Portal:Austrália Ocidental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sejam bem-vindos ao portal da
Austrália Ocidental

A Austrália Ocidental ou Austrália do Oeste (em inglês: Western Australia, abreviado como WA) é um estado que ocupa toda a parte do terço ocidental da Austrália. É delimitado pelo Oceano Índico a norte e oeste e pelo Oceano Antártico a sul,[a] pelo Território do Norte a nordeste e pela Austrália Meridional a sudeste. A Austrália Ocidental é o maior estado da Austrália, com uma área total de 2 529 875 quilômetros quadrados e é a segunda maior subdivisão de um país do mundo, superada apenas pela República de Sakha na Rússia. O estado tem cerca de 2,6 milhões de habitantes – cerca de 11% do total nacional – dos quais a grande maioria (92%) vive no canto sudoeste, 79% da população vive na área de Perth, deixando o restante do estado escassamente povoado.

O primeiro visitante europeu na Austrália Ocidental foi o explorador neerlandês Dirk Hartog, que visitou a costa da Austrália Ocidental em 1616. O primeiro assentamento europeu da Austrália Ocidental foi estabelecido após o desembarque pelo major Edmund Lockyer em 26 de dezembro de 1826 de uma expedição em nome do governo colonial de Nova Gales do Sul. Ele estabeleceu uma guarnição militar apoiada por condenados em King George III Sound, na atual Albany, e em 21 de janeiro de 1827 tomou posse formal do terço ocidental do continente australiano para a Coroa Britânica. Isso foi seguido pelo estabelecimento da Colônia do Rio Swan em 1829, incluindo o local da capital atual, Perth.

York foi o primeiro assentamento no interior da Austrália Ocidental. Situado 97 quilômetros a leste de Perth, foi estabelecido em 16 de setembro de 1831.

A Austrália Ocidental alcançou o governo responsável em 1890 e federou-se com as outras colônias britânicas na Austrália em 1901. Hoje, sua economia depende principalmente de mineração, petróleo e gás, serviços e construção. O estado produz 46% das exportações da Austrália. A Austrália Ocidental é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo.

Artigo selecionado

Kalgoorlie-Boulder, conhecida também como Kalgoorlie, é uma cidade da região de Goldfields-Esperance de Austrália Ocidental, e está localizado 595 km a leste-nordeste da capital do estado Perth no final da Great Eastern Highway. A cidade foi fundada em 1893 durante a corrida do ouro de Goldfields-Yilgarn.


Imagem selecionada

Cygnus atratus no Lago Claremont da Austrália Ocidental. Bem-vindo e protegido no área, o cisne negro igualmente deve estar alerta de cães, pelotas de golfe e fotógrafos.

Outros portais

Portais da Austrália

SA WA NSW QLD TAS VIC
NT ACT
Descubra a Wikipédia utilizando portais