Portal:Queensland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sejam bem-vindos ao portal de
Queensland
«O estado do Sol»

Queensland, ou na sua forma aportuguesada, Queenslândia (abreviado como Qld) é o segundo maior e terceiro estado mais populoso da Austrália. O estado está situado no nordeste do país, e faz fronteira com o Território do Norte a oeste, e com a Austrália Meridional e Nova Gales do Sul a sudoeste e sul, respectivamente. A leste, Queensland faz fronteira com o Mar de Coral e com o Oceano Pacífico. Ao norte, está o Estreito de Torres, com a Papua-Nova Guiné localizada a menos de 200 quilômetros do continente. O estado é a sexta maior entidade subnacional do mundo, com uma área de 1 852 642 quilômetros quadrados.

Em 15 de maio de 2018, Queensland tinha uma população de 5 milhões de habitantes, concentrada ao longo da costa e particularmente no sudeste do estado. A capital e maior cidade do estado é Brisbane, a terceira maior cidade da Austrália. Frequentemente chamado de "Sunshine State", Queensland abriga 10 das 30 maiores cidades da Austrália e possui a terceira maior economia do país. O turismo no estado, alimentado em grande parte por seu clima quente, é uma grande indústria.

Queensland foi habitada pela primeira vez por aborígenes australianos e nativos do Estreito de Torres. O primeiro europeu a desembarcar em Queensland, e na Austrália, foi o navegador holandês Willem Janszoon em 1606, que explorou a costa oeste da Península do Cabo York, perto da atual Weipa. Em 1770, o tenente James Cook reivindicou a costa leste da Austrália para o Reino da Grã-Bretanha. A Colônia de Nova Gales do Sul foi fundada em 1788 pelo governador Arthur Phillip em Sydney, e naquela época, Nova Gales do Sul incluía tudo o que hoje é Queensland, Vitória e Tasmânia. O estado de Queensland foi explorado nas décadas subsequentes até o estabelecimento de uma colônia penal em Brisbane em 1824 por John Oxley. O transporte de prisioneiros cessou em 1839 e o estabelecimento de pessoas livres foi permitido a partir de 1842.

O estado foi nomeado em homenagem à Rainha Vitória (em inglês: Queen Victoria), que assinou em 6 de junho de 1859 as cartas-patente que o separaram da Colônia de Nova Gales do Sul. O dia de Queensland é comemorado anualmente em todo o estado em 6 de junho. O estado de Queensland foi uma das seis colônias que se tornaram os estados fundadores da Austrália com a federação em 1º de janeiro de 1901.

Artigo selecionado

A Grande Barreira de Coral Australiana é uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2 900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné, que possui 2 200 quilômetros de comprimento, com largura variando de 30 km a 740 km.

A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos. As estruturas do recifes são compostas por milhares de milhões de minúsculos organismos, conhecidos como pólipos de coral. Ela suporta uma grande biodiversidade e foi eleita um dos patrimônios mundiais da Humanidade em 1981. Ela também foi eleita pelo canal de TV americano CNN como uma das Sete maravilhas naturais do mundo, e uma das finalistas na lista elaborada pela Fundação New7Wonders. O Conselho Nacional de Queensland também nomeou como um dos símbolos estaduais do estado australiano de Queensland. Uma grande parte do recife é protegido pelo Parque Marinho de Grande Barreira de Corais, que ajuda a limitar os impactos do uso humano, como pesca e turismo. Outras pressões ambientais sobre o recife envolvem o escoamento superficial, as alterações climáticas acompanhadas do embranquecimento maciço dos corais e surtos na população de estrelas-do mar coroa-de-espinhos, que se alimenta dos corais.

Imagem selecionada

Parque Nacional de Lamington

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Categorias relacionadas

Sabias que...

Replica do HMB Endeavour no porto de Cooktown harbour

Queensland em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Queensland
Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Queensland

Tópicos

Outros portais

Portais da Austrália

SA WA NSW QLD TAS VIC
NT ACT
Descubra a Wikipédia utilizando portais