Portal:Croácia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 12 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q10815276
Linha 122: Linha 122:


[[bs:Portal:Hrvatska]]
[[bs:Portal:Hrvatska]]
[[cs:Portál:Chorvatsko]]
[[de:Portal:Kroatien]]
[[en:Portal:Croatia]]
[[es:Portal:Croacia]]
[[fr:Portail:Croatie]]
[[hr:Portal:Hrvatska]]
[[it:Portale:Croazia]]
[[mk:Портал:Хрватска]]
[[nl:Portaal:Kroatië]]
[[ru:Портал:Хорватия]]
[[sr:Портал:Хрватска]]
[[sv:Portal:Kroatien]]


</noinclude>
</noinclude>

Revisão das 19h31min de 25 de junho de 2013

Bem-vindo ao
Portal da Croácia
Lagos de PlitviceIsla de MijetDubrovnikColiseo de PulaMonumento al rey Tomislav
ver    

Croácia (em croata: Hrvatska, pronunciado AFI[xř̩ʋaːtskaː]), oficialmente República da Croácia (em croata: Republika Hrvatska), é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente, da União Europeia. A candidatura da Croácia à União Europeia (UE) ocorreu em 1 de fevereiro de 2003 e a adesão a 1 de julho de 2013, sendo o segundo país formado a partir do território da ex-Iugoslávia a ingressar na UE, depois da Eslovénia em 2004.


ver    
Dubrovnik
Dubrovnik

Dubrovnik (em italiano: Ragusa), raramente grafada como Dubrovnique, é uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia, na ponta do istmo do mesmo nome. É um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático, um porto marítimo e a cidade mais importante do condado de Dubrovnik-Neretva. Em 2001 a população do município era de 43 770 habitantes, dos quais 30 436 na cidade, a maior parte deles de origem croata (88,39%), havendo ainda 3.26% de origem sérvia e 3.17% de bósnios.

Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como "a pérola do Adriático" e "Atenas eslava", devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única numa região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado grandes figuras das humanidades e das artes. Capital do condado de Dubrovnik-Neretva, Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, que cai a pique sobre as águas do Mediterrâneo. Desde 1979 que o recinto muralhado está classificado como Património Mundial pela UNESCO. As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico único. A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos.

Ler mais ...
ver    
Andrija Mohorovičić (c. 1880).
Andrija Mohorovičić (c. 1880).

Andrija Mohorovičić (Volosko, 23 de Janeiro de 1857Zagreb, 18 de Dezembro de 1936) foi um meteorologista, sismologista e geofísico croata que ganhou fama ao postular a existência de uma descontinuidade nas propriedades mecânicas dos materiais geológicos marcando a transição entre a crusta e o manto da Terra. Esta descontinuidade denomina-se hoje descontinuidade de Mohorovičić, ou simplesmente descontinuidade Moho, em homenagem ao seu descobridor.

Ler mais ...
ver    
ver    
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Croácia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

ver    
Séries
Esboços
Ligações
Outros
ver    
ver