Portal:Austrália Meridional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sejam bem-vindos ao portal da
Austrália Meridional
«O Estado Festival»

A Austrália Meridional ou Austrália do Sul (em inglês: South Australia, abreviado como SA) é um estado na parte central do sul da Austrália. O estado abrange algumas das partes mais áridas do país e cobre uma área total de 983 482 quilômetros quadrados, é o quarto maior dos estados e territórios da Austrália em área, e o quinto maior em população. Possui uma população total de 1,7 milhão de pessoas, e sua população é a segunda mais centralizada na Austrália (depois da população da Austrália Ocidental) com mais de 77% dos sul-australianos vivendo na capital, Adelaide ou em seus arredores. Outros centros populacionais no estado são relativamente pequenos, como Mount Gambier, o segundo maior centro, que tem uma população de apenas 28 684 habitantes.

A Austrália Meridional compartilha fronteiras com todos os outros estados do continente e com o Território do Norte. Faz fronteira com a Austrália Ocidental no oeste, a norte com o Território do Norte, a nordeste com Queensland, a leste com Nova Gales do Sul, a sudeste com Vitória e a sul com a Grande Baía Australiana.[nota 1] O estado compreende menos de 8% da população australiana e ocupa o quinto lugar entre as subdivisões australianas. A maioria de sua população reside na região metropolitana da Grande Adelaide. A maior parte do restante da população está situada em áreas férteis ao longo da costa sudeste e do rio Murray. As origens coloniais do estado são únicas na Austrália, foi uma província britânica planejada e livremente estabelecida, e não um assentamento para condenados.

Como no resto do continente, a região foi ocupada durante muito tempo pelos aborígines, organizados em numerosas tribos e línguas. A Companhia da Austrália Meridional estabeleceu um assentamento temporário em Kingscote, na ilha Kangaroo, em 26 de julho de 1836, cinco meses antes da fundação de Adelaide. O princípio norteador por trás do assentamento era o da colonização sistemática, uma teoria adotada por Edward Gibbon Wakefield que mais tarde foi empregada pela Companhia da Nova Zelândia. O objetivo era estabelecer uma província como um centro da civilização para imigrantes livres, prometendo liberdade civil e tolerância religiosa. Embora sua história seja marcada por dificuldades econômicas, a Austrália Meridional permaneceu politicamente inovadora e culturalmente vibrante. Hoje, o estado é conhecido pelo seu bom vinho e numerosos festivais culturais. A economia é dominada pelas indústrias agrícolas, de manufatura e de mineração.

Artigo selecionado

Mount Gambier é a segunda cidade mais populosa do estado australiano da Austrália Meridional, com uma população de 25 199 habitantes na área urbana ou 27 756 se pequenas comunidades periurbanas forem consideradas (censo de 2011). A cidade tem seu nome e se situa nas encostas do Monte Gambier, um vulcão, situando-se no extremo sudeste do estado, a 450 km da capital, Adelaide e a apenas 17 km da divisa com o estado de Vitória, sendo a localidade mais importante na Limestone Coast.

O pico do vulcão extinto foi o primeiro lugar na Austrália Meridional nomeado pelos navegadores europeus. Foi avistado em 1800 pelo tenente James Grant, no navio HMS Lady Nelson, que homenageou a James Gambier, almirante da Marinha Real Britânica, também marcado pela Centenary Tower, monumento construído em 1901 para comemorar o primeiro avistamento e a 192 m de altitude sobre o nível do mar para marcar o ponto mais alto da localidade.

Imagem selecionada

Coober Pedy, na Austrália Meridional, capital da produção de opal

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Categorias relacionadas

Sabias que...

Casa Beaumont
  • ...que a Barker Inlet no sul da Austrália contém uma das florestas de mangue mais meridionais do mundo ?
  • ...que a Prisão de trabalho de Yatala está localizada numa escarpa do bloco de falhas de Geologia, com vista para as planícies de Adelaide?

Austrália Meridional em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Austrália Meridional

Tópicos

Outros portais

Portais da Austrália

SA WA NSW QLD TAS VIC
NT ACT
Descubra a Wikipédia utilizando portais
  1. A maioria dos australianos descreve o corpo de água ao sul do continente como o Oceano Antártico, em vez do Oceano Índico, como oficialmente definido pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI). No ano de 2000, um voto das nações membros da OHI definiu o termo "Oceano Antártico" como aplicável apenas às águas entre a Antártica e o Paralelo 60 S.