoje há um centro esportivo público municipal.

Jogadores do Real Madrid celebrando a Supercopa de España de 2008. Robinho é o quarto jogador, da direita para a esquerda.

Real Madrid

Em 2005 assinou um contrato com o Real Madrid, após uma tumultuada tranferência que, especula-se, rendeu aos cofres santistas em torno de 30 milhões de dólares.

Na temporada 2006-07, sob o comando do técnico Fabio Capello, Robinho teve que ficar várias vezes no banco de reservas, porém não se abalou, treinou bastante, entrou em partidas tendo boas atuações ajudando o time a vencer a La Liga nas temporadas 2006-07 e 2007-08, temporada em que, com a chegada do novo técnico Bernd Schuster conquistou o posto de titular, vestindo a camisa 10 e sendo um dos principais responsáveis pelo bom momento do time.

Logo depois,o atacante Robinho acaba entrando em conflito com o treinador alemão Bernd Schuster. Então o jogador na tentativa de forçar a sua saída do Real Madrid, para transferir-se pro Chelsea, acabou convocando uma coletiva de imprensa para manifestar públicamente o seu desejo de sair da equipe espanhola para atuar no clube inglês. Porém acaba se transferindo para outro clube inglês - Manchester City.[2]

Robinho durante sua breve passagem pelo Manchester City.

Manchester City

No dia 1° de setembro de 2008 foi negociado pelo Real Madrid ao Manchester City por 40 milhões de euros (96 milhões de reais.[2][3]

Logo na sua estreia marcou um belo gol de falta contra o Chelsea, mas não evitou a derrota por 3-1. Nos jogos seguintes, Robinho se destacou ainda mais, e foi um dos artilheiros do Campeonato Inglês, marcou 14 gols e foi o principal destaque do Sky Blues na temporada 2008-2009. Porém, com a chegada do novo técnico, Roberto Mancini, Robinho apresentou uma visível queda em seu rendimento acabou sendo sacado da equipe titular e, por algumas vezes, até do banco de reservas. Buscando recuperar seu bom futebol, acabou sendo emprestado ao Santos, clube que o revelou, até agosto de 2010.

Empréstimo ao Santos

No dia 28 de janeiro de 2010, foi acertado o empréstimo de Robinho ao Santos, clube que o revelou para o futebol. O jogador estava insatisfeito no Manchester City, onde não tinha vaga garantida no time titular e era constantemente substituído nas partidas. Ele teve propostas do São Paulo e do Benfica, mas preferiu retornar ao Santos, visando uma vaga na Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2010.

Aprovado em todos os exames médicos e testes físicos, Robinho estreou contra um dos maiores rivais do Santos, o São Paulo, no clássico conhecido como San-São, válido pelo Campeonato Paulista. Entrando no segundo tempo da partida, até então empatada em 1-1, Robinho marcou o gol da vitória santista, de letra.[4] Sua segunda passagem pelo Santos foi vitoriosa, resultando em dois títulos: Campeonato Paulista e Copa do Brasil. A última partida durante esta passagem foi exatamente a final da Copa do Brasil, contra o Vitória, em 4 de agosto de 2010. Apesar da derrota por 2-1 em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio por ter vencido a partida de ida pelo placar de 2-0.

Milan

Sem espaço após seu retorno ao Manchester City, no dia 31 de agosto de 2010, assinou contrato por quatro temporadas com o Milan,[5] custando 18 milhões de euros (40 milhões de reais) ao clube italiano, menos da metade do valor que o Manchester City havia pago para contratá-lo dois anos antes. Robinho recebeu a camisa de número 70 no clube italiano, visto que a 7 já estava ocupada pelo também brasileiro Alexandre Pato.

Fez seu primeiro gol com a equipe italiana no vitória sobre o Chievo por 3-1, após assistência de Ronaldinho. Este jogo por sinal, foi acompanhado pelo técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Robinho também esteve em campo no jogo que marcou a conquista do Campeonato Italiano, o 18° Scudetto da equipe foi conquistado em confronto contra a Roma. O jogo terminou 0-0, e contou com uma bola na trave do atacante brasileiro.[6] No jogo seguinte, uma semana depois, Robinho anotou mais dois gols na goleada do Rossoneri sobre o Cagliari em pleno San Siro lotado. Esta foi a primeira vez em que a torcida pode assistir a uma partida de seu time, já como campeão, e festejar o Scudetto ao lado dos jogadores.[7]

Robinho num amistoso contra a Suíça.

Seleção Brasileira

Robinho, já se destacando no cenário nacional, começou a ser convocado para a seleção brasileira, sem que, no inicio, tivesse chances de ser titular. Na Copa das Confederações de 2005, porém, ao lado de Adriano, fez a bela campanha brasileira na competição, fazendo que, com isso, fosse convocado para a Copa do Mundo de 2006.

Copa do Mundo de 2006

Na Copa do Mundo de 2006, Robinho o foi reserva de Ronaldo e Adriano. A sua primeira partida em Copas do Mundo, foi na partida de estréia da seleção brasileira contra a seleção croata; quando substituiu o atacante Ronaldo aos 24 minutos do 2º tempo.[8] Na terceira partida da fase de grupos, o atacante foi titular no jogo do Brasil contra o Japão pela primeira vez,[9] por causa que o técnico Carlos Alberto Parreira planejava evitar o desgaste físico dos jogadores da equipe titular e também evitar que os titulares 'pendurados', corressem o risco de ficarem suspensos após o término da primeira fase.[10] Ainda disputou os jogos contra a Austrália e França, entrando aos 27 e 34 minutos do 2º tempo - respectivamente.[11][12]

Copa América de 2007

Após o fim da temporada 2006-07 do Campeonato Espanhol, Robinho foi convocado para a seleção brasileira. Quando Kaká e Ronaldinho Gaúcho pediram dispensa, Robinho surgiu como a maior estrela do time.

No primeiro jogo o Brasil perdeu por 2-0 do México. No outro, com o Brasil já desacreditado, Robinho fez três gols na vitória de 3-0 contra o Chile, iniciando assim a sua bela campanha. Ao fim da Copa América, com vitória brasileira de 3-0 contra a Argentina, Robinho recebeu o prêmio de melhor Jogador da Copa América 2007.

Robinho durante a Copa do Mundo de 2010.

Copa do Mundo de 2010

Foi convocado pelo até então técnico Dunga para a Seleção Brasileira no dia 11 de maio de 2010, foi titular em quase todos os jogos com a seleção na copa, ficando apenas fora do jogo contra Seleção de Portugal no dia 26 de Junho de 2010, no qual terminou em 0-0. Fez o primeiro gol no jogo das oitavas de finais contra a Seleção Chilena, neste jogo a Seleção Brasileira ganhou de 3-0. Diante dos Países Baixos, Robinho marcou um gol, mas não conseguiu evitar a derrota por 2-1 nas quartas de finais dessa Copa.

Era Mano Menezes

Mesmo após estar no elenco que saiu da Copa muito criticado, Robinho permaneceu sendo convocado, agora sob o comando de Mano Menezes. Nas primeiras partidas com o novo treinador, recebeu a faixa de capitão da equipe. Apesar de apresentar um futebol aquém do esperado, atuou como titular nos oito primeiros jogos disputados pela "nova" seleção, e foi incluído na lista dos convocados para a Copa América de 2011, realizada no mês de julho.[13] No torneio, a seleção protagonizou um novo fiasco ao ser eliminada pelo Paraguai após desperdiçar todas as cobranças na disputa por pênaltis.

Vida pessoal

Em julho de 2009, casou-se com Vivian Soares, com quem manteve um relacionamento durante 11 anos antes de se casar. A cerimônia aconteceu no Guarujá, litoral de São Paulo, e contou com a presença de Kaká, do técnico Dunga e de outros companheiros do Santos. Juntos, o casal teve dois filhos: Robson Júnior, de 2 anos, e Gianluca, com 3 meses. No dia 19 de julho de 2011 o jogador anunciou a sua separação através do Twitter.[14]

Polêmicas

O jogador esteve envolvido em algumas polêmicas nos últimos tempos:

Estatísticas

Até 31 de março de 2012.

Clubes

[17]

Clube Temporada Liga Copa Copa da Liga Competições
continentais
Outros¹ Total
Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols
Santos
2002 30 10 30 10
2003 32 9 14 4 46 13
2004 37 21 8 4 45 25
2005 12 6 9 6 21 12
Total 111 46 31 14 142 60
Real Madrid
200506 37 8 6 4 8 0 51 12
200607 32 6 4 1 7 1 43 8
200708 32 11 2 0 6 4 2 0 42 15
200809 1 0 1 0
Total 101 25 12 5 21 5 3 0 137 35
Manchester City
200809 31 14 0 0 0 0 10 1 41 15
200910 10 0 1 1 1 0 12 1
Total 41 14 1 1 1 0 10 1 53 16
Santos (emp.)
2010 2 0 8 6 12 5 22 11
Total 2 0 8 6 12 5 22 11
Milan
201011 34 14 4 1 7 0 45 15
201112 23 5 3 1 6 3 1 0 33 9
Total 57 19 7 2 13 3 1 0 78 24
Total na carreira 312 104 28 14 1 0 75 23 16 5 432 146

¹Em outros, incluindo o Campeonato Paulista.

Seleção Brasileira

[18]

Ano
Jogos Gols
2003 5 0
2004 1 0
2005 16 5
2006 10 0
2007 17 6
2008 11 5
2009 12 3
2010 11 6
2011 7 1
Total 90 26
Legenda
Amistoso não-oficial

Títulos

Santos
Real Madrid
Milan
Seleção Brasileira

Prêmios individuais

Santos
Seleção Brasileira

Artilharias

Seleção Brasileira

Referências

  1. Perfil no site do Milan
  2. a b «Sem Chelsea, Robinho fecha com o Manchester City como "consolação" - UOL Esporte». Consultado em 1 de Setembro de 2008 
  3. «Robinho acerta com Manchester City por R$ 96 milhões - Abril.com». Consultado em 1 de Setembro de 2008 
  4. «Robinho volta e marca na vitória do Santos - Lancenet». Consultado em 7 de Fevereiro de 2010 
  5. «Oficial: Robinho assina com o Milan - GloboEsporte.com». Consultado em 31 de Agosto de 2010 
  6. Milan empata com Roma e conquista o seu 18º scudetto por antecipação
  7. Brasileiro se destaca, até Gattuso deixa o seu, e com o San Siro lotado, jogadores comemoram a conquista do Scudetto em grande estilo: 4-1
  8. «Fifa.com - Brazil - Croatia». FIFA.com. 13 de junho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  9. «Ronaldo iguala recorde de gols em Copas, Brasil goleia e pega Gana». UOL.com. 22 de junho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  10. «Parreira admite mudar time e escalar reservas contra o Japão». UOL.com. 18 de junho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  11. «Fifa.com - Brazil - Australia». FIFA.com. 18 de junho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  12. «Fifa.com - Brazil - France». FIFA.com. 1 de julho de 2006. Consultado em 30 de junho de 2011 
  13. «Mano inclui Ganso e Pato na lista dos convocados para a Copa América». GloboEsporte.com. 8 de junho de 2011. Consultado em 8 de junho de 2011 
  14. «Robinho está se separando da mulher e critica inverdades da imprensa - UOL Esporte». esporte.uol.com.br. 19 de julho de 2011 
  15. http://www.abril.com.br/noticias/esportes/robinho-acusado-estupro-inglaterra-diz-jornal-417847.shtml
  16. «Estádio 97». estadio97.uol.com.br. Consultado em 15 de fevereiro de 2011 
  17. «Football : Robinho» (em inglês). FootballDatabase.eu. Consultado em 31 de março de 2012 
  18. «Player - Robinho» (em inglês). National Football Teams. Consultado em 31 de março de 2012 

Ligações externas